segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

UAlg transmite conferências de José Félix Ribeiro

"Mudando de Mundo: globalização e conflito no novo século" é o nome do ciclo de conferências de José Félix Ribeiro que será transmitido no Auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, no Campus da Penha, a partir das 18h30 de todas terças-feiras de janeiro. Organizadas pela Culturgest, estas conferências pretendem fornecer um conjunto de informação sintetizada e trabalhada que permita melhor compreender as múltiplas tensões que se cruzam no mundo de amanhã e que já se fazem sentir no mundo de hoje.
Na primeira conferência, subordinada ao tema “A globalização: atores, fluxos e crises - uma visita a partir do pacífico”, José Félix Ribeiro procurará compreender e explicar a globalização, não só que se refere à sua estrutura e atores principais, mas também quanto aos fluxos e diferentes fases. As restantes sessões, marcadas para os dias 17, 24 e 31, abordarão respetivamente as temáticas “Os EUA, os arquitetos da globalização - potência e declínio ou fénix renascida?”; “A emergência das Ásias e os violentos conflitos que podemos esperar” e “A Europa, que destino - o Mediterrâneo ou o Ártico?”.
Sobre José Félix Ribeiro É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF) e aposentado do Departamento de Prospetiva, Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e Ordenamento de Território, de que foi subdiretor-geral e coordenador da área de Informação Internacional. Atualmente responsável pela área de Prospetiva nos cursos de dirigentes do Instituto Nacional de Administração (INA), colabora regularmente com o Instituto de Defesa Nacional (IDN) e com o Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa.