quinta-feira, 9 de junho de 2011

10 de Junho- Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Se há um dia que todos nós, portugueses, deveríamos aproveitar para ocupar algum do nosso tempo a contemplar a nossa bandeira, esse dia é hoje. Porque é nesse símbolo nacional que está representada a História secular da Nação.
E não é por uma qualquer razão furtiva que proponho esses instantes de dedicação à bandeira portuguesa, neste que é o nosso dia. É porque de facto, em minha opinião, esta constitui um elemento profundamente representativo da união nacional. E nos tempos de hoje, talvez à semelhança de outros períodos de particular dificuldade para os portugueses, será porventura dessa união que faremos depender o futuro da nossa Nação.



A nossa História mostra-nos quem fomos. Dá-nos referências e razões para continuarmos a sê-lo. E acredito ser com essa força e profundo sentido de responsabilidade que nos permitiu erguermo-nos noutras horas difíceis, que continuaremos a escrever essa História feita de heroísmo e dignidade.
Hoje, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, festejamos o que de mais precioso nos foi deixado pelos nossos antepassados: a Pátria. E é por essa herança que devemos unir vontades e esforços, de forma a garantirmos que, com este importante capítulo da História Portuguesa, possamos também proporcionar às gerações futuras o orgulho e o devido respeito por uma Nação feita com coragem e verdadeiro sentimento patriótico.

Carlos Silva Gomes
Governador Civil de Faro