quarta-feira, 8 de junho de 2011

Andebol: AGORA, FALTA O TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL

ANDEBOL – Nacional da 3ª: Divisão (Fase de subida)
CLUBE VELA TAVIRA, 33 – SAMORA CORREIA, 23



O Clube de Vela entrou a marcar e aos cinco minutos vencia por quatro bolas resultado que foi mantendo e aumentando. Ao intervalo vencia por seis golos de diferença.
No início da segunda parte, a equipa de Samora Correia, reduziu a vantagem, Os locais voltaram a adiantar-se e nunca houve dúvida na sua vitória, apesar de aos vinte minutos a diferença ser só de três golos. Com um final empolgante, a vitória pela diferença de dez golos.

O Professor Hélder Leal, no final do jogo falou-nos desse momento, em que teve de fazer time-auto para chamar a atenção dos seus jogadores. “O andebol é uma coisa bonita. Estamos a ganhar, vamos jogar com calma, sem pressas, no ataque, e o resultado viu-se. Agora falta-nos o último jogo com o Infesta. Temos trabalhado bem. A equipa está motivada. Aliás, todos estamos conscientes de que isso é possível. O título já nos fugiu duas vezes. Nos seniores e juvenis. À terceira será de vez. Todos acreditamos que é possível trazer o ambicionado troféu para Tavira”.

Ao Vela de Tavira, só a vitória interessa, pois as equipas estão separadas só por um ponto favorável ao Infesta.
Arbitragem positiva.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Municipal de Tavira
Árbitros: João Nunes e Pedro Fernandes
C. VELA: Nuno Vicente, Ângelo Pereira (1), Saul Assis (1), Vladimir Bolotskikh (5), Duarte Ribeiro (14), Carlos Abraul (6), Luís Palmilha (2). Hugo Santos, João Palhinha, David Roberto, Gueorgui Kovatchky, Abel Nunes (4), Cláudio Carmo e Flávio Fernandes
Treinador: Professor, Hélder Leal
SAMORA: Ricardo Silva, David Pereira (5), Rebato Correia (3), Fábio Martins, Pedro Oliveira (5), Norberto Cordeiro (8), Rui Caldeira (1), Paulo Trindade, Nuno Dias, Pedro Cardoso (1) e Pedro Belas
Treinador: Paulo Custódio
Ao intervalo: 18 – 12


Geraldo de Jesus



Porque o apoio do público é indispensável, a direcção do Clube de Vela, informa aos interessados em acompanhar a equipa ao Pavilhão do Infesta, que devem dirigir-se à sede do clube, ou ligar para o número 281 323 654.

XIII ROCK na RIBEIRA- BIO das BANDAS




AS BANDAS PARA 2011

MIGNA MALA

Originários de Faro, os Migna Mala começaram as suas atuações em 2009 após terem vencido o evento 5:55 promovido pelo CAPa. São formados por elementos com várias influências que confluem em palco para a materialização de um Espaço comum.
Espaço na sua génese imaterial, recriado a partir de um sentir muito próximo dos cultos e tradições ancestrais, uma das suas principais características é a ausência de um sentido literal nas letras.
As músicas funcionam como um ritual sonoro, sem forma pré-determinada mas antes pré-induzida, sendo complementadas com o recurso a imagens e aromas de plantas medicinais que levam o espetador a viajar por lugares familiares.
Estado de tensão encantatório, utilizando a música como instrumento terapêutico, capaz de induzir o ouvinte a um estado de fruição quase mágico, na procura das suas próprias palavras, do seu próprio sentido.
O som que precede o sentido ou o sentir para além dos sentidos.

Arsia

Arsia é uma banda Francesa com origem em Morangis, uma cidade dos arredores de Paris, geminada com a Freguesia de Pechão e é neste contexto que surgem na XIII edição do Rock na Ribeira.

SUPRAHeat (surrenders)

SUPRAHeat (surrenders) apresentam o seu primeiro trabalho “First 7even”, gravado nos arredores de Bristol (Reino
Unido) no estúdio western star e produzido pelo experiente musico e produtor Alan Wilson (The Sharks). 7 temas simplesmente rock´n´roll!!! Vagueando pelo rockabilly , revisitando o garage e assumindo a atitude punk rock. 7 temas envolvidos num imaginário repleto de “vícios”! canções desesperadas e rendidas a um calor supremo como que se numa corda bamba deambulassem entre o céu e o inferno.

Férias no Museu de Portimão - à descoberta das histórias do mar

27 de Junho a 29 de Julho

Na sequência da receptividade obtida em anteriores edições, o Museu de Portimão volta a propor aos mais novos uma semana diferente, à descoberta das histórias do mar e dos seus habitantes, através de um programa especial para ocupação dos seus tempos livres.

Dirigida a jovens dos 7 aos 12 anos, a iniciativa pretende proporcionar-lhes umas férias de Verão diferentes e divertidas a partir de vivências no Museu de Portimão, estimulando a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo, com um conjunto de actividades pedagógicas de carácter lúdico relacionadas com a envolvente marítima de Portimão.

O programa será dividido por dois grupos diários (das 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00) com um máximo de 15 participantes cada, e tem por tema principal “Formas e seres marinhos”, através da modelação, utilizando a técnica do papier maché.
Mais informações pelos contactos 282 405 235/ 230 ou oficinaeducativa@cm-portimao.pt.

em VR Stº. António: II ACTO Produções Arísticas

No próximo sábado, dia 11 de Junho, pelas 18h30m, no Largo António Aleixo, em Vila Real de Santo António, vai decorrer a Apresentação Pública do novo Projecto do II ACTO, intitulado "Gerações", que vai recriar os anos 60, 70 e 80 nos meses de Junho, Julho e Agosto.

Apresentação Pública que vai contar com a presença de todo o elenco e equipa técnica, patrocinadores,entidades e ainda dois momentos musicais integrantes neste espectáculo

PASSEIO BTT TRANS-ALGIBRE 2011

Realiza-se no feriado de 10 de Junho, sexta-feira, mais uma edição do Trans-Algibre, passeio anual de BTT, que nos leva desde Loulé (seguindo a Ribeira de Algibre) até á Praia da Falésia (Vilamoura), em aproximadamente 60km.



O Passeio tem início pelas 10h00, com concentração no Pavilhão Desportivo Municipal.
Todos os participantes terão direito a três abastecimentos: Ribeira de Algibre (água), Paderne (água), Vilamoura (pequeno lanche).
Para mais informações, contactar a Divisão de Juventude e Desporto da Câmara Municipal de LOulé, através do telefone 289 400 888 ou do e-mail div.juv.desp@cm-loule.pt

8º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve

O 8º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (EREAA), realiza-se em Monchique, nos dias 30 Junho e 1 de Julho próximos, no Auditório da Agência do Crédito Agrícola de Monchique.
Em 2011 a casa escolhida para o EREAA é o Concelho de Monchique, num cenário idílico entre a Serra Algarvia e o Mar, que preenche todos os pressupostos a nível natural e cultural para o cumprimento dos objectivos da temática do 8º EREAA - Serras e Montanhas – Relevos de História, Cultura e Aprendizagem.


A oitava edição do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (EREAA) é uma aposta da Almargem na continuidade de um projecto que envolve anualmente dezenas de professores, estudantes, técnicos de educação ambiental, técnicos de autarquias e de outras entidades regionais.
O reconhecimento da importância desta iniciativa, organizada em parceria com a C.M. de Monchique, é este ano reforçado com o apoio institucional da Direcção Regional de Educação Ambiental do Algarve, Comissão Nacional da UNESCO e da Direcção Regional de Florestas do Algarve.
O primeiro dia deste evento será inteiramente destinado à divulgação de trabalhos e projectos inovadores de referência, a nível nacional, de cariz científico e na área da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável.
Um conjunto de oito comunicações distribuídas em dois painéis: Painel 1 – “Um Mundo de Conhecimento entre o Sopé e o Cume” e Painel 2 – “As Serras Como Lugares de Aprendizagem”, nos quais serão abordadas temáticas como a Conservação da Natureza, Recursos Hídricos, Micologia e Valorização do Património Ambiental e Cultural. Com esta abordagem pretende-se criar um espaço onde se torne possível debater o património natural e cultural das zonas serranas e montanhosas.
O segundo dia de trabalhos servirá como uma plataforma de divulgação das mais-valias da região, através de uma tríade de itinerários ambientais que abordarão a geologia, as tradições e os recursos hídricos. O encerramento do 8º EREAA estará a cargo do Prof. Jorge Paiva, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
A inscrição no 8º EREAA deve ser efectuada através do formulário on-line disponível na página electrónica da Almargem, em: www.almargem.org

Teatro: "Elas sou Eu!!!" na Biblioteca Municipal de Castro Marim

“Extraordinariamente bem escrito e representado. Uma agradável surpresa. Ao nível dos melhores. Imperdível.”

José Pedro Gomes, actor


A Biblioteca Municipal de Castro Marim apresenta “Elas sou Eu!!!” (O que a gente não faz para pagar a renda), dia 22 de Junho, às 21.30 horas, pela Companhia O Teatro Novo do Brasil.

Trata-se de uma divertida comédia musical, em que uma empregada doméstica consegue convencer o seu patrão, na véspera de uma estreia de que ele é um péssimo actor? Ele se mata? Despede a empregada por justa causa? Ou simplesmente deixa de aparecer no teatro dando, sem saber, oportunidade à empregada de tomar o seu lugar no espectáculo.

Lucineide é uma perigosa empregada, capaz de tudo para desencorajar o patrão só pela oportunidade de voltar a pisar um palco. Não tivesse ela sido actriz em tempos remotos; não tivesse ela a certeza de que talento é uma coisa que não se perde e de que, o sucesso é uma conjunção desse dom inato com uma grande dose de sorte e hoje ela seria uma estrela internacionalmente reconhecida.
Contudo, Lucineide não teve sorte e agora está disposta a ir até às últimas consequências para se tornar uma actriz mundialmente famosa.
“Elas sou Eu” é um espectáculo cómico polvilhado de humor caustico e mordaz, com muito êxito, que tem vindo a percorrer o país de Norte a Sul, incluindo Açores e Madeira, e que agora chega a Castro Marim, para noventa minutos, de grande teatro.

Albufeira Promove-se na Andaluzia

A APAL – Turismo de Albufeira marcou presença pela primeira vez na feira de Turismo da Europa e América Latina – Euroal, a qual realizou-se no Palácio de Congressos e Exposições de Torremolinos, de 2 a 4 de Junho.
O certame pretende consolidar-se como a feira turística de referência da Costa del Sol e da Andaluzia, contando este ano com a participação de 32 países e mais 20 por cento de expositores em relação a 2010.

Desidério Silva recebe placa de agradecimento pela apresentação do destino Albufeira

A participação da APAL – Turismo de Albufeira nesta feira teve por objectivo consolidar a imagem do destino junto do público daquela região e trabalhar os operadores turísticos e agentes de viagem presentes na feira, através da participação num workshop que decorreu na feira.

Desidério Silva em entrevista à TV Torremolinos

A APAL apresentou-se nesta feira com stand próprio, o qual para além do balcão de atendimento, possuía ainda mesas de trabalho para as 12 empresas de Albufeira co-expositoras no stand, a destacar: o Hotel Aqua Pedra dos Bicos, o Aldeamento Turístico Alfagar, o Sheraton Algarve Hotel & Pine Cliffs Resort, o Falésia Hotel, o Hotel Montechoro, os Apartamentos Edifício de Albufeira, os Apartamentos Turísticos do Parque, o Aldeamento Balaia Golfe Village, o Aldeamento Adriana Beach Club, a Garvetur Alojamentos, o Alfamar Beach & Sport Resort e o Clube Albufeira.
O Eden Club Albufeira, uma discoteca de Albufeira, que se localiza no Hotel Paraíso, apresentou-se também nesta feira com stand próprio para promover o seu novo produto para este Verão: “Ministry of Sound”.

Desidério Silva em entrevista à Cadena Cope

“Ministry of Sound” é a marca de música electrónica mais famosa do mundo, e este ano completa 20 anos de existência, iniciando uma tournée mundial. Com este projecto o Eden Club pretende colocar Albufeira na rota das melhores festas do mundo deste género.

Desidério Silva em entrevista à Rádio Punto

A APAL, através do seu Presidente de Direcção, Desidério Silva, realizou ainda uma apresentação de destino para uma plateia com cerca de 140 pessoas, entre elas, agentes de viagem, operadores turísticos e imprensa espanhola e internacional.
Para além destes contactos e apresentações de destino a profissionais do sector, a APAL deu ainda varias entrevistas, tanto para a imprensa escrita, como para a rádio e televisão.

Desidério Silva apresenta destino Albufeira

A destacar as entrevistas para a Rádio Cope, Punto Rádio e TV Torremolinos, pelo edil Desidério Jorge da Silva, Presidente da Direcção da APAL, para a Rádio ES Málaga e Canal Televisivo Online Edicosma, por Dora Coelho, Coordenadora Geral da APAL e para o Diário de Viagens e Turismo, por Luís Pereira, Gestor de Marketing da APAL.

Comerciais e promotores de hoteis de Albufeira com operadores turísticos

Desidério Silva, aproveitou ainda a sua presença em Torremolinos para encetar contactos institucionais com algumas da autoridades da Costa del Sol, como já vem sendo seu hábito neste tipo de acções promocionais.

Dora Coelho e Luís Pereira no Stand de Albufeira


Workshop

Paralelamente à participação na feira, a APAL e as empresas de Albufeira participaram num workshop com operadores turísticos, onde foi possível apresentar a estes, o destino, os seus produtos e as suas unidades de alojamento, estabelecendo-se contactos privilegiados para futura contratação.

Projecto Enlaces II com exposição no Museu

Está patente no Museu Municipal de Faro até ao próximo dia 30 de Junho uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos Agrupamentos Verticais de Escolas da Sé, Afonso III e Dr. Joaquim Magalhães no âmbito do Projecto Enlaces II.
Este projecto é uma iniciativa de Educação para o Desenvolvimento, promovida pela Fundação Evangelização e Culturas, tendo como parceiros vários municípios, incluindo o de Faro que desenvolveu em articulação com as Escolas E.B.1 do Alto Rodes, Penha, Areal Gordo, Ferradeira e E.B. 2,3 Dr. Joaquim de Magalhães, várias acções durante o presente ano lectivo, cujos trabalhos agora se apresentam ao público. O Projecto Enlaces II envolveu cerca de 842 alunos, incluindo três turmas da Unidade de Surdos da Escola E.B.1 da Penha.

Partindo da geminação existente entre Faro e a Cidade da Praia (Cabo Verde) procurámos apostar na partilha de saberes e conhecimentos, na troca de experiências enquanto estratégia viável para conhecer a realidade e para melhor intervir, respeitando as diferenças culturais e valorizando o diálogo intercultural, pelo que esta actividade foi direccionada para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A campanha de sensibilização abrangeu todas as escolas que aderiram ao projecto. Foi solicitado aos docentes a escolha de sub-temáticas enquadráveis na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As temáticas abordadas no âmbito das acções de sensibilização, foram as seguintes: “Política dos 3 R’s”, “Água”, “Alterações Climáticas”, “Desflorestação”, “Vendas Agressivas”, “Direitos e Deveres do Consumidor”, “Educação para o Consumo”, “Energias Renováveis”, “Promoção de Hábitos de Saúde Saudáveis”, “Horta Pedagógica”, “Alimentação Saudável”, “Higiene Oral” e “Comércio Justo”.
No caso dos alunos do 2.º e 3.º Ciclos da Escola E.B2,3 Dr. Joaquim de Magalhães foram desenvolvidas as acções “Direitos e Deveres do Consumidor”, “Comércio Justo” e “Vendas Agressivas”.
Para o desenvolvimento das acções contámos com a colaboração de Técnicos de diversas entidades públicas e privadas (Fundação Evangelização e Culturas, do Centro de Informação Documentação Amílcar Cabral - CIDAC, da Associação Portuguesa para a Defesa Consumidor - DECO, do Centro de Ciência Viva, da Empresa Municipal Fagar, da Direcção Regional de Agricultura do Algarve/Direcção Regional de Florestas do Algarve e do Centro de Saúde Faro).
Em contexto de sala de aula os docentes deram continuidade ao trabalho iniciado com a campanha de sensibilização, através da abordagem às temáticas referenciadas e os alunos elaboraram diversos trabalhos temáticos que estão expostos nos Claustros do Museu Municipal até ao dia 30 de Junho. A tipologia dos trabalhos consistiu em cartazes e maquetas temáticas muito apelativas e sugestivas, devidamente enquadrados na Educação para o Desenvolvimento.