quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SELECÇÃO NACIONAL DE CORTA-MATO PREPARA EUROPEU EM ALBUFEIRA




Atletas realizam estágio para o Campeonato da Europa em Dublin

Alojados no Hotel Grande Real de Santa Eulália e a treinar diariamente nos equipamentos desportivos do concelho, a Selecção Nacional de Corta-Mato está empenhada em atingir a sua melhor forma física para conquistar um lugar de destaque no Campeonato Europeu em Dublin. Em 2010, Albufeira será o palco desta importante competição.
De 30 de Novembro a 6 de Dezembro, Albufeira acolhe o estágio das Selecções Nacionais de Corta-Mato Sénior, masculina e feminina, num total de 12 atletas acompanhados por treinadores e técnicos. O estágio tem como objectivo a preparação para o Campeonato da Europa de Corta-Mato, a ter lugar em Dublin, no próximo dia 13 de Dezembro.
A comitiva esteve presente no Salão Nobre da Câmara Municipal, dia 3 de Dezembro, para participar na Conferência de Imprensa de apresentação da Selecção Nacional, que contou com a presença do executivo de Albufeira, do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo Fernando Mota, e do Director Técnico e Seleccionador Nacional José Barros.
Desidério Silva, Presidente da autarquia, referiu que “é bastante motivador receber a Selecção Nacional em Albufeira, pois este é um Município que tem tido uma particular atenção para com o desporto em geral, e o atletismo em particular. Construímos uma Pista de Tartan no Estádio Municipal, uma Pista de Cross nas Fontainhas e procedemos regularmente à requalificação da Pista Internacional de Cross das Açoteias, para além de acolhermos diversos eventos da modalidade”.
Refira-se que o estágio em Albufeira marca também o arranque da campanha de promoção do Campeonato da Europa de Corta-Mato 2010, que se disputará no concelho, a 12 de Dezembro.
Na edição deste ano, irão estar representados na Irlanda 19 clubes e associações nacionais, num total de 34 atletas (seniores, SUB 23 e Juniores). Da Selecção fazem parte conceituados desportistas que têm conquistado lugares de destaque em competições mundiais da modalidade. Ana Dias, Jessica Augusto, Anália Rosa, Ana Félix, Inês Monteiro e Sara Moreira constituem a equipa sénior feminina que em 2008 alcançou o Ouro na Bélgica. Dos masculinos fazem parte nomes como José Ramos, Licínio Pimentel, José Rocha, Ricardo Ribas e Eduardo Mbengani.
Desidério Silva irá marcar presença no Europeu deste ano para presidir à passagem de testemunho entre as cidades de Dublin e de Albufeira, recebendo a bandeira da prova. O executivo irá aproveitar a estadia na Irlanda para desenvolver diversos contactos institucionais e promover o concelho junto do mercado irlandês.

Catálogo da exposição “Tavira, Patrimónios do Mar” premiado pela Associação Portuguesa de Museologia

O catálogo da exposição “Tavira, Patrimónios do Mar”, do Museu Municipal de Tavira, foi distinguido na categoria Melhor Catálogo dos Museus Portugueses - 2008 (Menção Honrosa), pela Associação Portuguesa de Museologia.

Os prémios APOM -2008 foram entregues no passado dia 27 de Novembro, numa cerimónia realizada no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, a qual contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura e da Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, entre outras personalidades da vida cultural portuguesa.

“Tavira, Patrimónios do Mar” foi inaugurada em Outubro de 2008 e esteve patente durante um ano no Palácio da Galeria, sendo uma das exposições-teste para o futuro Museu da Cidade. Preparada, concebida e produzida pela equipa do Museu Municipal de Tavira, com textos científicos de diversos especialistas sobre a evolução histórica e social da cidade, “Tavira, Patrimónios do Mar” teve na sua concepção gráfica a empresa Nerve Atelier de Design.

Carlos Campaniço lança «A Ilha das Duas Primaveras»

«A Ilha das Duas Primaveras», terceira obra de Carlos Campaniço, mostra-se pela primeira vez ao público no próximo dia 9 de Dezembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Olhão. A apresentação do romance estará a cargo de Maria João Afonso, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

«A Ilha das Duas Primaveras» é um romance intenso e inesperado, marcado por uma dose elevada de experimentalismo. Poder-se-á dizer que este romance é um “história sensorial”, onde o principal protagonista exprime os seus estados de alma de um modo tão intenso que nos embrenha indelevelmente na trama. O autor transporta-nos para espaços e acções que nos acicatam a curiosidade até ao fim do desenlace. Do Mediterrâneo do século XIX até ao contacto com uma civilização próxima da Grécia Antiga (desconhecida da Humanidade), a personagem principal percorre um caminho atribulado, onde o amor e o medo perpassam toda a acção. Este livro retrata, sobretudo, uma história de amor sem paralelo.

Carlos Campaniço, de 36 anos, é natural de Safara, Moura. Licenciado em Estudos Portugueses e Mestre em Cultura Árabe, Islâmica e o Mediterrâneo, tem já dois livros editados: «Molinos», Pé de Página Editora, 2007, e «Da Serra de Tavira ao Rio Marroquino. Analogias e Mitos», Gente Singular Editora, 2009. É produtor e programador do Auditório Municipal de Olhão e director da revista «al Gharb».

Congresso da APAVT reforça acção do Turismo do Algarve

NATUREZA E NÁUTICA PARA UM DESTINO SUSTENTÁVEL
O Algarve é um destino turístico de excelência que deve ser, no futuro, ainda mais valorizado e preservado com projectos sustentáveis. A conclusão resultou do XXXV Congresso Nacional das Agências de Viagens e Turismo e reforça a aposta do Turismo do Algarve nos segmentos de Natureza e de Náutica.
«Esta conclusão do congresso reitera a linha de actuação da entidade regional para diversificar a oferta do destino e aumentar a sua qualidade. Os nossos contributos para o desenvolvimento dos nichos turísticos de observação de aves e das estações náuticas são disso um bom exemplo», afirma o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, no rescaldo do evento que juntou cerca de 350 especialistas em Vilamoura, entre 26 e 29 de Novembro.
A carta de conclusões e recomendações do congresso da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo pode ser consultada na íntegra no sítio http://www.apavtnet.pt/.

ESPECTÁCULO PARA ESCOLAS: “NATAL DELL’ARTE” EM LOULÉ

No próximo dia 9, quarta-feira, às 10h30, no Ginásio dos Espanhóis, o grupo Bicateatro leva a cena a peça “Natal dell´arte”. Integrado no Programa Território Artes, este espectáculo que utiliza as técnicas da Comédia dell‘ Arte e da improvisação, dirige-se aos alunos do 1º ciclo.
«Dois actores, uma mão cheia de personagens. Alguns instrumentos musicais e uma pitada de adereços. Misturam-se cenários, figurinos e uma boa dose de divertimento... E temos um fabuloso manjar! “Natal dell‘ Arte”… Para ser servido em qualquer espaço e adaptável a todos os públicos. Satisfação garantida. Utilizando as técnicas da “Comédia dell‘ Arte” e da improvisação, invocam-se os valores da partilha e da amizade entrelaçados com uma boa porção de anti-consumismo. Este espectáculo é um hino à boa disposição!»
Marcação prévia através do telefone 289400611, até ao dia 4 de Dezembro.

Talento de Edson Cordeiro no Auditório de Olhão

É já na próxima segunda-feira, 7 de Dezembro, que a voz inconfundível de Edson Cordeiro sobe ao palco do Auditório Municipal de Olhão. A partir das 21h30, o público vai poder render-se ao espectáculo «The Woman’s Voice», onde homenageia mulheres como Edith Piaf, Madonna ou Amália.
Diz-se que só existe uma palavra apropriada para descrever Edson Cordeiro: fenómeno. E não é exagero, Edson é uma daquelas raras pessoas onde um talento maior do que a vida, características especiais como uma voz ímpar, um carisma profundo e uma sensibilidade literalmente à flor da pele, se combinam para gerar um artista total.
O espectáculo que tem por título «The Woman’s Voice» é uma viagem, acompanhada pelo piano de Broder Kuhne, pelo mundo e pelas vozes de mulheres como Edith Piaf, Yma Sumac, Billie Holiday, Shirley Bassey, Madonna e Amália, por quem o cantor afirma ser apaixonado desde criança. Com uma capacidade única, sua voz já foi apontada como a mais alta entre os contratenores da actualidade. A Europa rendeu-se, como se pode comprovar por esta descrição: “Imaginem Freddie Mercury cruzado com Maria Callas com o resultado filtrado pelo espírito livre de Janis Joplin e começarão a aproximar-se do enigma que é Edson Cordeiro”.
Edson, nascido em Santo André, no estado de S. Paulo, Brasil, em 1967, foi nomeado para os Grammys Latinos em 2006, um dos pontos altos de uma carreira que há muito começou a impressionar. Actuou nos Estados Unidos, Europa e em vários países da América Central. Em 1990, já com significativa experiência de palco acumulada, Edson estreou um espectáculo a solo e os aplausos choveram. As editoras estavam atentas e as propostas de edição começaram a chegar. As digressões pela Europa passam a ser frequentes e de imediato conquista o público da Alemanha. A imprensa alemã não hesitou em descrever a sua voz como “a oitava maravilha do mundo”.
“Dê-se ao Luxo” (2001) marca o reconhecimento dos seus pares: lendas como Ney Matogrosso e Rita Lee, além de um líder da nova escola como DJ Patife, participaram nesse álbum, sublinhando o apreço que sentiam por Edson Cordeiro. O álbum “Contratenor” (2005) foi inteiramente dedicado ao estilo barroco e mostrou-se impressionante a interpretar peças de Haendel, Bach, Mozart e outros grandes compositores.
Agora Edson chega a Portugal com um espectáculo muito especial, que já arrasou corações por essa Europa fora: «The Woman’s Voice», é uma sentida e intensa homenagem às mulheres. O Berliner Morgen-Post não teve dúvidas e escreveu que “vozes como a de Edson soam como se fossem de outro mundo. Um cantor sem limites!” É impossível não nos sentirmos tentados a assistir a este grandioso espectáculo no Auditório Municipal de Olhão!

PS: Miguel Freitas recebe garantia do Governo e da EDIFER sobre avanço das obras na EN125


O Deputado do PS, Miguel Freitas, reuniu com o Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, e com responsáveis da EDIFER, empresa concessionária da EN125, para analisar o ponto de situação do projecto de requalificação desta via rodoviária e manifestar a sua sensibilidade sobre a necessidade de a obra avançar rapidamente.
“O Governo garantiu que, neste momento, tudo decorre com normalidade, não havendo razões que impeçam o avanço das obras da EN125, pois será interposto recurso relativamente à recusa de visto do Tribunal de Contas”, revelou Miguel Freitas, salientando que “já estão em curso pequenas reparações ao longo de todo o percurso e que será desbloqueado brevemente o processo de negociações com os proprietários dos terrenos, com vista ao início das obras na Variante de Faro”.
O Deputado socialista acrescentou ainda que, relativamente à Variante de Faro, a primeira grande intervenção, “os projectos já estão validados em todos os seus pormenores e o único entrave ao avanço das obras está relacionado com os processos de expropriação que é uma obrigação da concessionária e não do Governo”, refere Miguel Freitas, garantindo que “tudo está a ser feito para ultrapassar a situação”.
Refira-se que, face às dificuldades verificadas no âmbito das negociações, já foi emitida a Declaração de Utilidade Pública, tendo o EDIFER notificado todos os proprietários na expectativa de que, até ao final do ano, possa estar resolvido o problema da aquisição dos terrenos. A EDIFER, que pretende avançar com esta obra no início do próximo ano, já criou para o efeito 200 postos de trabalho, no âmbito de projectos e obras relacionadas com a Variante de Faro.
Segundo Miguel Freitas, o Governo voltou a garantir que o processo referente a este projecto decorreu com total transparência e de acordo com os procedimentos da contratação pública, tendo sido adjudicada a proposta mais barata depois de todos os concorrentes terem ultrapassado a primeira fase do concurso e apresentado novas propostas, usufruindo assim de absoluta igualdade de oportunidades. O aumento do valor da adjudicação, na segunda fase, decorre da alteração das condições financeiras internacionais e da inclusão das Variantes da Luz de Tavira e de Odiáxere.
“Espero que ninguém utilize de forma ligeira esta questão de ordem jurídica, que deve ser dirimida em sede própria, para pôr em causa todo o processo de concessões e o modelo de financiamento, que bloquearia a obra da EN 125”, frisa Miguel Freitas, para quem “esta é uma obra estruturante para o Algarve e tudo deve ser feito para a sua rápida concretização”.

XXIV Meia Maratona de Lagos


No próximo dia 13 de Dezembro vai decorrer, em Lagos, a XXIV Meia Maratona e uma MiniMaratona/Caminhada, esta última destinada aos atletas “menos experientes” ou simplesmente para quem goste de caminhar.
A Meia Maratona terá o seu início na Escola Secundária Júlio Dantas, pelas 10h00, onde se espera a participação de mais de 200 atletas.
Esta iniciativa desportiva, cuja organização está a cargo da Junta de Freguesia de São Sebastião, é aberta a todos os escalões e haverá prémios para os vencedores de cada um deles.
As inscrições poderão ser efectuadas até ao próximo dia 11 de Dezembro, na Junta de Freguesia de São Sebastião.
Para mais informações, os interessados deverão contactar o Olímpico Clube de Lagos através do telefone 914 507 174 ou e.mail: olimpicoclubedelagos@hotmail.com.

Fundação Pedro Ruivo apresenta a "4ª Gala Maria Campina"

A Fundação Pedro Ruivo e o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, associam-se uma vez mais, à causa solidária, promovendo a 4ª Gala Maria Campina, a realizar no dia 11 de Dezembro de 2009, pelas 21h30 e cujos fundos reverterão a favor da Delegação Distrital de Faro da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - SPEM.
A Esclerose Múltipla é uma das doenças do Sistema Nervoso Central que mais frequentemente afecta os jovens adultos, atingindo maioritariamente mulheres. A causa desta doença ainda não é conhecida, apesar de se saber que existem diversos factores envolvidos no seu aparecimento e evolução, desde os factores imunológicos passando pelos factores ambientais e genéricos.
A permanência/persistência dos sintomas e a ocorrência dos surtos são aspectos que justificam a utilização de uma terapêutica contínua, que tem início, cada vez mais, precocemente procurando retardar a doença e minimizar os aspectos negativos provocados pela mesma. Procurando dar uma resposta satisfatória a esta problemática torna-se necessária uma intervenção multidisciplinar (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo...).
Assim, os fundos recolhidos nesta 4ª Gala Maria Campina reverterão para a Delegação Distrital desta Instituição, contribuindo para uma acção mais eficaz, no apoio prestado aos associados, nomeadamente na aquisição de alguns produtos de apoio (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas articuladas, canadianas, andarilhos), bem como a concretização do projecto do Serviço de Apoio Domiciliário. Este Serviço irá permitir a esta Delegação responder às necessidades do seus associados, familiares e/ou prestadores de cuidados, que não sabem como lidar com a “invasão” desta doença nas suas casas. Pretendendo assim, através de um apoio mais directo para o portador de esclerose múltipla nas suas actividades de vida diária, proporcionar uma melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
O donativo mínimo para presenciar este importante evento de solidariedade social é de apenas 5€ e os bilhetes já se encontram à venda na bilheteira da Fundação Pedro Ruivo.

MDM: Lançamento, em Faro, do Livro "40 anos uma história com futuro"


O Movimento Democrático de Mulheres (MDM), no âmbito das comemorações dos seus 40 anos de existência, vai, no próximo dia 4 de Dezembro, no Pátio de Letras, em Faro, levar a efeito o lançamento e apresentação do livro "40 anos uma história com futuro".
"Neste livro está patente o posicionamento do que assumimos face à problemática da igualdade. Quarenta anos cruzam o individual e o pessoal de tantas mulheres com nome, rosto, com gestos, com experiências, vivências e culturas diversas. Uma trama construída no colectivo em função da historicidade", dizem as responsáveis do MDM.

"Sempre que se fala da historia, a questão fundamental é recobrir o passado mas também saber o uso que dele fazemos. E o uso que queremos dar a esta narrativa não é senão tornar o MDM mais actuante no seu labor criativo, no seu labor critico, no seu labor de levar mais longe o desejo de dignidade das mulheres do nosso País", conclui o documento.