domingo, 12 de dezembro de 2010

Campos de Férias de Natal 2010 em Olhão


Durante a pausa escolar do período de Natal, as actividades de tempos livres promovidas pelo Município de Olhão voltam com o objectivo de ocupar as crianças do concelho de uma forma lúdica e pedagógica.
A Câmara Municipal de Olhão tem já abertas as inscrições, na Divisão de Desporto, para as crianças que queiram participar nos Campos de Férias de Natal deste ano. Entre os dias 20 e 22 de Dezembro e 27 e 29, os jovens dos oito aos 11 anos podem desfrutar de dias de férias bem animados e diferentes.
Nas segundas-feiras de 20 e 27 de Dezembro, de manhã (09h00 às 12h00) os jovens poderão desenvolver actividades de pavilhão na Escola Dr. Alberto Iria e à tarde (14h00 às 17h00) participar na Hora do Conto e visionar um filme didáctico na Biblioteca Municipal. Às terças-feiras (21 e 28 de Dezembro) há karaté na parte da manhã na Escola José Carlos da Maia e à tarde expressão musical e plástica na Escola Básica Nº7.
As duas últimas quartas-feiras de Dezembro (22 e 29) decorrerão nas Piscinas de Olhão, durante a manhã, e à tarde haverá cinema no Ria Shopping.
Todos os participantes receberão diariamente um lanche e terão direito ao almoço que se realizará no refeitório da Escola Básica Nº7.
Actividades:
• Jogos Desportivos e Aquáticos
• Expressão Plástica
• Actividades Culturais
Jogos desportivos
Inscrições e informações: Contacte a Divisão de Desporto de 7 a 15 de Dezembro no seguinte horário: 9h00 - 12h30 - 14h00 - 19h00, atyravés do Telef: 289 700 100 | Correio Electrónico: desporto@cm-olhao.pt

Natal na Biblioteca Municipal de Castro Marim


Porque o Natal é tempo de reflectir, lembrar valores como a amizade, a fraternidade e o desejo de paz no mundo, a Biblioteca Municipal de Castro Marim preparou uma programação especial para as crianças e jovens do concelho, que decorrerá ao longo do mês de Dezembro.
Acções como a “Oficina de Natal”, a elaboração do “livro de Natal”, o “Conto Mágico” e a “visita do Pai Natal” vão permitir às crianças dar largas à imaginação com a escrita de belos textos e desenhos coloridos, com o sonho de ser Natal todo o ano.
A decorrer até ao dia 22 de Dezembro, a “Oficina de Natal” trata-se de um concurso de postais de Natal, o­nde os meninos dos 3 aos 15 anos são convidados a criar um cartão alusivo à quadra natalícia. Os autores dos mais belos cartões serão contemplados com prémios surpresa.
Outro dos desafios da Biblioteca Municipal aos mais pequenos é a elaboração de um livro, cujas páginas são escritas pelos próprios, através de mensagens que vão dirigir ao Pai Natal.
A manhã de 18 de Dezembro ficará marcada por um momento muito especial com o “Conto Mágico”, onde os pais são convidados a contar uma história, contagiando, assim, o público infantil.
No espaço “Hora do Conto”, no dia 22 de Dezembro, os participantes contarão com a visita do pai Natal, com a leitura de um livro “Eu sei tudo sobre o Pai Natal” da autoria de Nathalie Delebarre e Aurélie Blanz.
A fechar a programação especial de Natal, dia 23 de Dezembro, terá lugar a entrega de prémios aos postais mais originais e criativos, emprestando cor e beleza a esta época de festas.

CM de Aljezur assina protocolo com Santa Casa da Misericórdia de Aljezur para Serviço de Apoio Domiciliária da Bordeira


A Câmara Municipal de Aljezur aprova protocolo a estabelecer com a Santa Casa da Misericórdia de Aljezur para o Serviço de Apoio Domiciliário da Bordeira.
Para o desenvolvimento de respostas sociais de apoio aos vários grupos sociais e camadas etárias das populações, a administração central, regional e local têm um papel importante, quer enquanto promotoras das medidas quer pelas parcerias que estabelecem com entidades do terceiro sector para a sua execução. Neste âmbito, cabem às autarquias competências específicas no apoio às instituições que localmente concretizam, no terreno e em proximidade com os cidadãos, as respostas sociais através da gestão dos equipamentos sociais bem como da criação e disponibilização das diversas valências.
No Município de Aljezur, a Santa Casa da Misericórdia é uma IPSS que desenvolve respostas e valências para o apoio à população idosa do concelho. O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) constitui uma importantíssima resposta social, que previne e retarda a institucionalização do idoso, levando até ao lar de cada um, os cuidados básicos e essenciais para que possam permanecer em sua casa, na sua comunidade e perto da sua família, com a dignidade e o conforto a que todos temos direito.
Para além da criação e gestão destas respostas, a SCMA realiza de forma altruísta e gratuita outro trabalho social, talvez menos visível, de acompanhamento e apoio a munícipes em situação de precariedade social.
A valência de SAD da Bordeira tem capacidade para vinte utentes, mas a SCMA apenas é comparticipada pelo CDSS de Faro para onze utentes;
O número de utentes apoiados pela valência é sempre superior a onze, sendo que os restantes utentes apoiados ou as suas famílias, não têm capacidade económica para pagar o custo do serviço na sua totalidade;
O Município de Aljezur reconhece a enorme importância para o desenvolvimento social do concelho a dedicação das instituições a causas sociais e que as parcerias que tem estabelecidas e virá a estabelecer com as IPSS’s locais, são um dos pilares fundamentais da sua politica social.
Este protocolo vigora a partir de 1 de Janeiro de 2011.

Formação em Expressão Dramática e Teatro difunde-se por mais povoações do concelho de Alcoutim


A formação em Expressão Dramática e Teatro, ministrada pelo actor/encenador Francisco Brás em Alcoutim, criou interesse e gosto pela área em mais povoações do concelho de Alcoutim.
Três novos cursos foram abertos em Balurcos, Pereiro e Giões.
Nos novos cursos inscreveram-se cerca de trinta formandos. As formações, com noventa horas cada, devem acabar em Junho, altura em que cada grupo irá apresentar uma estreia.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Alcoutim que, apostando na formação, garante a dinamização da vida cultural do concelho e minora o isolamento da população dos montes.

Europeus de corta-mato em Albufeira: Jessica Augusto campeã europeia, Portugal de ouro


A portuguesa Jessica Augusto sagrou-se este domingo campeã europeia de corta-mato na pista das Açoteias, em Albufeira, tendo Portugal conquistado igualmente o título colectivo.
A medalha de prata foi para a turca Binnaz Uslu, enquanto a também portuguesa Dulce Félix ficou com a medalha de bronze. Portugal colocou cinco atletas no “top10”.
Por equipas, Portugal somou 19 pontos, a Grã-Bretanha 65 e a Espanha 72.
Portugal soma três medalhas na prova, depois do bronze de Rui Pinto em juniores masculinos.

El Kalai de bronze, Portugal de prata

Youssef El Kalai arrecadou mais uma medalha para Portugal, nos Europeus de crosse.
O ucraniano Serhiy Lebid sagrou-se este domingo campeão europeu de corta-mato nas Açoteias, em Albufeira, numa prova em que Youssef El Kalai arrecadou a medalha de bronze para Portugal.
Lebid completou a prova em 29.15 minutos, sendo seguido pelo espanhol Ayad Lamdassem (29.18) e do português, de origem marroquina, Youssef El Kalai (29.19).
Por equipas, Portugal ficou com a medalha de prata, tendo o ouro pertencido à França e a de bronze a Espanha.

Chahdi vence em sub-23, Irlanda no colectivo

O francês Hassan Chahdi sagrou-se este domingo campeão europeu de sub-23 masculinos, enquanto a Irlanda conquistou o seu primeiro triunfo colectivo do dia nos Europeus de corta-mato, nas Açoteias, Albufeira.
Dois portugueses concluíram entre os primeiros dez classificados (Ricardo Mateus foi quinto, com 24.25 minutos, e Tiago Costa sétimo, com 24.32), mas a segunda vaga lusa não foi tão forte, tendo a equipa ficado no sétimo posto colectivo.
Paulo Lopes foi 58º classificado, com 25.44 minutos, e Jorge Santa Cruz fechou o grupo para a classificação colectiva no 61º posto (25.51), enquanto Ricardo Vale foi 83º (26.33) e Luís Mendes 87º (26.42).
“Esperava entrar nos dez primeiros, havia quem acreditasse que podia chegar a uma medalha, mas ficou próximo e foi muito bom, foi óptimo”, disse o quinto classificado.
Ricardo Mateus disse ter aguentado “até ao primeiro ‘esticão’ dos franceses, que jogaram bem em equipa”, acrescentando: “Ainda cheguei a pensar numa medalha mas eles foram fortes”.
Tiago Costa, que foi sétimo classificado, depois de ter sido 47º em 2009, considerou o resultado “excelente”. “O meu objectivo também era entrar nos dez primeiros e até cheguei a pensar no top-5, mas não consegui porque os franceses foram muito fortes”, referiu.
Em termos individuais, o equilíbrio imperou sempre, com um grupo de vários elementos que só se começou a desintegrar na última volta grande, com a prestação dos dois franceses, que jogaram em equipa para ocupar os dois primeiros lugares.
No “sprint”, Hassan Chahdi (24.11 minutos) bateu o compatriota Florian Carvalho (24.14), com a dupla gaulesa a deixar o russo Yegor Nikolayev no terceiro posto (24.15).
Apesar dos dois primeiros lugares a nível individual, a França perdeu o “ouro” colectivo para a Irlanda, que fechou no 20º lugar, com 60 pontos, face aos 78 pontos obtidos pelos franceses, segundos classificados, apenas mais um ponto do que a Espanha, terceira classificada (79)

Meryem Erdogan campeã de sub-23

A turca Meryem Erdogan conquistou este domingo o título de campeã europeia de sub-23 de corta-mato na pista das Açoteias, em Albufeira, tendo o título colectivo pertencido à Grã-Bretanha.
Além de Erdogan, que terminou a prova com 20.08 minutos, sobem ao pódio a espanhola Cristina Jordán (20.17) e a britânica Emma Pallant (20.28).
A melhor portuguesa foi Carla Salomé, na 18.ª posição, com 21.06 minutos.
Por equipas, a Grã-Bretanha somou 47 pontos, sendo seguida da Rússia, com 49, e da Ucrânia, com 65.

Rui Pinto de bronze e Portugal de prata em juniores

O português Rui Pinto conquistou este domingo a medalha de bronze de juniores masculinos nos Europeus de corta-mato de Albufeira, tendo a equipa portuguesa conquistada a de prata.
O título europeu individual foi para o espanhol Abdelaziz Merzougui, tendo o restante lugar no pódio pertencido ao sérvio Nemanja Cerovac.
Por equipas, a vitória foi também para a Grã-Bretanha, com 62 pontos, enquanto Portugal ficou na segunda posição, com 74, seguido da Rússia, com 83.

Fonte:Sapo Desporto c/Lusa

Castro Marim tem Festa de Natal para os seniores do concelho


No âmbito da política de acção social levada a cabo no município, e na atenção crescente dada aos idosos, a Câmara Municipal de Castro Marim vai, uma vez mais, realizar a tradicional Festa de Natal dos Seniores, dia 19 de Dezembro (domingo), no Pavilhão Municipal, a partir das 13.00 horas.
Neste convívio, que se pretende que seja um momento de festa e alegria dos menos jovens, com mais de 60 anos e que residiam no concelho, será servido um almoço de Natal, onde a música não vai faltar para um pezinho de dança, com um grupo de baile e, ainda, o folclore do Rancho Folclórico do Azinhal.
Para a Câmara Municipal de Castro Marim constitui um motivo de orgulho poder reunir à mesa a população menos jovem do concelho, partilhando entre si amizade, a solidariedade e a fraternidade, que a todos deve acompanhar neste tempo de Natal, mas também de dificuldades e austeridade para as famílias portuguesas.
Os castromarinenses que desejem participar na Festa de Natal dos Seniores devem inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM), nas Juntas de Freguesia do Azinhal e Odeleite ou no Espaço Internet de Altura (situado no Edifício do Clube Recreativo Alturense).

NOVO TRAÇADO DA VARIANTE DE OLHÃO À EN 125 DESRESPEITA O AMBIENTE E A AGRICULTURA - Mendes Bota


Irá dar entrada, amanhã, na Mesa da Assembleia da República, um conjunto de Perguntas ao Governo, por parte do deputado Mendes Bota, relativas à "alteração do traçado da Variante de Olhão à EN 125 que a Estradas de Portugal, SA, subitamente parece pretender impor, à revelia do corredor de protecção previsto no Plano Director Municipal desde 1995 e das marcações no terreno feitas em Setembro de 2009, e atropelando a legislação da Reserva Agrícola Nacional, sem qualquer Estudo de Impacte Ambiental ou parecer obrigatório da Entidade Regional da Reserva Agrícola do Algarve que a sustente.
Os prejudicados são: a agricultura e a pecuária, bem como um aglomerado urbano de iniciativa municipal. Os beneficiários da mesma, ainda se desconhecem", afirma Mendes Bota.

Basquetebol em Albufeira participa na IV Concentração Intermunicipal

Na IV Concentração Intermunicipal, realizada a 11 de Dezembro o Imortal reuniu no Pavilhão Municipal de Albufeira uma centena de crianças, entre os 5 e os 10 anos, no âmbito do projecto " Minis em Movimento" que em parceria com o Município de Albufeira vem, ao longo dos dois últimos anos/épocas, proporcionando que uma actividade desportiva, nomeadamente o mini basquetebol, chegue às diferentes freguesias do concelho, promovendo a igualdade de oportunidade entre crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos.





Com a actividade a contemplar na primeira hora para os minis atletas e pais realizarem a troca de cromos, uma iniciativa que o basquetebol teve esta época que tem merecido os mais variados elogios dos pais e atletas. Uma mãe de um mini atleta "nunca me imaginava nesta idade a fazer colecção de cromos!"
Enquanto os pais ficaram na bancada a trocar cromos, os minis deliciaram-se com a manipulação e trabalho de drible dos Sub 16 Masculinos, foi então a vez de os "Minis"imitarem todos os pormenores dos mais velhos. Foi então a vez de passar aos jogos de 3x3 e 4x4 entre minis 8 e minis 10 respectivamente até cerca das 12 horas quando foi distribuído um diploma de participação e realizado o grito de equipa "Minibasquete IMORTAL".

Conservatório de Música de Olhão proporcionou festa de Natal inesquecível


Com a presença de mais de 500 encarregados de educação, familiares e amigos, o salão do Centro de Bem Estar Social Nossa Senhora de Fátima foi pequeno para acolher todos os que nele quiseram desfrutar de tudo aquilo que, professores e alunos do Conservatório de Música de Olhão prepararam para celebrar o Natal. Tendo sido inaugurado a 15 de Janeiro de 2005, o Conservatório ofereceu assim a sua 5.º Audição de Natal à cidade que o acolheu. Em nome dos seu colegas de direcção (Adriano St. Aubyn, Anabela Silva e Rui Gonçalves), Paulo Cunha deu as boas vindas e enalteceu o trabalho de alunos e professores que, em pouco mais de 2 meses, colocaram de pé um programa vasto e eclético capaz de ser apresentado publicamente.
Com o intuito de não ultrapassar a hora e meia, esta audição que começou impreterivelmente à hora marcada, contou com classes representativas de tudo o muito que se faz no edifício da baixa olhanense. Apresentaram-se em palco alunos da Classe de Conjunto de Iniciação Musical (Prof.ª Ana Maria Moura), Piano (Prof.ª Catarina Cameira), Violino (Prof. Rui Gonçalves), Violino Suzuki (Prof. Emilian Petrov, Prof. José Gomes e Prof. Rui Gonçalves), Canto (Prof.ª Isobel Reis) e Coro (Prof.ª Isobel Reis).
O programa contou também com algumas surpresas, nomeadamente a chegada de um Pai Natal que participou no início da Audição; da apresentação, através da interpretação de uma peça para piano e clarinete, do professor de clarinete (novo instrumento no Conservatório) e na estreia da "Valsa do Natal", peça escrita pelo professor Rui Gonçalves para encerrar a Audição.
Hora e meia depois do ínício a Audição terminou com o agradecimento público pelo generoso empréstimo proporcionado pela direcção do Centro de Bem Estar Social N.ª Sr.ª de Fátima de Olhão do seu salão e da contribuição para a grandiosidade sonora e interpretativa da Orquestra de Cordas do Conservatório com a inclusão de alunos de violino do Centro de Expressão Artística do Município de Loulé.