terça-feira, 2 de março de 2010

Olhão: Conhecidos vencedores do Campeonato da Leitura


O Júri teve uma tarefa difícil na escolha entre muitos e (todos) bons concorrentes

Sala cheia aplaudio

Ana Margarida Carrasqueira - um brilhante 1º. Lugar

Rafael Sequeira - um notável 2º. Lugar

Maria Rita Alexandre - um excelente 3º. Lugar
Foram hoje conhecidos os vencedores do Campeonato de Leitura promovido pelo Plano Nacional de Leitura e organizado pelo Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, em Olhão. Numa sessão com casa cheia realizada no Auditório da Biblioteca Municipal, pais e restantes alunos ficaram a conhecer os melhores leitores: Ana Margarida Carrasqueira (3º Ciclo), Rafael Sequeira (2º Ciclo) e Maria Rita Alexandre (1º Ciclo) foram os grandes vencedores!
Durante quase duas horas de sessão, os três finalistas de cada ciclo de ensino leram um texto e uma notícia de jornal, enquanto eram avaliados pelo júri. Mostraram as suas qualidades e algum nervosismo, mas perante uma plateia recheada estiveram à altura até dos mais crescidos.
Promover os hábitos de leitura e motivar os alunos para a qualidade dessa leitura, foram os grandes objectivos deste Campeonato, que envolveu os 1280 alunos olhanenses deste agrupamento nestas fases de ensino, acabando depois por ser escolhido um de cada turma (33 no total). No final, foram seleccionados nove (três de cada um dos níveis de ensino), considerados os que tinham melhores características para chegarem à final, que hoje a Biblioteca Municipal acolheu. Os alunos foram seleccionados através de provas de ‘Leitura Expressiva’ e ‘Leitura sem Erros’.
Na última fase da prova do Campeonato de Leitura das Bibliotecas do Agrupamento de Escolar Professor Paula Nogueira, o júri composto por Filomena Branco (Direcção Regional de Educação), António Pina (Vereador da Educação da Câmara de Olhão), Isabel Dias (Universidade do Algarve, presidente do júri), Ana Cristina Oliveira (professora) e Henrique Freire (Jornal Postal do Algarve), analisou com muita atenção as características dos finalistas e deu o veredicto, depois de algumas dúvidas, devido à qualidade dos concorrentes.
Os vencedores receberam prémios e um diploma e os restantes um diploma de participação.
No final, todos os alunos olhanenses ficaram satisfeitos com a iniciativa e com vontade de concorrer no próximo ano a mais uma edição do Campeonato da Leitura.

GNR: FURTARAM VIATURA E TENTARAM ATROPELAR UM MILITAR



A Guarda Nacional Republicana de Vila Real de Sto. António deteve, ontem, cerca das 10H00, 3 indivíduos de nacionalidade portuguesa, 2 de 22 anos de idade e 1 de 27 anos, residentes em Olhão, pela prática dos crimes de resistência e coacção sobre funcionário, condução perigosa, condução ilegal, dano, tentativa de furto em estabelecimento e furto de uso de veículo.
Os indivíduos depois de terem sido referenciados a tentarem furtar um Snack-bar em Altura, abandonaram o local numa viatura Pick-Up de caixa aberta, tendo, momentos depois, sido detectados na localidade de Monte Gordo, circulando por várias ruas em sentido proibido.
Montada barragem de estrada, desobedeceram à ordem de paragem, tendo tentado atropelar militar, continuando a fuga em alta velocidade, conduzindo de forma perigosa, vindo a ser interceptados, com o apoio de várias patrulhas da GNR e uma da PSP, na EN 125 no nó de acesso à A22.
O condutor da viatura não possuía habilitação legal para conduzir e o veículo tinha sido furtado durante a madrugada em Olhão.
No interior do veículo foram apreendidas diversas ferramentas normalmente utilizadas na prática de furtos: gazuas, chaves de fendas, canivetes, luvas e gorros; e ainda, parte do canhão da fechadura do estabelecimento alvo de tentativa de furto em Altura.
Apurou-se ainda que o condutor já possui cadastro pela prática de furtos, sendo este grupo suspeito de furtos em estabelecimentos nas zonas de Tavira e Faro.
O detido vai ser presente, no dia de hoje, ao Tribunal Judicial de Vila Real de Sto. António, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

DIA ATRIBULADO

A Guarda Nacional Republicana de Loulé, ao final da tarde de ontem, deteve um cidadão cabo-verdiano de 26 anos de idade, por tráfico de produtos estupefacientes.
O indivíduo foi abordado na zona de Almancil, num local referenciado pela venda de droga, tendo-lhe sido efectuado revista e apreendidas 240 doses de heroína, 20 doses de cocaína, 245 euros, que se suspeita provenientes do tráfico e uma viatura ligeira de passageiros.
O detido vai ser presente, no dia de amanhã, ao Tribunal Judicial de Loulé, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.
Ainda no dia de ontem, a GNR desenvolveu acções de policiamento e fiscalização em vários pontos do Algarve.
Na zona de Olhos d’Água, detido cidadão português de 44 anos de idade, pelo crime de desobediência (recusa de efectuar o teste de alcoolemia).
Na zona de Almancil, detido cidadão brasileiro, de 40 anos de idade, por condução sob efeito do álcool, tendo acusado a TAS de 20,09 g/l.
Na zona do Aljezur, detidos 2 cidadãos portugueses de 27 e 31 anos de idade, pela prática, respectivamente, do crime de condução sob efeito do álcool, com a TAS de 1,97 g/l e pelo crime de condução de veículo automóvel sem habilitação legal.
Na zona do Alvor, detido cidadão português de 33 anos de idade, por condução de ciclomotor, sem habilitação legal.
Na zona da Mexilhoeira Grande, detido cidadão português de 38 anos de idade, por condução de ciclomotor, sem habilitação legal.
Na zona de Castro Marim, detido cidadão português de 53 anos de idade, pelo crime de desobediência (recusa de efectuar o teste de alcoolemia).

Portimão acolhe etapa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica



Campeã Olímpica, do Mundo e da Europa é cabeça de cartaz

Portimão acolhe pela 5ª vez consecutiva a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica. A prova de reconhecido mérito internacional – e sem dúvida a maior do circuito – realiza-se entre 11 e 14 de Março no Portimão Arena.
Cerca de 350 participantes vindos de 30 países darão cor a um dos eventos que tem atraído as atenções de ginastas e fãs de todo o mundo. Recorde-se que na base desta competição de elite está o Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica (Juniores) que este ano celebrará a sua 24ª edição, confirmando-se como umas das provas mais antigas e de renome no calendário internacional da disciplina.
O circuito da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, uma organização da Câmara Municipal de Portimão e da Federação de Ginástica de Portugal, “visita” Portimão anualmente desde 2006 (altura da primeira edição que serviu de pano de fundo para a inauguração do Portimão Arena) e cedo se assumiu como uma prova de referência quer pelas condições deste pavilhão, quer pelas condições naturais e logísticas que são inerentes à cidade de Portimão.
A Taça do Mundo de Portimão disputada nas vertentes “individual” e de “conjuntos” irá acolher 135 ginastas de 26 países, sendo que 44 ginastas individuais lutam pelos títulos e os pontos em disputa e na prova de “conjuntos” estarão presentes 16 conjuntos (num total de 91 ginastas). Destaque para as presenças da Campeã Olímpica, do Mundo e da Europa – Eugenia Kanaeva (RUS), da sua compatriota (e estrela em ascensão) Daria Kondakova. De referir ainda a presença da maioria das ginastas que ocupam os primeiros lugares do rankings 2010 da Federação Internacional de Ginástica, entre elas Aliya Garayeva (AZE), Liubov Charkashyna e Melitina Staniouta (ambas da BLR) entre muitas outras.
Portugal irá estar representado por Jéssica Jardim (Grupo Desportivo do Estreito) e Joana Cardoso (Ginásio Clube Português) duas jovens ginastas que terão como objectivo a primeira metade da tabela. Recorde-se que esta é a primeira competição sénior da nova equipa nacional depois da saída das ginastas que efectuaram o ciclo olímpico anterior.
Ao nível dos conjuntos a maioria dos conjuntos finalistas nos Jogos Olímpicos de Pequim estarão presentes com particular destaque para o conjunto da Rússia, Bielorrússia e Itália. Espera-se uma prova de elevado nível.
A 24ª edição do Torneio Internacional de Portimão irá acolher as promessas desta disciplina e em ano de Europeu de Juniores vários foram os países que optaram por incluir Portimão no mapa da preparação – sendo esta prova uma espécie de “mini-europeu” em que as principais candidatas ao título actuarão nos praticáveis de Portimão. O mesmo acontece com as 4 ginastas nacionais que aproveitam esta competição para preparar o Europeu do próximo. São elas Ana Rita Vasconcelos (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense), Filipa Dias e Carolina Coelho (Centro Norton de Matos) e "fecha" o quarteto a ginasta Cátia Henriques (Clube Recreativo Piedense).
Referência ainda para a participação neste torneio das ginastas da Classe Ginástica Rítmica de Portimão Carolina Martins, atleta da selecção nacional de juniores, mas também de Inês Conceição e Mariana Jacinto, estas últimas ao abrigo do protocolo existente entre a Câmara Municipal de Portimão e a Federação de Ginástica de Portugal

CROSS MAIS ANTIGO DO PAÍS APRESENTADO EM ALBUFEIRA





33.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor
Evento desportivo traz 3000 atletas a Albufeira no próximo fim-de-semana e conta com a presença de inúmeros nomes sonantes da modalidade. Prova de Domingo inclui Campeonato Nacional de Corta-Mato.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, na segunda-feira, dia 01 de Março, a Conferência de Imprensa que tornou público o programa do 33.º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor.
A mais antiga prova de atletismo realizada no país inclui um programa de dois dias de competições que decorrerão nos dias 5 e 7 de Março. Pela Pista de Cross da Aldeia das Açoteias irão passar mais de 3 mil atletas em disputa por um lugar no pódio.
Na conferência de imprensa, Desidério Silva referiu que este evento constitui uma das mais sérias apostas da Autarquia a nível do fomento da prática desportiva no concelho e do desenvolvimento da sua marca turística.
Jorge Salcedo, Secretário-geral da Federação Portuguesa de Atletismo, agradeceu o facto de mais uma vez, Desidério Silva promover a modalidade e não deixar morrer a mais antiga prova de Atletismo a nível nacional.
Lara Ramos, Presidente da Associação de Atletismo do Algarve, salientou que este continua a ser um dos maiores cartazes de notoriedade do Algarve e que sem os apoios da Câmara Municipal de Albufeira, Federação Portuguesa de Atletismo, Instituto de Desporto de Portugal e Entidade Regional de Turismo do Algarve, não seria possível dar continuidade à prova de atletismo mais antiga de Portugal.
O Director regional do IDP – Instituto de Desporto de Portugal, Joaquim Duarte, destacou a importância desta autarquia, no que diz respeito à perseverança da prova na divulgação do desporto e na projecção da imagem do Algarve, pois “leva além fronteiras a bandeira da região”.
Para o próximo dia 5 de Março, a Pista das Açoteias irá receber as primeiras provas integradas na programação do evento.
O Corta-Mato Regional do Desporto Escolar terá início pelas 10h00 e contará com mais de 2000 alunos em representação de 80 por cento das escolas algarvias. A partir das 15h00, dar-se-á início ao 21.º Campeonato Nacional de Corta-Mato para Deficientes, organizado pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, onde cerca de 150 atletas de todo o país, portadores de deficiência, disputarão um lugar no pódio.
No domingo, dia 7, teremos o 8.º Corta Mato do Clube Desportivo Areias de S. João, a partir das 10h00 e quando forem 12h00 terá lugar o Campeonato Nacional de Corta Mato para Juvenis e Juniores. O 33.º Cross das Amendoeiras, que este ano irá incluir o Campeonato Nacional de Corta-Mato – uma das mais importantes provas do atletismo nacional – terá início pelas 14h15 com a prova feminina seguindo-se, às 15h00, a prova masculina.

Confira alguns dos atletas que marcarão presença:

Femininos
Aniko Kalovics, da Hungria (1.º San Sebastian 2010; 2.º Cross Amendoeiras 2009; 4x 4.ª Classificada nos Europeus de Corta Mato), Ksenia Agafonova, (Vice-campeã Russa de Cross 2009), a sueca Gabriella Samuelsson (Campeã Sueca de Cross 2009) e as portuguesas Sara Moreira (Campeã Europa Equipas 2009 – Dublin, Campeã Nacional estrada 2010, 3.ª Campeonato Mundo por equipas Corta Mato 2009), Ana Dias (Bicampeã Europa Equipas – Dublin 2009, 3.ª Campeonato Mundo por equipas Corta Mato 2009), Anália Rosa (Bicampeã Europa Equipas – Dublin 2009, 3.ª Campeonato Mundo por equipas Corta Mato 2009); Dulce Félix (Bicampeã Europa Equipas – Dublin 2009, 3.ª Campeonato Mundo por equipas Corta Mato 2009); e Fernanda Ribeiro (Melhor atleta portuguesa de sempre, Campeã Olímpica 10.000mt)

Masculinos
Josphat Kiprono Menjo, do Quénia (Vencedor Cross das Amendoeiras 2009), Andrey Farnosov, da Rússia (Vice -Campeão de Corta Mato 2009), Sondre Nordstat, da Noruega (2.º e 4.º lugares nos dois últimos Campeonatos Europa de Corta Mato Sub-23), e os portugueses Rui Pedro Silva (Campeão Nacional de Corta Mato 2007 e 2008; Vice-campeão Nacional Estrada 2010; Olímpico em Pequim 2008; 6º Classificado no Campeonato Europeu de Cross 2008), Fernando Silva (Campeão Nacional Cross 2005 e 2006; Campeão Europeu Cross por equipas 2009), José Rocha (6.º Campeonato Europeu de Corta Mato – Dublin 2009); Eduardo Mbengani (7.º Europeu Corta Mato 2009; 2º Melhor atleta português Campeonato Europa de Cross 2008) e Hermano Ferreira (Vencedor Taça Campeões Europeus de Estrada 2009).

Março em Pechão continua com grande agitação!



A Junta de Freguesia de Pechão programou para este mês um leque de actividades que passam pelas áreas da Saúde, Cultura e Ambiente.
Assim, já este sábado, dia 6, a Junta de Freguesia de Pechão e o Grupo Motard de Pechão, no âmbito de uma parceria, promovem o IIIº Banco de Sangue que conta com uma equipa do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital Distrital de Faro, das 9h às 14h, no edifício da Junta de Freguesia.
Logo, no dia 8, para assinalar mais um Dia Internacional da Mulher, as mulheres de Pechão são presenteadas com uma visita ao concelho de Aljezur e à costa vicentina. Esta é uma iniciativa da autarquia que, nos últimos anos, tem aproveitado esta data para dar a conhecer um município do Algarve, com destaque para a sua história, cultura e património. No final do dia, pelas 19h, as mulheres serão ainda contempladas com a abertura de uma exposição sobre a grande diva do fado, Amália Rodrigues. É um conjunto de 29 retratos de Silva Nogueira, um fotógrafo de grande prestígio e experiência, que teve o privilégio de fotografar as maiores estrelas do espectáculo português. Amália Rodrigues não foi excepção e este trabalho é o resultado de seis sessões fotográficas que decorreram entre 1942 a 1950. A exposição ficará patente até 26 de Março na Junta de Freguesia de Pechão.
A 19, Dia do Pai, à semelhança dos anos anteriores, os pais de Pechão partem à descoberta de um concelho do Alentejo, Odemira e costa alentejana, suas gentes, história, cultura, património e gastronomia.
A Freguesia de Pechão associou-se também ao projecto “Limpar Portugal” e, dia 20, vai dar o seu contributo a esta iniciativa de carácter nacional que promove a educação ambiental, envolvendo os cidadãos numa causa que a todos diz respeito - preservar e defender o Ambiente. A Junta de Freguesia está a recolher inscrições de voluntários para este projecto, pelo que todos os interessados devem dirigir-se à sede da Junta de Freguesia ou consultar o site www.limparportugal.org
Ainda este mês, dia 24, para assinalar o Mês do Teatro, a autarquia abre as portas da Ludoteca a todos os meninos da freguesia e convida-os a assistirem a uma tarde de teatro. Assim, a partir das 16h, as peças “Nau Catrineta”, pelos alunos da Oficina de Teatro do Colégio Bernadette Romeira de Olhão, e “A verdadeira história da Branca de Neve”, pelo Grupo de Teatro a Gorda de Olhão.
Este programa pode ser consultado no site da Junta de Freguesia www.jf-pechao.pt ou para mais informações contacte os serviços administrativos da autarquia através do 289710640.

Albufeora comemora: DIA MUNDIAL DA PROTECÇÃO CIVIL




Protecção Civil de Albufeira, assinala dia comemorativo com acção de sensibilização sobre riscos de inverno.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil, o Serviço Municipal da Protecção Civil de Albufeira, desenvolveu uma acção de sensibilização destinada aos habitantes e visitantes ao Concelho, nomeadamente através da distribuição de informação de folhetos informativos e cds sobre os riscos de inverno, no Largo Eng.º Duarte Pacheco.
A acção decorreu ontem, na presença do Vereador Responsável pela Protecção Civil da Câmara de Albufeira, Carlos Quintino, Comandante Operacional Municipal António Gonçalves, e do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Luís Zeferino.
É sabido que um dos principais objectivos das sociedades contemporâneas é garantir a segurança das suas populações. Desta forma, esta acção de sensibilização, para uma “Albufeira Mais Segura” visa essencialmente, sensibilizar a população, formando-a e informando-a acerca dos principais riscos existentes no seu dia-a-dia e alertando-a para as melhores formas de os prevenir e combater. ” Pretendemos sensibilizar os cidadãos para a importância de assumirem uma postura pró-activa, tendo em consideração que a Protecção Civil é, antes de mais, um dever cívico de todos”, refere o Vereador responsável.

BE: Cecília Honório quer que deputados do PSD/Algarve apoiem propostas de ajuda à região


A deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório lançou esta segunda-feira um repto aos parlamentares do PSD eleitos pelo Algarve para que aprovem as propostas que o BE apresentou para inverter "o desinvestimento" do governo na região.
Numa conferência de imprensa realizada em Faro, a deputada eleita pelo Algarve anunciou 26 propostas apresentadas pelo BE na Assembleia da República para combater o desemprego e a precariedade e impulsionar o investimento público.
As propostas visam, segundo a deputada, ajudar a região a fazer face à quebra de 47 por cento prevista no Programa de Investimento e de Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para o Algarve em 2010, relativamente ao ano anterior.
Cecília Honório considerou que essa quebra é "inexplicável" e disse que os deputados do PSD, que também criticaram o corte e equacionaram a hipótese de votar contra a proposta de Orçamento do Estado, devem ser "coerentes" e apoiar as propostas do Bloco.
"O BE manifesta a sua expetativa relativamente à posição dos deputados do PSD Algarve. Os deputados do PSD Algarve manifestaram o seu profundo desagrado por estas verbas miseráveis que estão inscritas em PIDDAC para a região, fizeram algum ruído e anteciparam a possibilidade de não votar o orçamento face à situação específica da região", lembrou Cecília Honório.
O BE espera, por isso, que "os deputados do PSD Algarve demonstrem alguma articulação e coerência entre esta angústia e esta preocupação inicial e o sentido de voto relativamente às propostas" que apresentou no Parlamento.
Entre as propostas apresentadas estão "a criação de 1000 postos de trabalho para jovens qualificados à procura do primeiro emprego nas áreas do turismo e da economia social, com financiamento de 500 euros do Estado para o salário mensal desde que o posto de trabalho não tenha termo", explicou a deputada.
"Há muitas propostas que têm a ver com necessidade de equipamentos, necessidades de transformação de infraestruturas, e com aspetos que são determinantes para a qualidade de vida das populações da região e para o desenvolvimento da economia regional", disse ainda.
Neste âmbito, o Bloco propôs a "introdução de um novo sistema ferroviário na região" - que, segundo Cecília Honório, tem "uma média de ligação entre as duas pontas do Algarve quase pré-histórica" e "insustentável" - e também "a modernização e criação de portos de pesca".
As outras propostas "têm a ver com necessidades mais profundas e com um levantamento que militantes e ativistas fizeram das necessidades existentes em cada um dos concelhos".
Cecília Honório sublinhou que, além da opção política no investimento público, "o BE está preocupado com a necessidade de contenção da despesa pública" e apresentou um pacote de medidas que prevê uma redução de 2819 milhões de euros e inclui uma taxa de 25 por cento nas transferências para off shores, de 50 por cento nos prémios atribuídos a gestores e de 20 por cento de IRC para instituições de crédito e sociedades financeiras.
Lusa

Metade das casas da Fuseta destruídas desde Dezembro




Metade das construções existentes na ilha da Fuseta, Olhão, foram destruídas desde Dezembro pela força das ondas que nos últimos três dias derrubou mais nove casas, elevando para 38 as habitações destruídas este inverno.
Segundo fonte da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, no lado nascente da ilha já não existem casas, restando agora apenas metade das construções que existiam há poucos meses atrás.
A preia-mar (o nível mais alto a que maré sobe) prevista para hoje às 15:30 pode precipitar o colapso de mais habitações, disse à Lusa a mesma fonte, acrescentando que os técnicos daquele organismo estão a acompanhar a situação.
Lusa

CHEIAS NA BAIXA DE TAVIRA

ALGARVE PRESS EM TAVIRA - FOTO-REPORTAGEM GERALDO DE JESUS











O dia 1 de Março, esteve agradável. Não choveu e à noite a temperatura era amena. Nesta época do ano, as Marés Vivas, pregam a partida aos que trabalham ou vivem na baixa citadina. Cerca das três horas da manhã, do dia 2 de Março, enquanto a cidade dormia, as águas do Rio Gilão invadiram, na margem direita, a Praça da República, José Pires Padinha, as transversais, Rua Amália Rodrigues, Rua Estácio da Veiga, Travessa D. Brites e a Rua do Cais.
Na margem esquerda, Rua Jaqques Pessoa, Borda-d’água de Aguiar, Rua José Joaquim Jara, Poeta Emiliano da Costas, Largo da Caracolinha, Largo do Trem e todas as transversais.
Fixamos algumas imagens das ruas, com o material de que dispúnhamos. Pouco passava das quatro horas da manhã a água, na vazante, começava a baixar. Por onde nos foi possível andar, porque nalgumas zonas a água tinha mais de vinte centímetros de altura, não nos pareceu que tivesse havido grandes prejuízos materiais.