segunda-feira, 29 de março de 2010

Migna Mala Apresentam-se n’Os Artistas

A Sociedade Recreativa Artística Farense apresenta no próximo sábado, dia 3 de Abril, pelas 23 horas, um concerto de Migna Mala.
Migna Mala é um projecto que resulta do encontro de indivíduos provenientes de diferentes áreas, entre elas, o teatro, a música, as artes plásticas, a multimédia e a naturopatia.

Durante a apresentação ao vivo é criado um ambiente sonoro específico, onde os limites da linguagem, a recriação de sistemas de crenças e a utilização da música como instrumento quase terapêutico, induzem o espectador numa viagem onde o verbo sem significado se confunde com o som e definem um léxico sem género, criando uma tensão encantatória capaz de induzir um estado de fruição quase mágico.

Os intervenientes são João Beles, na guitarra e voz, José Mendonça, na voz, Nuno Murta, na bateria e percussão, Paulo Machado, no acordeão e baixo e Daniel Almeida, na multimédia.

Abril Eventos Mil na Biblioteca Municipal de Olhão

Mais um mês chega e com ele, novas e interessantes actividades na Biblioteca Municipio de Olhão. Em Abril, vamos comemorar o Mês do Livro Infantil, com actividades para vários públicos, música de pais para filhos, histórias em que se mostra a sorte de viver em liberdade. Para os adultos também há iniciativas variadas: as apresentações das obras “Barbershop” de Júlio Conrado e “Algarviadas” de António Nunes ou o workshop do projecto Valados, são apenas algumas das actividades previstas.

Sector Infanto-Juvenil
Mês do Livro Infantil – “ A luz dos livros nunca se apaga”
Hora do Conto:
Hans Christian Andersen “ A Princesa e a Ervilha”
A alegria de ser criança, e a importância do livro no seu desenvolvimento.
Público: Pré-Escolar, quartas-feiras às 10h30 e sextas-feiras às 14h30.
Público: 1º, 2º e 3º ciclo, quartas-feiras às 14h30 e sextas-feiras às 10h30.
Reservas para as escolas mediante Inscrição prévia: 289 700 430
03 Abril - “ Leituras com sabor a partilha”, 16h00
Pais e avós estão convidados a ler com os seus filhos/netos uma história, à sua escolha e partilhá-la com outras crianças. Partilhando assim com o maior número de pessoas o gosto pela leitura. Cada leitor será convidado a escrever uma frase sobre: “ Ler é………………”
Público-alvo: pais e filhos; avós e netos.
10 Abril - A Arca dos Contos – Maratona de Contos + Ateliê de escrita criativa + Dramatização da história, 16h00.
Do poder do conto contado, escutado e lido ao conto sonhado a distância é mínima e a imaginação, ou melhor, a criatividade muito estimulada.
Público-alvo: dos 6 anos aos 14 anos

10 Abril - Música de Pais para Filhos - José Alegre
(Cordas Tradicionais), 10h30 e 11h30.
Idealizada por Paulo Cunha, esta iniciativa artística/pedagógica destinada a bebés teve início em 2001. Músicos conceituados ligados à Associação Cultural Música XXI têm vindo a desenvolver um trabalho meritório no estímulo musical através da vivência e interacção com os seus diferentes instrumentos e formas de tocar.
Entre os muito objectivos destes concertos destaca-se o de, através dos filhos, cativar e motivar os pais para a importância e necessidade de os estimular de forma continuada e persistente. Estes concertos focalizam a sua atenção nos bebés de tenra idade por se saber que é nos primeiros meses de vida que, através de audições activas e jogos musicais, se trabalham muitas competências e capacidades musicais. O contacto com todas as qualidades do som leva a que estes concertos de cerca de meia hora sejam um forte atractivo para estes futuros apreciadores de música.
Público: crianças até aos 24 meses. Reservas mediante inscrição prévia: 289 700 430
15 Abril - HORA DO CONTO - A ECOTECA VAI À BIBLIOTECA, 10h30
Era uma vez …verde!
A Ecoteca vem à Biblioteca e propõe contos verdes, amarelos, vermelhos, violetas … e de todos as cores da natureza. Contos e danças com joaninhas, borboletas, ratos, gnomos, tartarugas, aranhas, lagartinhas … que nos falam do seu comportamento ambiental e nos fazem pensar no nosso! Vem descobrir o movimento dos animais e dançar como eles.
Público-alvo: pré-escolar e/ou 1º. 2º e 3º ciclos.
Reservas mediante inscrição prévia: 289 700 430

17 Abril - “Histórias com Monstros Dentro” por Nelda Magalhães
, 16h00
Uma contadora de histórias cheia de poderes vai promover o livro sobre figuras tradicionais de monstros, ajudar-nos a compreender o que é o medo e como ultrapassá-lo, e a desenvolver a coordenação motora e a motricidade dos mais pequenos. Prevê-se uma sessão de contos e expressão dramática sobre bichos medonhos, que talvez não sejam assim tão assustadores como aparentam…Deixamos a ementa convosco para poderem imaginar o seu “sabor”…

EMENTA
Sopa de unhas de dragão de sete cabeças
Papas de Papão com molho de orelha de bruxa
Empadão de monstros do armário
Sumo de baba de sapo encantado
Gelado de pêlos de Lobo esfomeado
Bom Apetite!
Público-alvo: dos 3 aos 6 anos
23 Abril – ARCA, 18h00
O poeta e contador de histórias, Celso Fernández Sammartín vai contar histórias num ambiente intimista, permitindo ao público recordar nos dias seguintes a alegria contagiante que invade todos os participantes.
Público-alvo: dos 8 aos 12 anos.
24 Abril – Hora do conto "Trilhos de Leitura", por Nélia Estêvão, 16h30
Projecto de recriação / transformação de narrativas escritas em objectos tácteis, tapetes, que reproduzem fielmente o texto e a ilustração do livro.
Projecto iniciado após formação nas Palavras Andarilhas 2005 com Tarak Hammam, do projecto original "Raconte-Tapis".
Público-alvo: dos 2 aos 4 anos
24 Abril - "Histórias para Instrumentos" – Francisco Brazão (Voz) "Có có ró có có... Galo Inácio", 11h00
Neste conto/concerto que a Associação Cultural Música XXI nos traz, a personagem principal da história acaba por ser o instrumento musical. Através da sua voz (que é a música) vai comunicar com o público e com as restantes personagens destes contos. A história é original e foi escrita por cada um dos músicos intervenientes. Porque a música também sabe contar histórias.
O Ciclo de Concertos "Histórias para Instrumentos" é uma organização do Município de Olhão, com produção da Associação Cultural Música XXI. Idealizados e planificados por Paulo Cunha, estes contos/concertos são destinados a crianças dos 3 aos 5 anos, com os objectivos de estimular o uso da música como linguagem; interligar a música ao texto e à narrativa; promover a inter e trans-disciplinaridade (música - drama - literatura); estimular e reforçar a aprendizagem das várias competências adquiridas nos infantários (forma, numeração, cor, alfabeto, etc.); estimular a capacidade de abstracção, incentivar o gosto pelas expressões artísticas e promover a audição passiva e activa; ensinar a identificar morfologicamente e o timbre dos instrumentos e criar novos públicos na área da música, do drama e da leitura.
Reservas mediante inscrição prévia: 289 700 430
26 a 30 Abril – Semana da Liberdade, 10h30 e 14h30
Através do livro “ O Tesouro” de Manuel António Pina, mostra-se às crianças a sorte de viverem em Liberdade.
Público-alvo: dos 6 aos 12 anos

Bibliotecário por um dia
Ideal para formar os pequenos leitores, na sua primeira visita à biblioteca.
Reservas mediante inscrição prévia: 289 700 430
Público adulto

DIFERENTES PROFISSÕES, A MESMA BIBLIOTECA – visita guiada pela biblioteca municipal aos diferentes grupos profissionais do concelho

Segundo a sua etimologia grega, biblioteca significava a casa dos livros. Mas, ao longo do tempo, os povos foram cuidando e preparando as suas colecções de acordo com as suas necessidades e possibilidades. Com o tempo mudaram os suportes dos documentos (tábuas de argila, papiro, pedra, disco magnético, etc.), descobriram-se e evoluíram as tecnologias e ocorreu uma revolução! As bibliotecas abriram as portas não só a livros, mas também a jornais, revistas, cd’s-áudio, cd’s-rom e filmes, sendo actualmente uma porta local de acesso ao conhecimento mundial. Aqui pode ler, mas também ouvir e assistir a espectáculos com arte!
Visite-nos e sirva-se da biblioteca construída por e para todos nós! Reserve já a visita com os seus colegas de trabalho e usufrua de uma visita guiada e de uma pequena surpresa criada especialmente a pensar no vosso grupo.
Público-alvo: Sporting Clube Olhanense – dias 6,7,9,14 e 16 às 18h30
Associação de Solidariedade Social dos Professores – delegação do Algarve - dia 17 às 15h00
26 Abril - A BIBLIOTECA VAI ÀS FREGUESIAS - Apresentação pública da Biblioteca na Junta de Freguesia de Olhão, 15h00
Já conhece a sua biblioteca municipal? Sabe onde está situada? Mas ainda não é leitor desta “casa dos livros” (significado da palavra biblioteca em grego), que é sua e de todos? Dirija-se à sua Junta de Freguesia e nós explicamos-lhe como é que se poderá tornar leitor(a) da biblioteca. Informá-lo(a)-emos também do tipo de documentos que temos para lhe emprestar, das actividades para miúdos e graúdos que preparamos todos os meses, do acesso à internet que garantimos, do nosso cafezinho especial com vista para uma exposição e dos segredos que os livros podem ocultar…
Dê a si mesmo(a) a oportunidade de saber mais acerca de um equipamento cultural que reúne saber e lazer num espaço amplo, luminoso e confortável como lhe mostraremos através de um roteiro fotográfico feito a pensar em si.
9 Abril – Apresentação do romance “Barbershop” de Júlio Conrado, 18h00
Nascido em Olhão, mas vivendo em Cascais desde os três anos de idade, Júlio Conrado regressa à sua terra natal com esta 26ª. obra, após livros de poesia, contos, teatro, crónicas e ensaios. Com colaboração dispersa em vários jornais (Jornal de Notícias, Diário de Lisboa, O Século, A Capital e República), actividade de tradução, crítica literária (no Diário Popular, Jornal de Letras e na revista Colóquio Letras) e uma ligação às principais organizações portuguesas de escritores, o autor continua a surpreender no plano literário com esta sua mais recente narrativa. Um cenário tríptico (Lisboa, Cascais e a ilha da Armona), «(…) uma pitoresca galeria de poetas, livreiros, críticos literários, barbeiros e viúvas», um crime imperfeito e um tom deliciosamente irónico são apenas alguns dos ingredientes deste romance a não perder.
Apresentação: Fernando Cabrita
10 e 11 Abril - Projecto Valados – “Como pensar uma criação de teatro” – Carlos J. Pessoa, 11h-13h/14h30-16h30
Acção integrada no projecto Valados, rede intermunicipal de centros de formação e de criação, na área das artes do espectáculo, criada no âmbito do programa Algarve Central. Integra-se num conjunto abrangente e diversificado de acções de formação que a DEVIR/CAPA se propõe desenvolver nos próximos 3 anos (21 workshops/ano) numa parceria com as autarquias de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira.
Carlos J. Pessoa nasceu em Lisboa, em 1966. Tem o curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema e a Licenciatura em Teatro e Educação pela mesma escola, onde é professor, Director do Departamento de Teatro e coordenador pedagógico-artístico do Mestrado em Teatro, especialização em Encenação. Frequenta o Mestrado em Ciências da Comunicação - área de especialização em Comunicação e Arte na Universidade Nova de Lisboa. É co-fundador e Director Artístico do Teatro da Garagem. Desde 1989, escreveu e encenou a quase totalidade das peças que a companhia tem apresentado. Tem publicadas as peças Cidade de Fausto, Café Magnético, Pentateuco - Manual de Sobrevivência para o Ano 2000 (ciclo de 5 peças), A Portageira da Brisa, 7 Crónicas de Natal para um Autógrafo, Ácido, À Procura de Júlio César, Rosa da Mouraria, Mágoa, A Morte de Danton na Garagem, Comédia em 3 Actos, Teatro-Clip e On The Road ou A Hora do Arco-íris. Em 1992 recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Madalena de Azeredo Perdigão, pela encenação de A cidade de Fausto; em 1993 recebeu o Prémio Texto de Teatro do Teatro na Década, de Clube Português de Artes e Ideias, pela peça Café Magnético; em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio Cyberkyoskee 99 – Género Drama, pela peça Desertos / evento didáctico seguido de um poema grátis; em 2003 recebeu uma Menção Especial, pelo espectáculo Circo, da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Público-alvo: interessados por esta área, com ou sem experiência
Inscrições: devir@mail.telepac.pt
16 Abril - Apresentação da obra Algarviadas (2ª. vol) de António Nunes, 21h30
Com este segundo volume sobre o dialecto algarvio em verso, o autor reanima, sobretudo, expressões populares predominantes nas zonas rurais da nossa região, mergulhando e reflectindo sobre elas e sobre as tradições do povo. Mas o dialecto algarvio e o tom oralizante, testemunhados pela grafia e rima usadas, abrigam e são também cenário da crítica político-social, pelo que convidamos a reviver sítios e épocas não tão remotos como os tempos hodiernos nos podem levar a crer.
Apresentação: Isabel Cardigos
Público-alvo: público em geral
21 Abril – Batalha dos Livros, 10h30
Fase concelhia e final do concurso literário escolar, promovido pela R.C.B.O. – Rede Concelhia de Bibliotecas de Olhão – e patrocinado pela Câmara Municipal de Olhão, para alunos do 3º. ao 12º. ano de escolaridade. Equipas de quatro elementos defrontam-se, respondendo a questões sobre seis obras da literatura universal.
Iniciada a “batalha” nas comemorações da Semana da Leitura (Março), e culminando às portas do Dia Mundial do Livro (23), a comunidade escolar celebra, espalha e devolve ao leitor o saber e sabor dos livros.
Público-alvo: comunidade educativa e público em geral
22 AbrilVIII Festival de Narração Oral Contos de Liberdade, 21h30 Desde sempre planeado para comemorar a data do 25 de Abril, este evento realiza-se com contadores que buscam no seu baú infinito de histórias outras palavras que compõem a palavra liberdade. Reaviva-se assim a tradição de contar e escutar, levando as pessoas aos contos e os contos às pessoas. Recuperando este género popular de tradição oral e relacionando os contos e a narração oral com outras áreas e artes, venha sentir o efeito mágico das histórias que o Festival tem para lhe contar…
Organizado pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve.
Sessão de contos com Luís Carmelo
Público-alvo: adultos
24 Abril - Histórias de Mnemósine - ciclo de encontros com histórias - dentro no âmbito do projecto de promoção da leitura “Entre (a)voz e as palavras”, 12h00
“Encontro 3 Escritores, 3 Sabores” – A convite da Biblioteca Municipal de S. Brás de Alportel para uma comemoração conjunta do Dia Mundial do Livro, o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Olhão reunir-se-á nesta terra vizinha para partilhar o prazer comum da leitura.
Na rota do Atlântico (re)visitar-se-ão África, Portugal e Brasil, através de um escritor e um prato típico, juntando assim três vértices do mesmo triângulo. Torga e feijoada à transmontana, Pepetela e muamba e Machado de Assis e feijoada à brasileira serão os reis de uma festa que se quer do corpo e da alma!

FESTIVAL DE TEATRO SUPEROU EXPECTATIVAS


RESPEITINHO

SALOMÉ

O GATO DAS BOTAS

FREI LUIS DE SOUSA

CASA DE BERNARDA

AUTINHO DA BARCA

ATTEMPT

AS VEDETAS

Ao longo de uma semana (21 a 28 de Março), Albufeira assistiu a 13 espectáculos, na maioria, estreias. O público acorreu em elevado número, tendo, no Dia Mundial do Teatro, superado todas as expectativas.
O Dia Mundial do Teatro, no passado Sábado, dia 27, foi um verdadeiro dia de festa do teatro em Albufeira. Acorreram ao Auditório Municipal cerca de 400 espectadores para assistirem à versão completa da mais notável peça de Federico Garcia Lorca, “A casa de Bernarda Alba”, pela c:T:c – Companhia de Teatro Contemporâneo, com a colaboração do Grupo Didgi – Teatro Laboratório, a quem a c:T:c ministra formação em teatro desde há um ano. De resto, o êxito repetiu-se em todas as estreias (oito, na totalidade), assim como nos restantes espectáculos, tendo o Festival T – Festival Internacional de Teatro registado, entre os dias 21 a 28 de Março, 3.756 espectadores, repartidos pelos 13 espectáculos.
Também as peças “Óscar e Salomé” (Óscar Wilde e Luísa Monteiro), “Attempt” (Amândio Cardoso) e “Pranto de Maria Parda” (Gil Vicente), registaram uma afluência de público extraordinária. Uma nota especial para a peça “Attempt”, de Amândio Cardoso, que tem a sua companhia de teatro em Budapeste e que, ao apresentar pela primeira vez em Portugal este seu trabalho, com nu integral e uso de linguagem ousada, sobrelotou a sala.
“Pranto de Maria Parda”, encenada por Luísa Monteiro e interpretada por Inês Colaço, trouxe uma nova visão do texto, ao dar preponderância ao lado trágico da personagem e ao enaltecimento da mitologia, com um cena de dádiva a Baco, deus das mulheres, do vinho e do teatro. “Óscar e Salomé” surpreendeu os espectadores pela “presença” do autor (Óscar Wilde, numa interpretação notável de Jorge Cabral), que logo antes de se abrirem as portas do Auditório, convidou todos os presentes para beberem champanhe com ele, dado que se tratava da estreia da sua “Salomé” - peça, que de resto, ia interrompendo, no seu estilo de “dandy”, pedindo a “Bosie” que melhorasse a tradução e fazendo alusões ao relacionamento amoroso entre ambos, assim como manifestando algumas das suas considerações filosóficas em torno da Beleza, do Amor e da Moral. “A casa de Bernarda Alba” foi um espectáculo que recebeu aplausos ao longo de 10 minutos, não obstante de ter tido uma duração de cerca de duas horas, Tratou-se da versão completa do texto, com interpretações notáveis, nomeadamente, a de Ana Sofia Brito, no papel de Bernarda, e de Soraia Carujo, como Adela. A emoção do público ficou ao rubro, tendo as 12 actrizes recebido uma verdadeira chuva de flores e manifestações de afecto por parte dos espectadores.
“Respeitinho que sou tua mãe”, uma peça que versa sobre a sexualidade na dita terceira idade, foi outro dos espectáculos que chamou a atenção do público e especialmente dos media. Questões como a sexualidade depois dos 60 anos, a homossexualidade na idade madura, o uso de produtos eróticos e outros aspectos, foram focados em pequenas cenas, criadas por 18 actores cujas idades oscilam entre os 67 e os 79 anos de idade, que optaram por terminar o espectáculo com a frase “estamos todos muito bem servidos de solidão, obrigado.” A peça é do Grupo Renascente, que recebe formação em teatro pela c:T:c. Contou as participações de Carlota, uma cadela que é mascote do grupo, Vânia Beliz (sexóloga) e o actor Tiago Guerreiro. “O Gato das Botas”, da c:T:c e “O Patinho Feio”, da Cia. Magia e Fantasia, atraíram mais de meio milhar de crianças, que saíram encantados do espectáculo, após um momento de contacto com o palco, com os actores e com os adereços.
O III Festival T terminou no Domingo, 28, com a apresentação da peça “Autinho da Barca do Inferno”, pelo grupo TALB – Teatro Primitivo de Albufeira, um grupo cuja média de idades ronda os 11 anos e que está a receber formação em teatro pela c:T:c. Os adolescentes apresentaram “Autinho da Barca do Inferno”, na versão original, incluindo todos os versos em latim. Foi uma peça de curta duração que deixou neste Festival a promessa de novos talentos para o teatro. Também este grupo recebe formação em teatro, desde Setembro de 2009 pela c:T:c.
Este Festival T foi apoiado pela Câmara Municipal de Albufeira e a organização esteve a cardo da c:T:c, que considera esta a melhor edição de sempre, superando largamente as expectativas iniciais. O fim do Festival compreende um workshop em Danças Tradicionais Japonesas para actores (29 e 30 de Março), a cargo da formadora Akémi-Guerri.

Faro 1540 alerta para situação




A "FARO 1540" manifesta a sua discordância e o seu desagrado com os acabamentos verificados no recente prédio reconstruído na baixa da cidade de Faro, na intersecção entre a Rua de Santo António e a Rua 1º de Dezembro.
O Presidente da Direcção da FARO 1540, Bruno Lage, afirma que esta associação de defesa do património de Faro, lamenta que em 2010 continuem a surgir edifícios que descaracterizam a envolvência arquitectónica da baixa farense, repetindo-se os mesmos erros que foram cometidos no passado onde existia uma menor sensibilidade e
conhecimento sobre a importância de preservar o traço arquitectónico da identidade e da história do nosso património.
Sobre este assunto, Bruno Lage acrescenta, "sobretudo quando um pouco por toda a Europa se vê investimentos de avultadas importâncias na recuperação e valorização de fachadas e de edifícios antigos nas zonas mais nobres das cidades".
Neste sentido, a "FARO 1540" apela para que o bom senso impere e sugere que sejam alteradas algumas das características deste prédio nomeadamente: a substituição da cor amarelo berrante por um tom mais suave; a colocação de cantarias ou molduras em pedra nas janelas; a adaptação destas ao traçado das janelas dos prédios contíguos; e na colocação de algumas sacadas típicas de forma a suavizar ao máximo o impacto visual e devolver ao prédio algumas das características da envolvente onde está inserido.
"FARO 1540"