quinta-feira, 9 de junho de 2011

10 de Junho- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Se há um dia que todos nós, portugueses, deveríamos aproveitar para ocupar algum do nosso tempo a contemplar a nossa bandeira, esse dia é hoje. Porque é nesse símbolo nacional que está representada a História secular da Nação.
E não é por uma qualquer razão furtiva que proponho esses instantes de dedicação à bandeira portuguesa, neste que é o nosso dia. É porque de facto, em minha opinião, esta constitui um elemento profundamente representativo da união nacional. E nos tempos de hoje, talvez à semelhança de outros períodos de particular dificuldade para os portugueses, será porventura dessa união que faremos depender o futuro da nossa Nação.



A nossa História mostra-nos quem fomos. Dá-nos referências e razões para continuarmos a sê-lo. E acredito ser com essa força e profundo sentido de responsabilidade que nos permitiu erguermo-nos noutras horas difíceis, que continuaremos a escrever essa História feita de heroísmo e dignidade.
Hoje, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, festejamos o que de mais precioso nos foi deixado pelos nossos antepassados: a Pátria. E é por essa herança que devemos unir vontades e esforços, de forma a garantirmos que, com este importante capítulo da História Portuguesa, possamos também proporcionar às gerações futuras o orgulho e o devido respeito por uma Nação feita com coragem e verdadeiro sentimento patriótico.

Carlos Silva Gomes
Governador Civil de Faro

Hoje - 17h00: Inauguração da Nova Sede da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel

A Sede da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel é um novo espaço, para uma nova dinâmica, com novos serviços e novas respostas à comunidade.



O novo edifício sede vai permitir à Junta de Freguesia realizar toda uma reestruturação dos serviços, criar um novo sector dedicado às funções sociais e promover novos serviços e iniciativas para responder às necessidades e aos interesses da população.
A saúde, o associativismo e o empreendedorismo são as áreas de acção prioritárias para o novo espaço.


Área administrativa

Área de atendimento - 3 Gabinetes Polivalentes - para acolher diversos serviços, formações e outras actividades

Sala Polivalente – para acolher diversas actividades de carácter cultura e lúdico, iniciativas e exposições;

Sala de reuniões

Salão Nobre (de carácter polivalente) – para acolher os actos oficiais e sessões abertas a toda a população

Arquivo e Área Técnica

Uma obra da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Ciclismo: SAMUEL CALDEIRA EM TERCEIRO NA VOLTA AO ALENTEJO

A primeira etapa da Volta ao Alentejo arrancou hoje em Mora com destino a Campo Maior onde os ciclistas percorreram 169.9 quilómetros.
Com uma prova a favor dos sprinters, Samuel Caldeira, sprinter da Tavira/Prio, venceu duas metas volantes de hoje com vista a amealhar bonificações que fizeram diferença nas contas finais do dia.

Foi dessa forma que Caldeira, ao terminar em quinto, com o mesmo tempo do vencedor, conseguiu atingir a terceira posição na geral, a 4 segundos do camisola amarela, e sempre apoiado pelo grupo tavirense que controlou a corrida contra as possíveis ameaças de fuga que baralhassem as classificações gerais.
Amanhã, o segundo dia começa em Vila Viçosa com um total de 176.6 quilómetros rumo a Mértola.

COPA FOOT 21 - Complexo Desportivo de VRSA


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, preside às cerimónias de abertura e encerramento do Torneio de Futebol 7 “COPA FOOT 21”, que se realizarão nos próximos dias 19 e 25 de Junho, pelas 16h00 e 16h30 respectivamente, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.


Mais informações em www.copafoot21.com

A CTA estreia 4 novas produções no 28.º Festival de Almada

40 Actores e 3 encenadores estrangeiros em Do Amor, O Teatro Cómico e Santa Joana dos matadouros-46 Músicos, cantores e actores na produção da ópera A Rainha Louca.
A edição de 2011 do Festival de Almada reafirma a vitalidade do Festival e da Companhia de Teatro de Almada, entidade organizadora deste evento. Em época de crise, a CTA contribui para o Festival deste ano com duas produções próprias e duas co-produções.

Desde 1984, data da criação do Festival, que Joaquim Benite, o seu director, privilegia o Festival como plataforma de encontro internacional entre criadores e intérpretes nacionais e estrangeiros, ao mesmo tempo que dirige a CTA afirmando a sua vertente de instituição de pesquisa e formação, pelos convites feitos a outros actores e encenadores (nacionais e estrangeiros) para integrarem as suas produções e pela elaboração de parcerias, de que Santa Joana dos matadouros é o exemplo mais recente.
No total, o 28.º Festival de Almada reúne dez países e apresenta-se em quinze espaços, contando com as duas novas parcerias com o Teatro Camões e o Festival das Artes – Teatro da Cerca de São Bernardo. Com uma periodicidade anual, é considerado o terceiro mais importante festival de teatro da Europa, ao lado de Avignon e Edimburgo, e uma das mostras nacionais mais importantes, com uma média de afluência de público que ronda os 20 mil, conhecido por introduzir em Portugal companhias e criadores nunca apresentados no País.