terça-feira, 10 de maio de 2011

Maio – Mês da Europa

O PO Algarve 21 associa-se às celebrações do QREN no Dia da Europa - 9 de Maio - através de uma campanha nacional de divulgação de algumas das suas áreas de intervenção, financiadas pelos Fundos Estruturais.
No âmbito das comemorações do Dia da Europa, o PO Algarve 21 em conjunto com a Rede de Comunicação do QREN promove uma campanha em todo o território nacional, durante o mês de Maio através da distribuição de postais gratuitos em universidades, escolas, cinemas, restaurantes, etc.
A campanha centra-se na divulgação de 8 imagens de projectos apoiados pelo QREN, alusivos ao Dia da Europa, relacionando-os com várias áreas de intervenção dos Fundos Estruturais.

Um das imagens é alusiva ao apoio dos Fundos Estruturais na integração de imigrantes em Portugal. A fotografia foi tirada no interior Mercado Municipal de Loulé, uma intervenção de requalificação que beneficiou do apoio da União Europeia.
Para reforçar a mensagem e dar visibilidade às Comemorações do Dia da Europa 2011 no Algarve, o gestor do PO Algarve 21, João Faria e o presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia hastearam ontem dia 9 de Maio no Jardim Manuel Bivar a bandeira da Europa ao som do respectivo Hino interpretado por alunos das escolas.
Durante todo o dia, o Centro Europe Direct e vários parceiros mobilizaram centenas de jovens e organizaram múltiplas inciativas em vários pontos da cidade, subordinadas ao mote " A 9 de Maio festejamos a Europa".
Estas iniciativas do dia da Europa dão início a um habitual evento anual que ocorre durante o mês de Maio em que são divulgadas as intervenções associadas a financiamentos comunitários, bem como os resultados obtidos e as perspectivas futuras das políticas europeias.
O programa das Comemorações contará com a realização de seminários temáticos, com visitas programadas a projectos de empresas onde serão convidados jornalistas e líderes de opinião. Encerra no dia 9 de Junho, com a realização da Comissão de Acompanhamento do PO Algarve 21, seguida de uma sessão pública de apresentação de resultados, avaliação de impacto no Turismo e Política Futura de Coesão inserida na estratégia 2020, uma iniciativa que reunirá decisores e reputados especialistas, no auditório da CCDR Algarve.

Governador Civil de Faro realça coordenação do dispositivo de Segurança e Proteção Civil na semana académica

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, realçou ontem à noite a excelente coordenação entre as componentes do dispositivo de Segurança e Proteção Civil que atuam no âmbito da 26ª Semana Académica da Universidade do Algarve, a decorrer até sábado no sítio de Vale das Almas, em Faro.
Durante uma visita ao recinto da semana académica, onde acompanhou as ações de vigilância e fiscalização no âmbito da Segurança e Proteção Civil, Carlos Silva Gomes elogiou a articulação entre os elementos da Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha, Bombeiros e empresa de segurança privada que operam no local.

“Só com um excelente trabalho de coordenação é possível acautelar todas as condições de segurança e proteção civil num recinto frequentado diariamente por milhares de jovens e isso tem sido conseguido”reconheceu o Governador Civil, sublinhando a importância deste evento anual para a promoção do espírito académico.
“A semana tem uma vertente lúdica e cultural que não deve ser menorizada, pelo que esta festa dos estudantes deve ser encarada como uma manifestação do verdadeiro espírito académico, sempre essencial para a promoção da socialização”, observou Carlos Silva Gomes, elogiando a organização do evento, da responsabilidade da Associação Académica da Universidade do Algarve.
No âmbito da visita do Governador Civil ao recinto, o presidente da Associação Académica, Guilherme Portada, garantiu por sua vez que, comparativamente aos anos anteriores, a 26ª edição da semana académica regista, até à data, o melhor balanço em matéria de segurança.

Feito memorável: Iniciados do Farense terminam campeonato sem derrotas


Os Iniciados do Sporting Clube Farense terminaram o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, classificados no terceiro lugar, atrás de Portimonense e Odeáxere, sem nenhuma derrota, tendo mesmo derrotado em casa os dois primeiros classificados do Campeonato.
As 15 vitórias e os 7 empates obtidos não foram suficientes para que a equipa subisse ao Campeonato Nacional, mas tal não pode ofuscar a brilhante época deste escalão.

Portimão: TEMPO recebe música de Afonso Dias e “Acorda!” de Sofia Brito

Esta semana no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o destaque vai para a música de Afonso Dias e a oferta de um espectáculo integrado no projecto da Oficina do Espectador, direccionado ao segmento de público infantil.

No dia 13, às 21h30, é resgatado o espectáculo “13”, de Afonso Dias e Cª que, devido a uma avaria eléctrica alheia ao TEMPO, não foi possível realizar em Abril, na data inicialmente prevista.
Afonso Dias vai interpretar canções de denúncia, de amor, de esperança e de unidade, numa visita a Zeca Afonso, José Carlos Ary dos Santos e à música tradicional, bem como à poesia de Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia ou Alexandre O´Neill. O espectáculo realiza-se no Pequeno Auditório e os bilhetes custam 5 euros.
Entre 12 e 14 do corrente, o espaço da Black Box acolhe uma criação da coreógrafa Sofia Brito em co-produção com o TEMPO e dirigida a crianças dos 3 aos 5 anos, cujo tema central é o acto de brincar.

Inspirados nesta capacidade, Sofia Brito e o saxofonista Filipe Valentim, com a ajuda de uma corda e de alguns elementos sonoros e gestuais, criam novas situações, novas sonoridades, que se transformam em composições coreográficas e musicais.
No final, são propostos alguns exercícios para acordar o corpo e a imaginação, num espectáculo cujas sessões dos dias 12 e 13 se realizam às 10h00 e às 14h00 para as escolas, e no dia 14 às 16h00 para famílias, sendo que para as crianças dos 3 aos 5 anos o preço é de 2.50 euros e para o restante público o ingresso custa 5 euros.

3ª Semana da Juventude anima Olhão

Música, Teatro, Ideias, Debates e Conhecimento invadem Olhão entre 16 e 22 de Maio, durante a 3ª Semana da Juventude. Na mesma altura, entre feiras, animação permanente e muitos espectáculos, para além de outros eventos, comemora-se o sétimo aniversário da Casa da Juventude de Olhão. Será uma semana repleta de actividades.

Esta iniciativa surge, pelo terceiro ano consecutivo, como uma aposta do Município de Olhão em quem vive neste concelho e no que aqui se faz. Death on the Door, Punk C’Mantega, Trupe de Artes Circenses de Olhão ou o grupo de teatro da Casa da Juventude são alguns exemplos da qualidade de produção da nossa terra e que aqui se apresentam.

Esta semana dedicada aos mais novos acolhe, igualmente, a celebração do 7º aniversário da Casa da Juventude. Pretende-se comemorar, em conjunto, aquela que pretende ser uma Casa de todos, para todos e que, desde 2004, data da sua inauguração, tem promovido e divulgado talentos, contribuído para a formação nas áreas artística, desportiva, de formação pessoal e social. Tem sido espaço de lazer mas também de aprendizagem.

A 3ª Semana da Juventude é uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, organizada pela Casa da Juventude e pela Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU).

Seguem-se as iniciativas previstas para os dias da Semana da Juventude:
Feira Formativa e Ocupacional, no Jardim Pescador Olhanense. 2a feira da oferta formativa, profissional e de actividades para ocupação dos tempos livres, de entidades vocacionadas para a juventude. Abertura da feira dia 19, pelas 17h00 com artes de circo e música ao vivo; nos dias 20, 21 e 22 de Maio a abertura é às 14h00.
Dia Digital, no Jardim Pescador Olhanense.

Entrada directa no Mundo Digital, nos dias 21 (14h00 às 00h00) e 22 (14h00 às 20h00). São dois dias dedicados ao uso da tecnologia, em ambiente de festa, convívio e descontracção.
Escalada, Rapel e Slide, no Jardim Pescador Olhanense, nos dias 20 (17h00 às 22h00), 21 e 22 (15h00 às 20h00). O Exército Português – Centro de Recrutamento de Faro oferece aos participantes a possibilidade de experimentar Escalada, Rappel e Slide.
Miss e Mister Olhão, no Jardim Pescador Olhanense, a 20 de Maio, às 21h30. As inscrições estão abertas para os naturais de Olhão que tenham entre 15 e 25 anos. Basta enviar o nome, idade e duas fotos (rosto e corpo inteiro) para casajuventude@cm-olhao.pt.

Música ao vivo no Jardim Pescador Olhanense com Bandas ESFFL (bandas vencedoras do concurso da Escola Secundária de Olhão) e Death on The Door – 19 de Maio, às 21h30; Denzel – 20 de Maio, às 21h30; Fora da Bóia - e Punk C’Mantega – 21 de Maio, às 21h30.

Curtas metragens - ESFFL – Esc. Sec. Francisco F. Lopes
Rap’pública, um apelo à cidadania produzido pela MOJU e Dreams of Yesterday, Uma produção da GORDA sobre comportamentos de risco.
Desenvolve o Teu Talento, na Casa da Juventude de Olhão. Aulas abertas de Desenho e BD, Pintura, Malabarismo e Teatro (mediante marcação prévia).

LER - Campeonato Concelhio de Leitura Expressiva e Leitura Rápida, no Auditório Municipal de Olhão, às 14h00 de 20 de Maio.
O Auditório Municipal recebe a fase final deste campeonato desenvolvido a nível das escolas do concelho e que pretende promover a leitura e valorizar os bons leitores.
Teatro FACE, no Auditório Municipal de Olhão, dia 19 de Maio às 19h30.
FACE é uma comédia sobre as redes sociais virtuais e as relações entre as pessoas. Uma produção do grupo de Teatro da Casa da Juventude.


Hip Hop no Jardim Pescador Olhanense, dia 21 de Maio às 16h00, com Rabica, Amin, Ibraima, Versátil, Mian, Stand Up (dança) e D-Move (dança).
Para mais informações: Casa da Juventude de Olhão
Av. Bernardino da Silva - Edif. Biblioteca Municipal – tel. 289 700 444
E-mail: casajuventude@cm-olhao.pt
Ou MOJU: em frente ao Centro Comunitário da Cruz Vermelha, no Bairro das “Panteras” –Tel: 289 713 065 – Telm: 93 140 65 87 – E-mail: moju.olhao@hotmail.com.

Faro entrega 308 coletes de salvação


COLETE DE SALVAÇÃO NO MAR FAZ TODA A DIFERENÇA EM CASO DE NAUFRÁGIO OU QUEDA À ÁGUA

A autarquia procedeu à entrega de 308 coletes de salvação aos tripulantes de 134 embarcações que têm a sua actividade sediada no concelho. Este acto resulta de uma candidatura ao PROMAR e tem como objectivo promover as condições de segurança dos pescadores e, dessa forma, atenuar os riscos a que estes profissionais estão permanentemente sujeitos. Estamos a garantir maior protecção e segurança a quem precisa.

Este investimento, orçado em cerca de 20.000, foi co-financiado em 90% pelo programa PROMAR e a distribuição dos coletes de salvação obedeceu à celebração de protocolos com a Associação VIVMAR, APRAFA, Associação de Moradores da Ilha da Culatra e Associação de Moradores do Núcleo dos Hangares, após um exaustivo levantamento das carências detectadas.