quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Aeroporto de Faro: 2ª Fase da Empreitada Parques, Novos acessos viários, Curbsides e Reordenamento paisagístico

No âmbito da 2ª fase da Empreitada Parques, Novos Acessos Viários, Curbsides e Reordenamento Paisagístico, a partir do próximo dia 05 de Agosto ( Sexta-feira) irá entrar em funcionamento no Aeroporto de Faro uma reconfiguração da circulação rodoviária e um novo sistema de Gestão de Parques.

Daqui, decorrem alterações funcionais com impacto nas áreas de parqueamento e de espera dos Táxis, nos percursos pedonais de acesso aos parques de estacionamento, na localização da paragem de autocarros EVA e nas áreas de estacionamento dos veículos de emergência da PSP e do SEF.

- Área de parqueamento e espera de Táxis que passa a estar localizada à entrada do parque 6 - BUS
- O local de recolha de passageiros, avança no sentido Este, passando a localizar-se no limite nascente da Aerogare. A registar ainda, que nesta área a circulação rodoviária passará a fazer-se de poente para nascente.
- A paragem de Autocarros EVA avança 75 mts para Nascente.
- A área de estacionamento das viaturas de emergência da PSP e SEF passa a localizar-se a no topo Nascente da Aerogare.
A alteração dos percursos pedonais de acesso aos parques ficará apoiada com respectiva sinalética para minimização de qualquer impacto funcional.

Concerto "A NOSSA VOZ - NO PALCO DA DOCA - FARO

O cd "A Nossa Voz" será apresentado ao público com uma digressão nacional, que terá inicio no Palco da Doca, em Faro, no dia 5 de Agosto, pelas 23h00.

foto google
No ano em que se comemoram os 10 anos do Programa Escolhas e o Ano Internacional da Juventude, o Programa Escolhas, a EGEAC e o Instituto Português da Juventude, I.P., com o apoio da Associação Mais Cidadania, promoveram um concurso para jovens talentos musicais.
O concurso foi lançado em Outubro de 2010. A partir de Fevereiro os candidatados seleccionados tiveram oportunidade de participar em residências artísticas, tendo em vista a preparação das gravações em estúdio e a produção de um CD.
Os vencedores vêem agora os seu projectos editados no cd "A Nossa Voz", que será apresentado ao público com uma digressão nacional, que terá inicio no Palco da Doca, em Faro, no dia 5 de Agosto, pelas 23h00.

“A Nossa Voz” são projectos da autoria de:

· Ana Cabral - É Ku Bo Kun Kré Ficar

· K-One - Comédia

· Sena 1 MC - Vai Pela Escol(h)a

· Key Money - Bust Number One

· Redrum - Vida de Sofrimento

· SoulJah - Deus Primeru Fazi Céu

· 2aRegra - Desabafo

· Skill i9 - Erros

· Zé di Piku - Izatamenti

· Mentes Em Progresso - Orienta-te

· Manga Del - África

·
Este concerto conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e com a colaboração da Associação Recreativa e Cultural de Músicos.

Olhão: Conhecer a história da Padeira de Aljubarrota na Biblioteca Municipal

Na próxima quinta-feira, dia 11 de Agosto, às 10h15 e às 11h15, a Biblioteca Municipal de Olhão recebe a professora e escritora Vanda Furtado Marques, que virá contar uma das suas histórias de Portugal, “A Padeira de Aljubarrota”.

A obra, ilustrada por Susanne Estêvão da Silva, faz parte do Plano Nacional de Leitura e é dirigido ao público infantil, recomendado para o 3º ano de escolaridade. Tendo como alvo o público infanto-juvenil, esta actividade insere-se na iniciativa da Biblioteca Hora do Conto – “Era Uma Vez… A Magia da História de Portugal”.
Vanda Maria Furtado Marques nasceu em 1969, em Alcobaça. Licenciada em História pela Universidade de Coimbra, tem vários livros editados: "O Amor de Pedro e Inês", "O Milagre de Isabel e Dinis", “A Padeira de Aljubarrota”, “D. Fuas Roupinho e D. Nuno” ou “O Santo Cavaleiro”, este último em edição bilingue (português-inglês). Actualmente lecciona História e é contadora de histórias.
A Padeira de Aljubarrota é uma das personagens históricas mais conhecidas a nível nacional: Brites era uma padeira diferente: muito alta, muito forte e na qual em cada mão podiam contar-se seis dedos! Jamais tinha havido uma padeira assim, no Reino de Portugal! O público pode saber mais já na próxima quinta-feira, na Biblioteca Municipal.
Devem ser feitas reservas prévias através do telefone 289 700 430 ou e-mail ipaulo@cm-olhao.pt.

em Faro: REMOÇÃO DE 300 CARROS ABANDONADOS

As ruas de Faro já começaram a ficar mais limpas, pois a empresa contratada para a remoção dos veículos abandonados em todo o Concelho já começou a limpar a cidade desde final de Maio.

O Cais Comercial já ganhou uma nova imagem. Iniciou-se ai a limpeza dos, onde já foram removidos 170 veículos. Durante esta e a próxima semana serão removidos da via pública cerca de 20 veículos que se encontram nas mais variadas zonas da cidade. Estão também a decorrer cerca de 115 processos administrativos, para brevemente serem removidos esses veículos abandonados.
Para a Câmara Municipal este serviço reveste-se da maior importância para uma correcta e dignificante política ambiental para cidade de Faro.

7º FESTIVAL DE FOLCLORE DE S. SEBASTIÃO

Dias 14 e 15 de Agosto, o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião promove o 8º Festival de Folclore de S. Sebastião, uma das freguesias da cidade de Loulé, e que faz parte do programa do aniversário deste rancho.

Este ano, para além dos anfitriões, participam no evento mais cinco grupos: Rancho Folclórico de Salvaterra de Magos, Rancho Folclórico C.D.C.S. Paio de Oleiros, Rancho Folclórico de Fazendas de Almeirim, Rancho Folclórico “As Ceofeiras de Alter do Chão”, e vindo de França (Epinay sur Seine), constituído por emigrantes algarvios, o Rancho Folclórico Alegria do Algarve.
A iniciativa, que decorre no recinto em frente à sede da Junta de Freguesia, arranca no domingo, dia 14, pelas 17h30, com a recepção dos ranchos participantes. Às 20h30 tem lugar o desfile, seguindo-se o início do Festival, marcado para as 21h00.
No âmbito desta iniciativa, na segunda-feira, feriado do 15 de Agosto, celebra-se também o 9º aniversário do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião. Às 21h00 há um baile com Duo Popular e, à meia-noite, será servido bolo de aniversário e champanhe a todos os presentes.
A entrada é livre.

Ciclismo - Volta a Portugal: Tavira/Prio quer renovar título

Está na estrada a mais emocionante prova nacional. O prólogo de 2.2 quilómetros ditou o início em Fafe.
Começou hoje mais uma Volta a Portugal, a 73ª edição, com o tradicional prólogo a ter lugar em Fafe. Foram 2.2 quilómetros de um percurso bastante técnico, que pôs à prova as qualidades individuais dos heróis do asfalto.
A equipa Tavira/Prio depois de vencer por três vezes consecutivas esta competição, está empenhada em renovar o título, embora tenha perdido o trunfo David Blanco.
Está tudo em aberto para o grande final, mas Ricardo Mestre é um dos nomes a ter em conta no que respeita ao favoritismo: “temos ciclistas experientes na equipa, o objectivo que sempre nos norteou foi o trabalho conjunto para que a vitória seja nossa, seja eu ou outro colega a conquistá-la”, afiança o trepador algarvio.
Na classificação geral após o prólogo, Mestre encontra-se a 15 segundos do vencedor e primeiro camisola amarela, Hugo Sabido (LA Antarte).

O melhor tempo de hoje da Tavira/Prio coube a Samuel Caldeira que ficou a 9 segundos do topo.

Ricardo Mestre
Recordamos que os atletas no terreno são Ricardo Mestre, Nelson Vitorino, André Cardoso, Luís Silva, David Livramento, Samuel Caldeira, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, e Tomas Metcalfe.

André Cardoso
Amanhã tem lugar a primeira etapa em linha, onde as cidades de Trofa e Oliveira do Bairro vão receber a partida e a chegada, respectivamente.
O pelotão vai passar duas vezes pela meta para regozijo do público, sendo a primeira passagem pelas 16.55H, e a última pelas 17.15H.
O trajecto conta 187.7 quilómetros recheados de três metas volantes, e dois prémios montanha de 4ª e 3ª categoria.
Equipa recebeu convidados da Prio

David Livramento recebe os convidados
Como acontece há já alguns anos na Volta a Portugal, a equipa convida os seus patrocinadores a viverem in loco as emoções da prova, algo que dificilmente aconteceria sem esta oportunidade.
Ao longo da competição a equipa profissional Tavira/Prio irá receber nas suas viaturas de apoio diversos convidados que seguirão bem de perto as pedaladas dos atletas tavirenses em cada etapa.
Assim, a formação acolheu hoje os representantes da Prio Ricardo Santos e Tiago Guimarães, bem como os seus convidados Ricardo Ramos e Hernâni Teixeira que puderam seguir os ciclistas ao longo do prólogo.
Amanhã espera-se um novo dia repleto de emoções, onde as vivências serão novamente partilhadas com quem apoia a armada da Tavira/Prio.