terça-feira, 5 de julho de 2011

Atletismo: atletas de Olhão campeões nacionais


Paulo Pinto (centro da foto),da Casa do benfica de Faro, campeão nacional 400 mts

O Olhanense Paulo Pinto, atleta da Casa do Benfica de Faro, destacou-se no último fim de semana, em Guimarães, na Pista Gemeos Castro, ao sagrar-se Campeão Nacional Sub 23, na prova de 400m.
Na mesma Pista, a Atleta também de Olhão e competindo pelo SCP, Joceline Monteiro, sagrou se Campeã na mesma categoria, mas na prova de 800m.
Está assim de parabéns a cidade de Olhão, pelos seus dois Campeões Nacionas.

"Luís Gomes envergonha vilarealenses" - PS VR Stº. António

Tribunal ordena arresto de bens da empresa municipal SGU

Através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, o PS de VR Stº. António informa ue "o Tribunal de Vila Real de Santo António (VRSA) acaba de determinar o arresto de bens da empresa municipal SGU para garantir uma dívida no valor de 1.717.000 mil euros – com custas ascende aos dois milhões de euros, tendo afixado o respectivo edital à porta da sede da referida empresa.
Confirma-se pois o pior cenário traçado pelo PS vilarealense desde há cinco anos, através dos distintos alertas emitidos à população sobre o sobre-envividamento da autarquia, parte substancial do qual estava encoberto por um plano de engenharia financeira desenhado entre a autarquia e a sua empresa municipal – SGU.



A verdade dos factos, e o PS exige que não seja escamoteada, é que a autarquia vilarealense atingiu um nível de endividamento absolutamente insustentável e não importa que esse endividamento tenha sido contraído directa ou indirectamente através da citada SGU. Afinal quem vai ter de pagar vão ser os contribuintes residentes no concelho de VRSA.
A Grande verdade, por mais dura que seja, é a de que o líder do PSD/Algarve e líder da autarquia vilarealense empurrou o município para um precipício, para a rotura financeira, e em vez de arrepiar caminho e reconsiderar e repensar a sua gestão financeira faz o que sempre fazem os irresponsáveis: a fuga para a frente.
Pois o PS não está disponível para pactuar com tal prática irresponsável e exorta os vilarealenses a não permitirem que tal aconteça, exigindo uma actuação pronta e decidida que permita evitar o caos e inverter a situação", conclui o documento dos socialistas vilarealenses.

MTV no Algarve

A APAL – Turismo de Albufeira, no âmbito de uma Press Trip organizada pela ATA - Associação de Turismo do Algarve, recebeu no passado dia 3 de Julho, em Albufeira, uma equipa de reportagem do canal televisivo MTV, com o objectivo de realizar uma reportagem sobre a animação nocturna em Albufeira.
A visita do MTV a Albufeira teve por objectivo recolher várias imagens da noite de Albufeira que serão incluídas numa reportagem mais alargada sobre o Algarve - Portugal, a ser emitida naquele canal brevemente.

A equipa do MTV, composta pela sua host, Sharlene Chiu e camerawoman, acompanhadas por Dora Coelho, Coordenadora–Geral da APAL e por Luís Pereira, Gestor Marketing da APAL, percorreram as principais ruas da baixa de Albufeira e da Av. Sá Carneira, recolhendo imagens da atmosfera que se vive nas noites de Albufeira.
De referir que esta equipa de filmagens, esteve no Algarve de 2 a 5 de Julho, para filmar 5 segmentos de reportagem a serem exibidos durante 5 semanas no MTV, bem como um especial de 30 minutos dedicado a Portugal.
O objectivo de Sharlene Chiu em Portugal, foi fazer uma reportagem sobre os festivais de Verão em Lisboa, em concreto o “Optimus Alive”, e depois complementar com uma série de conteúdos sobre o que de melhor o Algarve tem para oferecer. O programa de reportagens vai começar no Algarve e acaba em Lisboa, sendo que estes conteúdos serão transmitidos semanalmente às terças-feiras e na edição de fim-de-semana das notícias.
Sharlene Chiu é repórter e produtora no MTV News Canadá e ainda apresentadora e produtora de um programa televisivo sobre viagens, o qual foi criado por si: "Sharlene VS”.
No seu programa semanal de notícias no MTV, Sharlene Chiu, apresenta-se a viajar pelo mundo fora, a fazer a cobertura de eventos musicais e acontecimentos mediáticos.
Sharlene refere-se a si própria da seguinte forma: “A minha vida é basicamente viajar pelo mundo fora a fazer a cobertura de novos estilos musicais, e aproveitar para degustar a gastronomia local e apreciar a cultura única que cada cidade que visito tem para oferecer.”
Em 2009, Sharlene foi galardoada com o prémio “Best Broadcast VisitBritain Travel Journalism Award”, pelo trabalho desenvolvido no MTV NEWS POUNDS BRITAIN, pela forma como encoraja os futuros viajantes e apresenta os destinos numa perspectiva tradicional e moderna.

MONTE GORDO DISPÕE DE NOVA UNIDADE HOTELEIRA DE 4 ESTRELAS

Desde o dia 21 de Junho, Monte Gordo conta com mais uma unidade hoteleira de 4 estrelas, para assegurar mais alojamento na época balnear que agora teve início.
Esta nova unidade hoteleira conta com 64 apartamentos e 22 quartos e reúne as melhores condições de estadia com restaurante, SPA, Piscina, bar, sala de reuniões, lavandaria e parque de estacionamento.

O concelho tem agora capacidade para receber mais turistas, em especial nesta época de verão. A respectiva unidade pertence ao grupo proprietário do Hotel Dunamar, também situado em Monte Gordo.
“Dotar o concelho de infra-estruturas que possam permitir atrair mais turistas ao concelho é um objectivo de extrema importância, uma vez que o turismo é um importante motor de desenvolvimento e empregabilidade para esta região” refere o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes.

O autarca acrescenta ainda que gostaria de ver nascer, no mais curto espaço de tempo, uma unidade hoteleira de 5 estrelas, uma vez que o concelho apenas dispõe de uma única unidade deste género “queremos oferecer a melhor qualidade aos nossos visitantes e atrair o maior número de pessoas”.
Para Luís Gomes, este desenvolvimento só é possível graças às medidas de apoio à competitividade económica do concelho, que a autarquia tem levado a cabo nos últimos anos e que se traduzem na aplicação de descontos em diversas taxas municipais.
Estas medidas, juntamente com outras tomadas desde 2009, têm como principal objectivo aliviar os efeitos da crise que se têm sentido e que afecta sobretudo as instituições, a construção e os agentes económicos do concelho, repercutindo-se significativamente ao nível social e familiar.
Em especial no que diz respeito ao incentivo a actividades hoteleiras e turísticas, o desconto de 20% em todas as taxas urbanísticas assim como o desconto de 40% nas taxas aplicáveis ao licenciamento de estabelecimentos hoteleiros, cuja categoria seja de pelo menos 4 estrelas, ou qualquer outra actividade económica que crie, pelo menos, 15 postos de trabalho permanentes têm sido um factor de incentivo e competitividade relativamente a outros locais. A juntar aos incentivos já referidos estão também outros como os descontos nas facturas de abastecimento de água e recolha de águas residuais domésticas.
Com a abertura desta nova unidade hoteleira o concelho ganhou 30 postos de trabalho fixos e mais um espaço de qualidade para receber os nossos visitantes, conclui o autarca.

VRSA-SGU surpreendida com decisão do tribunal

Através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, a SGU, Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real de Santo António assume que "foi hoje surpreendida com o arresto dos seus imóveis e créditos, decretado pelo Tribunal de Vila Real de Santo António, sem que tivesse tido conhecimento da providência cautelar.

A SGU observa que como entidade municipal nunca se furtou às suas responsabilidades e que, como parte integrante no processo, deveria ter sido ouvida pelo Tribunal, antes que a sentença tivesse sido proferida.
O arresto agora decretado diz respeito à última tranche do contrato promessa de compra e venda com a Cidademar S.A., relativo à compra desta sociedade em 2008, cujo único activo era um terreno situado em Vila Real de Santo António. O valor da aquisição foi determinado em 2.160.000,00€, e foi na altura acordado um pagamento entre as duas entidades em diferentes tranches.

A SGU, para além do pagamento do sinal acordado, foi entregando outras tranches, sendo que, por falta de liquidez, não foi efetuado no prazo previsto, o pagamento da última tranche.
Para tentar corrigir esta situação, a SGU foi apresentando alternativas e soluções de pagamento aos ex-acionistas da Cidademar SA, sendo a última proposta a assunção pela SGU de créditos perante a banca de ex-accionistas da Cidademar SA, como contrapartida da liquidação do pagamento em falta.
Em todo este processo, a SGU foi estando sempre em contacto com os ex-acionistas da Cidademar SA para que fosse encontrada a melhor solução para o pagamento da última tranche.
Pedro Alves administrador da SGU considera que, “foi com surpresa que fomos notificados desta decisão, sem que tivesse havido, primeiro, uma notificação do Tribunal, à SGU. Mas apesar deste ato consumado, a SGU quer honrar os seus compromissos, e estamos já a trabalhar com os ex-acionistas da Cidademar SA na resolução do problema”.
De reforçar que a administração da SGU considera também ser inexplicável que o tribunal tome uma decisão que paralisa a atividade da empresa, com reflexo direto no funcionamento da sua actividade, quando apenas estava em causa a última tranche do contrato.
Recorde-se que a SGU, após a recente aprovação do Plano de Pormenor, está a proceder ao reparcelamento do respectivo Plano para efetivar a venda de lotes, de modo a obter liquidez necessária para saldar os seus compromissos", conclui o documento da SGU.

CADETES DA PORTINADO TRIUNFAM NO 27º TORNEIO "CIDADE DE ÉVORA"

Portinado, Aqua Clube de Portugal (Oeiras), Aminata e Coral (Reguengos de Monsaraz) foram as equipas que participaram na última edição do torneio depolo aquático "cidade de Évora", que teve lugar nos dias 2 e 3 de Julho de 2011.

No esquema de todos contra todos a duas voltas, a equipa de cadetes de Portimão conquistou cinco vitórias e empatou por uma vez.
O adversário mais directo na competição foi a equipa de Aqua Clube, que arrancou um empate á equipa da Portinado na primeira volta e, na segunda volta só seria derrotada após prolongamento e uma série de grandes penalidades.

Equipa da Portinado foi representada pelos seguintes jogadores:

Pedro FERRAZ, Daniel LAVRADOR, Bernardo FERREIRA, Alexandre LOURENÇO, Daniel PLACINTA, Vasco VIEIRA, Tomas PALMA, Adrian DRAGUTAN, Tomas PINTO, Nikolay BEZERKO, Vecheslav BACAY.

Classificação Geral:

1º PORTINADO

2º - AQUA

3º - AMINATA

4º - CORAL

PORTINADO PARTICIPA NO FESTIVAL DE NATAÇÃO SINCRONIZADA EM ÉVORA

No fim de semana de 2 e 3 de Julho a equipa de Natação Sincronizada da Portinado deslocou-se a Évora para participar em mais um Festival de Natação Sincronizada, festival integrado no Torneio de S. João de Pólo Aquático.
O evento contou com a presença de 3 clubes e cerca de 60 nadadoras: Aminata – Évora Clube de Natação, Colectividade Bairro dos Anjos – Leiria e Portinado.

A Portinado apresentou um total de 8 esquemas, onde todas as suas nadadoras estavam agrupadas, por escalão e nível técnico. Um dueto, um trio e seis esquemas de equipas.
O festival terminou com a apresentação de um esquema geral realizado por todas as nadadoras participantes, demonstrando assim a grande cumplicidade e amizade estabelecida entre estes clubes durante este fim de semana.
No sábado foi ainda organizado um jantar antes e uma ceia após o festival, de forma a que todas as nadadoras, atletas e pais pudessem conviver.
De referir a hospitalidade da equipa da casa e toda a ajuda prestada por os pais que nos acompanharam, pois sem eles seria impossível a participação neste festival.

XXII FESTIVAL DE FOLCLORE CIDADE DE TAVIRA

O Rancho Folclórico de Tavira, Associação Cultural de Recolha e Divulgação das Tradições Etnófolcloricas das gentes do Algarve e particularmente do concelho de Tavira, vai promover no fim-de-semana de 08 e 09 de Julho, a vigésima primeira edição do Festival de Folclore “Cidade de Tavira”.

Tal como em anos anteriores, são esperadas mais de 3.000 pessoas nas duas noites, no Polidesportivo da Bela Fria, junto ao terminal rodoviário da cidade do Gilão.
O destaque deste festival vai para o sábado dia 09 a partir das 21,30 com o tradicional desfile etnográfico com partida da Rua José Pires Padinha (junto ao Jardim do Coreto) até à Bela Fria onde a partir das dez da noite terá inicio o Festival de Folclore.
No certame deste ano, participam os grupos:
- Rancho Regional de Fânzeres - Gondomar (Douro Litoral –Norte)
- Rancho Folclórico “Os Camponeses” do Vale do Brejo – Azambuja (Ribatejo)
- Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos – Abrantes (Templários)
- Rancho Folclórico Tá-Mar – Nazaré (Beira Litoral)
- Rancho Folclórico de Tavira – Tavira (Algarve)
De salientar que as entradas para este festival são livres.

Geraldo de Jesus

NO CLUBE RECREATIVO TAVIRENSE - TVR & LDA UMA EXPOSIÇÃO DIFERENTE

No Clube Recreativo Tavirense, esteve patente ao público, uma exposição de fotografia, vídeo e pintura de José Filipe, Lígia Serrenho e Paula Ferro, intitulada "Tvr & Lda" , integrada no Tavira Ilimitada - movimento cívico contra o racismo e a xenofobia.

O ALGARVE PRESS esteve na inauguração e falou com Paula Ferro, começando pela parceria.

- As parcerias, no meu entender, devem resultar na medida em que a pluralidade enriquece no todo. Esta parceria Mini-Arifa/Clube Recreativo Tavirense é uma parceria de que muito me orgulho e muito me satisfaz porque se juntam uma recém-nascida com uma anciã e este encontro geracional é bastante enriquecedor. Aliás, é disso que esta instalação fala: De multiplicidade, de pluralidade e de trabalho de equipa, muito embora sejamos apenas três. O Zé Filipe, a Lígia Serrenho e eu. Esta instalação, feita de Tavira de uma ponta à outra, existe nela diversos pontos de vista de uma única cidade, a nossa, a que nos vai no coração.
Aqui encontramos momentos de olhar pessoais e também momentos de olhar reconhecíveis por qualquer visitante desta cidade. Esta instalação foi feita com espírito de equipa, com seriedade, com sentido de humor e com muita alegria. Esta instalação está a ser feita no âmbito dessa opção pela parceria e pela partilha.
- Porque escolheram o Clube Recreativo Tavirense?
- Porque é uma honra para mim e para a Mini-Arifa estar a trabalhar com este Clube, pois era uma tristeza ver este espaço onde na minha puberdade e adolescência vinha aos bailes de carnaval e da pinha, a degradar-se. É com imensa alegria que estou, juntamente com o Zé Filipe e a Lígia a expor neste local, agora recuperado, arranjado e habitável.
- O Palácio da Galeria e outros espaços da Autarquia não deveriam ser mais abertos aos artistas de Tavira?
- O Palácio da Galeria já nos habituou a uma determinada qualidade que faz falta nesta cidade. Não seria bom para todos nós que a qualidade do Palácio decaísse, mas isso não invalida o facto de ser bom que outros locais abram as portas a expressões artísticas e criativas. Voltamos ao ponto inicial, a pluralidade, enriquece o todo. É importante que um Palácio da Galeria mantenha a sua qualidade. É importante que uma Casa das Artes de Tavira mantenha a sua actividade e a sua qualidade e é importante que outros locais aconteçam, mostrando obras ou trabalhos de pessoas que se dedicam a este tipo de actividades. Afinal, Tavira Vive Cultura e cultura não é só Arte Contemporânea no seu todo.

Geraldo de Jesus

Ciclismo: TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

O Troféu Joaquim Agostinho tem lugar a partir de 7 de Julho, 5ª-feira e termina no dia 10, domingo. Com quatro etapas, a primeira tem ponto de partida em Ramalhal e término em Sobral de Monte Agraço ao fim de 161 quilómetros.

No dia 8, a segunda tirada parte de Manique do Intendente rumo a Carvoeira, onde pelo meio ficam 179 quilómetros.
Segue-se a terceira jornada, no dia 9, com uma ligação de 153 quilómetros entre Atouguia da Baleia e Vimeiro da Lourinhã.
Finalmente, a fechar a corrida, os ciclistas têm pela frente o circuito de Torres Vedras, um trajecto de 10 voltas que perfaz 100 quilómetros.
Fazem parte da lista de equipas inscritas dez formações nacionais, entre Continentais e de Clubes, e seis estrangeiras.
Da Tavira/Prio alinham Ricardo Mestre, David Livramento, Samuel Caldeira, Henrique Casimiro, André Cardoso, Nelson Vitorino, Tomas Metcalfe, e Daniel Mestre.

Rotary Clube de Tavira organiza VI Gala de Beneficência a favor do “ O PONTÃO”

O Rotary Clube de Tavira organiza pelo sexto ano consecutivo mais uma Gala de Beneficência. É já no dia 8 de Julho que se realiza a sua VI edição a ter lugar na Pousada de Tavira, Convento da Graça.

No ambiente dos claustros do Convento da Graça será servido um jantar de gala a que se seguirá uma magnífica noite de fado abrilhantada com os fadistas Teresa Viola, Pedro Viola, Raquel Peters e Manuel Cardoso Meneses. Ao leque luxuoso de fadistas junta-se uma extraordinária ligação de músicos, a saber: à guitarra portuguesa, António Luís Gomes, na viola de fado, Jaime Santos e no contrabaixo, João Penedo.
Os lucros da VI Grande Gala de Beneficência do Rotary Clube de Tavira, revertem na íntegra a favor da Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira “O Pontão”. Este é um sinal de reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta instituição que tem por objectivos a promoção social de carácter cívico, beneficente e filantrópico, dos diferentes grupos etários da população.
Esta é uma acção que se insere nos objectivos do Rotary Internacional, e que responde à solidariedade reclamada por muitas instituições que se formam, espontaneamente, para dar solução as necessidades que a própria sociedade gera, e que revela, a cada dia que passa, um cenário mais desfavorável para aqueles que vivem com mais dificuldades.
O Rotary Clube Tavira conta com o apoio e solidariedade dos tavirenses e amigos que queiram associar-se a este evento.
Poderão reservar os seus bilhetes em rotary.tavira@sapo.pt, tel: 912 521 139 ou ainda no facebook de Rotary Clube Tavira.