sábado, 15 de maio de 2010

Algarve: 13 museus, 13 exposições - em São Brás de Alportel



SOMBRAS e LUZ O Século XIX no Algarve
A exposição “Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” faz parte da iniciativa conjunta levada a cabo por 14 museus que integram a Rede de Museus do Algarve (RMA) num projecto abrangente, sob o título Algarve - Do Reino à Região.
De comum acordo, cada museu escolheu livremente o seu tema, de modo a que , em Maio – o Mês dos Museus - as 13 unidades museológicas, possam oferecer aos públicos visitantes, como peças de um puzzle, os seus contributos parcelares para a visão global de factos e períodos importantes dessa longa caminhada histórica que foi ser Reino dos Algarves até chegar à Província do Algarve, almejando ser, em breve, oficialmente A Região do Algarve, tal como a natureza a delimitou e os algarvios desejam.
O Museu do Trajo, de São Brás de Alportel elegeu o Século XIX como tema da sua exposição. Sombras e Luz, o título, é já em si mesmo, um desafio. A escolha da época não tem de modo algum intenção revivalista. Pelo contrário, pretende-se trazer ao presente, trajes e objectos vários que pela sua beleza, função ou originalidade merecem ser conhecidos ou simplesmente apreciados mas que, retirados do seu contexto e funcionalidade iniciais adquirem agora um novo e igualmente estimável valor. Através da linguagem museográfica conduzirão o observador (público de qualquer idade) a pensamentos, apreciações e críticas que hão-de ter a marca individual de cada um deles com as suas referências actuais, as suas memórias e as emoções e reacções - de espanto, alegria ou outras - que as peças expostas, os dísticos e textos e os ambientes recriados lhe produzirão.
O próprio edifício, em boa hora transformado em Museu, é uma bela construção oitocentista. Desta maneira, a recriação de alguns ambientes – íntimo, doméstico, social e laboral - tocando a etiqueta, a religião, a música e os meios de comunicação - encontraram o envolvimento adequado. Ao longo de um percurso aparentemente sinuoso mas agradável e com algumas surpresas pelo meio, convidamos os diversos públicos de todas as idades para, através do olhar, do tacto, da audição e até do olfacto, experimentarem a emoção da visita a uma época, que aos mais jovens parecerá muito, muito remota. O vestuário, com as características de um século marcado pelo movimento romântico, tem um certo relevo na exposição.
Á comunidade local serão expressamente dedicados alguns apontamentos especiais, nomeadamente no que respeita à industria da cortiça – momento fundamental da história de São Brás de Alportel que, na segunda metade do século XIX conheceu um período brilhante de desenvolvimento económico e cultural.

APOS - Conferência sobre Boris Skossyreff: o homem que quis ser Rei em Andorra e foi mano-rei em Olhão!


Próximo sábado (dia 22 de Maio), às 15h, na Sociedade Recreativa Olhanense.
Em 1934, um aventureiro intelectual e romântico de origem russa chamado Boris Skossyreff ocupa o poder em Andorra e é proclamado Rei Boris I. Depois duas semanas de “reinado”, foi preso e expulso para Portugal, acabando por permanecer alguns meses em Olhão, em 1935, até sair para França. Este efémero “rei” teve uma vida deveras atribulada e nunca esqueceu a ajuda que muitos portugueses, particularmente os olhanenses Francisco Fernandes Lopes e Carlos Fuzeta, lhe prestaram nos momentos mais difíceis. Devido à correspondência trocada com Francisco Fernandes Lopes, a APOS pôde desvendar alguns pormenores de uma página da História de Andorra que até ao momento, permanecia nebulosa.
Faz este ano precisamente 75 anos que Boris passou pelo Algarve.
Atendendo a todas as informações inéditas que a APOS encontrou nas suas pesquisas, o antigo Embaixador de Andorra em Portugal, Jaume Gaytan, veio a Olhão no dia 19 de Maio de 2008.
No próximo sábado, dia 22 de Maio, às 15h, o presidente da APOS (António Paula Brito) dará uma conferência sobre Boris Skossyreff na Sociedade Recreativa Olhanense, com entrada livre e um interesse adicional: esta conferência poderá também ser vista em directo pela internet, no site da APOS, em www.olhao.web.pt .