domingo, 25 de dezembro de 2011

Museu de Portimão já tem sucessor ao Prémio Museu Conselho da Europa

O Museu de Portimão já tem sucessor para o prémio Museu Conselho da Europa, com a escolha do Rautenstrauch – Joest Museum, da cidade alemã de Colónia, que no próximo ano ostentará a estátua de bronze do artista catalão Joan Miró “La femme aux beaux seins”, símbolo desta honrosa distinção.
Com recurso ao seu importante acervo, o museu germânico convida a uma viagem étnica pelas culturas de todo o mundo, através de mais de 60 mil objetos e 100 mil fotografias históricas da Oceania, África, Ásia e Américas, possuindo também uma considerável biblioteca temática. Noutro âmbito, a Rede de Museus do Algarve, de que o Museu de Portimão faz parte, ganhou o Prémio Inovação e Criatividade 2011, entregue pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, pela exposição “Algarve: do Reino à Região”. Nesta mostra conjunta foram abordados os últimos mil anos da história e da cultura algarvia, tendo o Museu de Portimão participado com os núcleos “Manuel Teixeira Gomes: entre dois séculos e dois regimes” e “Portimão nos alvores do século XX”.
Actualmente, o Museu de Portimão tem patente a exposição “Uma Cidade, 2 Fotógrafos”, elaborada a partir do material fotográfico de Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, que revelam os seus diversos modos de olhar Portimão, durante a década de 50 até aos finais dos anos 70 do século XX. Esta exposição, na qual se reúne uma parte do vasto espólio fotográfico adquirido pelo Município de Portimão e conservado no Museu, mostra igualmente o estúdio de Francisco Oliveira e excertos do filme “Há peixe no cais “ de Júlio Bernardo.
Patente na Sala de Exposições Temporárias e com entrada livre, “Uma Cidade, 2 Fotógrafos” pode ser visitada até 29 de Abril próximo, às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00, numa organização da Câmara Municipal, através do Museu de Portimão. Também até Abril, e no mesmo horário, podem ser vistas as imagens premiadas na 11ª Corrida Fotográfica de Portimão, enquanto a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, que evoca o rico passado deste município, continua a atrair muitos visitantes.