quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

37ª Volta ao Algarve em Bicicleta: Ricardo Mestre (Tavira/Prio) é líder da classificação de montanha


Já está na estrada a 37ª Volta ao Algarve em Bicicleta. Ricardo Mestre venceu na montanha nesta etapa inaugural que uniu Faro e Albufeira.

A primeira viagem da Volta ao Algarve compreendeu 158 quilómetros, onde pelo meio existiram dois prémios de montanha de terceira categoria em que Ricardo Mestre, da Tavira/Prio, pontuou, depois de estar em fuga.

Para o corredor não foi fácil andar fugido pois “com um pelotão desta qualidade torna-se bastante complicado já que há corredores muito bons”, afirmou. Mestre amealhou dez pontos e vestiu a camisola verde, como líder da montanha.

No pelotão mais “estrangeiro” e “luxuoso” do calendário nacional, André Cardoso foi o terceiro melhor português no terreno.

A “algarvia” segue amanhã até Lagoa para correr os 186.5 quilómetros da segunda etapa, com direcção a Lagos. Esta será a tirada mais longa da competição que conta com três prémios de montanha de terceira categoria e duas metas-volantes.

Concurso Água Jovem: Inscrições já abriram


Já estão abertas as inscrições para o concurso “Água Jovem”, iniciativa de sensibilização e reflexão ambiental destinada a todos os jovens que frequentam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário.
Promovido pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve I.P (ARH do Algarve), o certame tem como principal objectivo sensibilizar os jovens da Região Hidrográfica do Algarve para o conhecimento e preservação do recurso água.
Esta iniciativa pretende contribuir igualmente para a reflexão dos jovens sobre o seu papel enquanto voluntários, enquadrando-se assim no Ano Europeu do Voluntariado, que se comemora em 2011.


Os trabalhos podem ser apresentados em qualquer suporte (papel, digital, multimédia, etc.) e deverão dar ênfase a um ou mais dos seguintes temas: Água e Sociedade; Água e Biodiversidade; Água e Voluntariado; Água e Futuro.
De notar que, embora seja destinado a jovens que frequentam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, não é obrigatório que a participação se faça no âmbito da escola ou de uma associação juvenil, pois as inscrições são individuais.
Os trabalhos apresentados a concurso serão apreciados por um júri constituído por representantes de várias entidades regionais e os quatro trabalhos premiados terão apresentação pública no Fórum Água Jovem, que decorrerá em Faro a 4 de Maio de 2011, bem como divulgação garantida no Boletim da ARH do Algarve e na Newsletter do Voluntariado Ambiental para a Água.

Os trabalhos devem ser enviados para a ARH do Algarve até ao final de Março de 2011, mas as inscrições no concurso deverão ser feitas já até ao dia 4 de Março de 2011. Os candidatos devem enviar a ficha de inscrição para o e-mail pvaz@arhalgarve.pt.
Todos os participantes no concurso serão premiados com um passeio de barco na Ria Formosa (Ilha Deserta – Animaris) e verão os seus trabalhos divulgados no portal da ARH do Algarve e no site do Voluntariado Ambiental para a Água.
Os trabalhos vencedores do concurso terão direito a:
1º Lugar – Um programa de interacção com golfinhos no Zoomarine e almoço, ou jantar no restaurante Nosolo Itália na Marina de Vilamoura.
2º Lugar - Baptismo de Mergulho (Hidroespaço)
3º Lugar e 4º Lugar – Aula de Surf (Clube de Surf de Faro)
Mais informações poderão ser obtidas nos sites www.arhalgarve.pt e www.voluntariadoambientalagua.com ou através do e-mail: pvaz@arhalgarve.pt ou telefone da ARH do Algarve 289 889 000 – Paula Vaz.

Women's Conference na Marina de Lagos


Evento especial dedicado às mulheres irá decorrer no dia 19 de Fevereiro.
A empresa de consultoria de imagem Individual e o grupo Action vão organizar, no próximo dia 19 de Fevereiro, na Marina de Lagos, um evento especial inteiramente pensado para as mulheres de todas as idades. A Women's Conference tem como objectivo proporcionar uma tarde diferente de descontracção e interacção, em que as participantes irão aprender mais sobre temas relacionados com a sua imagem, atitude e linguagem corporal.
No evento, que decorrerá em inglês e português, serão ainda abordadas questões como a renovação do guarda-roupa, looks diferentes e psicologia do cabelo e da maquilhagem.


“Pelo preço de uma simples refeição, queremos que as participantes aprendam a marcar a diferença, mostrando aos outros quem são através da sua imagem e atitude,” disse Catarina São Martinho, uma das responsáveis pela organização.
A conferência irá decorrer das 15h às 17h30, em frente à Individual, no espaço de arte da Marina de Lagos, situado no Núcleo Gil Eanes (perto da Marcela Propriedades e LuzDoc).
Para além da participação na conferência, as participantes terão ainda direito a uma tarde cheia de animação e música. A comida e bebidas estão incluídas e serão servidas pelo restaurante Xarme, em Lagos.
A Redken, a Marina de Lagos e a empresa Snob Factory são outros dos parceiros do evento.

AUIF - "ILHA DE FARO SOB RISCO IMINENTE"


A AUIF (Associação dos Utentes da Ilha de Faro), através de nota de imprensa, que transcrevemos, dá conta que "encontra-se extremamente preocupada com a falta de uma solução para travar o processo de erosão costeira que desde há muito se faz sentir na Ilha de Faro. Esta situação, que se agrava particularmente no Inverno, quando a agitação marítima é mais intensa, poderá causar danos irreversíveis na Ilha nos próximos dias, face à previsão de forte ondulação (5 metros) que coincidirá com a existência de marés vivas.
Já este Inverno por diversas vezes se registaram galgamentos da duna, que obrigaram a cortes no acesso à Ilha de Faro e ao derrube de casas na zona poente. Esta situação é particularmente grave, quando existem na Ilha de Faro dezenas de famílias que ali habitam de forma permanente, e que assim se vêem isoladas, impedidas de aceder ou sair da Ilha e com os seus bens sob permanente ameaça.
A tudo isto as Autoridades do Ambiente com responsabilidades sobre esta faixa da costa, assistem de forma passiva, mesmo depois de inúmeros estudos que ao longo de décadas têm sido realizados pelos (ditos) melhores especialistas nacionais.

A Sociedade POLIS Ria Formosa, que tem nas suas linhas de programação uma intervenção para solucionar esta situação, continua a alimentar os mesmos especialistas de sempre, com a encomenda de mais estudos. Os mesmos cujas propostas de intervenção apontam para acções como as que recentemente ocorreram na Fuzeta, onde foram gastos 1 milhão de euros que o mar levou em 2 dias; ou os 6 milhões de
euros gastos na alimentação artificial da zona de Vale do Lobo, que deveriam durar 10anos, mas onde, decorridos 6 meses, parte substancial da areia já desapareceu. As soluções destes especialistas passam sempre pelo derrube das construções existentes (curiosamente a zona mais frágil da Ilha de Faro é a central, onde curiosa e praticamente não existem construções).
Como é, certamente, do conhecimento da POLIS Ria Formosa existem outras soluções, talvez mais dispendiosas (à partida), mas mais eficazes, duradoiras e mais baratas a médio/longo prazo. São vários os exemplos de sucesso por esse Mundo fora, mas aqui na Ilha de Faro, a solução que se parece perspectivar é uma vez mais precária, com resultados que todos antecipam ser de curta duração.
Como se já não bastasse tanto descrédito, o próprio Presidente da Câmara Municipal de Faro recentemente reconheceu em entrevista a um órgão de informação regional que “até agora tem havido muitos estudos e pouca acção … trabalho concreto só mesmo o vento e as marés é que o fizeram”. Mas não ficou por aqui Macário Correia, pois não deixou de ironizar sobre a actuação da Sociedade POLIS Ria Formosa, afirmando que “Há mais papeis (sobre a Praia de Faro) do que grãos de areia. Acho que deveria haver mais cuidado com o uso dos dinheiros públicos”. Curiosamente a Câmara Municipal de Faro é um dos accionistas da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa S.A. - Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa.

Por estas razões urge intervir, basta de palavreado e estudos! Se os responsáveis e especialistas de sempre não têm nem estratégia, nem soluções efectivas ou capacidade para resolver este problema, que se demitam! Esperemos que não o façam apenas depois de a duna romper, de metade da Ilha de Faro desaparecer e do próprio aeroporto poder vir a ser afectado.
A Ilha de Faro, os seus habitantes e utentes merecem mais respeito e melhor sorte", conclui o documento da AUIF.

Sevilhanas e Flamenco em Alcoutim


Já estão abertas as inscrições para as aulas de sevilhanas e flamenco em Alcoutim. A iniciativa é da Câmara Municipal de Alcoutim e pretende criar grupos de dança que possam dinamizar e fazer crescer a vida cultural do concelho. A formação destina-se à população em geral, maior de 10 anos de idade.
A professora Gracia Diaz, com vasta formação e experiência na área, quer começar por ensinar ao grupo a história do flamenco e de cada ritmo que o materializa. Depois das explicações teóricas, Gracia vai trabalhar exercícios de sapateado e de braços e mãos, introduzir os complementos do baile espanhol (castanholas, xaile, leque) e iniciar a turma na coreografia das sevilhanas e do flamenco.
As sevilhanas e o flamenco são danças tradicionais da região de Andaluzia, mas com grande ligação a Portugal, pelo seu caráter festivo e pela proximidade com o país vizinho. A população de Alcoutim, pela proximidade geográfica e partilha histórica, sente-se muita ligada à cultura espanhola, que vai agora ter oportunidade de conhecer mais de perto.

IPJ procura voluntários para XVIII Edição do Algarve CUP/Mundialito de Futebol Feminino


O Instituto Português da Juventude associa-se à XVIII edição do Algarve Cup/Mundialito de Futebol Feminino, que se disputará entre os dias 2 e 9 de Março de 2011.
Desta forma, o Torneio vai associar-se à iniciativa das Nações Unidas, que proclamou 2011 como “Ano Internacional das Florestas”, com o objectivo de sensibilizar para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.
No decorrer da competição serão levadas a efeito diversas iniciativas de sensibilização, que serão anunciadas oportunamente.
Aquela que é considerada como a terceira mais importante competição do calendário mundial ganha, este ano, uma importância acrescida, uma vez que antecede a realização do Campeonato do Mundo, marcado para este Verão (26 de Junho a 17 de Julho, na Alemanha), e no qual participarão quatro das selecções que vão estar no Algarve: Estados Unidos, Japão, Noruega e Suécia.
Com a participação de 12 selecções, o Algarve Cup estará dividido em três grupos.
Do Grupo A fazem parte as formações dos Estados Unidos (1ª classificada do Ranking Feminino da FIFA), da Finlândia (16ª), do Japão (5ª) e da Noruega (7ª). No Grupo B estarão a China (13ª), a Dinamarca (14ª), a Islândia (17ª) e a Suécia (4ª). A nossa Selecção (39ª) estará incluída no Grupo C, onde competirá com o Chile (46ª), o País de Gales (47ª) e a Roménia (37ª).
As inscrições já se encontram abertas.

Ciclista André Cradoso no Projecto Olímpico Londres 2012


O ciclista, André Cardoso, tem vindo a participar em provas internacionais, representando a Selecção Nacional tendo por finalidade obter resultados que lhe permitam integrar a equipa que irá participar nas Olimpíadas de Londres.
“ Continuo integrado no Projecto Olímpico, Londres 2012, pelos resultados que tenho obtido ao serviço da Selecção Nacional. Tenho tido o apoio do Comité Olímpico, para que haja uma maior motivação quando integro a Selecção”.
- Este ano, a nível de Clube, quais as perspectivas?
- Em termos de futuro próximo será a Volta ao Algarve. Outras equipas terão outras motivações, mas penso que, com o Samuel Caldeira, podemos discutir as provas ao sprint e, talvez, na chegada ao Alto do Malhão, o Samuel ou mesmo o Ricardo Mestre, teremos uma palavra a dizer, com todos os outros valores internacionais.

G. J.

VRSA: PS de VRSA congratula-se pela redução das Taxas



Os valores exorbitantes praticados na cobrança da água eram insuportáveis para a população
"O PS de VRSA, tem vindo a demonstrar a sua indignação pelos valores exorbitantes que a Câmara de Vila Real de Santo António decidiu praticar na cobrança de taxas e principalmente nas cobranças da água e águas residuais", refere, através de nota de imprensa, que transcrevemos, o PS VRST António.
"O PS congratula-se e congratula a autarquia por ter voltado atrás na sua posição, no entanto o proposto em termos de redução fica ainda aquém do necessário e longe da realidade das tarifas praticadas há dois meses.
Os valores praticados na cobrança da água eram insuportáveis para a população, não só domésticos como não domésticos (restaurantes, hotelaria, comércio e condomínios).
O PS andou nas ruas e ouviu a população, a qual explicou das dificuldades financeiras que estão a passar e que neste momento tão difícil a autarquia ainda os sobrecarrega com o aumento da água, referiram ainda que as facturas aparecem com valores escandalosos, casas de comércio que apenas descarregam o autoclismo passaram de um valor de 14, 40 € para 44, 80 €.
O PS defendeu desde a primeira hora que tendo em conta a crise económica e financeira que se está a viver no concelho, não era a altura exacta para estes estrondosos aumentos.
Nos tempos difíceis temos de ouvir e respeitar os outros, sabendo distinguir aquilo que poderá ser benéfico para a população e para a dinâmica do sector empresarial local com impacto nos postos de trabalho, daquilo que poderá apenas trazer proveitos directos para os cofres do Município", conclui o documento dos socialistas vilarealenses.

Ciclismo: TAVIRA/PRIO APRESENTOU EQUIPA PROFISSIONAL


Jorge Corvo, Presidente da Direcção

Orçamento menor, mas a mesma vontade de ganhar
No Mercado da Ribeira, foi apresentada a equipa profissional de ciclismo que esta época vai representar o Clube de Ciclismo, com a designação TAVIRA/PRIO.
Jorge Corvo, Presidente da direcção, falou das vitórias na Volta a Portugal, nos últimos três anos, cujo projecto de continuidade continua de pé. “Não foi fácil conseguir os patrocínios que desejávamos, mas com a boa vontade de todos, vamos mostrar o que se faz na formação e trazer muitas vitórias para o Clube e para Tavira. O plantel está fechado, mas ainda pode haver uma surpresa…”.

Vidal Fitas, Director Desportivo

O director desportivo, Vidal Fitas, ao referir-se ao Engº. Brito da Mana, fundador do Clube, emocionou-se. “O Algarve tem tradições nesta modalidade. Em Tavira, é um sonho, vir a formar uma equipa só com atletas oriundos da formação do clube. Vamos tentar ganhar de novo a Volta a Portugal Não vai ser fácil, mas não é impossível”.
O Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, referiu não ter sido fácil, este ano, conseguir os patrocinadores para dar seguimento ao projecto. “Todos nós acreditávamos que esta equipa ia continuar, como continuou e continuará nos próximos tempos. A minha primeira palavra vai para os atletas. Eles já têm valor pois ganharam as últimas três Voltas a Portugal e não sei quantos mais prémios nacionais de ciclismo. Este ano, ganharam mais um prémio, por terem prescindido de outras condições para continuarem aquilo que o Jorge e o Vidal pretendem. Enquanto estiverem na estrada, trabalharemos para lhes proporcionar melhores condições, este ano e nos próximos. Reconhecem o papel do Vidal Fitas à frente da equipa. Esta equipa merece continuar. Tivemos muitas conversas, em momentos negros e hoje estamos a apresentar a equipa. Com esta direcção o Clube de Ciclismo tem o futuro assegurado. É muito importante que Tavira, terra de ciclistas e de referência no Algarve, tenha uma equipa com a história que esta tem. Por isso, o compromisso do Município não é mais do que a sua obrigação de a manter. Podíamos não ter patrocinadores, mas a equipa tinha de continuar porque faz parte da nossa história. O nosso compromisso é manter esta equipa a funcionar.
Continuaremos a procurar patrocinadores. De pessoas que nos deram a palavra e que assumirão compromissos, para reforçar o orçamento deste ano, para tornar possível a internacionalização desta equipa, para representar Tavira e o Algarve”.

da esqª: João Mendonça, Diogo Nunes, Tomas Metcalfe, André Cardoso, Henrique Casimiro, Daniel Mestre, Luís Silva, Ricardo Mestre, Davis Livramento e Samuel Caldeira

UMA EQUIPA PARA DIGNIFICAR O CLUBE, TAVIRA E O ALGARVE
A equipa, do escalão Continental, que conta com um orçamento de 350.000,00 € (Trezentos e cinquenta mil euros) é composta por:
Direcção: Presidente: Jorge Corvo, Vice-presidentes: Paulo Faleiro, José Branquinho Silva, César Fernandes e Luís Gonçalo Santos.
Equipa Técnica: Director Desportivo: Vidal Fitas; Médico: Dr. Benjamim Carvalho; Relações Públicas: Ana Luísa Jesus; Mecânicos: Hélder Lopes; Carlos Matos; Miguel Monchique; Massagistas: Benjamim Carvalho; Yuriy Lapshyn
Ciclistas:
SAMUEL JOSÉ RODRIGUES CALDEIRA, sprinter, nasceu em Manta Rota, em 30-11-1985, ciclista promissor, possui grandes potencialidades nesta especialidade, com cultura táctica e visão de corrida. Na época anterior venceu o GP Crédito Agrícola – Costa Azul, e no Festival de Pista arrecadou a prova das 100 Voltas. Em 2009 venceu a Volta ao Concelho de Albufeira, e estreou-se na Volta a Portugal onde deu um importante contributo.
DAVID DA SILVA LIVRAMENTO, trepador, nasceu em Cabanas – Tavira, em 18-12-1983. Ciclista há 13 anos, formado nas escolas do Clube, é um trunfo excepcional devido às suas potencialidades. Como já nos vem habituando há largos anos, presta precioso apoio na Volta a Portugal.
RICARDO JORGE CORREIA MESTRE. trepador, nasceu em Castro Marim, em 11-09-1983. Ciclista oriundo das escolas do clube. Em 2010 venceu o GP do Minho e atingiu o 8º lugar da Volta a Portugal. Em 2008 foi 2º. numa das etapas do GPI de Paredes. Em 2006 obteve um 4º. lugar na etapa rainha do Tour Lavenir; na Volta a Portugal venceu a 6ª.etapa, classificando-se em 9º na Geral, arrecadou ainda o Prémio da Montanha, e o Prémio da Juventude. Também no mesmo ano sagrou-se Vice-Campeão de estrada, em Elites.
LUÍS FILIPE ALBINO SILVA, rolador, nasceu em Tavira, em 22-10-1984. Excelente equipier, vindo também das camadas jovens do Clube. Em 2010 triunfou na 5ª Clássica de Castro Marim/Tavira. Em 2008 foi 3º nas 100 Voltas do Festival de Pista. Em 2007 classificou-se na 4ª posição na Geral da Volta a Bulgária. Em 2001 deu nas vistas ao sagrar-se vencedor na Prova de Abertura, e ao vencer o Prémio Loulé 2000.
NELSON NUNO SEQUEIRA VITORINO, nasceu em Olhão, em 17-08-1975. Corredor completo, chegou ao 8º posto na Volta a Portugal do ano passado, e conquistou em 2008 o 2º posto da Geral no GP CTT Correios. Em 2006 foi vencedor da Camisola da Montanha no GP Paredes; e 5º Classificado da Geral na Volta ao Alentejo. Em 2005, obteve o 3º lugar na etapa da Covatilla na Volta a Castilla-Leon. Em 2004 foi 13º na Geral da Volta a Portugal; 2º no Troféu Joaquim Agostinho; e 2º na Geral da Volta à Bulgária. Em 2003 obteve o 4º lugar na Geral da Volta a Portugal. Também já representou Portugal em Campeonatos do Mundo.
DANIEL JOSÉ PEREIRA MESTRE, sprinter, nasceu na Suíça, de nacionalidade portuguesa, 01-04-1986, ingressou no Clube de Ciclismo de Tavira como amador em 2007. Nesse ano venceu a 5ª. etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em 2008 conquistou a 1ª Prova da Taça de Portugal e foi chamado para integrar a selecção nacional na Taça das Nações. Ascendeu a profissional em 2009. Nesse ano subiu ao 2º lugar da classificação do GP Liberty Seguros – Cidade do Funchal.
HENRIQUE MADEIRA CASIMIRO, trepador, nasceu na Suíça, de nacionalidade portuguesa, em 22-04-1986. Tal como Daniel Mestre, ingressou no CCT em 2007 como amador. Nesse ano venceu a 4ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. Em 2008 venceu a 4ª Prova da Taça de Portugal, e à semelhança de Daniel Mestre, também foi chamado aos trabalhos da selecção nacional para a
Taça das Nações. Em 2009 ascendeu a profissional.
ANDRÉ FERNANDO SANTOS MARTINS CARDOSO, trepador nato, nasceu em Gondomar, em 03-09-1984. Profissional desde 2006, ingressou no CCT em 2009, onde chegou em 3º. posto à Nª Sra da Graça na Volta a Portugal. Em 2010 obteve excelentes resultados em várias etapas da Volta às Astúrias, e ficou em 15º no Campeonato do Mundo. Já em 2009, tal como em 2008, foi chamado para o Campeonato do Mundo onde se sagrou o melhor português. Enquanto amador conseguiu vários triunfos na Volta a Portugal do Futuro e na Volta à Madeira.
TOMAS SWIFT METCALFE, equipier, nasceu em Faro, de nacionalidade inglesa, em 22-10-1984. Oriundo dos escalões de formação do Clube de Ciclismo de Tavira, desempenha um importante papel em prol da equipa. Em 2010 sagrou-se vencedor da classificação de montanha do Tour de Gironde, em França. Como amador destacou-se em 2008 ao vencer uma etapa do Troféu RTP.
Estes ciclistas, na época anterior representaram a equipa do Palmeiras Resort/Prio/Tavira.
DIOGO NUNES, rolador, nasceu em Estói, em 04-03-1989. Ex-ciclista amador do Clube de Ciclismo de Tavira, sobe a profissional este ano. Distinguiu-se no campeonato nacional de 2010, ao fazer 5º posto no Contra-relógio e 3º em 2009.
JOÃO MENDONÇA, trepador, nasceu em Olhão, em 14-06-1989. Ex-ciclista amador do Clube de Ciclismo de Tavira, sobe a profissional este ano. O atleta venceu o Prémio de Valongo em 2010. Em 2009 subiu ao 5º posto na Volta a Portugal do Futuro, e foi 10º na Volta a Coruña. Estes dois ciclistas, na época transacta representaram a equipa: CCTavira (Sub 23).

Geraldo de Jesus