segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FESTA DAS CHOURIÇAS 2012: QUERENÇA REVIVE TRADIÇÃO

A aldeia de Querença revive a tradicional Festa das Chouriças, nos dias 21 e 22 de janeiro. Em honra de S. Luís, protetor dos animais, esta festividade é considerada um dos mais importantes eventos gastronómicos que anualmente decorre no interior algarvio. As comemorações arrancam no sábado, dia 21, a partir das 21h00, com uma Noite de Fado no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença.
Mas o momento alto deste evento acontece no domingo, logo a partir das 11h00, no Largo da Igreja, com a abertura da exposição “Tradições Serranas – A Matança do Porco”. Esta mostra, que esteve patente ao público na Feira da Serra 2011, pretende recriar todo o ciclo desta tradição secular, que vai desde a criação dos porcos, passando pelo momento em que o animal é morto, ao seu tratamento, até ao aproveitamento do animal para a alimentação, nomeadamente para os tão apreciados enchidos. Imagens e objetos transmitem ao visitante esta tradição associada diretamente à Festa das Chouriças.
Ainda na parte da manhã, o público em geral é convidado a participar na degustação de chouriça assada. Pelas 15h00, arrancam as celebrações religiosas, com a realização da eucaristia seguida de procissão pelas ruas da aldeia com a imagem de S. Luís.
E às 16h30, tem lugar o momento mais marcante da festa, com o leilão de chouriças e ofertas, no Largo da Igreja. Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa do género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa. Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.
Como tal, é tradição entre os agricultores desta zona, caso os animais tenham uma vida saudável até à Festa da Matança, que se realiza no início do ano, oferecer uma ou mais chouriças a S. Luís, sendo as restantes leiloadas, em conjunto com outras ofertas, num leilão bastante concorrido.

LOULÉ: WORKSHOP EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

No seguimento da grande adesão ao Workshop Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, realizado no dia 29 de novembro, em Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Associação Nacional de Direito ao Crédito e o Millennium BCP, irá promover no próximo dia 17 de janeiro, a realização de mais uma sessão deste Workshop, em Loulé, na Sala da Assembleia Municipal, Edifício Engº Duarte Pacheco.
Esta sessão irá contar com apresentações de Vítor Madeira, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que abordará os programas e apoios existentes para estimular o empreendedorismo e a criação do próprio emprego. Participam ainda Laura Soares, da Associação Nacional de Direito ao Crédito, que irá falar sobre apoios do Microcrédito Social, João Carlos Monteiro, que irá apresentar as condições do Microcrédito do Millenium BCP, e por último, Carlos Vieira, da Universidade do Algarve, que efetuará uma intervenção sobre a atitude empreendedora. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por telefone (289 400 829) ou por e-mail (sustentabilidade@cm-loule.pt), até ao dia 13 de janeiro.

THE ATLANTIC CUP 2012: EQUIPAS EUROPEIAS EM COMPETIÇÃO NO ESTÁDIO ALGARVE

De 28 de janeiro a 7 de fevereiro, o Estádio Algarve recebe a segunda edição do Torneio “The Atlantic Cup”, evento promovido pelo antigo futebolista Stefan Schwarz e pela Sporting Events Limited, com o apoio das Autarquias de Loulé e de Faro.
Este ano irão disputar o troféu três clubes de topo da Europa - Wisla Krakow (Polónia), Rapid Vienna (Áustria) e Dinamo Zagreb (Croácia) – e três clubes da Escandináva - Helsingborg IF (Suécia), FC Midtjylland (Dinamarca) e Odense BK (Dinamarca). Quatro das equipas inseridas na prova já venceram os respetivos campeonatos nacionais ou encontram-se atualmente entre os primeiros lugares, para além das presenças nas competições europeias, fatores que irão contribuir para um torneio de elevado nível.
“The Atlantic Cup 2012” será um torneio “round robin” (por grupos) onde cada equipa irá disputar três jogos. As duas equipas com o maior número de pontos serão apuradas para a final, a realizar dia 7 de fevereiro, pelas 17h00, seguindo-se a entrega da taça ao vencedor do torneio “The Atlantic Cup 2012”. Para quem quiser assistir aos jogos haverá dois tipos de bilhete: nos dias de 1 jogo, o preço dos bilhetes é de 5 euros, e nos dias em que haverá 2 jogos o preço é de 10 euros. Crianças até aos 16 anos não pagam.
A Sporting Events Limited acredita que com as infraestruturas dos hotéis, campos de treino individuais e hospitalidade dos portugueses, juntamente com a experiência da Sporting Events Limited neste mercado, este evento será, mais uma vez, um torneio digno de se recordar. As equipas participantes - Wisla Krakow - Atualmente na fase a eliminar da Liga Europa; - Helsingborg IF - Campeões da Suécia; - Dinamo Zagreb - Campeões da Croácia e vencedores da Taça da Croácia; - Rapid Vienna - Atualmente em primeiro lugar na Liga Austríaca; - Odense BK - Obteve a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa; - FC Midtjylland - Atualmente em 3º lugar na Liga Dinamarquesa. A Sporting Events Limited irá realizar uma conferência de imprensa dia 11 de janeiro, quarta-feira, às 16h30, no Estádio Algarve. Para mais informações: http:// www.theatlanticcup.eu

“A Pessoa em Situação Crítica e a Gestão do Risco em Meio Hospitalar” em debate no Hospital de Faro

O Serviço de Urgência Geral do Hospital de Faro promove no próximo dia 27 de Janeiro um seminário dedicado ao tema “A Pessoa em Situação Crítica e a Gestão do Risco Clínico em Meio Hospitalar”.
Aberto a todos os interessados, a iniciativa terá início pelas 9:00 horas, no auditório do Hospital, e trará à discussão técnicas e procedimentos implicados na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, promovendo ainda a reflexão sobre a gestão do risco clínico nos hospitais.
Os interessados poderão inscrever-se gratuitamente em www.hdfaro.min-saude.pt ou pessoalmente no secretariado do Serviço de Urgência Geral do Hospital de Faro. A iniciativa insere-se no âmbito do estágio de Cristina Oliveira, mestranda do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa.

UAlg transmite conferências de José Félix Ribeiro

"Mudando de Mundo: globalização e conflito no novo século" é o nome do ciclo de conferências de José Félix Ribeiro que será transmitido no Auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, no Campus da Penha, a partir das 18h30 de todas terças-feiras de janeiro. Organizadas pela Culturgest, estas conferências pretendem fornecer um conjunto de informação sintetizada e trabalhada que permita melhor compreender as múltiplas tensões que se cruzam no mundo de amanhã e que já se fazem sentir no mundo de hoje.
Na primeira conferência, subordinada ao tema “A globalização: atores, fluxos e crises - uma visita a partir do pacífico”, José Félix Ribeiro procurará compreender e explicar a globalização, não só que se refere à sua estrutura e atores principais, mas também quanto aos fluxos e diferentes fases. As restantes sessões, marcadas para os dias 17, 24 e 31, abordarão respetivamente as temáticas “Os EUA, os arquitetos da globalização - potência e declínio ou fénix renascida?”; “A emergência das Ásias e os violentos conflitos que podemos esperar” e “A Europa, que destino - o Mediterrâneo ou o Ártico?”.
Sobre José Félix Ribeiro É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF) e aposentado do Departamento de Prospetiva, Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e Ordenamento de Território, de que foi subdiretor-geral e coordenador da área de Informação Internacional. Atualmente responsável pela área de Prospetiva nos cursos de dirigentes do Instituto Nacional de Administração (INA), colabora regularmente com o Instituto de Defesa Nacional (IDN) e com o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa.

CINE-TEATRO LOULETANO: 12º FESTIVAL DE MÚSICA AL-MUTAMID

O grupo Sunqur Sa’di Ensemble vai estar no Cine-Teatro Louletano a 28 de janeiro, pelas 21h30, para apresentar um espetáculo de danças tradicionais do Egito, integrado no 12º Festival de Música Al-Mutamid.
“Tanoura dança” é a designação deste espetáculo cuja origem está intimamente relacionada com a dança sufí Mawlawi, que através dos seus giros conectam-se com o céu e com a espiritualidade. Voltas intermináveis, com um vestido multicolor do bailarino que cria a ilusão de um caleidoscópio humano, esta dança pode ser observada sobretudo durante a Mooled, festividades que têm lugar na cidade do Cairo islâmico, e ultimamente, em todo o mundo em eventos culturais e festivais. Neste momento serão ainda interpretadas Dança Saidi, com origem no Alto Egito e que representa a luta dos homens com o seu tahtib (bastão), uma dança muito enérgica, que com os seus saltos segue o ritmo do tabal e do mizmar, e Dança Núbia, do sul do Egito e parte do Sudão, com ritmos contagiantes e animados e movimentos delicados e fluidos. O grupo é composto por Emad Silim (bailarino), Ali Damoun (tabal, bendir, darbouka e coros), Abdel Louzari (violino e canto) e F. Depiaggi (ney, mizmar e mijwiz).
O preço dos bilhetes para este espetáculo é de 10 euros. O Festival de Música Al-Mutamid pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andaluz após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides e recluído em Agmat, a sul de Marrakech onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz. O que se pretende com este Festival é dar a conhecer ao espetador o que foi a música andalusa, com atuações de grupos que se especializaram no resgate dos sons de Al-Andaluz: música árabe, em especial de Marrocos, e grupos que interpretam com esmero a rica tradição do oriente muçulmano, bem como peças do medievo e renascimento europeus. Esta iniciativa visa resgatar e divulgar a música e a poesia que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios, mas também responder a uma oferta turística dotada de peso cultural, complemento das ofertas tradicionais, dando a conhecer povoações e outros lugares de interesse que, por diversas razões, estão ligadas à civilização andalusa.

Miguel Freitas responsabiliza Governo pelo agravamento da situação sócio económica no Algarve

O Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, responsabilizou hoje o Governo pelo agravamento da situação sócio económica da região, tendo sublinhado o desprezo revelado pelo Executivo PSD/CDS em relação às regiões, com o único objetivo de enterrar definitivamente a regionalização.
"Temos uma região à beira de um ataque de nervos, com uma economia em perda e um aumento descontrolado do desemprego", frisou o dirigente regional do PS, que no jantar tradicional de Ano Novo, em Faro, não poupou críticas ao atual Governo, tendo começado por responsabilizar o Executivo liderado por Passos Coelho, pela acentuada perda de competitividade da região. "A região está em perda, tem uma economia fortemente dependente do exterior e da sua capacidade competitiva com outros destinos turísticos", referiu o dirigente do PS, para sublinhar a insensibilidade revelada pelo Governo no que diz respeito ao IVA na restauração e no golfe, e por ignorar a proposta socialista no sentido de minorar o impacto do aumento de impostos nas pequenas e médias empresas. O dirigente socialista acusou ainda o Executivo de inércia total em relação à reestruturação das Entidades Regionais de Turismo, as quais vivem um momento de "enorme instabilidade e inoperacionalidade, colocando em causa toda a estratégia de promoção turística para este ano, agravando assim a crise da economia da região".
Reclamando pela falta de estratégia do Executivo para atrair novo investimento privado para o Algarve, apesar do "corte rasante" feito no investimento público na região, Miguel Freitas anunciou que os Deputados do PS eleitos pelo Algarve vão avançar com uma iniciativa na Assembleia da República, visando a criação de um Programa de Formação e Emprego para a região. Durante o encontro, que reuniu em Faro várias dezenas de dirigentes socialistas, Miguel Freitas manifestou ainda a sua preocupação relativamente à tentativa desencadeada pelo Governo para a "metropolização do país, sem o contrapeso da regionalização", tendo alertado para a gradual desvitalização dos serviços regionais. "O Governo prepara-se para reduzir ao mínimo a administração desconcentrada do Estado e aniquilar todos os focos de poder regional ainda existentes", frisou o líder regional e também Deputado à Assembleia da República, para apontar como exemplos deste "aniquilamento" o encerramento do Governo Civil, a extinção da Direção Regional de Educação e a "implosão" do Instituto Portuário e Transportes Marítimos, único organismo de referência regional na área do mar.
O atraso na nomeação de um novo presidente para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, foi outra questão salientada por Miguel Freitas, para quem esta "falha" do Executivo, denota uma profunda "incompreensão sobre a importância deste organismo regional, bem como uma incapacidade de resposta do Governo e uma impreparação dos partidos que o suportam na região". "Esperamos que, pelo menos, a escolha da nova direção da CCDR Algarve possa trazer um novo fôlego a este organismo, mas é preciso que seja uma escolha de pessoas competentes, com um curriculum ajustado e não apenas a repartição de mais cargos entre o pessoal do PSD e do CDS", frisou o Parlamentar socialista, realçando a propósito que a escolha de dirigentes da administração pública tem sido uma matéria onde este Governo envolveu o país numa exuberante farsa, já que "avançou com uma lei para concursos públicos que não serviu para nada". Numa intervenção onde a questão da regionalização voltou a gerar acesa crítica ao Executivo, a quem acusa de uma "voracidade centralista sem precedentes no Portugal democrático", Miguel Freitas criticou ainda o facto "do Governo se ter borrifado no Algarve quanto à escolha do projeto-piloto das Comunidades Intermunicipais", considerando que a AMAL "está bloqueada e depois de servir de arma de arremesso contra os Governos do PS é agora uma organização amestrada face ao poder do PSD". Uma questão que irá merecer, garante o Parlamentar socialista, uma reflexão e ação por parte do PS durante as próximas convenções autárquicas concelhias e no Fórum Regional, que decorrerão, respetivamente em Janeiro e Fevereiro. Sem esquecer as portagens na Via do Infante, questão para a qual defende uma convergência do PS, PSD e CDS, com as Associações Empresariais e Sindicais e os municípios, de forma obrigar o Governo a manter as isenções e descontos para lá de 2012, Miguel Freitas realçou ainda a importância do Hospital Central do Algarve, tendo garantido que o Partido irá continuar a debater-se pela concretização do projeto. "Queremos que a adjudicação do concurso se concretize, pois acreditamos que de outra forma não teremos hospital nos próximos 20 anos", referiu o líder regional e Deputado do PS, para quem o Hospital Central do Algarve representa uma prioridade, devendo merecer uma atenção especial na reforma da rede hospitalar.