sábado, 26 de junho de 2010

DIA INTERNACIONAL CONTRA O ABUSO E O TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS


O Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, assinalado a 26 de Junho, deve constituir um momento de reflexão sobre o resultado das medidas desenvolvidas à escala nacional e internacional para combater este fenómeno que afecta a sociedade mundial.
Actualmente, cerca de 200 milhões de pessoas, em todo o mundo, consomem drogas ilícitas. A frieza dos números não nos pode deixar indiferentes.
Considero inquestionável o esforço feito no nosso País no intuito de educar e sensibilizar sobre os problemas devastadores associados ao abuso de drogas. Mas esta é uma luta que deve envolver cada vez mais entidades públicas e da sociedade civil, para que consigamos optimizar mais os seus resultados, tanto no que diz respeito à recuperação de cidadãos, como na prevenção da utilização de produtos ilícitos, sobretudo junto das camadas jovens.
O combate ao abuso de drogas não pode constituir um trabalho isolado, devendo ser desenvolvido em rede entre pares. A prevenção deve passar pela educação e a sensibilização, mas também pela promoção de alternativas que estimulem os cidadãos à prática de actividades saudáveis e ao seu envolvimento na vida em sociedade.
Nesta data assinalada por determinação da Organização das Nações Unidas, não devemos esquecer também a responsabilidade dos países produtores, cuja intervenção na luta contra o tráfico ilícito de drogas, passa necessariamente pela intensificação da aplicação das leis e a criação de melhores condições de vida das populações, conduzindo assim ao abandono desta prática, que tão graves consequências gera ao nível social e económico.
Neste Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, deixo uma mensagem de esperança sobretudo às famílias atingidas pelo fenómeno. De esperança porque, resultado da grande preocupação que constitui este problema no nosso País, hoje é possível, a qualquer cidadão, começar uma nova vida livre de drogas.
Que seja hoje o primeiro dia.

A Governadora Civil do Distrito de Faro

Isilda Varges Gomes