terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PJ: Detenção de autores de tentativa de homicídio



A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, após complexas diligências de investigação, identificou e deteve dois homens pela presumível autoria da prática de um crime de tentativa de homicídio, ocorrido no passado mês de Setembro, na serra Algarvia.
O crime foi perpetrado pelos dois detidos em conjugação de esforços com um terceiro comparticipante que já se encontra em prisão e ainda com um menor de 16 anos de idade.
Os quatro indivíduos deslocaram-se a casa da vítima, agrediram-na, colocaram-na dentro do seu próprio veículo automóvel e conduziram-no até às imediações de uma ravina. Em sequência, com a vítima no interior do veículo, engataram uma mudança de velocidade e projectaram a viatura pela ravina.
A morte só não aconteceu porque a vitima conseguiu escapar-se do veículo em movimento.
Os detidos, de 40 e 21 anos de idade, que na altura da detenção estavam munidos com uma caçadeira, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Basquetebol: Convívio de Sub 12 - QuarteiraTubarões




No passado dia 23 de Janeiro, no pavilhão Dra. Laura Ayres – Quarteira decorreu mais uma manhã cheia de animação e jogos de minibasquete. Numa concentração de atletas sub12, o QuarteiraTubarões apresentou duas equipas (23 atletas), QuarteiraTubarões Misto e QuarteiraTubarões Masculinos, o Imortal DC (12 atletas) e o SC Farense (11 atletas) fizeram-se representar por uma equipa mista. As equipas defrontaram-se em jogos de 4 partes de 6 minutos, onde o mais importante foi jogar basquete, conviver com os colegas e acima de tudo partilhar o gosto por esta modalidade que uniu 46 atletas dentro de campo.
Os minitubarões estão todos de parabéns pela sua postura desportista e agradecemos desde já a participação saudável dos clubes que compareceram no Convívio.
É de salientar ainda a presença de bastantes adeptos que aplaudiram e puxaram pelas suas equipas que contribuíram para um grande ambiente durante o Convívio.
Próximo Convívio – Dia 30 Janeiro às 9.00h, no pav. Dra Laura Ayres, Sub8/10 misto.

Lara Caldeira

CM Castro Marim investe um milhão de euros na requalificação de Almada D’Ouro e Foz de Odeleite



Consciente da necessidade em conferir excelência e qualidade a dois importantes núcleos do concelho de Castro Marim, Almada D’Ouro e Foz de Odeleite, quer pela posição estratégica que ocupam no território, mas também pelo enorme potencial turístico que encerram, a Câmara Municipal tem em fase de conclusão as obras de requalificação paisagística destes lugares das freguesias de Azinhal e Odeleite.
Refira-se que estas duas aldeias com frente para o rio Guadiana ocupam um papel de relevo no desenvolvimento estratégico dos projectos turísticos: Almada D’Ouro – Quinta das Choças e Corte Velho.
As obras de valorização paisagística em curso representam um investimento superior a 1 milhão de euros. Em Almada D’Ouro, a intervenção cujo prazo de execução é de 10 meses, contempla a pavimentação das ruas com calçada em materiais da região, nomeadamente, xisto e calcário, a plantação de oliveiras para enriquecimento do espaço, a iluminação pública será melhorada com a colocação de 62 novos candeeiros. Também será construída uma rede de condutas de telecomunicações que se destina a permitir a eliminação dos cabos aéreos existentes que, em termos visuais, conferem um carácter inestético a um espaço que se quer ambientalmente atractivo.
A requalificação paisagística na localidade de Foz de Odeleite, cujas características são em muito semelhantes às que decorrem em Almada D’Ouro, encontra-se em avançado estado de desenvolvimento, prevendo-se a sua conclusão durante o primeiro trimestre de 2010.

Portimão: O Bando apresenta no TEMPO a peça infantil “Afonso Henriques”


Considerado o melhor espectáculo para a infância e juventude
O Teatro O Bando leva à cena a peça para crianças “Afonso Henriques”, que será apresentada a 29 e 30 de Janeiro no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Co-produzido com o Teatro Nacional D. Maria II e considerado o melhor espectáculo para a infância e juventude pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro em 1983, procura despertar o espírito crítico das crianças, a partir de um poema épico de tradição oral e de crónicas da idade media.

O encenador João Brites idealizou um retrato do primeiro rei português, com suas glórias e vicissitudes, suas conquistas e suas derrotas, numa interpretação a cargo de Ana Brandão, Guilherme Noronha, Miguel Jesus, Nicolau Brites e Sara de Castro.

O argumento passa por diversas fases da vida de D. Afonso Henriques, desde uma criança que herda um pedaço de terra lá para os lados de Astorga e que em adolescente aprisiona a mãe e se faz adulto, tornando-se um guerreiro que mata, saqueia e contesta as ordens papais. Conquistador temível que, em nome do reino de Deus ataca sempre de surpresa, acaba por se transformer num velho friorento que se liberta das mãos dos castelhanos e morre aprisionado nas memórias e imagens de todos nós.

No dia 29 vão ter lugar, às 9h30 e às 14h00, dois espectáculos dirigidos especificamente às escolas de Portimão, enquanto no dia seguinte, às 16h00, “Afonso Henriques” pode ser visto pelas famílias, custando 2,50 euros os bilhetes para crianças dos 6 aos 12 anos e 5 euros os ingressos para adultos.

Tavira: Teresa Rita Lopes apresenta novo livro na Biblioteca Municipal



Teresa Rita Lopes apresentará o seu novo livro de poesia “O Sul do Meus Sonhos”, no próximo Sábado dia 30 de Janeiro, pelas 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Algarvia de Faro, matriculou-se, no início dos anos 60, na Faculdade de Letras de Lisboa. Perseguida pela ditadura salazarista exilou-se em Paris, onde estudou e foi professora na Sorbonne. Regressou a Portugal em 1976 e hoje é catedrática da Universidade Nova de Lisboa.

Considerada um dos maiores especialistas contemporâneos em Fernando Pessoa, centrou o seu trabalho académico na obra deste poeta e dedicou-se especialmente à divulgação da parte inédita da sua obra.

Das obras produzidas individualmente em português destaca-se “Pessoa por conhecer” e uma edição crítica “Álvaro de Campos – Livro de Versos”. Organizou ainda várias exposições sobre Fernando Pessoa em Espanha, no Brasil e em França.

Tem-se dedicado igualmente à obra de Miguel Torga, sobre a qual tem vários ensaios, e, para além disso, tem colaborado regularmente em várias publicações literárias portuguesas e estrangeiras, quer no domínio do ensaio, quer da poesia.

No campo da poesia, tem três livros publicados e, no teatro tem peças publicadas e representadas em Portugal e no estrangeiro: França, Bélgica, Itália, Roménia, Alemanha.

Cruz Vermelha continua a responder ao apelo de ajuda ao Haiti


A Cruz Vermelha já mobilizou mais de 500 toneladas de ajuda e 18 Unidades de Resposta a Emergência. Estão a operar em Port-au Prince 3.000 voluntários da Cruz Vermelha Haitiana (cerca de 10.000 em todo o país), com o apoio de 500 voluntários e profissionais especializados do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. O Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa já conta com 600 mil Euros para apoiar as vítimas do sismo no Haiti. A Cruz Vermelha Portuguesa enviará recursos humanos se forem solicitados.
O Governo do Haiti estima que o sismo do 12 de Janeiro causou 75.000 mortes, 200.000 feridos e um milhão de pessoas deslocadas. Estas estimativas não podem ainda ser confirmadas, contudo o OIM estima que 370.000 pessoas vivem acampadas em mais de 250 locais a céu aberto.
Embora a operação de assistência seja extremamente difícil devido aos problemas logísticos no aeroporto, que recebe até 150 aviões por dia, e de estradas dificilmente transitáveis, a ajuda humanitária está a começar a ter resultados na melhoria da situação das vítimas deste sismo.
Acção do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
A Cruz Vermelha já estava presente e activa no Haiti antes do terramoto que assolou este país há cerca de duas semanas. A Cruz Vermelha Haitiana tinha 1.000 voluntários registados em Port-au-Prince, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) e o Comité Internacional da Cruz Vermelha desenvolviam actividades na área da preparação para desastres, assistência aos civis na área de saúde, água e saneamento, assim como na área da protecção de pessoas detidas.
Desde o terramoto de 12 de Janeiro, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho reforçou consideravelmente a sua presença e actividades. Sob a coordenação da Federação Internacional, as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho do mundo inteiro mobilizaram-se a favor das vítimas do Haiti: cada uma no quadro do plano da Federação Internacional e segundo as necessidades.
A Cruz Vermelha Portuguesa mobilizou-se para angariar fundos e assim financiar as actividades que estão a decorrer nesta fase de emergência. O Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa para apoio das vítimas do sismo já conta com 600 mil Euros, recolhidos graças à generosidade dos doadores portugueses. De acordo com as necessidades que irão surgir na fase de reabilitação, a Cruz Vermelha Portuguesa poderá participar com pessoal de saúde ou noutras áreas, dependendo das solicitações de recursos humanos por parte da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

A assistência
Desde o dia 12 de Janeiro foram mobilizadas mais de 500 toneladas de ajuda e 18 Unidades de Resposta a Emergência (ERUs). Neste momento, estão a operar em Port-au Prince entre 2.500 a 3.000 voluntários da Cruz Vermelha Haitiana (cerca de 10.000 em todo o país), apoiados nesta missão por 500 voluntários e profissionais especializados do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho procedentes, em parte, das Cruzes Vermelhas da zona das Caraíbas e da América latina.
Importa destacar a heróica intervenção dos voluntários sobreviventes da Cruz Vermelha Haitiana logo depois o terramoto. Esta intervenção, previamente treinada e preparada, permitiu salvar muitas vidas. A actual operação, uma das maiores da história da Cruz Vermelha, nunca seria possível sem estes voluntários e a sua dedicação e coragem.
As equipas internacionais (ERUs) no terreno operam na área da logística, em Port-au-Prince e em Santo Domingo, telecomunicações, na assistência e na criação de abrigos para os deslocados. 13.000 pessoas já receberam tendas, lonas, cobertores, kits de higiene e de cozinha. Mais de 40.000 pessoas receberão esta assistência nos próximos dias. Até à data, 380 toneladas métricas foram já transportados para Port-au-Prince a partir do Panamá, onde a Cruz Vermelha dispõe de armazéns com assistência pré-posicionada.
Na área da saúde foi instalado um hospital de campanha no Hospital Universitário de Port-au-Prince. 2 unidades móveis de cuidados básicos de saúde, com capacidade para fornecer cuidados de saúde preventivos e curativos a 30.000 pessoas, estão operacionais desde há alguns dias. 500 pessoas são actualmente tratadas diariamente em centros de atendimento criados pelo Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Actualmente o fornecimento da água é uma grande prioridade: as 4 unidades ERU especializadas no fornecimento de água já presentes, forneceram 2 milhões de litros em Port-au-Prince e Leogane. Espera-se que nos próximos dias a capacidade de fornecimento em água chegue a 500.000 litros por dia.
Voluntários locais especificamente treinados no quadro da preparação para desastres, causados pelos furacões frequentes nas Caraíbas, já estão a prestar apoio psicológico aos sobreviventes.
Com o mesmo objectivo de combater também o sofrimento psicológico causado pela catástrofe, equipas de voluntários da Cruz Vermelha Haitiana, apoiados por especialistas do Comité Internacional da Cruz Vermelha, estão a ajudar as pessoas a restabelecer o contacto com os seus familiares em 4 campos. Até à data já foram realizadas mais de 900 chamadas telefónicas entre residentes em Port-au-Prince e os seus familiares que vivem no estrangeiro. O site www.icrc.org/familiylinks tem actualmente 24.100 nomes. Este site está actualmente disponível em quatro línguas, incluindo crioulo. Mais de 1.900 nomes são de pessoas que reportaram estar vivas e seguras e até ao passado dia 22 foi possível remover 564 nomes porque as pessoas em causa foram localizadas.

Tavira: Grande participação no Encontro Internacional sobre Aquacultura Sustentada organizado em Portugal


Balanço positivo, no final do evento internacional dedicado à Aquacultura Costeira Sustentada, organizado pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), na passada semana, em Tavira.

O Workshop Internacional contou com a presença de 125 participantes de toda a Europa e também do Egipto entre investigadores, aquacultores, estudantes, entidades oficiais e dois especialistas da Comissão Europeia que deram o seu valioso contributo nesta área. Foram divulgados os resultados obtidos no âmbito do projecto SEACASE - Sustainable Extensive and Semi-intensive Aquaculture Production in Southern Europe, bem como os últimos avanços científicos e técnicos realizados nesta temática pela comunidade científica internacional.

As principais conclusões apontaram no sentido da manutenção dos sistemas de extensivos e semi-intensivos de produção que apesar de poderem ser financeiramente menos rentáveis que os sistemas intensivos criam outras mais-valias sociais, patrimoniais e ambientais. Um estudo sócio-económico realizado no âmbito do projecto SEACASE, aponta que a longo prazo é mais vantajoso para a sociedade investir nesta actividade económica e assim manter os ecossistemas costeiros funcionais (em termos de biodiversidade, herança cultural, paisagem, etc.) do que deixá-los ao abandono e tentar recuperá-los dentro de alguns anos. Foram realçados os melhoramentos técnicos que poderão ser directamente aplicados pela indústria incluindo os sistemas multi-tróficos integrados que associam vários métodos de produção, e incluem diversas espécies de fauna e flora minimizando os impactos ambientais. Estiveram igualmente em foco as características nutricionais e a qualidade alimentar dos produtos provenientes de sistemas não-intensivos, bem como os códigos de boas práticas e sistemas de certificação para o sector.


O encontro internacional foi precedido por um Workshop Nacional cujo tema, Policultivo - o caso de estudo português, fomentou um produtivo debate sobre a criação de valor acrescentado nos produtos de aquacultura semi-intensiva e a problemática da crise neste sector, que em Portugal está baseado em sistemas extensivos e semi-intensivos bastante vulneráveis às flutuações do mercado. Entre as cerca de 100 pessoas presentes contou-se a afluente participação de aquacultores nacionais e espanhóis, investigadores, alunos e vários quadros da Direcção Geral das Pescas e Aquicultura.

O PROJECTO SEACASE

No projecto SEACASE (www.seacase.org), que agora termina, participaram 12 instituições, entre Centros de Investigação e Universidades, de cinco países do Sul da Europa: Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. Durante os três anos de duração, o projecto sempre privilegiou a colaboração com a indústria o que se traduz em várias parcerias alcançadas em todos os países envolvidos. Este projecto estudou um vasto leque de sistemas de aquacultura extensiva e semi-intensiva apontando como prioridades a valorização destes métodos de produção, o desenvolvimento de ferramentas eficazes para o aumento da competitividade e da produtividade, permitindo conduzir a uma melhor rentabilidade da aquacultura extensiva e semi-intensiva.

O sucesso dos eventos realizados teve por base a importância crescente da indústria da Aquacultura no mundo e a procura de soluções, pelos aquacultores, para os problemas que o sector enfrenta. Assiste-se a uma crescente aproximação entre os investigadores e a indústria, onde predomina a partilha de informação, experiências e conhecimento técnico. Prevê-se que a colaboração entre os vários intervenientes no sector seja cada vez mais frequente e frutífera a fim de promover o desenvolvimento da Aquacultura. Iniciativas como estas são seguramente um valioso contributo nesse sentido.

Turismo: 2009 foi o pior dos últimos quinze anos no Algarve- AHETA


O ano turístico de 2009 foi o pior dos últimos quinze anos no Algarve, com a taxa de ocupação hoteleira a registar uma diminuição de doze por cento em relação ao ano anterior, revelou ontem a principal associação do sector da região, AHETA.

O cenário é ainda mais negro do que o registado em 2004, ano em que as taxas de ocupação foram bastante baixas no Algarve, disse hoje em conferência de imprensa o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve (AHETA).

Segundo Elidérico Viegas, esta descida acentuada não significa que em termos globais para o País tenham havido menos turistas ou receitas desde há quinze anos, significa que em termos médios para as empresas a situação "foi a pior" desde há quinze anos.
AP - Fonte: Lusa