terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

EXECUTIVO MUNICIPAL REALIZOU VISITA ÀS OBRAS DO CINE-TEATRO LOULETANO NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE





Remodelação da sala de espectáculos inaugurada em Setembro
Actividades desportivas para crianças e espectáculo de Fado preencheram programa do Dia da Cidade de Loulé
No âmbito das comemorações do 22º aniversário de elevação de Loulé a cidade, o executivo municipal, acompanhado por técnicos da Câmara e responsáveis da empreitada, visitaram ontem à tarde o Cine-Teatro Louletano, edifício emblemático que está a sofrer obras de remodelação.
Numa altura em que os trabalhos estão em fase de conclusão, os responsáveis da Autarquia depararam-se com um espaço moderno mas que mantém a essência do edifício, sem grandes alterações estruturais. “É gratificante verificar que a memória do antigo Cine-Teatro continua aqui presente”, considerou o edil, Seruca Emídio.
Assim, a estrutura da sala manteve-se, nomeadamente em termos do perfil da plateia onde apenas é anulado o corredor central, permitindo uma melhor visibilidade na parte das laterais. Os três balcões deram lugar apenas a dois, uma vez que o terceiro balcão não apresentava as necessárias condições de segurança impostas pela lei em vigor. De referir que os balcões passam a ter também uma função de camarote.
No entanto, o número de lugares total para os espectadores mantém-se praticamente o mesmo, totalizando cerca de 325 lugares.
O palco é novo, está mais avançado em relação ao anterior e ganhou espaço também em profundidade. O frontão do palco foi recriado e está agora integrado na decoração de todo o espaço.
As grandes alterações no edifício respeitam sobretudo ao acondicionamento acústico, conseguido por exemplo pela criação de um tecto novo, e toda a parte técnica, nomeadamente com novos aparelhos de iluminação Os equipamentos de apoio foram completamente reformulados, há agora um novo espaço para a régie, com possibilidade de montar uma outra. Foi também instalado um sistema de climatização que não existia, permitindo melhores condições de comodidade para os espectadores.
O espaço conta agora com cinco camarins de maiores dimensões e a zona do bar permanece no piso superior, mantendo as mesmas funções.
Todo o sistema de saídas de emergência e sinalética foi reformulado.
Em termos de acesso aos balcões, o Cine-Teatro terá a partir de agora elevadores e quatro acessos através de escadas (antes era apenas um o acesso ao piso superior).
No que concerne às valências do novo espaço, o presidente da Câmara de Loulé salientou que a “polivalência” é a nota dominante. “A ideia foi adaptar aqui uma sala de espectáculos de qualidade, para teatro, dança, concertos de música, mas em que também há lugar para o cinema.
Uma das novidades introduzidas diz respeito a cabines de tradução que permitirão criar condições para acolher seminários, colóquios, conferências, criando também aqui uma espécie de centro de congressos.
Técnicos da obra e executivo municipal foram unânimes em considerar que esta remodelação significou “o que de melhor se faz em Portugal” e que o Cine-Teatro Louletano “estará ao nível das melhores salas de espectáculo do país”.
De acordo com os responsáveis, a obra estará terminada em Abril. Depois será necessário equipar esta sala de espectáculos, prevendo-se que a cerimónia de inauguração decorra em Setembro. A partir de Outubro, o novo Cine-Teatro Louletano entrará em funcionamento.

Desporto e Fado
No dia das comemorações do Dia da Cidade de Loulé, as actividades desportivas para os mais novos dominaram a manhã. No âmbito do projecto “Escola Activa”, os alunos das escolas tiveram a oportunidade de participar em diversas actividades lúdicas e desportivas, que decorreram junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco.
Promover padrões de comportamento saudáveis, alertando a comunidade escolar para a necessidade de optar por estilos de vida saudáveis onde uma alimentação equilibrada e a prática da actividade física sejam uma constante do dia a dia, foram os grandes objectivos desta iniciativa que irá ocorrer noutros momentos ao longo do ano.
À noite, no Convento de Stº António, o espectáculo “Uma Viagem Pelo Fado”, com os fadistas António Pinto Basto e José Gonçalez, encerrou as comemorações de mais um aniversário da de Loulé. As duas vozes trouxeram alguns dos maiores clássicos do fado, como “Júlia Florista”, “Belos Tempos”, “Canos do Tejo”, “Canto o Fado”, “Nem às Paredes Confesso” mas também temas dos seus repertórios.
Um espectáculo que teve casa cheia.

AUTARQUIA DE LOULÉ E CONSELHO NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DO VOLUNTARIADO CELEBRAM PROTOCOLO


A Câmara Municipal de Loulé vai proceder à assinatura de um protocolo entre esta Autarquia e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, a ter lugar na próxima quinta-feira, 4 de Fevereiro, pelas 9h00, na Sala da Assembleia Municipal, Edifício Engº Duarte Pacheco, em Loulé.

Esta iniciativa, que tem em vista a implementação de um Banco de Voluntariado no Concelho, vai contar com a presença do presidente da Autarquia, Seruca Emídio, e das responsáveis do Conselho, Elza Chambel (presidente) e Elisa Borges (vice-presidente).

O Banco de Voluntariado é definido como um espaço de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras de voluntariado que reúnam condições para integrá-los.

Encontrando-se o Concelho de Loulé sensibilizado para uma causa tão nobre como esta, é sua pretensão implementar o Banco Local de Voluntariado que promova o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, disponibilizando informação, formação e apoios às diversas organizações interessadas, bem como aos voluntários.

Jovens estudantes guiam público à descoberta dos bastidores do TEMPO - Teatro Municipal de Portimão



O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão proporciona em Fevereiro uma derradeira oportunidade aos interessados em visitar os seus bastidores, através da iniciativa “No Labirinto do TEMPO”, na qual o Grupo de Teatro da Caverna e alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes guiam o público pelos recantos e espaços desconhecidos deste equipamento cultural, no âmbito da Oficina do Espectador.

Depois de quatro visitas em Janeiro com lotação esgotada, estão agendadas sessões para o público nos dias 5 (19h00), 6 (16h00), 12 (19h00) e 13 de Fevereiro (16h00), enquanto nos dias 5 e 12 será a vez de alunos de escolas de Portimão descobrirem os espaços menos conhecidos do TEMPO, numa viagem em forma de espectáculo coordenada pelos professores Alfredo Gomes e Nídia Santos.

A Oficina do Espectador promove ateliês, conversas, visitas guiadas e espectáculos e destina-se sobretudo a crianças do ensino básico e secundário, podendo também ser frequentada por outros interessados, numa colaboração estreita com a comunidade educativa e a sociedade em geral - instituições, associações e grupos culturais, professores, colectividades ou centros de dia - através de estratégias pedagógicas, projectos artísticos e iniciativas de envolvimento sócio-cultural.

Na sequência deste projecto educativo, os participantes têm a possibilidade de se transformar em espectadores mais activos, estimulando ao mesmo tempo a sua criatividade e o sentido crítico relativamente às artes e ao mundo.

Os interessados em participar “No Labirinto do TEMPO”, num máximo de 20 pessoas por visita, poderão adquirir os respectivos ingressos na bilheteira do Teatro Municipal de Portimão, ao preço unitário de 2,50 euros.

Raquel Tavares convidada na final do IV Concurso de Fado Amador de VRSA


No dia 6 de Fevereiro, o palco do Centro Cultural António Aleixo recebe a fadista Raquel Tavares, como convidada da final do IV Concurso de Fado Amador de VRSA.
Desde o dia 16 de Janeiro que decorrem semanalmente, nas três freguesias do concelho, as eliminatórias da IV edição do Concurso de Fado Amador.
A 1.ª eliminatória realizou-se no Centro Cultural António Aleixo, tendo ficado apurados: no primeiro escalão, Mara Pedro oriunda de Viseu e em 2.º lugar Sara Paixão de Loulé. No 2.º escalão, a vitória pertenceu a Neusa Brito de Vila Real de Santo António, o 2.º lugar foi atribuído a Rui Baptista de Faro e em 3.º lugar ficou Emanuela Furtado de Tavira. Os convidados desta eliminatória foram os fadistas vencedores do III Concurso/Edição 2009 – Teresa Viola e Luís Moreno.
No dia 23 de Janeiro, decorreu no Centro Comunitário de Monte Gordo a 2.ª eliminatória. No primeiro escalão, a vitória sorriu a Aurora Gonçalves de Cabanas de Tavira, seguida de Inês Gonçalves oriunda de Moura. No segundo escalão, o vencedor foi Luís Manhita de Faro, seguido de Teresa Ventura, oriunda de Chaves e Elsa Jerónimo de Vila Real de Santo António. Esta eliminatória teve como convidados os fadistas Cremilde e Pedro Viola.
No dia 30 de Janeiro, a 3.ª eliminatória decorreu na Sociedade Recreativa Cacelense, tendo sido apurados no 1.º Escalão: Débora Pinto (Elvas) e Rui Encarnação (Tavira). Os vencedores do 2.º Escalão foram João Manuel Guiomar (Abrantes), Afonso Oliveira (Costa da Caparica) e Tina Jofre Ferreira (Constância).
A grande final decorre este sábado, dia 6 de Fevereiro, onde será disputada, no Centro Cultural António Aleixo, a grande final com a presença da conhecida Fadista Raquel Tavares.
A organização do Concurso de Fado Amador é da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António que conta com o apoio da Associação de Beneficência “A Manta” da Manta Rota.

PSD/Algarve: ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2010 O PIOR DE SEMPRE PARA A REGIÃO DO ALGARVE



DEPUTADOS DO PESD PELO ALGARVE PODEM VOTAR CONTRA
ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2010 MERECE VOTO CONTRA

"A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve, reunida a noite passada para analisar a incidência da proposta de Orçamento de Estado para o ano de 2010, apresentada pelo Governo na Assembleia da República, decidiu, por unanimidade, solicitar ao Grupo Parlamentar do PSD liberdade de voto para os deputados algarvios poderem exprimir por esta via o seu repúdio pela forma aviltante e indigna como a região do Algarve é tratada no documento orçamental que expressa as intenções de investimento da administração central (PIDDAC), caso a situação não venha a ser corrigida no debate parlamentar em curso",refere o comunicado do PSD/Algarve, que transcrevemos.
Eis o conjunto de razões apresentadas pelo presidente do PSD/Algarve, Mendes Bota, e que fundamentam esta posição:
1-Numa região que tem a segunda taxa de desemprego mais elevada de Portugal (10,3%), é inaceitável que o Estado central reduza o esforço do investimento público praticamente à escala ZERO! Desde 1974, nunca se tinha ido tão longe na marginalização do Algarve. O PIDDAC contempla um montante negativamente recorde de 52,9 milhões de Euros. Para se ter uma ideia do descalabro, basta recordar a série cronológica do PIDDAC no Algarve, durante os últimos dez anos. Atingiu, em 2003, o valor máximo de 333,7 milhões de Euros. Porém, desde que o Partido Socialista chegou ao poder em 2005, o PIDDAC no Algarve tem quebrado exponencialmente de ano para ano e, cinco anos depois, representa hoje apenas 20% do valor de então (uma queda de 262,2 para 52,9 milhões de Euros).
2-Todos compreendemos que se atravessa uma crise económica em Portugal, e que os sacrifícios devem ser partilhados por todos, sem egoísmos. Mas há um mínimo de equidade a respeitar na repartição desses sacrifícios. Enquanto o PIDDAC nacional sofre, de 2009 para 2010, uma quebra de 30,3% no investimento do Estado em todo o país, o Algarve é brutalmente penalizado com uma quebra de 47,1%. A situação é tão mais agravada, quanto este é o corolário de um quinquénio de brutais reduções do PIDDAC para a região, a que se soma a perda substancial de fundos comunitários derivada da saída artificial do lote das regiões consideradas “Objectivo 1” na União Europeia, consubstanciada num Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN) cujos níveis de execução até agora são mínimos.
3-O Algarve representa 4,1% da população residente (sem contar com a carga turística adicional), 4,2% do PIB nacional, mas neste PIDDAC fica reduzido a 1,87% do montante total do investimento do Estado, o que ultrapassou os limites do politicamente aceitável. Já o ano passado, tinha baixado para 2,4% do todo nacional. Seria uma indignidade aceitar este facto, sem uma forte expressão de protesto. Dos 52,9 milhões de Euros do PIDDAC destinados ao Algarve, apenas 22,2 milhões saem dos cofres do Estado central. O Governo anunciou que as receitas turísticas do país ultrapassaram os 6 mil milhões de Euros, em 2009. O Algarve representa cerca de 40% da capacidade turística nacional. No somatório dos diferentes impostos e contribuições sociais aplicáveis (IRS, IRC, IVA, TSU, etc) ao volume de negócio gerado, só o sector turístico do Algarve meteu nos cofres do Estado, seguramente, verbas muito acima de mil milhões de Euros. Os 22,2 milhões de Euros que o Algarve recebe do Estado central para investimento na região, são uma contrapartida afrontosa para o celeiro fiscal que a região representa para o país.
4-Este PIDDAC/Algarve, é uma mão cheia de nada. A maioria das verbas nele inscritas é para pagamento de facturas em atraso de obras já feitas, ou são montantes simbólicos que não chegam nem para lançar a primeira pedra onde quer que seja. Não existe uma única obra nova relevante para o Algarve. É um orçamento que atira areia para os olhos. A sua maior verba, de 10,3 milhões de Euros, é a alimentação artificial de areia para as praias do Forte Novo, Vale do Lobo e Garrão, a que se junta igual operação nas praias de Albufeira (2,2 milhões de Euros) e de D. Ana (1,6 milhões de Euros).
5-Os municípios mais desfavorecidos do Algarve são corridos a “taxa de investimento zero”. Alcoutim, Monchique, Vila do Bispo e Aljezur, a que se junta Lagoa, nem figuram no mapa de investimentos. S. Brás de Alportel (30.000 Euros) e Castro Marim (165.451 Euros), quase não contam. Assim se agravam as assimetrias intra-regionais, a par das assimetrias inter-regionais. O interior é mais uma vez esquecido, quem mais precisa de estímulos para a fixação de população e a dinamização da actividade económica das áreas mais sub-desenvolvidas não conta.
6-Se levantarmos a cortina da política de desorçamentação levada a cabo por este governo -as célebres parcerias público privadas (PPP), baseadas em endividamentos que todos iremos pagar nos 30 anos futuros-, o panorama é desolador. A reconversão da EN 125 (o projecto Algarve Litoral) viu o contrato de adjudicação “chumbado” pelo Tribunal de Contas, e nem chegou a arrancar. O Hospital Central do Algarve continua no papel. Num outro plano, o Pólis da Ria Formosa pesa pouco e do Pólis da Costa Vicentina nem se ouve falar.
7-Finalmente, e dentro da penúria da distribuição dos investimentos, constata-se, uma vez mais, que as autarquias socialistas de Portimão e Lagos continuam na dianteira, apesar de Faro e Loulé justificarem, à luz de todos os critérios possíveis, uma atenção especial que não tiveram.
8-Perante este cenário, os algarvios ficam conscientes de que nenhum dos seguintes projectos estruturantes e necessários para o Algarve conhecerá qualquer desenvolvimento nos tempos mais próximos:
-A Cidade Judiciária de Faro foi esquecida, apesar das ilusões vendidas no último verão eleitoral;
-As Variantes Norte e Sul à cidade de Loulé, foram varridas, pesem as promessas governamentais;
-O IC27 Alcoutim-Beja, e o IC4 Lagos-Sines, incluindo a Variante de Aljezur, ficarão como estão;
-A ponte sobre o Guadiana Alcoutim-Sanlucar, ficará para a história das memórias eleitorais;
-O transporte ferroviário não se moverá nos carris, pois do Metro de Superfície Loulé-Faro-Olhão não se fala, a modernização das ligações Algarve-Lisboa, e Tunes-Portimão-Lagos espera por melhores dias, e a ligação ferroviária a Espanha compatível com a Alta Velocidade, é miragem longínqua;
-A Plataforma Logística do Algarve não passa de uma ideia no papel;
-O Porto de Cruzeiros de Portimão, a reconversão do Porto da Baleeira, e melhoramentos substanciais nos Portos de Faro, Olhão e Lagos não são considerados uma prioridade pelo Governo;
-A navegabilidade dos rios Guadiana e Arade continuará atolada, mais não permitem as verbas simbólicas que constam no orçamento;
-O Pavilhão Multiusos/Centro de Congressos do Algarve, continuará ser chutado para a responsabilidade exclusiva das autarquias;
-O Matadouro Regional do Algarve, na única região do país que não dispõe de tal infra-estrutura, aguardará serenamente a morte do sector pecuário, para deixar de se justificar, aliás à semelhança do que acontece com todo o sector primário (agricultura, pesca, floresta)
Por todas estas razões, o PSD/Algarve solicita ao Grupo Parlamentar do PSD que faça um esforço, durante o debate da proposta de Orçamento de Estado, no sentido de corrigir a inaceitável discriminação de que o Algarve está a ser vítima.
Caso isso não seja possível, que seja concedida liberdade de voto aos deputados algarvios, em sede de votação final global, para tradução do seu justo protesto.

O PIDDAC/ALGARVE NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Em milhões de Euros, sem actualização monetária

ANO PIDDAC/ALGARVE
2001 240,2
2002 333,7
2003 263,4
2004 241,3
2005 262,2
2006 171,8
2007 105,1
2008 95,2
2009 99,9
2010 52,9

10 anos depois, o PIDDAC do Algarve para 2010 representa apenas 22% do valor de 2001

Ryanair celebra 1.5m de passageiros em Faro e lança nova rota Faro - Cork


A Ryanair aumenta o número de rotas depois de ter anunciado a nova base no aeroporto de Faro
A Ryanair, a favorita mundial entre as companhias aéreas, anunciou hoje (2 de Fevereiro) ter alcançado a cifra de 1.5 milhões de passageiros no aeroporto de Faro, depois de ter iniciado a actividade neste aeroporto a 30 de Março de 2003.
Para celebrar este dia, a Ryanair anunciou a nova rota entre Faro e Cork, a ser operada a partir de 01 de Junho 2010, com a tarifa inicial de €74.99, disponível para reserva em www.ryanair.com.
Daniel de Carvalho da Ryanair, disse:
"Temos o prazer de anunciar mais uma rota a partir do aeroporto de Faro. A Ryanair, depois de alcançar a cifra de 1.5 milhões de passageiros e de anunciar a sua base em Faro, aumenta ainda mais a sua oferta com a nova rota entre Faro e Cork.
Depois de um ano dificil para o Turismo e Hotelaria na região do Algarve, esta nova rota da Ryanair será benéfica não só para a economia regional, mas também para os milhares de Portugueses que assim têm mais um destino a partir da base de Faro, sempre com as tarifas garantidamente mais baixas da Europa e sem aplicação de qualquer suplemento de combustível”.

duo Sweet Punk & Jazz em Olhão


Beatriz Portugal

Nuno Ferreira

O Cantaloupe Café – Bar, nos Mercados de Olhão, vai apresentar nos próximos dias 12 e 13 de Fevereiro, o concerto(que foi cancelado o mês passado) com o duo Sweet Punk & Jazz.
Voz e guitarra jazz fazem renascer Standards e punk rock alternativo dos anos 80 e 90Temas como “Should I stay or should I go” (The Clash) ou “Divine Hammer” (Breeders) são reinterpretados com uma ternura jazzística. Uma abordagem intimista de clássicos de jazz e de temas que marcaram uma estética musical.

Inicio 22h00 - Preço: 5.00€

JSD/Faro promove Acção de Formação Política Autárquica


A JSD/Faro irá promover no próximo dia 27 de Fevereiro uma acção de formação política autárquica, dirigida aos jovens quadros do partido e aberto a todos os cidadãos em geral.
O principal objectivo desta iniciativa é o de contribuir para a melhoria do grau de conhecimento das temáticas autárquicas, a todos quantos exercem ou venham a exercer cargos, nos diversos órgãos do Poder Local.
Ciente da necessidade de formação autárquica dos jovens de hoje, a JSD/Faro decidiu convidar uma dupla de autarcas de comprovada experiência nestes domínios que, embora com percursos diferentes, aportarão, indubitavelmente, um contributo maior a esta iniciativa.
Nesse sentido, a acção contará com a presença do Eng.º Luís Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que fará uma intervenção sobre as “Perspectivas e experiências políticas de um jovem autarca” e com o Eng.º Macário Correia, actual Presidente da Câmara Municipal de Faro que, dispensando quaisquer apresentações, abordará o tema “Como funciona uma Autarquia?”.
O evento tem início marcado para as 15:00h, no Auditório do IPJ, em Faro.
Os interessados em frequentar esta acção de formação deverão fazer chegar a sua inscrição através do e-mail: jsd.faro@gmail.com

Governo Civil de Faro e Direcção Regional de Educação lançam segunda edição do Concurso "Na Faixa de Rodagem"


O Governo Civil de Faro e a Direcção Regional de Educação do Algarve promovem, durante este ano lectivo, a segunda edição do concurso “Na Faixa de Rodagem”, dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, público e privado.

Sensibilizar e mobilizar os alunos para um comportamento seguro na via pública e promover a participação das escolas e da comunidade na prevenção de acidentes rodoviários, bem como na redução das respectivas consequências, constituem os objectivos desta iniciativa, que visa ainda estimular a criatividade dos jovens com a realização de trabalhos nas categorias de áudio e vídeo digital alusivos a esta área.

O conteúdo das mensagens irá contemplar as vertentes de condução segura e maior segurança para peões e utentes de veículos de duas rodas, estando prevista a atribuição de 12 prémios, a distribuir pelos três trabalhos melhor classificados nas respectivas categorias e graus de ensino.

A entrega dos trabalhos nos respectivos estabelecimentos de ensino decorre até ao dia 14 de Maio, seguindo-se, no mesmo mês, a reunião do júri distrital para classificação dos originais seleccionados a nível escolar. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar antes do final do ano lectivo.

Os trabalhos premiados pelo júri distrital, após selecção feita por um júri constituído em cada um dos estabelecimentos de ensino participantes, serão posteriormente divulgados no âmbito de acções de sensibilização e de carácter pedagógico.

No âmbito desta parceria o Governo Civil de Faro irá acompanhar o planeamento do concurso em colaboração com o Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária e outras entidades públicas e privadas da região, cabendo à Direcção Regional de Educação a divulgação e dinamização da iniciativa junto das escolas.

A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, realça a importância desta iniciativa, tendo em conta o seu contributo efectivo na consciencialização dos jovens para as questões da sinistralidade rodoviária, problemática que atinge toda a sociedade.

“É extremamente importante envolver os jovens nesta temática, sensibilizando-os para a necessidade da sua participação na prevenção da sinistralidade rodoviária através de comportamentos mais seguros, pois também são utentes da via pública e cabe-lhes a responsabilidade de alertar e contribuir para a segurança nas estradas”, considera Isilda Gomes, realçando a forte adesão das escolas do Algarve na primeira edição do concurso realizado no ano lectivo de 2008/2009.

Castro Marim: Saneamento Básico na Urbanização do Poço dos Peixes no Azinhal



Num investimento de 450 mil euros, a Câmara Municipal tem em desenvolvimento a obra de saneamento básico na Urbanização do Poço dos Peixes no Azinhal, que já a partir do mês de Março irá permitir a ligação dos esgotos domésticos de mais de três dezenas de habitações à rede colectora, que se encontra localizada a sul da sede da freguesia.
A intervenção em curso, cujo prazo de execução é de oito meses, vem colmatar uma lacuna há mais de três décadas sentida pelos residentes, que é o facto dos efluentes domésticos não estarem ligados à rede pública do saneamento básico com a agravante desta situação, ao longo dos anos, ter condicionado a qualidade de vida de todos aqueles que aqui residem.
Esta obra integra ainda a substituição de pavimentos dos passeios e requalificação das infra-estruturas de abastecimento de água, drenagem pluvial e enterramento das redes de telecomunicações, eléctricas e do gás.
Igualmente, a entrada da urbanização no acesso à E.N. 122 será alvo de uma requalificação urbanística de forma a valorizar o espaço envolvente no qual vai entroncar a primeira rotunda a construir de acesso ao empreendimento turístico Almada D’Ouro – Quinta das Choças, que julgamos poderá iniciar-se muito brevemente.

Prevenção do Aneurisma da Aorta Abdominal no Algarve


São Brás de Alportel recebe duas iniciativas da campanha Aorta é Vida

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel vai ser anfitriã de duas iniciativas de sensibilização para os aneurismas da aorta abdominal, inseridas na campanha nacional Aorta é Vida, nos próximos dias 12 e 13 de Fevereiro.
A primeira sessão de esclarecimento vai ser promovida em parceria com a Universidade Sénior de São Brás de Alportel, no dia 12 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 16 horas e terá como orador o Dr. João Albuquerque e Castro, coordenador nacional da campanha e cirurgião vascular do hospital de Santa Marta. Já no dia 13 de Fevereiro, a iniciativa decorre no Parque Roberto Nobre, onde decorre o Mercado Semana, entre as 09h30 e as 11h30.
“Esta iniciativa tem como objectivo divulgar os principais factores de risco dos aneurismas da aorta abdominal, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas”, explica o Dr. João Albuquerque e Castro, Coordenador Nacional da campanha Aorta é Vida.
De acordo com a Dra. Marlene Guerreiro, vereadora da Câmara Municipal de São Brás de Alportel “para nós é muito importante envolver a comunidade nestas iniciativas de sensibilização, uma vez que é uma doença tão grave.”
O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.

Sporting Clube Farense de Luto


foto: a defesa de Faro. Vinhas em cima (3º. da esqª)

Heitor Fragoso, Relator do Conselho Fiscal
e Joaquim Vinhas, ex-atleta do clube, faleceram

Faleceu hoje, no Hospital de Faro, o Relator do Conselho Fiscal do Sporting Clube Farense, Heitor Carlos Garrido Madeira Fragoso.
Contava 69 anos e encontrava-se radicado em Faro há mais de 40 anos.
Exerceu durante muito tempo cargos de relevância na banca – Banco Fonsecas e Burnay – de onde saiu como sub-gerente.
Exercia actualmente a profissão de Solicitador.
Foi também dirigente associativo, tendo integrado os corpos gerentes da Associação de Futebol do Algarve, e, actualmente do Sporting Clube Farense onde, na sua área, vinha a fazer trabalho de grande destaque e importância para o clube.
Hoje, também faleceu o antigo basquetebolista do Sporting Clube Farense, Joaquim Vinhas.
Joaquim Vinhas Reis , homenageado pelo Município de Faro com a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo tinha 81 anos, foi atleta do clube durante várias décadas e treinador da equipa de basquetebol do Sporting Clube Farense.
Protagonizou enquanto atleta e treinador momentos áureos para o basquetebol do Farense.
O Sporting Clube Farense perdeu hoje um grande atleta que ficará para sempre na memória dos farenses e, ao mesmo tempo, dois grandes amigos do clube.
Às famílias enlutadas a Direcção do Sporting Clube Farense e Algarve Press apresentam as suas condolências.