segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UAlg e Cineclube de Faro promovem “Desassossego” literário e cinematográfico



O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa vai ser debatido numa mesa-redonda, às 18h00 de sexta-feira, dia 26, no Club Farense. Este evento conta com a participação do realizador João Botelho, de Richard Zenith, um dos maiores especialistas pessoanos, estando a moderação a cargo de João Minhoto Marques, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve. Mais tarde, às 21h00, no Grande Auditório da UAlg, no Campus de Gambelas, será projectado O Filme do Desassossego, a mais recente obra cinematográfica de João Botelho. Esta dupla iniciativa resulta de uma parceria entre a UAlg e o Cineclube de Faro.
Sobre a mesa-redonda Livro do Desassossego, Richard Zenith
Richard Zenith é um freelancer que se dedica à escrita, à investigação e à tradução. Especialista em Fernando Pessoa, os seus trabalhos mais recentes neste domínio incluem o texto de Fotobiografias – Século XX: Fernando Pessoa (Círculo de Leitores/ Temas e Debates 2008), a organização do Livro do Desassossego (8.ª ed., Assírio & Alvim, 2009) e a co-curadoria da exposição Fernando Pessoa: Plural Como o Universo (Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, 2010).
Na introdução à primeira edição do Livro do Desassossego, Richard Zenith refere: «o que temos aqui não é um livro mas a sua subversão e negação, o livro em potência, o livro em plena ruína, o livro-sonho, o livro-desespero, o anti-livro, além de qualquer literatura. O que temos nestas páginas é o génio de Pessoa no seu auge».
Já na oitava edição, o Livro do Desassossego continua a surpreender Richard Zenith. «O que mais me espanta e atrai no Livro do Desassossego é, por um lado, a candura de expressão da alma que se auto-descreve - alma que é de Bernardo Soares, de Fernando Pessoa e de nós próprios, os leitores do livro e, por outro, «a poeticidade e a precisão daquela prosa ímpar. Lendo os trechos em voz alta é que se percebe essa qualidade poética, por exemplo, na cadência das frases e nos efeitos sonoros».
«Pessoa defendia que um espírito livre, uma inteligência viva, seria naturalmente flexível, mudando de opinião e de ponto de vista ao invés de ficar entrincheirado sempre nas mesmas ideias”. Para Fernando Pessoa, «a norma é que não existem normas nenhumas». Como especialista pessoano, Zenith contorna essa aparente contradição da seguinte maneira: «tento acompanhar este espírito livre que era Pessoa, explorando o seu vasto ser, sem tentar enquadrá-lo ou explicá-lo de modo "definitivo". Eu próprio, vou assumindo pontos de vista diferentes, realçando ora uma, ora outra faceta do poeta e da sua obra».

IV SEMINÁRIO “A PROTECÇÃO CIVIL E A COMUNIDADE”: 130 PARTICIPANTES DEBATERAM PROBLEMAS ACTUAIS



Vaz Pinto, Comandante Distrital Operacional

Comandante Marques Ferreira, responsável da Autoridade Marítima
Realizou-se na passada sexta-feira, no auditório do INUAF, o IV Seminário “A Protecção Civil e a Comunidade”, uma iniciativa que reuniu 130 participantes das mais diversas áreas ligadas à segurança e socorro, mas também público em geral.
No arranque do Seminário, o Comandante Marques Ferreira, responsável da Autoridade Marítima e Protecção Civil, trouxe a lume algumas das competências e áreas de intervenção deste organismo.
Seguiu-se a participação de Vaz Pinto, Comandante Distrital Operacional, que abordou a temática “A Missão dos Serviços Municipais de Protecção Civil na Comunidade”. Nesta apresentação, o orador referiu as funções para as quais estão direccionados estes serviços.
Cláudia Beiro, da Câmara Municipal de Odivelas, também falou da organização destes serviços e da forma como se estruturam.
Num campo mais prático e direccionado para a região do Algarve, Rui Graça, Adjunto de Operação Distrital, apresentou o Simulador de Risco Sísmico e Tsunamis no Algarve. Trata-se de uma ferramenta informática ao serviço da região em matéria de Protecção Civil, um simulador que permite ter um conhecimento mais profundo do risco sísmico e de tsunami nos concelhos algarvios.
Este simulador é uma ferramenta de fácil utilização, associado a um sistema de informação geográfica e que permite o apoio ao Planeamento de Protecção Civil (Plano de Emergência Especial.
No encerramento do Seminário, esteve em destaque a ligação entre o Ordenamento do Território e a Protecção Civil, num painel apresentado por Maria Andersen, da Direcção Nacional de Planeamento de Emergência.
Segundo o presidente da Autarquia, Seruca Emídio, a mais-valia desta iniciativa reside na “troca de experiências, no afinar de atitudes, na correcção dos problemas que surgem e na tentativa de melhor da operacionalidade”.
O autarca salientou o trabalho realizado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé “que tem procurado enriquecer os conhecimentos e dar uma imagem de valorização do que é a Protecção Civil”.
O responsável máximo da Protecção Civil no Município falou ainda importância desta área no futuro da Humanidade devido “a um mundo com muitas ameaças, alguns delas não identificados.
Num momento de crise económica, o edil referiu-se ainda à necessidade de “optimização e racionalização dos meios ano nosso dispor, também nesta área”.

II MARATONA DE BTT DE TAVIRA CONTA COM CÂNDIDO BARBOSA E RÚBEN FARIA


Ruben Faria
Cândido Barbosa
No próximo domingo, dia 28, irá decorrer a II Maratona de BTT de Tavira, que contará com a presença dos ciclistas da equipa profissional do CCT, nomeadamente, Cândido Barbosa, André Cardoso, Ricardo Mestre, Nelson Vitorino, Luís Silva, Samuel Caldeira, David Livramento, Tomás Metcalfe, Henrique Casimiro, e Daniel Mestre.
Ruben Faria, o reconhecido motard algarvio, que tem dado cartas em provas de desporto motorizado, ao nível nacional e internacional, também marcará presença no evento.
A maratona, que conta com o patrocínio principal do Turismo do Algarve, e apoio do Crédito Agrícola, vai contemplar três percursos: o percurso familiar/passeio, de 20 quilómetros, a meia maratona, de 50 quilómetros, e a maratona, de 75 quilómetros.
O evento tem local de partida e chegada na Praça da República, onde a manhã será de animação, com spinning gratuito entre as 9.30h e as 12.30h.
As inscrições estão abertas até quinta-feira, dia 25, basta para isso aceder a www.ciclismodetavira.pt onde também se encontra toda a informação relativa a esta iniciativa.

FARO NO PROJECTO “BOSQUES DO CENTENÁRIO


210 crianças plantam 100 árvores na Escola E.B. 2,3 Neves Júnior
Amanhã, dia 23 de Novembro entre as 09h00 e o meio-dia, os 210 alunos da Escola E. B.1 de Vale Carneiros vão plantar 100 árvores na Escola E.B. 2, 3 Dr. Neves Júnior. Esta iniciativa enquadra-se no projecto “Bosques do Centenário” promovido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, Autoridade Florestal Nacional, Comissão para as Comemorações do Centenário da República, Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal ao qual a Câmara de Faro prontamente se associou. É de salientar igualmente o envolvimento da Fagar no projecto.
Serão plantadas 100 árvores (60 medronheiros, 10 sobreiros e 30 alfarrobeiras), pelos alunos e cada árvore será apadrinhada por duas crianças, que irão acompanhar o crescimento da “sua “ árvore.
Com este projecto, de âmbito nacional, a organização quer associar o “Centenário da República Portuguesa” ao “Ano Internacional da Biodiversidade” através da implantação de monumentos vivos nos Municípios portugueses.
Pretende-se que a iniciativa prorrogue no tempo, sendo que para este efeito, aos Municípios aderentes serão periodicamente propostas actividades que terão como divisa a sensibilização da sociedade portuguesa para a importância de uma cidadania activa e da preservação e conservação da natureza. Assim, em termos práticos a primeira fase do projecto “Bosques do Centenário” irá decorrer entre os dias 22 e 28 de Novembro de 2010, com um especial enfoque no dia 23 de Novembro por ser o dia da Floresta Autóctone, no âmbito da qual se propõe aos Municípios aderentes que com o envolvimento da população local, designadamente a comunidade escolar, procedam ao plantio, em local a de um pequeno Bosque com 100 árvores/arbustos, que serão doados pela Autoridade Florestal Nacional, pela QUERCUS e pelo ICNB.

Faro: Primeira caminhada pelo Património Judaico da cidade foi um sucesso




No Domingo, dia 14 de Novembro, teve lugar um passeio inaugural na zona da baixa de Faro, onde os Judeus retornados viveram durante o período de 1800 – 1945. O percurso foi aclamado como sendo um sucesso por todos que nele participaram. Entre os participantes estava o presidente da Câmara de Faro, Macário Correia.
O roteiro da caminhada foi planeado pela co-fundadora do Centro, Judy Pinto, que conduziu pela primeira vez um grupo de 20 pessoas, incluindo o ãutarca de Faro.
António Valente (o guia do Centro Histórico Judaico de Faro) relatou a história do local em português, enquanto Franck Wellington indicava ao grupo o caminho a seguir, parando em cada um dos pontos de interesse.
Foi mostrado a todos os que participaram na caminhada do Centro Histórico um vídeo de meia-hora intitulado “Sem Passado” (que foi vencedor de um prémio nos E.U.A.), para que se familiarizassem com a história dos Judeus em Portugal. O passeio em si teve início a partir do Museu Arqueológico que foi em tempos um convento e a Fábrica de Cortiça de Abraham Amram.
O grupo seguiu depois pela Rua Belmarço e pela Rua Castilho, onde as duas sinagogas originais (peculiarmente conhecidas como a “rica” e a “pobre”) estavam situadas.
A partir daí o grupo seguiu até ao “Club Social Farense”, do qual Abraham Amram foi presidente, deixando a sua casa ao clube. A maioria das casas construídas pelos Judeus mantém-se inalteradas e as nove janelas do piso superior e as nove portas que existiam no rés-do-chão, num total de dezoito, ainda podem ser vistas, apesar de terem sido modernizadas.
O significado do número 18 tem a ver com o facto que em Hebreu a palavra “dezoito” significa “vida”.
Para participar numa destas caminhadas pode efectuar a marcação através do telefone 289 829 525 ou 282 416 710.

Feira da Serra de Loulé 2010: EXPOSIÇÃO SOBRE O VINHO E PRODUTOS DA SERRA DO CALDEIRÃO EM DESTAQUE



A Feira da Serra de Loulé está de volta ao Pavilhão da ExpoAlgarve/NERA, Zona Industrial de Loulé, nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro, com um programa repleto de propostas para quem aprecia o que de mais tradicional se faz no interior algarvio.

Num contexto de intervenção para o desenvolvimento, promoção e valorização da riqueza cultural serrana, a Câmara Municipal de Loulé leva a cabo mais uma edição de Inverno deste certame que constitui já uma referência obrigatória no cartaz de animação cultural da região.

Dar a conhecer aos visitantes a diversidade da cultura popular das freguesias da Serra do Caldeirão, através do seu artesanato, produtos, especialidades gastronómicas, etnografia e tradições é o objectivo da Feira da Serra que, no período de Natal, constitui também uma excelente oportunidade para os visitantes fazerem as suas compras de Natal.

Este ano, “O Ciclo do Vinho” é o tema em destaque na exposição patente ao público. Pretende-se retratar todo o processo de produção vinícola, desde a apanha da uva até ao engarrafamento, e no local haverá uma mostra de alguns dos utensílios usados na confecção do vinho.

Paralelamente às zonas de exposição e comercialização, a Feira contará ainda com um espaço de animação infantil, espectáculos musicais diários, trabalho ao vivo e as tão apreciadas tasquinhas com petiscos regionais.

A Feira da Serra pode ser visitada no seguinte horário: dia 10, das 18h00 às 00h00; dia 11, das 14h00 às 00h00; dia 12, das 14h00 às 21h00.

LUZES DE NATAL JÁ BRILHAM EM LOULÉ






Foram inauguradas no passado sábado as iluminações de Natal 2010 no Concelho de Loulé, numa cerimónia simbólica que significou o início do programa de animação previsto para esta época.
Ainda antes das luzes se acenderem, e perante uma plateia composta maioritariamente por crianças, subiram ao palco o Coro Infantil da Fundação António Aleixo e o Grupo Coral Infantil de Loulé (que lançou neste dia o seu mais recente CD), para uma actuação em que as tradicionais canções de Natal estiveram em destaque.
Depois foi a vez do autarca acender simbolicamente as luzes que irão brilhar durante este período de festas no coração das localidades do Concelho.
Na sede do Concelho, as luzes e decorações natalícia vão estar na Praça da República, Rua D. Payo Peres Correia, Largo Gago Coutinho, Avenida 25 de Abril, Rua Maria Campina, Rua 5 de Outubro, Avenida José da Costa Mealha, Rua da Barbacã, Avenida Marçal Pacheco, Largo de S. Francisco e três ruas envolventes, Largo Dr. Bernardo Lopes, Rotunda Bartolomeu Dias, Solar das Palmeiras, Rua Diogo Lobo Pereira, Igreja da Nossa Senhora da Piedade e Rua Condestável D. Nuno Álvares Pereira.
Na cidade de Quarteira, vão beneficiar destas iluminações, a Avenida Infante Sagres, Largo do Mercado, Rua Bartolomeu Dias, Rua Vasco da Gama, Rua 25 de Abril, Avenida Sá Carneiro e Avenida Mota Pinto (sete rotundas), Rua Portas do Mar, Rotunda da BP, Igreja S. Pedro e Praça do Mar.
Na vila de Almancil, as decorações natalícias vão estar na Avenida Duarte Pacheco, Largo Sá Carneiro, Rua do Vale Formoso, Avenida 5 de Outubro, Rua da República e na Igreja de S. Lourenço.
Na aldeia de Boliqueime o espírito natalício também vai estar presente na Fonte de Boliqueime, Rua João Baptista Ramos Faísca e na fachada da Igreja Matriz.
A Autarquia colocou também elementos decorativos alusivos ao Natal nas fachadas das igrejas das restantes sedes de freguesia: Ameixial, Alte, Benafim, Salir, Tôr e Querença, levando a magia do Natal às populações do interior.
Para o presidente da Autarquia, apesar das limitações orçamentais impostas pela crise que se reflectem também numa redução do investimento nas iluminações, o importante é o espírito natalício simbolizado nessas luzes e que têm um brilho muito especial, sobretudo para as crianças.
A par de pretender levar o espírito da época às localidades, as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal durante esta época têm em vista incrementar o comércio tradicional, atraindo mais compradores às zonas comerciais do Concelho.
Refira-se que já no próximo dia 1 de Dezembro à tarde tem lugar um dos momentos mais aguardados neste programa de animação: a chegada do Pai Natal à cidade de Loulé, no tradicional desfile das associações do Concelho.

Vencedores do IV Concurso de Fotografia Digital recebem prémios em Lagos




A entrega dos prémios aos vencedores do IV Concurso de Fotografia Digital “À Descoberta do Litoral de Lagos” vai decorrer no próximo dia 27 de Novembro, pelas 12h00, na Biblioteca Municipal de Lagos.

O concurso foi promovido pela autarquia durante o Verão, no âmbito da Campanha de Sensibilização da Bandeira Azul 2010, e tem como principais objectivos sensibilizar a população, residente e visitante, mobilizando os seus sentidos para a capacidade de observação do meio natural, e incentivar o desenvolvimento da consciência para a valorização do património natural e a preservação do ambiente.

Esta edição reuniu 281 fotografias de 70 participantes, distribuídas por quatro temas. Os vencedores são:

Tema A – Lagos é Natural | Título: “Pedra da Balança”; autor: Hélio Cristóvão
Tema B – A Biodiversidade | Título: “Amor Natural”; autor: Guilherme Limas
Tema B – A Biodiversidade/ Prémio Juventude | Título: “Biodiversidade em cores”; autor: Miguel Costa
Tema C – O Homem e o Mar | Título: “Diálogo Piscatório”; autor: João Amaro
Tema D – Mundo Submerso | Título “A Gruta”; autor: Valter Bártolo

Esta iniciativa contou com o patrocínio das empresas Hotel Tivoli Lagos, Hotel Vila Galé Lagos, Marina Club Lagos, Iberotel Yellow Hotels e Intermarché Lagos.

As fotos concorrentes estão em exibição no sítio colectivo de Fotografia “Canal Foto”, em www.lagos.canalfoto.org

José Fanha convive dois dias com o público olhanense


O homem de palavras e canções que é José Fanha visita a Biblioteca Municipal de Olhão nos dias 26 e 27 de Novembro. A 26, às 17h30, participa na discussão da sua obra Diário Inventado de um Menino Já Crescido. No dia seguinte, é o escritor com quem poderemos falar a partir das 15h30 no âmbito do projecto Páginas Trico(n)tadas.


Poeta, dizeur de poesia, autor de letras para canções, de histórias para crianças e romances para adultos, José Fanha é também conhecido por escrever textos para televisão, rádio e teatro.
Participou igualmente em vários programas televisivos e radiofónicos, tornando-se assim uma figura bastante conhecida do público. Poucos saberão é que é pintor nas horas vagas.

Entre muitas outras aventuras, integrou em 1969/70 o grupo de teatro da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, foi fundador em 1973 e animador do grupo de teatro ‘Lídia a mulher tatuada e os seus actores amestrados’, participou em 1977 no concurso de televisão A visita da Cornélia, colaborou nos programas de rádio Pão com manteiga e Uma vez por semana, tem colaborado periodicamente desde 1979 com João Lourenço e Vera SanPayo Lemos na adaptação de inúmeros textos teatrais desde Baal até à Ópera dos três vinténs, ambos de Bertolt Brecht.

José Fanha é o escritor convidado no âmbito do Ciclo de Encontros com Escritores do projecto Páginas Trico(n)tadas e estará na Biblioteca Municipal às 15h30 do dia 27 de Novembro, onde partilhará com o público alguns dos livros da sua vida como O Gato de Uppsala de Cristina de Carvalho, Contos Vagabundos de Mário de Carvalho e Jerusalém de Mia Couto. No dia anterior, às 17h30, fala e ouve falar da sua obra Diário Inventado de um Menino já Crescido.

Faro: Mais 450 alunos com acção social escolar


A Câmara aprovou, em reunião realizada no passado dia 17, a inclusão do escalão 3 da Segurança Social no escalão B dos apoios sociais a prestar pela autarquia no decurso do corrente ano lectivo. Deste modo, serão abrangidos mais 450 alunos do 1.º ciclo e Educação Pré-Escolar, sendo atribuído a cada um montante de 35 €.

"Esta decisão deve-se ao facto de se ter constatado um acréscimo de famílias carenciadas no concelho, pondo em causa a capacidade financeira de dar resposta pronta e adequada às necessidades educativas dos seus educandos. Num quadro de crise económico-social, exigia-se da autarquia o alargamento dos agregados englobados nestes apoios. É isso que estamos fazer.

Mais se faz notar que acompanhamos de perto eventuais alterações de rendimento das famílias - sejam elas resultado do aumento do desemprego ou de outras vicissitudes que prejudiquem as condições mínimas de acesso ao ensino - e que, caso haja necessidade, não hesitaremos em tomar medidas que ofereçam mais respostas sociais para atenuar a dimensão das dificuldades", assegura a autarquia.

Portimão: Encontro “Mercados Municipais"


O Município de Portimão, através do Mercado Municipal de Portimão, organiza amanhã, 23 de Novembro, o Encontro “Mercados Municipais do Presente – Partilha e Troca de Experiências para o Futuro”, que decorrerá no auditório do Museu de Portimão e que tem como principal objectivo abordar os problemas actuais com que se deparam estas importantes estruturas de comércio retalhista.

Valorizar as vantagens e potencialidades dos Mercados face às grandes superfícies e incitar à troca e partilha de experiências entre todos os profissionais e entidades ligadas à área dos mercados municipais retalhistas, é a máxima deste Encontro que reúne responsáveis de Aveiro, Torres Vedras, Almada, Seixal, Setúbal, Albufeira, Tavira, Monchique, São Brás de Alportel, Loulé, Lagos, Olhão, Castro Marim, Aljezur e Portimão.

Trata-se de uma rara oportunidade para o debate de ideias entre os decisores das estratégias que orientam os Mercados Municipais, de norte a sul do país.