sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MENDES BOTA QUER SABER OS EFECTIVOS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA NO ALGARVE


O deputado Mendes Bota acaba de questionar os Ministérios da Administração Interna, da Justiça e da Defesa, no sentido de obter o número exacto de efectivos das diversas forças de segurança estacionadas no Algarve, em série cronológica, às datas de 31 de Dezembro de 1999, 31 de Dezembro de 2004 e 31 de Dezembro de 2009.
Só assim, no entender do parlamentar algarvio, será possível saber com rigor, se tem havido ou não um reforço real dos efectivos da GNR, da PSP, da PJ, do SEF e da Autoridade Marítima, adequado ao combate à crescente insegurança que tem afectado a estabilidade social e a imagem exterior da região.
Mendes Bota lamentou que a Governadora Civil de Faro, com quem reuniu recentemente, não tenha sido capaz de fornecer esta informação básica e indispensável para qualquer abordagem à problemática da segurança na região, e salientou que aos números propalados dos reforços de efectivos, há que subtrair os que abandonam as corporações e a região do Algarve, pelos mais diversos motivos. É esse número líquido, que se desconhece.

Algarve: Tripulante do veleiro Malaika morre depois de ter caído ao mar


Pedido de socorro foi recebido na quinta-feira, às 21h35.

O Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu na quinta-feira, por volta das 21h35, um pedido de socorro do veleiro Malaika que vinha das Ilhas Virgens Britânicas. O tripulante, um indivíduo do sexo masculino com cerca de sessenta anos, teve uma queda para o mar a cerca de 35 milhas a Sul de Portimão, no Algarve, acabando por ser encontrado já sem vida às 2h15min desta sexta-feira.


O MRCC Lisboa contou com o apoio da Força Área Portuguesa, da estação salva-vidas de Sagres e da Autoridade Nacional da Protecção Civil nas buscas e no resgate do corpo.

Temporais custam 80 milhões ao Estado



O mau tempo que assolou o país durante o mês de Dezembro já custou ao Estado mais de 80 milhões de euros. Só na zona Oeste, os danos atingiram os 63 milhões de euros.

O concelho de Torres Vedras foi o mais atingido, sofrendo um rasto de destruição, sobretudo no sector agrícola, com estufas deitadas ao chão ou parcialmente destruídas, pondo em causa a economia hortícola.


Pelo menos 600 agricultores foram afectados e um milhar de postos de trabalho atingidos, uma vez que 90% dos 600 hectares de estufas sofreram os perigos da intempérie.


Só na última semana de Dezembro, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recebeu 2.615 ocorrências, a maioria das quais (622) no distrito de Lisboa. Do total de ocorrências, mais de mil referem-se a inundações.


No Grande Porto, os prejuízos foram avaliados em cerca de 3,7 milhões de euros, principalmente na zona de Gondomar, onde as chuvas fortes causaram perdas de 3,5 milhões de euros, de acordo com os "primeiros e muito provisórios" cálculos da autarquia, revelou a SIC.


No Alentejo, o mau tempo das últimas semanas afectou vários concelhos, com destaque para Ourique, onde os prejuízos estão contabilizados em cerca de um milhão de euros, noticiou a mesma fonte.


Nas regiões autónomas, especialmente nos Açores, as chuvas causaram um prejuízo de 10 milhões de euros, segundo estimativas do Governo regional. Esta verba inclui intervenções em infra-estruturas como pontes e estradas, e também o reordenamento das ribeiras, realojamentos habitacionais e ajuda para a aquisição de equipamentos domésticos.

Parlamento aprova casamento entre homossexuais


Foi ontem aprovado pela esquerda parlamentar o diploma que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A proposta de referendo sobre a questão, que já tinha uma petição assinada por 90 mil pessoas, foi chumbada. A adopção por parte dos casais homossexuais, proposta apenas pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Ecologista os Verdes (PEV), foi rejeitada.

Votado pelo PS, Bloco de Esquerda, PCP e pelo PEV, o novo diploma teve uma votação desfavorável pelo PSD, com excepção da abstenção de sete deputados laranjas. Para José Sócrates, a lei “marcará a vida parlamentar portuguesa”, já que apresenta um “passo decisivo contra a discriminação”.

SB Alportel: valorização dos Espaços Públicos avança com intervenções na Vila


A Câmara Municipal procedeu à requalificação urbanística de um pequeno espaço público existente na Rua António Bentes.
A obra, adjudicada à empresa Sérgio Caiado Raminhos, Lda, pelo valor de 4278,55 euros integra a estratégia de constante melhoramente e embelezamento da vila e dos núcleos urbanos do concelho.
Requalificação dos Espaços Exteriores da Rua Dr. Manuel Neves – Urbanização Azinheira
Neste momento, encontram-se em execução os trabalhos de requalificação dos espaços exteriores da Rua Dr. Manuel Neves – Urbanização Azinheira, adjudicada à empresa Sérgio Caiado Raminhos, pelo valor de 27.508,03 euros. Os trabalhos visam ordenar o espaço público, ampliar as bolsas de estacionamento e criar mais e melhores espaços verdes neste local.
Relocalização da Praça de Táxis
Em pleno centro da vila, , na Av. Da Liberdade, encontram-se em fase de conclusão os trabalhos de preparação da relocalização da Praça de Táxis de modo a melhorar as condições para taxistas e utentes deste serviço de transporte. A obra de construção de estrutura de sombreamento para a praça de táxis foi adjudicada à empresa Transforsul, pelo valor de 36.405,60 euros.
Aguarda-se apenas a colocação de equipamentos complementares para a relocalização da Praça de Táxis neste novo espaço.

FESTA DAS CHOURIÇAS EM QUERENÇA


A 24 de Janeiro, Querença, uma das mais típicas aldeias algarvias, localizada no coração do barrocal do Concelho de Loulé, volta a receber mais uma edição da Festa das Chouriças, um certame gastronómico que tem em vista dar a conhecer junto dos turistas as tradições do interior do Algarve.

As comemorações começam logo no sábado, dia 23, a partir das 21h00, no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, com uma Noite de Fado.

Mas é no domingo que aldeia se irá encher de forasteiros que vêm até aqui apreciar os petiscos locais. Logo pela manhã, a partir das 11h00, começa a degustação de chouriças assadas, no Largo da Igreja. Às 15h00, realiza-se a Eucaristia seguida da procissão solene pelas artérias da aldeia, com a imagem de S. Luís.

O momento mais esperado da festa acontece às 16h30, com o tradicional leilão de chouriças e ofertas. E para encerrar da melhor forma mais uma edição da Festa das Chouriças, a comissão organizadora vai proporcionar aos visitantes um espectáculo de fogo-de-artifício.

Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protector as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em Janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Como tal, é tradição entre os agricultores desta zona, caso os animais tenham uma vida saudável até à Festa da Matança, que se realiza no início do ano, oferecer uma ou mais chouriças a S. Luís, sendo as restantes leiloadas, em conjunto com outras ofertas, num leilão bastante concorrido.

A Festa das Chouriças de Querença surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa de género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.

VR Stº. António: PRESÉPIO GIGANTE RECEBEU 61.165 VISITANTES


O Presépio Gigante de Vila Real de Santo António, que esteve aberto ao público durante um mês, recebeu a visita de 61.165 pessoas.
O presépio, criado e construído por funcionários da autarquia, atingiu este ano a dimensão de 140 m2 e mais de 3500 figuras. Para ser possível criar esta obra de arte foram necessários 15 mil kg de areia, 140 m2 de musgo e 400 kg de cortiça, 1500 kg de pó de pedra assim como inúmeras horas de trabalho.
O Centro Cultural António Aleixo, ao longo de um mês (de 6 de Dezembro a 6 de Janeiro), acolheu esta exposição que no segundo dia recebeu a visita de mais de 4.500pessoas.

BE defende extensão das medidas de apoio aos agricultores lesados pelas intempéries da região do Algarve


Os últimos temporais afectaram principalmente as culturas hortícolas e a citricultura, tendo destruído completamente estufas metálicas recentemente construídas, de qualidade de construção reconhecida, estufas em madeira e instalações de arrumos e armazenagem em explorações agrícolas.
A 30 de Dezembro, o Conselho de Ministros aprovou diversas medidas de auxílio aos agricultores face aos prejuízos provocados pelas intempéries, programa de apoios que o Bloco de Esquerda considera que deve ser estendido à região do Algarve, onde se estima que os prejuízos atinjam os 2 milhões de euros, principalmente nos concelhos de Faro e Olhão.
Esta semana, as deputadas e os deputados bloquistas apresentaram um projecto de resolução na Assembleia da República, recomendando ao Governo que proceda ao levantamento dos concelhos mais afectados no Algarve, a fim de detectar os que, eventualmente, possam ser inseridos no quadro de calamidade, de forma a usufruírem do PRODER.
O Bloco de Esquerda pretende ainda que, para efeitos de crédito, as explorações sejam integradas dentro dos critérios das operações equiparadas à operação de concentração, que detêm uma bonificação de 100%.
Com esta proposta, o BE quer que o agricultores da região do Algarve recebam os apoios necessários perante os prejuízos causados, à semelhança do que foi regulamentado para outros locais do país.

GNR Fiscaliza Estabelecimentos de Diversão Nocturna e Rodoviária



A Guarda Nacional Republicana de Faro e Silves, em conjunto com militares do Destacamento de Intervenção e do Destacamento de Trânsito de Faro, desenvolveu durante a noite de ontem, 07 de Janeiro, uma intensa actividade de fiscalização de estabelecimentos de diversão nocturna e rodoviária nos concelhos de Silves, Lagoa, Faro, S. Brás Alportel e Olhão.
Nesta operação estiveram empenhados 72 militares e 3 binómios de detecção de droga, tendo sido fiscalizados 310 condutores, dos quais resultaram 18 autos de contra-ordenação e efectuadas 16 detenções, sendo 5 por condução sob influência do álcool (TAS de 1,44 g/l e 2,18 g/l), 3 por condução sem habilitação legal de veículos, 1 por desobediência (recusa de efectuar teste de alcoolemia) e 7 por caça ilegal (posse de ouriços - espécie esta protegidas por lei). Foi elaborado ainda um auto de contra-ordenação a um cidadão português de 19 de idade por posse de 8 doses de haxixe.

Olhão marca presença na BTL de 13 a 17 de Janeiro


A Câmara Municipal de Olhão participa, entre os dias 13 e 17 de Janeiro, na 22ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL (Parque das Nações). O stand que promove e representa o concelho de Olhão estará incluído no ‘Espaço Algarve’, promovido pelo Turismo do Algarve.

Olhão terá um novo espaço de divulgação de 54 m2, novo stand construído para o efeito. Ali o visitante pode conhecer as mais recentes novidades a nível turístico do concelho que de ano para ano apresenta melhorias substanciais. As principais iniciativas que se realizam ao longo do ano no concelho estarão em destaque, assim como o turismo de natureza e o alojamento de qualidade.

Durante seis dias, Olhão é um dos concelhos algarvios que se dará a mostrar ao País e ao Mundo, tentando captar turistas para os seus equipamentos e que também visitem e desfrutem da gastronomia, da história e do património arquitectónico existente.

PJ desvenda: Causa da morte de jovem na zona de Albufeira


A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, concluiu e remeteu à autoridade judiciária competente o inquérito sobre a morte de um indivíduo de 19 anos, ocorrida em meados de Setembro de 2009, na zona de Albufeira.

O jovem foi encontrado por familiares, prostrado no solo, com um tiro na zona fronto-parietal direita da cabeça, provocado por uma arma de calibre 6,35 mm.

A arma não foi encontrada no local, tendo as suspeitas populares atribuído a morte a grupos de indivíduos relacionados com o furto de sacos de Alfarrobas.

Os exames periciais e médico-legais, bem como as investigações exaustivas realizadas pela Polícia Judiciária, foram conclusivos no sentido de se determinar que não existiu a intervenção de terceiros na morte.

Faro: BARES LEVADOS A CONCURSO


A Câmara Municipal de Faro informa que decidiu lançar concurso público para os bares e snack-bares explorados por terceiros em propriedade municipal. Esta medida enquadra-se numa estratégia de orientação que visa assegurar melhor qualidade no serviço prestado, reorganizar os modelos de gestão e organização dos espaços em causa e rentabilizar património municipal que estava, em alguns casos, afecto a terceiros sem que daí resultasse qualquer contrapartida de natureza financeira para os cofres municipais.

Deste modo, após uma aturada análise dos vínculos contratuais existentes, a Câmara promoverá, a breve trecho, a abertura de concurso público para os bares e snack-bares existentes em edifícios municipais, atestando, desde já, que se regerá, em primeiro plano, pela optimização do serviço prestado aos munícipes, de modo a que esses espaços disponibilizem oferta apropriada e que supram carências de qualidade desde há muito sentidas.