quarta-feira, 2 de junho de 2010

Elite mundial da vela chega a Portimão em Junho


As melhores tripulações de vela do mundo chegam a Portugal em Junho para participar no Portimão Portugal Match Cup, etapa portuguesa do World Match Racing Tour (WMRT). A prova, que irá decorrer de 23 a 27 de Junho na Marina de Portimão, contará com a presença de 12 equipas e tem o patrocínio da EDP, do Turismo de Portugal, do Município de Portimão e do Grupo Sá Machado.

O neozelandês Adam Minoprio, os australianos Torvar Mirsky e Peter Gilmour, os suecos Magnus Holmberg e Björn Hansen, os franceses Bertrand Pacé e Mathieu Richard, o britânico Ian Williams, o italiano Francesco Bruni e o espanhol Manuel Weiller irão liderar as equipas que participam no Portimão Portugal Match Cup e que já confirmaram a sua presença na prova portuguesa.

Velejadores como Ian Williams, Torvar Myrsky e Adam Minoprio alteraram a visão que se tinha do match racing, ao alcançarem lugares no topo ainda antes dos 30 anos. Até aqui, julgava-se que só os velejadores mais experientes seriam capazes de contornar todas as condicionantes tácticas que uma competição deste tipo apresenta. Com a sua presença nas águas de Portimão, espera-se uma prova emocionante do início ao fim.

Trazer uma etapa da World Match Racing Tour para Portugal, significa trazer um dos eventos de vela mais relevantes à escala Mundial. Esta é uma série anual e profissionalizada que serve de treino e apuramento para a Taça América – mesmo formato, regras, juízes e skippers.

Para o Grupo Sá Machado, que trouxe esta prova para Portugal em 2004, “ter uma etapa do WMRT em Portugal apoiada numa plataforma de cooperação institucional mostra, mais uma vez, a grande vocação dos portugueses para se encontrarem com os Oceanos e com o Mundo”, afirma Justino de Sá Machado, presidente do grupo.

Simultaneamente ao Portimão Portugal Match Cup irá decorrer o Portimão Portugal Junior Cup, de 25 a 27 de Junho. Ainda, em paralelo, irá decorrer o Portimão Portugal Women’s Cup de 30 de Junho a 3 de Julho.

FRAPAL TOMA POSIÇÃO SOBRE ENCERRAMENTO DE ESCOLAS NO ALGARVE


Na sequência das últimas notícias vindas a público sobre o encerramento de Escolas com menos de 21 alunos no país e, particularmente no Algarve, vem a Federação Regional das Associações de Pais do Algarve (FRAPAL) alertar para o impacto que tal medida tem na vida das crianças, dos alunos, das Famílias, dos Professores, dos Funcionários não docentes e da própria Comunidade em que a Escola se insere.
Reconhecendo algumas vantagens no encerramento de algumas Escolas, fundamentadas numa melhor qualidade de instalações, equipamentos, cantinas, superação de situações de isolamento e de quebra de inserção sócio-educativa, prevenção de exclusão social, acesso a mais actividades de enriquecimento curricular, melhor socialização, mais e melhor acesso ao conhecimento, não obstante, deve tal encerramento ser circunscrito aos casos estritamente necessários, no interesse da criança e cuja avaliação tenha sido efectivamente realizada, ouvidos obrigatoriamente todos os parceiros da comunidade educativa, designadamente os Pais e as Associações de Pais e asseguradas que estejam também as condições essenciais para a concretização de tal mudança: melhores condições escolares e de ensino, qualidade e segurança dos transportes, transferência adequada das competentes verbas para as Autarquias, e desde que daí não resulte prejuízo para as crianças.
Apesar deste entendimento, não podemos, contudo, conceber que uma Escola encerre, obrigando crianças de tenra idade a deslocarem-se dezenas de quilómetros, nem quando desse encerramento resulte incapacidade de acompanhamento próximo, pelas famílias, desertificação do território, supressão das actividades culturais de toda uma comunidade em torno da Escola, pela extinção do “link” ao pulsar mais genuíno da comunidade, onde se cresce individual e colectivamente, para o mundo do conhecimento, para a cultura, para a solidariedade, exigindo-se pois, muita ponderação na aplicação destas medidas.
A Redefinição ou Reordenamento da Rede Escolar, com todas as implicações que daí advêm, a ter lugar, deveria passar por uma decisão dos Conselhos Municipais de Educação, a quem compete, nos termos do Decreto-Lei nº 3/2007 de 15 de Janeiro, entre as demais, deliberar sobre a elaboração e actualização das Cartas Educativas e na observação dos princípios constantes da Lei de Bases do Sistema Educativo, desde que convocados.
O que desde logo impõe questionar-se a efectiva participação da comunidade, nas decisões de política educativa local, cujas decisões lhes dizem directamente respeito, impondo-se igualmente a questão: ter-se-ão reunido os Conselhos Municipais de Educação para este efeito?
As Escolas são o coração de cada comunidade, espelho da sua identidade cultural e motor de desenvolvimento da mesma pelo que, enquanto espaço nobre e central da sociedade local, deve continuar a cumprir funções sociais.
Numa sociedade de valores, como a nossa, encerrar uma Escola, gera necessariamente na população, um sentimento de perda que é preciso reparar, devolvendo a Escola à Comunidade a quem pertence.
Apela-se assim às Autarquias que, sendo esse o caso, devolvam aquele espaço às crianças, pais e avós, que por ali passaram, adaptando-o para creches, jardins de infância ou para outros fins sociais prioritários, como o apoio a crianças com necessidades especiais ou para actividades com a população mais idosa, ou ainda vocacionados para Centros de Apoio à Família, podendo ser assegurados pelas Associações de Pais ou por Instituições particulares de Solidariedade Social.

Estágios anuais para 500 jovens licenciados promovem internacionalização de PME portuguesas


Estimular as exportações e o processo de internacionalização, colmatar as insuficiências de capital humano - através do estímulo à contratação de especialistas para a área de comércio internacional e melhorar as estratégias de internacionalização do tecido empresarial português, nomeadamente nas Pequenas e Médias Empresas (PME) constituem os objectivos da medida INOV Export, que promove a criação de 500 estágios anuais destinados a jovens licenciados residentes no País.
A medida, lançada pelos Ministérios da Economia, Inovação e Desenvolvimento e do Trabalho e da Solidariedade Social, é gerida pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em articulação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional e destina-se a jovens com idades até aos 35 anos, preferencialmente com qualificação superior nas áreas de comércio internacional, marketing, gestão, relações internacionais ou novas tecnologias.
Aos candidatos é ainda exigida vocação para o apoio a processos de exportação ou internacionalização, ou experiência profissional de três ou mais anos em matéria de comércio internacional, bem como permanência legal em território nacional e estejam à procura do primeiro ou de novo emprego.
“Trata-se de um programa bastante importante, tanto para a dinamização e valorização das pequenas e médias empresas, que desta forma conseguem integrar profissionais qualificados, como para a criação de novas oportunidades de emprego para os jovens licenciados que pretendem entrar no mercado de trabalho”, considera a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, sublinhando ainda o contributo da medida para a retoma do crescimento económico através da internacionalização da economia portuguesa.
No âmbito deste programa de estímulo ao emprego de especialistas em comércio internacional nas PME nacionais exportadoras, ou potencialmente exportadoras, serão desenvolvidos anualmente 500 estágios profissionalizantes com duração de nove meses, que irão decorrer nas empresas beneficiárias, as quais devem candidatar-se em formulário próprio para o efeito, disponível no site http://live.networkcontacto.com.
Aos estagiários seleccionados pela AICEP, será concedida uma bolsa de estágio mensal, que contará com uma comparticipação pública fixada em 70% do respectivo valor, que corresponderá a um montante de duas vezes o indexante dos apoios sociais e incluirá seguro de acidentes de trabalho e subsídio de alimentação.
No final da acção, que decorrerá em três fases, os estagiários receberão um diploma de frequência com a respectiva avaliação final.

Aula alerta 40 séniores para os riscos dos aneurismas



80 milhões de europeus podem vir a sofrer de um aneurisma da aorta abdominal
A Universidade Sénior de Loulé realizou,no dia 1 de Junho, uma palestra sobre os aneurismas da aorta abdominal, no âmbito da campanha “Aorta é Vida”. A sessão decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen e contou com a presença de 40 pessoas.
Esta iniciativa tem como objectivo divulgar os principais factores de risco desta doença grave, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas.
De acordo com o Dr. Sérgio Silva, Coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Particular do Algarve e orador desta sessão, “a aterosclerose, o tabagismo, a hipertensão e a história familiar de aneurisma da aorta são indicadores da possibilidade de vir a ter a AAA.” O especialista explica ainda que “o rastreio deve ser feito na população de risco através da realização de uma ecografia abdominal, permitindo um diagnóstico precoce e, em último caso, evitar a morte do doente.”

Um estudo recente, realizado pela empresa Spirituc-Investigação Aplicada, revela que 82 por cento da população portuguesa masculina com mais de 65 anos não sabe o que é um aneurisma da aorta, e que a esmagadora maioria (89,3 por cento) não consegue identificar os factores de risco associados a esta doença.
O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.

FARO PASSA A LIDERAR NO BOOKCROSSING


Tal como já tinha sido referido, a associação “FARO 1540” está a
dinamizar o bookcrossing no concelho da capital algarvia.
Recorde-se que Faro apesar de ser uma cidade universitária e capital
de uma das principais regiões do país, não tinha este movimento bem
enraizado apesar de Portugal ser dos países europeus onde este
movimento tem maior expressão sobretudo nas cidades de Lisboa e Porto.

Esta realidade levou a “FARO 1540” a considerar mais oportuno que numa
1ª fase, em vez de serem libertados livros aleatoriamente em cafés,
bancos de jardins e escolas como habitualmente acontece, fosse
promovido a difusão deste conceito por intermédio de Crossing Zones ou
Zonas Oficiais de Libertação (ZOL), onde todos os cidadãos podessem
levantar e depositar os livros e publicações.

Assim, com o lançamento do projecto dinamizado pela “FARO 1540”, foram
libertadas perto de duzentas publicações pelas 12 entidades que se
associaram a este projecto e que vão fazer de Faro, de acordo com as
informações contidas no site Bookcrossing Portugal, a maior cidade do
país em número de ZOL´s.

As Zonas Oficias de Libertação aderentes, todas elas identificadas
pelo cartaz ZOL, nesta primeira fase foram: Associação de
Solidariedade Social dos Professores (Delegação do Algarve),
Biblioteca António Ramos Rosa, Bibliotecas da Universidade do Algarve
(Gambelas e Penha), Centro Azul (Praia de Faro), Escola Secundária
João de Deus, Espaço C, Espaço Internet (Sto António do Alto), Faro
1540, Hagabê Informática (Loja Faro), Nordik Bar e Sociedade
Recreativa Artística Farense (“Os Artistas”).
Para além de alguns cidadãos farenses que contribuíram de forma
efectiva para o sucesso desta iniciativa, a “FARO 1540” agradece à
Câmara Municipal de Faro, Escola Secundária João de Deus, Associação
de Solidariedade dos Professores e à Delegação Regional da Cultura o
facto de terem doado diversas publicações para este projecto.

Espera-se que este movimento seja “realimentado” a partir de agora
pelos diversos leitores (Bookcrossers) e também pelas ZOL aderentes a
este projecto, garantindo assim, que exista sempre disponível um
conjunto razoável de publicações e livros que poderão circular entre
diversos Bookcrossers em vez de estarem parados e esquecidos em
estantes.

Contudo, a “FARO 1540” apela a todos os cidadãos que continuem a doar
livros a esta associação, que depois de registar e etiquetar as
referidas publicações no site bookcrossing.com procederá
posteriormente à sua libertação pelas ZOL farenses, passando a fazer
parte integrante desta “biblioteca mundial” e a estar ao dispor de
milhares de Bookcrossers.

Bruno Lage

ALBUFEIRA HASTEA 19 BANDEIRAS AZUIS



A cerimónia de hastear das bandeiras azuis nas praias do Município de Albufeira teve início às 9.30 horas de hoje, 2 de Junho, na Praia da Rocha Baixinha Nascente.
Albufeira é o município com mais galardões de qualidade ambiental de praias do País.
Este ano viu serem-lhe atribuídas 19 bandeiras azuis. Pela primeira vez, a Marina de Albufeira vai ostentar o galardão da qualidade, a par da Praia dos Salgados, Galé Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, S. Rafael, Arrifes, Aveiros, Oura, Oura Leste, St.ª Eulália, Maria Luísa, Olhos d´Água, Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia-Alfamar, Rocha Baixinha Nascente e Rocha Baixinha Poente. Continuando a liderar no ranking dos municípios com Bandeira Azul, Albufeira teve mais duas praias galardoadas, Galé Oeste e Arrifes, e ainda, a reentrada das praias de Salgados e S. Rafael.
A cerimónia de hastear das 19 bandeiras azuis nas praias do Município de Albufeira teve início realizou-se hoje na Praia da Rocha Baixinha Nascente.
A Bandeira Azul é um símbolo de excelência, atribuído anualmente às praias, que se candidatam e reúnem um conjunto de 29 critérios, respeitantes á informação e educação ambiental, qualidade da água de banho e do ambiente costeiro, à informação, segurança, equipamentos e serviços.
Por outro lado, Albufeira foi também premiada com o maior número de galardões de “Praia Acessível – Praia para Todos”. São 12 as praias que cumprem os critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade.
Trata-se de uma distinção que representa o esforço do município em melhorar as infra-estruturas e serviços de apoio, eliminando as barreiras arquitectónicas nos equipamentos colectivos e na via pública.
As praias com galardão de “Praia Acessível – Praia para Todos” são: Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Peneco, Pescadores, Oura, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.
O Município viu-lhe também ser atribuído o galardão da “Praia Saudável”, que incide em vertentes como a segurança, acessibilidade, ambiente e sensibilização. Foram galardoadas as praias: Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, Falésia, Açoteias, Barranco das Belharucas, Maria Luísa, Sta. Eulália, Galé Leste e Salgados.

Teatro: “As Encalhadas”






Estreia nacional no Auditório Pedro Ruivo

A Fundação Pedro Ruivo apresenta nos próximos dias 11 e 12 de Junho a estreia nacional da peça AS ENCALHADAS da autoria de Miriam Palma e Isabel Sicsci e com adaptação de Ana Bola.
As conhecidas actrizes Helena Isabel, Maria João Abreu e Rita Salema protagonizam esta comédia musical que satiriza as angústias e prazeres de mulheres de diferentes classes sociais que em determinada altura das suas vidas se encontram sós, privadas de amor, carinho e sexo. Aparentemente convivem bem com o problema, mas ao longo do espectáculo vamo-nos apercebendo, através dos seus monólogos nocturnos, que não é verdade. Apesar de possuírem características bem diferentes, encontram dificuldades muito semelhantes ao tentar lidar com o problema da solidão. Todas as situações são apresentadas em forma de quadros bem-humorados: na academia de ginástica; no cabeleireiro; na sex-shop. Estas mulheres descobrem, também, que têm em comum o mesmo homem, Ernesto, marido de Iolanda, amante de Vanessa e reprodutor do filho de Cecília.
A primeira encalhada, Cecília, é solteirona convicta. Tem muitos namorados, mas não se consegue fixar em nenhum, colocando defeitos insuperáveis em todos. É representante do famoso “complexo de cinderela”. É apresentadora de um programa de televisão onde aconselha mulheres solitárias, presidente da A.S.A (Associação das Solitárias Anónimas) e psicóloga. O seu maior conflito é querer ter um filho, já que descendente de uma família conservadora, que valoriza de sobremaneira a maternidade. Assim, decide procurar um reprodutor.
Cristina, encontra-se casada no início do espectáculo, mas não menos só. O seu marido, um empresário de sucesso, viaja muito e não lhe dá atenção. Ex miss fotogenia, saiu do concurso directamente para o casamento. Ao fim de dez anos descobre que foi traída durante esse tempo todo e decide divorciar-se. O divórcio deixa-a sem dinheiro e a partir daí começa “difícil tarefa” de encontrar outro homem que a sustente.
A última encalhada, Graça, é maquilhadora do mesmo programa de televisão onde Cecília é apresentadora. É também vendedora de produtos eróticos. O seu grande sonho é casar-se, mas por questões do destino só se envolve com homens comprometidos, acabando por viver sempre o papel da amante. O seu maior desafio é encontrar um homem que deixe a mulher para casar com ela.

IKONOKLASH inaugura no Centro Cultural de Lagos



No próximo Sábado, dia 5 de Junho, entre as 22h e as 2h, inaugura, no Centro Cultural de Lagos, ikonoklash – Criação Artística em Tempo Web, um projecto multidisciplinar na área da arte contemporânea, integrado no programa Allgarve'10.
O projecto, comissariado por Dinis Guarda / Número – Arte e Cultura, propõe uma reflexão sobre o papel da Internet e do seu impacto na criação de imagens, de ícones de arte. Estará patente ao público até ao dia 1 de Agosto.

Este evento compreende um portal web 2.0, www.ikonoklash.com, eminentemente social, que se desdobra fisicamente numa exposição onde artistas/criadores apresentam obras em diferentes áreas disciplinares.
Será também organizado, em conjunto com a Universidade do Algarve, um seminário, para além de um serviço educativo, tendo como elemento comum a Web e o seu factor “iconoclasme” [utiliza-se aqui na acepção de “destruidor de ícones”]. O título deste projecto surge da fusão desse termo, aqui abreviada para "Ikono", e da ideia de impacto/colisão, "Klash”.

ikonoklash reflecte sobre o papel da Web como o elemento central e verdadeiro factor “iconoclasme” . A Internet surge neste contexto como um “destruidor” ou, usando um neologismo/eufemismo, uma entidade que acelera a mutação de conceitos estéticos. É sem dúvida uma das principais influências/motores na criação contemporânea, seja na criação de imagens em movimento, seja como pressuposto e ferramenta tecnológica, seja ainda como ponto de comunicação e fórum social, estético e político na paisagem da arte que se faz nos nossos dias.

Ecoteca de Olhão homenageia o poeta João Lúcio na sua própria casa


No dia 12 de Junho, pelas 21h30, a Ecoteca abre as portas para uma ocasião muito especial: homenagear o poeta João Lúcio na sua própria casa.

Entre outras iniciativas, realiza-se um concerto por Paula Cardoso Rocha e José Eduardo, que será registado, editado em disco, e sobre o qual será elaborado um documentário.

Este evento, cuja entrada é gratuita, abraça também outras expressões artísticas, como música, pintura, dança e teatro. A exposição terá obras de Graça Moniz, bisneta de João Lúcio

João Lúcio foi um poeta naturalista, romântico e sonhador, tanto na política, na escrita, como noutras áreas da sua vida.

Após o acidente trágico que vitimou o seu filho varão, João Lúcio resolveu encontrar um local onde conseguisse um maior isolamento espiritual. Iniciou por isso a construção, em 1916, de uma moradia perto de Olhão, o chamado Chalet de Marim, escondido no pinhal da sua Quinta de Marim, local rico em lendas sobre mouras encantadas.
Pelo seu exotismo, é considerado como um exemplo máximo da arquitectura simbolista em Portugal (existe apenas outro exemplar nacional: a extraordinária Quinta da Regaleira, em Sintra). Trata-se de um edifício com três pisos, de forma quadrangular, sem frente nem traseiras.

Orientadas segundo os quatro pontos cardeais, quatro escadarias marcam as entradas para o centro da casa, rematado com uma clarabóia. A escadaria a Norte tem forma de peixe; a Sul, de guitarra; a Nascente, de violino; a Poente, de serpente. Simbolicamente, o peixe representa a água mas, ao contrário do que seria de esperar, está virada para o Norte (continental); a guitarra simboliza o fogo e, também ao contrário do que seria de esperar, está virada para o Sul (líquido); o violino simboliza o ar mas está virada para o fogo do Sol (nascente); a serpente simboliza a terra e a realidade, pelo que está voltada para a urbe de Olhão.

O belíssimo Chalet abre agora as portas ao público para uma noite memorável de espectáculo.

PRÉMIOS PUBLITURIS APOSTAM NA INTERNACIONALIZAÇÃO


Publituris Portugal Travel Awards é a nova designação dos mais antigos galardões do Turismo nacional. Organizados pelo Jornal Publituris, em conjunto com a Câmara Municipal de Loulé e Turismo do Algarve, os Prémios Publituris 2010 reconhecem a excelência do sector num total de 17 distinções. Os nomeados da edição de 2010 já podem ser conhecidos em www.publiturisawards.com.
«A mudança no nome dos Prémios Publituris foi um passo natural de internacionalização, algo que surge em linha com a própria universalidade do destino Portugal», explica Ruben Obadia, director do Jornal Publituris. «Este é um país com muito por descobrir não só pelos turistas estrangeiros, mas também pelos próprios portugueses. Potenciando a marca Portugal, estes prémios pretendem mostrar o que de melhor se faz na indústria do turismo», remata.
A 7.ª edição dos Prémios Publituris fica marcada também pela redução do número de categorias a concurso, passando agora a ser 15: Companhia de Aviação, Companhia Low-Cost, Rent-a-Car, Operador Turístico, Rede de Agências de Viagens, Operador de Incoming, Site de Viagens, Hotel de Cinco Estrelas, Hotel de Quatro Estrelas, Hotel de Três Estrelas, Resort Hotel, Cadeira Hoteleira, Campo de Golfe, Região de Turismo Nacional, Melhor Destino Internacional.
Eleitos por um júri composto por 13 reputados profissionais da área, os vencedores são revelados no dia 18 de Junho, no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura. Nesta data será também entregue o Prémio Personalidade Turística do Ano (escolha directa do painel de jurados) e o Prémio Carreira Belmiro Santos (uma atribuição do Jornal Publituris).

NOMEADOS EDIÇÃO 2010
As seguintes empresas / instituições estão nomeadas:


Melhor Companhia de Aviação
Air France
Brussels Airlines
Ibéria
Lufthansa
SATA
TAP

Melhor Companhia Low-Cost
Aer Lingus
Air Berlim
Easyjet
Ryanair
Transavia
Vueling

Melhor Rent-a-Car
Auto-Jardim
Avis
Budget
Europcar
Guerin
Hertz

Melhor Operador Turístico
Iberojet
Mundovip
Nortravel
Soltour
Soltrópico
Viajar Tours

Melhor Rede de Agências de Viagens
Abreu
Best Travel
Halcon
Mundiclasse
Star (actual Geostar)
Top Atlântico

Melhor Operador de Incoming
Abreu
AIMS
Citur
Portimar
Full Services
Tui

Melhor Site de Viagens
Abreu Online
Exit
Geotur
Halcon
Netviagens
Vá Viagens

Melhor Hotel de Cinco Estrelas
Four Seasons Hotel Ritz Lisboa
Pestana Palace Hotel & National Monument
Sheraton Lisboa Hotel & Spa
Tivoli Lisboa
Tróia Design Hotel
Vila Joya

Melhor Hotel de Quatro Estrelas
Fontana Park Hotel
Hotel Caminhos de Santiago
Hotel Sofitel Lisbon Liberdade
Internacional Design Hotel
Lisboa Marriott Hotel
Sana Lisboa Hotel

Melhor Hotel de Três Estrelas
Dom Carlos Liberty
Evidência Astória Creative Hotel
Grande Hotel do Porto
HF Fénix Garden
Sana Capitol Lisboa
Your Hotel & Spa

Melhor Resort Hotel
Choupana Hills Resort & Spa
Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa
Penha Longa Hotel & Golf Resort
Praia D’El Rei Golf & Beach Resort
The Lake Resort Vilamoura
Vila Vita Parc Resort & Spa

Melhor Cadeia Hoteleira
Altis Hotels
Hotéis Vila Galé
Pestana Hotels & Resorts
Porto Bay Hotels & Resorts
Tivoli – Hotels & Resorts
VIP Hotels

Melhor Campo de Golfe
Oceânico Faldo Course
Oceânico Victoria Golfe Club
Oitavos Golf
Penha Longa Golfe
Praia D’El Rey Golfe
Quinta do Lago Laranjal

Melhor Região de Turismo Nacional
Açores
Alentejo
Algarve
Lisboa e Vale do Tejo
Madeira
Porto e Norte de Portugal

Melhor Destino Internacional
Brasil
Cabo Verde
Espanha
França
República Dominicana
Turquia

Serão ainda atribuídos directamente os seguintes Prémios:

Prémio Personalidade Turística do Ano *
Prémio Carreira Belmiro Santos **

* Prémio atribuído directamente pelo Júri
** Prémio atribuído directamente pelo Jornal Publituris

“MEXE-TE, EXPRESSA-TE E DIVERTE-TE!”




Abertas inscrições para Projecto “Educação no Verão”
As crianças do 1.º ciclo do ensino básico vão participar no projecto “Educação no Verão” que vai decorrer nos meses de Julho e Agosto, no Concelho de Albufeira.
Estão abertas as inscrições para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas de Albufeira, que queiram frequentar as actividades desportivas e lúdico-pedagógicas que o Município de Albufeira disponibiliza nos meses de Julho e Agosto.

Entre 5 de Julho e 27 de Agosto, serão organizados quatro campos de férias quinzenais, onde os mais novos experimentarão diferentes vivências.

“Educação no Verão ” é um programa de campos de férias, onde as crianças poderão partilhar experiências, enriquecer relações e descobrir novos mundos. Através de várias actividades desportivas e lúdico-pedagógicas, pretende-se que os mais novos sigam o lema da iniciativa: “Mexe-te…expressa-te…e diverte-te”.

Os jovens ocuparão os seus tempos livres a praticar atletismo, natação e jogos de água, judo, karate, ginástica acrobática, hip-hop, capoeira, futebol, teatro, beachvolley e jogos de praia, danças de salão, basquetebol, história, olaria e expressão plástica, entre outras actividades.
Esta iniciativa da Câmara Municipal, tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e jovens do concelho, através da prática desportiva e da expressão criativa e cultural. Pretende-se promover estilos de vida saudáveis junto desta faixa etária e ocupar os seus tempos livres com actividades educativas.

Todos os interessados deverão efectuar a sua inscrição na Divisão de Educação da Câmara Municipal, entre 7 e 11 de Junho.

Seminário na UAlg debate a Arte no Vídeo


Há Arte no Vídeo? A resposta à questão estará, com certeza, no seminário que vai realizar-se nos dias 7 (Anf. 1.4, Complexo Pedagógico, Campus da Penha, das 10h00 às 13h00) e 14 de Junho (na Sala de Seminários da Reitoria, Campus de Gambelas, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00), na Universidade do Algarve. Artistas, curadores, teóricos e instituições/museus reflectem sobre os processos de apropriação do vídeo na arte contemporânea; o vídeo como arte e como suporte e o papel da Internet na produção/difusão da vídeo arte.
O seminário Há arte no Vídeo? dialoga com o projecto IKONOKLASH, que será inaugurado no dia 5 de Junho, no Centro Cultural de Lagos, com uma exposição e diversas performances e instalações temporárias. Comissariado por Dinis Guarda. IKONOKLASH é um projecto de reflexão / criação em torno da produção de imagens em movimento no panorama actual da arte contemporânea marcado pelas dinâmica (s) da Internet que é, sem dúvida, uma das principais influências / motores na criação contemporânea, seja na criação de imagens em movimento, seja como pressuposto e ferramenta tecnológica, seja ainda como ponto de comunicação e fórum social, estético e político na paisagem da arte que se faz nos nossos dias.
Há arte no Vídeo? é destinado, sobretudo, aos alunos da pós-graduação em gestão cultural, que trabalham e/ou irão trabalhar com programação e gestão de espaços culturais, bem como aos alunos do mestrado e doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes cujos projectos de dissertações e teses reflectem uma grande preocupação com as questões da imagem em movimento. O seminário dirige-se ainda aos alunos das licenciaturas em Artes Visuais, Estudos Artísticos e Ciências da Comunicação, cujos percursos prevêem a produção, difusão ou mesmo a criação de um texto crítico sobre a arte na contemporaneidade.
O CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação tem realizado, desde a sua criação, uma série de eventos destinados a divulgar todos os movimentos artísticos que se encontram no limite entre a arte e a tecnologia, promovendo debates e trazendo ao Algarve, e a Portugal, os maiores especialistas, desde produtores a teóricos, no intuito de promover uma troca profícua entre pares e de dar oportunidade aos alunos de licenciatura e de estudos pós-graduados, da região, de participarem activamente das discussões mundiais sobre a arte na contemporaneidade.

Estudantes de três continentes a filmar em Portimão


Cerca de 20 participantes de três continentes, Europa, África e América, são esperados em Portimão, na primeira quinzena de Julho, para participar na primeira edição do programa de formação “London Film Academy On Location”.
Até ao momento já se inscrevem participantes com origem no Reino Unido, Finlândia, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Nigéria e Portugal, havendo também interesse de estudantes da Angola e Rússia.
Teñdo como base o MUSEU DE PORTIMÃO, os participantes irão receber, durante duas semanas, formação prática em todas as áreas ligadas à criação e produção de um filme, desde o Guião à Pós-Produção, com formadores com curriculum internacional.
Informação detalhada sobre os cursos, no site da London Film Academy: http://www.londonfilmacademy.com/lfa-courses/show-course.asp?id=82
A iniciativa da ALGARVE FILM COMMISSION e da LONDON FILM ACADEMY, conta com o apoio do Município de PORTIMÃO e do TURISMO DO ALGARVE.
Para a ALGARVE FILM COMMISSION, a realização dos Cursos de Verão é uma oportunidade para ter formação de nível internacional ministrada na região em condições similares às que são praticadas em Londres.
Ou seja, os participantes podem frequentar, no Algarve, acções de formação na área do Cinema e Audiovisual nas mesmas condições que teriam na capital britânica.
Pela primeira vez, a LONDON FILM ACADEMY (http://www.londonfilmacademy.com /), uma escola de cinema que desenvolve formação profissional em todas as áreas-chave do Audiovisual, irá organizar o seu Curso “Filmaking Foundation” na Europa continental.
Anna Macdonald, co-reitora da LFA, considera que “com um clima ameno durante todo ano, o Algarve é um dos destinos mais atraentes do Mediterrâneo, pelo que, pela primeira vez, todas as filmagens deste curso terão lugar ao ar livre”.