terça-feira, 21 de setembro de 2010

Telemóveis, electrónica de consumo, lazer e viagens para os próximos meses



O Observador Cetelem analisou a forma como os portugueses avaliam a actual situação do país e quais as suas perspectivas de consumo. No contexto actual, marcado por um pessimismo generalizado, quais as intenções de compra para os próximos meses?
A preocupação dos portugueses é visível quando questionados sobre a forma como avaliam a situação actual do país. Numa escala de 0 a 10 são unânimes as opiniões que avaliam Portugal com uma nota de 3.65, sendo que são os homens que avaliam a situação de uma forma mais severa (3.59).

Apesar da visão pessimista que todos os portugueses partilham, são os mais velhos que parecem mais desanimados. De geração para geração as perspectivas negativas vão-se acentuando. Os jovens (18 aos 24 anos) são os mais optimistas, atribuindo uma classificação de 4.48, que contrasta com a dos mais velhos (55-65 anos), que se situa nos 2.82.

Em termos geográficos a situação financeira do país parece atingir todo o território nacional, ainda que seja na região Centro que, com uma nota de 2.92, se verifica um maior pessimismo. No Norte e no Sul os valores rondam os 3.71 e 3.98, respectivamente.

Influenciados pela actual conjuntura económica em que se encontra o país, os consumidores revelam-se mais ponderados no que se refere ao consumo. Neste contexto, quais serão as prioridades de consumo dos portugueses neste último quadrimestre?

Os telemóveis estão agora no topo das intenções de compra (21%). Levados pela vaga tecnológica e pelas recentes novidades lançadas, os portugueses não deixarão de despender em novos equipamentos da área das telecomunicações. Esta é uma tendência expressa tanto por homens (48%) como por mulheres (52%). Inegável é também o facto de se tratar de uma opção de consumo dos mais jovens, sendo que a maioria dos consumidores se encontra entre os 18 e os 34 anos.

À semelhança dos desejos de consumo expressos pelos portugueses em 2009, é a electrónica de consumo que continua a ocupar um lugar de destaque nas intenções de consumo dos portugueses. Uma preferência mais apontada pelos homens (59%) do que pelas mulheres (41%).

Se em 2010 são os homens que mais investem em telemóveis e electrónica de consumo, o mesmo não acontece com as intenções de consumo em áreas como o lazer e as viagens, onde são as mulheres que se revelam mais predispostas a efectuar investimentos. O mercado de viagens e lazer, habitualmente no topo das intenções de compra, cai agora para a terceira posição. As viagens/lazer continuam a reunir a preferência dos mais jovens (28 aos 34 anos). Contudo, é neste sector que, cada vez mais, as classes etárias mais idosas estarão presentes. Actualmente, temos já 5% de “consumidores seniores” a reivindicar viagens e lazer, uma exigência que consideram bem merecida. Esta população irá crescer com a chegada à reforma dos “baby-boomers”, uma geração que viu a vulgarização do emprego feminino e que beneficiou de dois ordenados e, por consequência, uma geração financeiramente mais confortável.

Fogos de Odiáxere em fase de atribuição



Concurso regista grande adesão dos munícipes
A Câmara Municipal de Lagos continua a assumir, como prioridade no desenvolvimento do concelho, a implementação de um conjunto de respostas habitacionais diversificadas em função dos diferentes perfis e necessidades da população.

Neste sentido, estão já em processo de análise as 464 candidaturas recebidas no âmbito do Concurso lançado para atribuição dos 60 fogos (22 para arrendamento e 38 para alienação) que constituem o empreendimento habitacional Rossio das Eiras, em Odiáxere.

A semana passada o Presidente e a Vereação da autarquia foram ao terreno visitar as obras com os técnicos municipais e técnicos da empresa construtora para avaliação do andamento dos trabalhos e da sua conclusão, bem como articulação com os processos de atribuição.
De referir que deram entrada nos Serviços de Habitação desta autarquia 344 candidaturas para a modalidade de arrendamento e 120 para a modalidade de alienação.

Este empreendimento vem permitir ampliar a oferta de habitação e, simultaneamente, contribuir para a fixação e rejuvenescimento da população, factores estruturantes para o desenvolvimento da Freguesia de Odiáxere, bem como do Município de Lagos, premissas de um Acordo de Cooperação, assinado em 2006, entre a Autarquia e a Junta de Freguesia cujo objecto se prendia com a aquisição pelo Município da propriedade dos 6 lotes de terreno para construção de edifícios de habitação colectiva com tipologias diversificadas (60 fogos / 12 T4; 18 T3; 24 T2 e 6 T1) e da propriedade do solo dos 16 lotes para construção de moradias unifamiliares, em banda, do loteamento do Rossio das Eiras.

Recorde-se que este Acordo foi então assinado tendo em conta o facto de o Município de Lagos reconhecer as dificuldades que as Freguesias, dado o esforço financeiro necessário, por um lado, e as exigências em termos de requisitos técnicos e administrativos, por outro lado, só por si têm para levar por diante programas de habitação em terrenos da própria Freguesia.

Albufeira Lança Campanha Promocional na Espanha


A APAL – Turismo de Albufeira, lançou no passado dia 20 de Setembro, uma campanha de promoção para o Mercado Espanhol, a qual é constituída por três campanhas de rádio e anúncios de imprensa.

As campanhas de rádio estendem-se até ao dia 2 de Outubro, tendo por mercados alvo a Andaluzia, a Estremadura e a Galiza, com o objectivo de estimular a procura turística por Albufeira nos short-breaks espanhóis, nomeadamente nos feriados de 12 de Outubro, a chamada “puente del Pilar”, que se traduz numas mini-férias de 4 dias, e no 6 de Dezembro, dia da Constituição Espanhola, que combinado com o feriado 8 de Dezembro, permite fazer um short-break de 5 dias.

Ao nível da promoção, o Turismo de Albufeira tem seguido uma estratégia de promoção em mercados de proximidade, pretendendo assim com estas acções promocionais no mercado espanhol, complementar a procura dos principais mercados emissores, com a captação de turistas da vizinha Espanha.

Para a promoção do Fim-de-Ano, o Turismo de Albufeira tem já estruturado uma outra campanha, desta vez em televisão, no “Canal Sur”, para a promoção do Réveillon de Albufeira na Andaluzia.

Ao nível dos principais mercados emissores, o Turismo de Albufeira também está a realizar a inserção de vários anúncios promocionais em algumas das principais revistas de celebridades, nomeadamente na “OK Magazine” e “Now”, para o mercado inglês, na “Glamour”, para o mercado holandês e na “Amelia Magazine”, para o mercado sueco.

Tratam-se de várias inserções publicitárias que têm por objectivo manter uma presença constante nestes mercados, seguindo a estratégia de usarmos como suporte de comunicação, revistas lifestyle de grande tiragem.

De lembrar que estas campanhas promocionais enquadram-se no âmbito dos protocolos de colaboração celebrados com o Município de Albufeira e com a Associação de Turismo do Algarve.