domingo, 25 de dezembro de 2011

Off Road Park recebe segunda etapa do Portugal Dakar Challenge

O Off Road Park do Autódromo Internacional do Algarve vai receber no próximo dia 31 de Dezembro a segunda etapa do Portugal Dakar Challenge. Um evento que em paralelo com o verdadeiro Dakar que vai ter lugar na Argentina, Perú e Chile, visa proporcionar aos amantes do todo-o-terreno um pouco do simbolismo da mais dura e mítica prova do TT mundial, levando todos os concorrentes a passar pelas antigas etapas de umas das provas mais mediáticas a nível mundial até chegar ao Lago Rosa no Senegal.
A Pista de Todo-o-terreno do AIA, uma infra-estrutura desenhada a pensar nas mais variadas classificativas da modalidade será palco de um verdadeiro confronto entre as mais de 30 equipas inscritas no evento. O início da etapa tem lugar às 15.30h e visa efectuar duas voltas cronometradas ao Off Road Park. O vencedor receberá um Cartão de Sócio Classic do AIA. No final, todos os participantes rumarão à zona Ribeirinha de Portimão onde estará instalada toda a caravana da prova. Este evento que tem como objectivo manter vivo o sonho do Dakar começa no dia 30 de Dezembro no Cartaxo e terá o seu término a 13 de Janeiro depois de passar por países como Marrocos, Mauritânia até chegar a Dakar no Senegal. Mais informações sobre o evento em: www.portugaldakar.com

PAIS E MÃES NATAL VIERAM DE BICICLETA COMEMORAR O NATAL

A Casa de Povo da Conceição de Tavira, que ainda há pouco comemorou o 77º aniversário da sua fundação, organizou no passado sábado, um passeio de bicicleta onde a figura principal foi o Pai e a Mãe Natal, colaborando assim com iniciativa da Associação Baixa de Tavira que em conjunto com a ACRAL pretendia animar a zona comercial da cidade.
No regresso a Casa, foi servido o almoço de Natal aos ciclistas. Junto à Galeria André Pilarte uma “Mãe Natal” convivia com as crianças que por ali passavam.
Geraldo de Jesus

50 ANOS DA INVASÃO E OCUPAÇÃO DE GOA, DAMÃO E DIU

Decorreu no Regimento de Infantaria N.º1, uma série de eventos para assinalar os 50 anos da Invasão e Ocupação de Goa, Damão e Diu, pela União Indiana, tendo sido colocado, desta forma, fim ao Estado Português da Índia. Neste dia de tributo estiveram presentes oito antigos Prisioneiros de Guerra Algarvios, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Tavira, entre outras entidades do Distrito de Faro, a maioria das Ligas de Combatentes do Algarve e militares na reforma.
Do programa constou: - Cerimónia de homenagem aos mortos em que foi proferida uma Oração pelo capelão militar, Major, Chantre, e depositada uma coroa de flores no Monumento aos Mortos da Unidade.
O Coronel de Infantaria, reformado, Américo Henriques, proferiu uma alocução em que enalteceu os feitos heróicos, praticados nos dias 17 a 19 de Dezembro de 1961, pelos militares portugueses e goeses. A homenagem foi concluída com uma formatura geral da Unidade, seguida de desfile, perante a entidade que presidiu a todos os eventos, Coronel de Infantaria, Nuno Pereira da Silva, Comandante do Regimento de Infantaria N.º 1.
Desta forma singela, pretendeu o Regimento de Infantaria N.º 1 prestar a justa e sentida homenagem, aos militares Algarvios que, além-mar, se bateram dignamente pela Pátria. FESTA DE NATAL PARA AS CRIANÇAS
O Coronel, Nuno Pereira da Silva, disse-nos que a cerimónia militar tinha sido para homenagear todos os militares falecidos, principalmente aqueles que caíram pela Pátria, na Índia. “No seguimento das festividades programadas para hoje, fizemos a nossa Festa de Natal das crianças do RI1 e dos filhos dos nossos militares, mas como isso seria muito redutor para esta Unidade, convidamos as crianças do Refúgio Aboim Ascensão, de Faro, as crianças da Santa Casa da Misericórdia Infantário “O Pinóquio”, da Associação “A Gaivota” e também da Fundação Irene Rolo. São cerca de oitenta crianças que vão estar connosco, tomar um lanche e receber uma pequena prenda por cá terem vindo. Entretanto, temos uma série de actividades para eles que começou com os cães da GNR, a que se seguirá as danças de salão da Sociedade Recreativa e Musical Luzense e os palhaços, para animar a tarde destas crianças.
Quisemos ter, connosco, as crianças com menos capacidade, alguns de famílias carenciadas, outros com menos capacidades, porque é importante que o Natal seja solidário e que nós sejamos solidários com elas”. - A missão dos militares não é só a guerra. A Paz e a solidariedade também fazem parte da vida militar. - Quem melhor que os militares para fazerem a Paz que é o início da guerra, porque nós estamos preparados para ir para a guerra e muitas vezes temos de ir para ela, para esta nova forma de guerra, para onde já fui três vezes e mesmo hoje, no fim da guerra de África ou colonial, como lhe queiram chamar, todos nós já fomos operacionais e sabemos que não é bom. A Paz é muito melhor e que a Paz se preserve o que se faz no dia-a-dia. Geraldo de Jesus

Concerto de Beneficência

Numa iniciativa conjunta do Rotary Clube de Tavira, Academia de Musica de Tavira, Misericórdia de Tavira e Sociedade Portuguesa de Paremiologia, teve lugar, na Igreja da Misericórdia de Tavira um concerto de Beneficência a favor da Congregação das Vicentinas de São Vicente de Paulo de Tavira.
Um concerto de bom nível, proporcionado por alunos e professores da Academia, a que o público correspondeu com carinho, não regateando aplausos, contribuindo de forma voluntária para minimizar as dificuldades das muitas famílias que diariamente batem à porta das Vicentinas.
Geraldo de Jesus

BTT ALTE 2012

Os percursos para 2012 já estão definidos, a novidade maior vai para o facto de a maratona regressar à kilometragem dos 80Km (83km), estando garantida maior beleza paisagística assim como o aumento do acumulado de subidas e de descidas. Baixa a kilometragem mas aumenta o acumulado para a maratona.
Outra boa nova para os amantes dos single tracks é que o ex-libris de Alte - o espectacular single track junto da ribeira de Algibre - vai-se manter para a maratona e para a meia maratona. A grande novidade a nível competitivo vai para o facto da Federação Portuguesa de Ciclismo ter criado a Taça de Portugal para atletas com deficiência, que disputarão em Alte a meia maratona. A Federação criou também a categoria para ciclodesportistas que disputarão a maratona e a meia maratona. Mais informações e inscrições para estas classes no site da FPC.
Mais uma vez em Alte estarão presentes os melhores atletas nacionais para disputar a 2.ª etapa da Taça de Portugal de Maratonas XCM. Outra novidade para os acompanhantes é que para além do passeio pedestre poderão usufruir de um passeio em bicicletas urbanas. Trata-se de um passeio guiado partindo de Alte, indo a Benafim (onde se poderá acompanhar a prova), regressando depois a Alte pela Fonte Grande para se poder assistir à chegada dos atletas. Continuarão como sempre os percursos para toda a família. O extraordinário ambiente de festa do BTT que caracteriza o evento está assim mais uma vez garantido na típica aldeia de Alte. A 14.ª edição da Maratona BTT de ALTE realiza-se no dia 29 de abril. Inscrições para as classes de Lazer abrem dia 25 de dezembro em www.epalte.pt

Leões FC Tavira Comemorou 35º. Aniversário

Os Leões de Tavira, colectividade que já militou na 3ª. Divisão do futebol nacional, agora só a participar no campeonato do INATEL, em futsal, comemorou o 35º. Aniversário da sua fundação. Foi uma festa, na sede, “em família” e boa disposição.
Wilson, vice-presidente da direcção ligado ao desporto, disse-nos que as pessoas que estiveram presentes, directores e sócios, são aqueles que frequentam diariamente a sede. “Temos um bom espaço, mas há alguma falta de ligação entre os sócios e clube. Os Leões têm duas equipas. Uma em Santa Luzia a quem demos o nome, mas não temos despesas. A outra é mesmo do clube. Ambas estão no INATEL e porquê? Porque neste momento o clube não tem condições para fazer fase às despesas para inscrição no distrital. Este é mais económico. Está a ser positivo e temos uma boa equipa. Isto, porque alguns jogadores que estiveram na 3ª. Divisão Nacional, como não tinham clube, talvez por me conhecerem, vieram para cá. Há competitividade e passada a fase distrital, passamos à nacional e iremos levar o bom nome da cidade de Tavira, pelos pavilhões do País”. Wilson referiu-nos que os apoios não são fáceis. Salientou-nos alguns, entre os quais o das Juntas de Freguesia de Santa Maria e Santiago. Geraldo de Jesus

Edil emite Carta Aberta a Portimão

Através de uma carta aberta dirigida à população de Portimã, o presidente da Câmara Municipal, Manuel da Luz, responde à "onda de boatos que ultimamente têm circulado, atentando contra o seu bom nome e a sua dignidade. Face à gravidade das difamações em causa", Manuel da Luz divulgou, através de carta aberta que transcrevemos, os seus pontos de vista sobre a situação no município:
Caro(a) Munícipe Dirijo-lhe esta carta no sentido de dar conhecimento de que, nos últimos dias, tenho sido abordado por vários munícipes desta cidade que me relatam, mostrando-se fortemente incomodados, que “correm boatos” de que o Presidente estaria em regime de “pulseira electrónica”, retido em casa, porque teria sido “apanhado no aeroporto em fuga com uma mala cheia de dinheiro”. Para além do facto de nada do que é dito ser verdade, e porque se trata de boatos que facilmente se reproduziram irresponsavelmente, quero desde já informá-lo de que instruí advogado para apresentação de queixa junto do Ministério Público relativamente a esta matéria. Mais esclareço: 1. Se existem pessoas que não gostam do Presidente da Câmara, por razões políticas, isso não me incomoda absolutamente nada. É problema deles. 2. O ataque ao meu bom nome, afectando naturalmente a minha família, designadamente minha mulher e meus filhos, é absolutamente inqualificável e tenho todo o direito a agir em minha defesa. 3. Nasci e fui criado em Alvor. Sou filho desta terra. Meu pai era pescador e minha mãe doméstica, toda a gente me conhece desde pequeno. Durante mais de 20 anos dediquei-me profissionalmente à educação de gerações de alunos do ensino secundário em Portimão e fui Director de uma escola secundária da cidade durante cerca de 10 anos. Nunca alunos e encarregados de educação disseram o que quer que seja da minha competência ou honestidade pessoal. 4. Sou autarca desde Janeiro de 1994 e a minha actividade pública tem sido transparente e escrutinada por toda a gente, incluindo todos os órgãos fiscalizadores da República. 5. Não sou arguido em qualquer tipo de processos judiciais. A terminar, afirmo que não vão conseguir abater-me moral ou politicamente através destas manobras miseráveis. Mas quero que se venha a saber publicamente quem são os responsáveis por esta tentativa de assassinato moral e político. O Presidente da Câmara Manuel da Luz

Novo modelo de financiamento dos bombeiros de VRSA

Taxa Municipal de Protecção Civil proposta pelo corpo local de bombeiros aumenta estabilidade da instituição e será aplicada no início de 2012 A Assembleia Municipal de VRSA aprovou, esta segunda-feira, a criação da Taxa Municipal de Protecção Civil, uma medida proposta pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, através de uma petição com 500 assinaturas.
A proposta foi aprovada por larga maioria – com 16 votos favoráveis da bancada do PSD e 4 da bancada do PS –, tendo contado apenas com os votos contra da bancada da CDU. A resolução – também aprovada por unanimidade em reunião de Câmara – reverterá, na totalidade, para a Protecção Civil e Bombeiros, e tem em vista a garantia da estabilidade do corpo de bombeiros local, assim como o financiamento de acções de sensibilização e de defesa da floresta contra incêndios. A contribuição será incluída na factura da água emitida pela empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU), terá o valor mensal de um euro e será aplicada quer aos consumidores domésticos, quer não domésticos. «Trata-se de uma prestação que, acreditamos, não irá onerar demasiado as famílias. Para um agregado médio de três pessoas, estamos a falar de uma contribuição individual de 33 cêntimos», nota o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes. «Trata-se de um valor simbólico, tendo em consideração o serviço que é prestado e que não pode ser colocado em causa pela ausência de financiamento. Contudo, o somatório que se retira dessa economia de escala permite encontrar uma solução que mantém a sustentabilidade deste corpo de bombeiros comum aos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim», prossegue o autarca vila-realense. A exemplo do que já é efectuado noutros municípios, esta fórmula torna possível dotar a Associação Humanitária com um modelo de financiamento que possibilita uma gestão da tesouraria adequada às necessidades e não apenas baseada na subsidiação. A Taxa Municipal de Protecção Civil é sustentada pela Lei n.º 53-E/2006, de 29 de Dezembro, que prevê expressamente a possibilidade de criação de taxas pela prestação de serviços no domínio da prevenção de riscos e da protecção civil. Destina-se ainda a compensar investimentos realizados na defesa da floresta contra incêndios. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António serve simultaneamente os concelhos de VRSA e Castro Marim, caso único no país. Autarquia de VRSA entrega novo veículo de comando táctico aos bombeiros voluntários
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António recebeu um novo veículo de comando táctico (VCOT) para agilizar e auxiliar as operações de socorro e assistência. A aquisição da viatura foi efectuada pela Câmara Municipal de VRSA, na sequência de uma candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal) ao Programa Operacional Regional do Algarve (PO Algarve 21) – Eixo II – Protecção e Qualificação Ambiental, medida Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos. O veículo foi entregue na segunda-feira, em Faro, numa cerimónia em que estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, José Carlos Barros; o comandante dos Bombeiros Voluntários de VRSA, Paulo Simões; assim como o presidente da corporação José Neto. Além de VRSA, também as Câmaras Municipais de Alcoutim, Aljezur, Lagos, Monchique, São Brás de Alportel e Vila do Bispo entregaram às respectivas associações humanitárias os veículos em causa. Uma vez que no município de Castro Marim não existe corpo de bombeiros (o de VRSA é comum a Castro Marim), esta autarquia atribuiu o seu VCOT aos bombeiros de São Bartolomeu de Messines. Ao ceder este novo veículo de comando táctico aos bombeiros vila-realenses, a autarquia está empenhada em contribuir para a diminuição das carências de meios técnicos na área da protecção e socorro, as quais se encontram devidamente inventariadas pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro. Esta é a primeira fase de transferência de equipamento adquirido pelos municípios para os corpos de bombeiros, ao abrigo da candidatura promovida pela AMAL ao PO Algarve 21, que conta com um investimento de 4 milhões de euros, co-financiados em 60 por cento pelo Feder. Este projecto faz parte de uma estratégia de âmbito regional que visa dotar os 17 corpos de bombeiros de novos meios técnicos na área da protecção e socorro. Os veículos agora cedidos integram assim uma das três componentes de equipamento a ser adquirido pelas autarquias até ao final do primeiro semestre de 2013. Na globalidade, está prevista a entrega de 30 viaturas (17 de comando táctico, 1 de socorro e assistência táctico, 9 florestais de combate a incêndios e 3 urbanas de combate a incêndios), bem como a cedência de equipamento de protecção individual e de equipamento para a base de apoio distrital.

Orçamento de 44 milhões aprovado na Assembleia Municipal de Olhão

A Assembleia Municipal de Olhão aprovou, no dia 21 de dezembro, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2012. O Executivo camarário terá um orçamento de 43,7 milhões de euros para gerir, menos 5 milhões do que no ano passado.
As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2012 refletem as dificuldades que a Autarquia de Olhão e o País atravessam, daí a diminuição de mais de 10 por cento no orçamento em relação ao de 2011. As despesas consideradas não prioritárias têm vindo a ser cortadas e a política de restrição continuará em 2012. Os investimentos reduzem-se a iniciativas financiadas por fundos comunitários, “cuja oportunidade e execução não devemos perder, até porque os apoios comunitários que se preveem para a região, no próximo Quadro Comunitário de Apoio, não são muito favoráveis”, refere o Executivo. Em 2012, a Câmara de Olhão deverá concluir o Plano Estratégico e o Plano Diretor Municipal, assim como os Planos de Pormenor da Zona Histórica e do Parque Urbano, criando condições para um desenvolvimento económico e social ainda mais sustentado.
“A grande expetativa que tinhamos relativamente às obras previstas no programa Polis estão neste momento a aguardar uma melhor definição do que será esta iniciativa”, esclarece o Município de Olhão nas GOP e Orçamento para 2012, garantindo que a aposta vai continuar a ser numa política de apoio social e, se possível, aumentando essa vertente “para permitir ajudar mais pessoas que no nosso concelho tenham dificuldades em ultrapassar a crise em que nos encontramos”. Relativamente à construção da variante Norte à cidade, o estudo de impacte ambiental encontra-se em discussão pública e, se for definitivamente aprovado, a mesma será concluída em 2012. Quanto à modernização administrativa, o Balcão Único será implementado no início do ano, criando assim melhores condições e um mais rápido atendimento aos múnicipes. O Executivo olhanense defende que “apesar das dificuldades, vamos continuar a afirmar cada vez mais o concelho de Olhão como uma referência na região e no País”.

S. Marcos da Serra: O PCP não aceita a freguesia votada ao isolamento

Com os sucessivos cortes que têm vindo a ser efectuados, ao fim de semana quem vive em S. Marcos da Serra não tem comboio nem camioneta. Está preso na sua própria terra.
Em vez de progredirmos, de nos desenvolvermos, andamos para trás. Voltamos ao tempo da carroça e do burro. Uma vergonha! Este é o resultado do corte sucessivo nos serviços públicos protagonizado pelos sucessivos governos. Cortam nos transportes, nos CTT, nas escolas, nas extensões de saúde, abandonam as populações à sua sorte.
O PCP não aceita esta situação e apela aos habitantes de S. Marcos da Serra que façam chegar à Câmara Municipal o seu protesto e tudo fará para que a situação seja alterada. Não podemos admitir tal situação", conclui o documwento do PCP local. fotos Google

Recomendações e cuidados a ter nas viagens de Natal e Ano Novo

Grávidas devem ter cuidados especiais com as viagens
As viagens áreas internacionais para destinos longínquos, e com risco epidemiológico, devem ser evitadas pela grávida, sobretudo se estiver no 2º ou 3º trimestre da gravidez. São também desaconselhadas se a grávida tiver anemia, doença cardíaca ou doença respiratória crónica, epilepsia, diabetes ou doença renal. “Em caso de optar por viajar, antes da viagem assegure-se que conhece as condições locais do país que vai viajar, leve o contacto do médico assistente (obstetra) e da Consulta do Viajante, o contacto do hospital/maternidade e do consulado/embaixada no local de destino, tenha um seguro de viagem que preveja a evacuação e o maior número de eventualidades (parto pré-termo e outras complicações). Leve também o documento de Assistência Médica Internacional e o Boletim de Saúde da Grávida, devidamente preenchido pelo médico assistente (grupo sanguíneo, alergias, medicação habitual, doenças crónicas, idade gestacional, outras informações)”, recomendam os especialistas em ginecologia e obstetrícia do hospitalcuf descobertas.
No estojo de primeiros socorros é indispensável levar soro fisiológico, pensos rápidos e compressas esterilizadas, medicamentos de uso habitual, anti-emético (vómitos), colírio anti-séptico, paracetamol, antidiarreico, antibiótico, protectores gástricos, anti-histamínicos e creme antimicótico. No regresso da viagem deve manter as profilaxias indicadas, como a da malária, até completar os esquemas aconselhados pelo médico e deve efectuar testes de rastreio adequados às várias doenças endérmicas. Se tiver visitado um país tropical, deve consultar um especialista nesta área.

«AS 1001 PRAIAS DO ALGARVE»

As praias algarvias são bem conhecidas mas vão estar em destaque no blogue do Turismo do Algarve a partir de Janeiro para se mostrarem aos portugueses, numa altura em que se aproxima a eleição das «7 Maravilhas – Praias de Portugal». Durante quatro meses, os areais espalhados pelo destino turístico estarão em blog.turismodoalgarve.pt.
Chama-se «As 1001 Praias do Algarve» e é a nova iniciativa do Turismo do Algarve para divulgar e preservar o maior património natural da região. Arranca no dia 02 de Janeiro com posts diários que irão percorrer a costa algarvia do sotavento ao barlavento, passando pela costa Vicentina e pela ria Formosa. A lógica é a de «promover o principal produto turístico da região fora da sua estação tradicional. Esta é uma oportunidade fantástica para falar das praias no Inverno», explica o presidente do Turismo do Algarve, António Pina.
Entre paisagens de cortar a respiração, com extensos areais ou arribas altíssimas, rochedos cor de barro e um mar azul, as praias algarvias estendem-se ao longo de cerca de 200 quilómetros de costa e são procuradas por milhares de turistas todos os anos. Até Abril, elas vão ganhar protagonismo no blogue que estará também aberto à participação do público. Quem quiser partilhar fotografias ou histórias da sua praia favorita, poderá fazê-lo através do e-mail blog@turismodoalgarve.pt e no final de cada semana poderá ver divulgada a sua colaboração no blogue e nas redes sociais do Turismo do Algarve. Esta iniciativa surge no âmbito da eleição das «7 Maravilhas – Praias de Portugal», projecto que escolherá as melhores praias nacionais em categorias como praias urbanas, selvagens, de arribas, rios, dunas, albufeiras e lagoas ou de uso desportivo.

Nova Entidade Regional de Transportes vai agilizar mobilidade no Algarve

O PSD/Algarve saúda a decisão do Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações que, esta segunda-feira, se comprometeu a finalizar o processo de criação de uma Autoridade Regional de Transportes no Algarve, durante o primeiro trimestre de 2012.
A garantia de Sérgio Silva Monteiro foi assumida na Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), onde o governante se reuniu com os presidentes de Câmara do Algarve. Para o PSD, a medida é fundamental para agilizar o sistema de mobilidade regional e permitirá, de uma vez por todas, trazer ao Algarve uma política coordenada de transportes, integrando de uma forma eficaz todos os operadores públicos e privados. De acordo com o presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve Luís Gomes, a decisão permitirá ainda planear, com maior objectividade, quais as reais necessidades em termos de oferta e frequência de transporte de passageiros e corrigir eventuais anomalias.
«Trata-se de uma entidade que irá sentar à mesma mesa autarquias, administração central desconcentrada e empresas, dando finalmente forma às múltiplas reuniões e despachos que têm sido produzidos ao longo dos anos», nota Luís Gomes. «É sintomático que os planos que se arrastaram durante os governos socialistas sejam agora implementados em apenas um semestre de governação social-democrata. Aquilo que eram impasses estão mais perto de se tornarem certezas», prossegue o presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve. A futura Autoridade de Transportes do Algarve deverá gerir todas as plataformas e meios associados à mobilidade e terá em consideração não só os instrumentos de gestão do território, mas também as políticas de estacionamento ou de requalificação da EN125. «Acreditamos que estas medidas são a efectiva concretização do Plano Estratégico dos Transportes definido pelo Governo, no qual se definem metas concretas para reformular o sector, tendo em vista a sua sustentabilidade económica a médio e longo prazo», conclui Luís Gomes.

MÚSICA MARCA O MÊS DE JANEIRO NO TEATRO DAS FIGURAS

CONCEITOS FAMÍLIA E FAMILIARIDADE NORTEIAM A PROGRAMAÇÃO DE 2012 No início de mais um ano o Teatro das Figuras volta a definir as suas escolhas de programação à luz dum conceito norteador. Depois de em 2011 o conceito Comunidade ter sido o fio condutor da programação selecionada, que procurou gerar uma reflexão sobre a identidade que partilhamos, sobre a herança cultural que nos trouxe até ao presente e sobre o desenho do nosso futuro comum. Em 2012 decidimos aprofundar esta temática e construir uma programação que gravite em torno dos conceitos de Família e Familiaridade.
No Teatro das Figuras, a programação de janeiro começa com o já familiar Concerto de Reis, com a Orquestra do Algarve, em que, pela segunda vez consecutiva, o Teatro das Figuras se associa ao Banco Alimentar Contra a Fome no Algarve, ao oferecer aquela instituição um euro por cada bilhete adquirido. O concerto com obras de Ligeti, Beethoven e Joly Braga Santos, será dirigido pelo maestro Pedro Neves e terá como solista Paulo Oliveira, ao piano. A música clássica estará ainda em destaque com o arranque de mais um ciclo de concertos Promenade, que desta feita dará destaque a cada uma das famílias de instrumentos que compõem uma orquestra, pelo que o concerto do dia 22 de janeiro, será mesmo para todas as famílias, incluindo a dos metais! Na área do serviço educativo, o Teatro das Figuras propõe uma oficina, destinada a crianças entre os 8 e os 13 anos, que é produzida no âmbito da rede Movimenta-te, que engloba os municípios do Algarve Central, que no dia 14 de janeiro, que visitará o imaginário dos mitos e levará os pequenos atores a criar um Mito Móvel.
De regresso à música, num momento muito aguardado pelos muitos fãs do artista, Pedro Abrunhosa e o “seu” Comité Caviar, apresenta a 14 de janeiro o seu mais recente espetáculo Canções, que nas palavras do músico são “o Coração” dos seus espetáculos.
No dia 20 de janeiro será a familiaridade da voz de José Mário Branco que, com a sua guitarra, promete fazer deste espetáculo, que tem como base o reportório do seu álbum Resistir É Vencer, “aquilo que sempre fez nos seus álbuns e espetáculos: uma referência - como alguém escreveu, sempre autobiográfica - ao estado em que, no seu sentir, se encontra a sociedade de que faz parte”.
Num mês marcado pela música, cabe contudo à dança contemporânea da Companhia Olga Roriz, encerrar a programação do mês com a sua mais recente criação PETS. “Em PETS, exploraram-se as contradições das relações entre as pessoas, os momentos de afeto e os momentos outros, aqueles onde deixamos de querer ser únicos e diferentes, para nos misturarmos nesse nós, por vezes tóxico, outras securizante, mas sempre complexo e cheio de contradições” Toda a programação para o mês de janeiro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt.

Museu de Portimão já tem sucessor ao Prémio Museu Conselho da Europa

O Museu de Portimão já tem sucessor para o prémio Museu Conselho da Europa, com a escolha do Rautenstrauch – Joest Museum, da cidade alemã de Colónia, que no próximo ano ostentará a estátua de bronze do artista catalão Joan Miró “La femme aux beaux seins”, símbolo desta honrosa distinção.
Com recurso ao seu importante acervo, o museu germânico convida a uma viagem étnica pelas culturas de todo o mundo, através de mais de 60 mil objetos e 100 mil fotografias históricas da Oceania, África, Ásia e Américas, possuindo também uma considerável biblioteca temática. Noutro âmbito, a Rede de Museus do Algarve, de que o Museu de Portimão faz parte, ganhou o Prémio Inovação e Criatividade 2011, entregue pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, pela exposição “Algarve: do Reino à Região”. Nesta mostra conjunta foram abordados os últimos mil anos da história e da cultura algarvia, tendo o Museu de Portimão participado com os núcleos “Manuel Teixeira Gomes: entre dois séculos e dois regimes” e “Portimão nos alvores do século XX”.
Actualmente, o Museu de Portimão tem patente a exposição “Uma Cidade, 2 Fotógrafos”, elaborada a partir do material fotográfico de Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, que revelam os seus diversos modos de olhar Portimão, durante a década de 50 até aos finais dos anos 70 do século XX. Esta exposição, na qual se reúne uma parte do vasto espólio fotográfico adquirido pelo Município de Portimão e conservado no Museu, mostra igualmente o estúdio de Francisco Oliveira e excertos do filme “Há peixe no cais “ de Júlio Bernardo.
Patente na Sala de Exposições Temporárias e com entrada livre, “Uma Cidade, 2 Fotógrafos” pode ser visitada até 29 de Abril próximo, às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00, numa organização da Câmara Municipal, através do Museu de Portimão. Também até Abril, e no mesmo horário, podem ser vistas as imagens premiadas na 11ª Corrida Fotográfica de Portimão, enquanto a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, que evoca o rico passado deste município, continua a atrair muitos visitantes.