quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Construção do último troço da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas (Eira Verde/Monte Novo)



Prosseguindo o desenvolvimento do ambicioso mapa viário do concelho, a Câmara Municipal de Castro Marim vai construir o último troço da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas (Eira Verde-Monte Novo), numa extensão de 8 Km.
Trata-se de um investimento municipal de 3,3 milhões de euros, cuja obra irá estabelecer a ligação entre o litoral e a serra do concelho, passando pelo barrocal: a Norte com a localidade de Furnazinhas na freguesia de Odeleite e a Sul com a sede da freguesia de Altura, num total de 34 Km.
Prevê-se que as obras deste último troço da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas comecem dentro de dois meses, aproximadamente, iniciando-se na povoação de Eira Verde e terminando no lugar de Monte Novo, garantindo a ligação do limite do concelho com Alcoutim e o acesso ao lugar de Fortes.
No que se refere a obras de arte nesta via rápida, há a salientar a construção de uma ponte com 135 m de comprimento assente em cinco pilares na localidade de Fortes, que irá assegurar o atravessamento da ribeira de Odeleite neste local.
A infra-estrutura, que tem um prazo de execução de 18 meses, contempla ainda a execução de dois troços: o ramal de ligação à povoação de Fortes e a ligação a Furnazinhas, com cerca de 2 Km de extensão, com a construção de duas rotundas. Uma na intersecção com a via principal, e outra no entroncamento com a EM 505, a nascente da povoação.
Para a Câmara Municipal, a construção do troço Eira Verde/Monte Novo e, consequentemente, a conclusão da Estrada Municipal Altura – Furnazinhas são, definitivamente, um passo muito importante na consolidação da rede de transportes e comunicações do concelho e um objectivo primordial para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentado de Castro Marim, mas igualmente uma janela de oportunidade para o potencial turístico que esta terra encerra.

Carnaval de Altura com cor e muita folia


A Junta de Freguesia de Altura promete que, nos dias 14 e 16 de Fevereiro, cor e muita folia serão as tónicas do Carnaval que inundarão as ruas da freguesia mais turística do concelho.
O Carnaval de Altura, já com créditos firmados no Algarve, nesta edição apresenta um corso composto por um desfile de oito carros alegóricos e centenas de figurantes que vão percorrer a Rua da Alagoa e a Avenida 24 de Junho.
No domingo, dia 14, e na terça-feira, dia 16, a partir das 15.00 horas, a alegria, as serpentinas e os confetis irão tomar conta dos miúdos e dos graúdos, que por estes dias são esperados em Altura, para viver momentos de magia e fantasia, que só o Carnaval é capaz de conseguir.
O Carnaval de Altura é uma organização da Junta de Freguesia local que conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

NÓMADA URBE » A DIZER OUTRA VEZ « 11 FEV QUI > 21H30 > TEATRO DAS FIGURAS



Através da literatura e da música NómadaUrbe fala-nos, neste espectáculo, do Amor em todo o seu campo lexical e emocional, convocando ao mesmo tempo os seus antagónicos para uma reflexão sobre o papel do amor, desde sempre e no presente, entre os humanos e do humano para o mundo. De autores como Shakespeare, passando por Erasmo de Roterdão, Beckett até Fernando Pessoa e contemporâneos traça-se um fio de história usando o passado como um espelho de ponderação para o presente e o futuro e lembra-se que, apesar de tudo há questões que nasceram connosco e nos acompanham desde sempre.
Ficha artística e técnica
Liliana Moura– interpretação
Rui Pedro Claro – guitarra portuguesa, vocoder e textos
Miguel Moreira – piano, sintetizador, percussão
Jorge Pereira – desenho e operação de luz

Faro: DELIBERAÇÕES TOMADAS HOJE PODERÃO ESTAR FERIDAS DE ILEGALIDADE - Vereadores PS


Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de Faro optaram por não participar hoje na votação dos pontos da ordem do dia, depois do Presidente do Executivo Municipal ter recusado uma proposta de adiamento da reunião, insistindo em tomar sozinho um conjunto de deliberações que estão, logo à partida, feridas de ilegalidade.
Em causa está o incumprimento do ponto 2 do Artigo 87.º da lei nº 169/99 de 18 de Setembro com as alterações introduzidas pela Lei n.5-A/2002, de 11 de Janeiro, uma vez que a ordem do dia e a documentação sobre os pontos a discutir e a votar só chegaram aos vereadores eleitos pelo Partido Socialista no final da tarde de Segunda-feira, sendo que nem todos chegaram a recepcionar a sua totalidade, havendo mesmo documentos que foram fornecidos no próprio dia da reunião a alterar outros anteriormente enviados, o que impossibilita de todo a análise ponderada que as matérias em causa exigem.
Os eleitos do Partido Socialista manifestam ainda o seu total empenho e disponibilidade em trabalhar para o aperfeiçoamento das propostas, salientando mesmo que muitas, pela forma precipitada como foram concluídas, carecem de significativas alterações e contributos, existem pedidos de transferência de competências para as escolas sem qualquer informação sobre a disponibilidade dos respectivos agrupamentos, para as juntas de freguesia sem que tenha sido dado conhecimento da emissão de qualquer opinião daquelas sobre o articulado, para além de tantas outras, como seja a proposta de conceder à FAGAR a manutenção dos espaços verdes contra o pagamento de um milhão e trezentos mil euros, só em 2010, sem um único estudo que garanta que esta é a melhor opção para a Câmara e para os farenses que são quem no final tem que pagar a conta.
Para os Vereadores do PS é lamentável que o Presidente do Executivo pretenda “arrumar a casa” usando o “pau da vassoura”, censurando a ligeireza com que a maioria trata os assuntos da cidade e a falta de respeito pela diferença de opinião e pela observação da própria Lei, os vereadores do PS declaram que em face deste incumprimento e da recusa do Presidente do Executivo em adiar a reunião não poderiam com a sua participação legitimar deliberações que, por incumprimento do nº 2 do Artº 87º. º da lei nº 169/99 de 18 de Setembro com as alterações introduzidas pela Lei n.5-A/2002, de 11 de Janeiro, são ilegais, conclui o documento dos vereadores do PS na Câmara de Faro.

«DIA 112» - 11 DE FEVEREIRO


Na sequência da deliberação votada, em Estrasburgo (França), pelo Parlamento Europeu, a União Europeia vai comemorar, uma vez mais, a 11 de Fevereiro, o «Dia 112», concretizando a sugestão da EENA (Associação Número Europeu de Emergência), que para o efeito reuniu a assinatura de 530 eurodeputados.

O grande objectivo desta efeméride é dar maior visibilidade a este serviço de emergência e reconhecer o trabalho desenvolvido por quantos ao mesmo, em múltiplos países, entre os quais Portugal, se encontram ligados, dando o melhor de si, em prol das vidas dos outros.

Segundo dados divulgados pela Associação Número Europeu de Emergência mais de 50% dos europeus desconhecem ainda o «112», apostando aquela entidade, tal como as associações nacionais, na sua divulgação e nas suas boas práticas, para o que existe o apoio da União Europeia.

Neste «Dia 112» muito me apraz saudar quantos, na nossa Região, estão ligados a este serviço da maior importância, expressando o meu apreço pelo trabalho desenvolvido, a cada instante, em prol das vidas de todos nós.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

NA MEMÓRIA DE MANUEL CABANAS, 11 de FEVEREIRO


Manuel dos Santos Cabanas (1902 - 1995); foi artista xilogravador, republicano.
Foi a 11 de Fevereiro de 1902 que nasceu, em Vila Nova de Cacela (concelho de Vila Real de Santo António), uma das mais destacadas figuras de algarvio do século XX e cuja vida exemplar e obra artística, são testemunhos e legados de um cidadão impoluto que viveu em plenitude os caminhos admiráveis da Arte e da Democracia.
Na celebração do 1º Centenário da República Portuguesa, de tão relevante significado para o País, lembrar Manuel Cabanas, é um capítulo vivo destas comemorações em torno da honrada memória do activista e militante republicano, de que foi um devotado servidor e a cujo pureza e dignidade de ideais consagrou toda a sua vida.
Ao assinalar-se o 108º aniversário do nascimento deste insigne algarvio, que faleceu em Faro a 25 de Maio de 1995, prestamos o tributo da nossa homenagem a quem nos legou um valiosíssimo conjunto de trabalhos em xilogravura, de foi Mestre Maior em Portugal, muitos dos quais se encontram, por generosa doação do artista, no Museu Municipal, na Cidade Pombalina e uma vida de plena luta contra a Ditadura (foi preso pela primeira vez, das muitas em que tal aconteceu, a 8 de Fevereiro de 1927, quando tinha 25 anos), sempre na defesa da Liberdade, da Democracia e da Justiça Social.
Radicou-se no Barreiro, onde foi ferroviário, em 1922 e teve uma destacada acção como dirigente sindical. A partir da década de 30 do século passado participou em todas as acções de vulto da Oposição Democrática, mantendo-se ligado à tendência socialista e foi co - fundador do Partido Socialista, por cujas listas, já septuagenário após o 25 de Abril de 1974, foi eleito Deputado à Assembleia da República.
Verdadeiro auto-didacta conviveu com as grandes figuras intelectuais do seu tempo (Aquilino Ribeiro, António Sérgio, Ferreira de Castro, Jaime Cortesão, Pulido Valente, etc). Foi condecorado com a «Ordem da Liberdade» (1 985) e a Comenda da «Ordem do Infante D. Henrique (1 993) e neste mesmo ano o Presidente da República, Dr. Mário Soares, inaugurou em Vila Nova de Cacela, um busto que perpetua a sua honrada e exemplar memória.
Lembrar Manuel dos Santos Cabanas, na ocorrência do seu aniversário natalício e, com um significado muito próprio neste 1º Centenário da República Portuguesa, é, na grata atitude de homenagem ao cidadão e ao artista, o expressar-se a honra de o Algarve ter sido Região natal deste insigne democrata e genial artista.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

«DIA MUNDIAL DO DOENTE» - 11 DE FEVEREIRO


«A necessidade de assegurar a melhor assistência possível aos doentes» foi o objectivo que motivou o falecido Papa João Paulo II a instituir o «Dia Mundial do Doente», a 11 de Fevereiro de cada ano, uma efeméride que a todos nos envolve, de forma significativa.
O meu primeiro pensamento vai, como ó óbvio, na vivência em 11 de Fevereiro de 2010, deste «Dia Mundial do Doente», para os que sofrem no corpo e no espírito, as agruras da doença e expressar-lhes toda a minha solidária fraternidade, reiterando-lhes a plena estima e íntegra compreensão pelos seus problemas e pelo seu indesejado sofrimento.
Quero expressar, também, com total justiça a minha gratidão a quantos responsáveis, profissionais, colaboradores, voluntários e demais participantes nesta área, nos diversos sectores e actividades - Organismos e Unidades Oficiais de Saúde, Instituições Privadas, Associações de Cidadãos, o meu elevado apreço e afectiva gratidão, por toda a acção realizada em prol dos doentes no Algarve.
Reafirmo o propósito, desde sempre expresso e vivido, de, quer por motivações institucionais como pelos sentimentos que professo, de tudo continuar realizando em prol de, em colaboração com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) e demais entidades oficiais e particulares, melhorar os índices de saúde e apoiar os nossos doentes.
Para eles e por eles endereço a saudação amiga, fraterna e de compreensão neste «Dia Mundial do Doente».

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

Faro: Baile de Carnaval Popular nos Artistas com Concurso de Máscaras



Terá lugar, na Sociedade Recreativa Artística Farense, mais um tradicional Baile de Carnaval, no próximo dia 15 de Fevereiro, véspera de terça-feira gorda.
Como é apanágio daquela associação cultural farense, todas as máscaras são convidadas a entrar, no que se prevê que seja mais uma noite histórica nos Artistas.
A organização do evento pretende, e mantendo a centenária tradição do Baile de Carnaval de Os Artistas, que esta noite seja mais um marco inesquecível na noite de folia farense, onde os convidados de animação musical será o «Duo Emoções», composto pelo teclista Emanuel Silva e pelo cançonetista Jorge Patrício, que interpretarão os maiores sucessos brasileiros e ainda temas populares portugueses próprios desta época festiva.
Para apimentar a vinda de convivas, a organização vai levar a cabo um concurso de máscaras informal que durará até perto da meia-noite e no qual se irão presentear os vencedores com prémios aliciantes, a anunciar na própria noite do Baile.

Ria de Alvor integra pré-selecção das 7 Maravilhas Naturais de Portugal


Candidatura apresentada pelo Município de Portimão
A Ria de Alvor foi uma das 77 candidaturas aprovadas na pré-selecção do concurso que vai decidir quais são as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, uma iniciativa da New 7 Wonders Portugal, quando se assinala o Ano Internacional da Biodiversidade.

Amplo e complexo sistema estuarino na confluência de quatro ribeiras com origem na Serra de Monchique, a Ria de Alvor apresenta um mosaico diversificado de habitats, criado pela presença de áreas agrícolas, manchas de matos mediterrânicos, ribeiras, áreas de sapal, laguna costeira, cordão dunar – que a separa e protege das investidas do mar – e uma grande diversidade biológica.

A candidatura do Município de Portimão foi aceite na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas por um painel de 77 especialistas das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, os quais tiveram em consideração os monumentos naturais que possuem um ou mais aspectos de raridade ou importância em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais.

A partir desta fase de pré-selecção, restam 11 candidaturas por cada uma
das sete categorias consideradas (Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas), que serão agora avaliadas por um grupo de 21 personalidades nacionais.

O passo seguinte será o anúncio, a 7 de Março, dos 21 locais finalistas - três por categoria - a submeter à votação pública até 7 de Setembro, data da divulgação das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, numa cerimónia que terá lugar nos Açores.

Mais informações em http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/home.