segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LUZES DE NATAL JÁ BRILHAM EM LOULÉ






Foram inauguradas no passado sábado as iluminações de Natal 2010 no Concelho de Loulé, numa cerimónia simbólica que significou o início do programa de animação previsto para esta época.
Ainda antes das luzes se acenderem, e perante uma plateia composta maioritariamente por crianças, subiram ao palco o Coro Infantil da Fundação António Aleixo e o Grupo Coral Infantil de Loulé (que lançou neste dia o seu mais recente CD), para uma actuação em que as tradicionais canções de Natal estiveram em destaque.
Depois foi a vez do autarca acender simbolicamente as luzes que irão brilhar durante este período de festas no coração das localidades do Concelho.
Na sede do Concelho, as luzes e decorações natalícia vão estar na Praça da República, Rua D. Payo Peres Correia, Largo Gago Coutinho, Avenida 25 de Abril, Rua Maria Campina, Rua 5 de Outubro, Avenida José da Costa Mealha, Rua da Barbacã, Avenida Marçal Pacheco, Largo de S. Francisco e três ruas envolventes, Largo Dr. Bernardo Lopes, Rotunda Bartolomeu Dias, Solar das Palmeiras, Rua Diogo Lobo Pereira, Igreja da Nossa Senhora da Piedade e Rua Condestável D. Nuno Álvares Pereira.
Na cidade de Quarteira, vão beneficiar destas iluminações, a Avenida Infante Sagres, Largo do Mercado, Rua Bartolomeu Dias, Rua Vasco da Gama, Rua 25 de Abril, Avenida Sá Carneiro e Avenida Mota Pinto (sete rotundas), Rua Portas do Mar, Rotunda da BP, Igreja S. Pedro e Praça do Mar.
Na vila de Almancil, as decorações natalícias vão estar na Avenida Duarte Pacheco, Largo Sá Carneiro, Rua do Vale Formoso, Avenida 5 de Outubro, Rua da República e na Igreja de S. Lourenço.
Na aldeia de Boliqueime o espírito natalício também vai estar presente na Fonte de Boliqueime, Rua João Baptista Ramos Faísca e na fachada da Igreja Matriz.
A Autarquia colocou também elementos decorativos alusivos ao Natal nas fachadas das igrejas das restantes sedes de freguesia: Ameixial, Alte, Benafim, Salir, Tôr e Querença, levando a magia do Natal às populações do interior.
Para o presidente da Autarquia, apesar das limitações orçamentais impostas pela crise que se reflectem também numa redução do investimento nas iluminações, o importante é o espírito natalício simbolizado nessas luzes e que têm um brilho muito especial, sobretudo para as crianças.
A par de pretender levar o espírito da época às localidades, as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal durante esta época têm em vista incrementar o comércio tradicional, atraindo mais compradores às zonas comerciais do Concelho.
Refira-se que já no próximo dia 1 de Dezembro à tarde tem lugar um dos momentos mais aguardados neste programa de animação: a chegada do Pai Natal à cidade de Loulé, no tradicional desfile das associações do Concelho.