segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MIGUEL FREITAS COORDENA GRUPO DE TRABALHO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA


O Deputado do PS pelo Algarve, Miguel Freitas, vai coordenar o Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Regional criado no âmbito da Comissão dos Assuntos Económicos, Inovação e Energia, da Assembleia da República.
Este Grupo de Trabalho irá fazer o acompanhamento da execução do Quadro de Referência Estratégico Regional (QREN) e a sua revisão intercalar em 2010, devendo promover acções com vista à divulgação de projectos de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.
Outro dossier que ficará sob a responsabilidade do novo grupo coordenado pelo Deputado socialista é o da política regional europeia. Uma matéria que, de acordo com Miguel Freitas, reveste-se de grande importância para Portugal, tendo em conta que, em 2010, tem início a discussão da revisão das perspectivas financeiras da União Europeia, onde se confrontam duas opções de política regional: investir fortemente nos factores de competitividade das regiões ou continuar a apostar na coesão territorial.
“Creio que temos de estar atentos a esta questão, já que é decisiva para Portugal. A revisão dos critérios nas perspectivas financeiras tem sempre ganhadores e perdedores. E o País tem de fazer escolhas”, afirma o Deputado algarvio.
Miguel Freitas anunciou ainda que irá propor ao Grupo de Trabalho, que assuma responsabilidades também na “promoção da discussão sobre o modelo regional em Portugal”.

ALCOUTIM VAI AOS REIS


As crianças de Alcoutim atravessam o rio Guadiana amanhã à noite para receber as prendas da autarquia, entregues pelos Reis Magos espanhóis, de Sanlúcar del Guadiana.
A “Festa dos Reis” é uma típica celebração espanhola que comemora a chegada dos reis magos à manjedoura onde tinha nascido Jesus. Há 14 anos que Alcoutim se junta a Sanlúcar del Guadiana nesta tradição, numa iniciativa do Presidente da Câmara Municipal,Francisco Amaral, que acha que esta é uma “boa oportunidade para unir os dois povos que, a 200 metros de distância, estavam de costas voltadas um para o outro”.
O cortejo a cavalo, que começa pelas 18.00h, percorre as ruas da vila espanhola e pára junto ao “ayuntamento”, onde são distribuídos os presentes.
Francisco Amaral defende a preservação desta iniciativa, que aproxima os dois povos e permite que as crianças alcoutenejas percebam e assistam a outra forma de comemorar o Natal.

Albufeira: DESIDÉRIO SILVA DIVULGA MENSAGEM PARA O NOVO ANO




Balanço de 2009 e perspectivas para 2010 marcaram intervenção

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira reuniu, no passado dia 30 de Dezembro, a comunidade albufeirense para manifestar os seus votos de um bom ano de 2010 e para agradecer a todas as forças vivas o trabalho que tem sido desenvolvido no Município. O autarca aproveitou a ocasião para salientar o esforço e empenho levado a cabo pelas associações desportivas e culturais, empresários e comerciantes de Albufeira ao longo do ano de 2009, em prol do desenvolvimento do concelho.
O momento, que contou com a actuação do Coro da Câmara Municipal, serviu também para salientar as principais obras do ano que terminou, assim como para apresentar algumas das perspectivas para 2010. “Avançamos para o novo ano com confiança, vontade e realismo. Continuaremos a investir em áreas como o Desporto, Acessibilidades, Juventude, Acção Social, Cultura, Turismo, entre outras”, frisou o edil de Albufeira.
Em matéria de Educação, o concelho assistirá à construção da Escola Básica 1, 2, 3 da Guia e Pavilhão Desportivo, à ampliação do Jardim-de-Infância de Vale Rabelho e à ampliação da Casa das Artes no Parque Lúdico.
A requalificação do Espaço Público continuará a ser tida em conta, com o desenvolvimento de projectos como a implementação da rede de saneamento na zona de Canais, a passagem das linhas aéreas de alta tensão a subterrâneas na zona urbanizada do Alto dos Caliços, a requalificação da zona de Montechoro, da Avenida Sá Carneiro até à Oura, da Praça de Touros, e dos terrenos da Facial em Paderne.
Estacionamento, Acessibilidades e Espaços Verdes continuam na primeira linha de prioridades.
Na área da Acção Social, é intenção da Autarquia erguer o Centro de Dia e Lar de Olhos de Água, continuar a apoiar o projecto Social da Aldeia da Solidariedade, ampliar a Creche da Guia, e dar continuidade aos programas de apoio aos mais desfavorecidos, como é o caso do Subsídio de Arrendamento, Cartão Sénior, Bolsas de Estudo, Teleassistência a Idosos e Apoio Domiciliário.
Quanto ao Turismo e Cultura, será construído o Museu do Barrocal, em Paderne, e o Grande Auditório de Albufeira. Dois projectos que ambicionam a criação de novas oportunidades de negócio e de atracção turística, como factor de diferenciação ao sol e à praia.
Por último, o Presidente não quis deixar de expressar uma palavra de optimismo quanto ao ano novo, desejando a todos muita saúde e prosperidade para 2010.

GNR Algarve: Operação Natal/Ano Novo Sem Vítimas Mortais



Relativamente ao balanço final da Operação Natal/Ano Novo, verifica-se que, no total dos dois períodos, registaram-se menos oito acidentes do que em igual período do ano transacto (175/167). A registar o facto de nestas últimas festividades não terem existido vítimas mortais nas estradas algarvias, contrariamente ao que sucedeu no mesmo período do ano anterior (onde se registou um morto), informa a GNR através de uma nota de imprensa.
Nesta última operação Natal/Ano Novo houve ainda menos dois feridos graves que no ano transacto (7/5), contudo verificou-se um aumento no número de feridos ligeiro (33/55) resultantes de acidentes de viação.
Ainda assim, no mesmo documento a GNR informa que cinco condutores foram detidos durante o dia de ontem, 03 de Janeiro, na sequência de várias acções de fiscalização rodoviária que a Guarda Nacional Republicana desenvolveu em vários pontos do Algarve.
Um cidadão espanhol e uma cidadã portuguesa, de 65 e 47 anos de idade, foram detidos durante uma acção de fiscalização rodoviária desenvolvida pela GNR de Tavira, na zona de Monte-Gordo/Vila Real de Santo António, tendo sido interceptados ao volante com taxas de álcool no sangue (TAS) de 1,24 G/L e 2,50 G/L. Durante a acção, na qual foram fiscalizados três dezenas de condutores, foram ainda elaborados quatro autos de contra-ordenação por condução sob efeito do álcool.
Em S. B. Messines, a GNR local detectou um cidadão português, de 31 anos, com uma TAS de 1,44G/L, enquanto em Olhos de Água, o Destacamento de Trânsito de Faro interceptou um português, de 26 anos de idade, a conduzir com uma TAS de 2,30 G/L.
A GNR de Odeceixe deteve ainda uma cidadã portuguesa por desobediência qualificada, uma vez que foi detectada ao volante com a carta de condução apreendida.

JANEIRAS PERCORREM O CONCELHO DE ALBUFEIRA


Já a partir de amanhã, os Grupos de Cantares de Janeiras começam a percorrer as várias freguesias do concelho, fazendo-se acompanhar de fortes vozes, trajes típicos e de instrumentos tradicionais como a pandeireta, os ferrinhos, o tambor, a flauta, a viola, o cavaquinho ou o acordeão.
A tradição manda que vizinhos, amigos ou familiares se agrupem e, no início de Janeiro, perto da noite de Reis, andem pelas ruas da terra, cantando de porta em porta e desejem a todos boas entradas no ano que começou. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, pão, chouriço, morcela ou vinho), que no final da noite são repartidas por todos.
A ACRODA -Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água, a LUEL -Arte em Movimento, os Entretenga, as Moças Nagragadas, o Coro da Câmara Municipal e o Grupo de Janeiras de Paderne “Força da Tradição” irão actuar no dia 5 de Janeiro, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Município. O executivo irá ofertar os Grupos com as tão esperadas Janeiras. Pão, chouriço e vinho prometem encher os cestos dos cantadeiros que continuarão o seu percurso, rumo a outra porta.
No dia 8 de Janeiro será a vez da aldeia de Paderne acolher o seu Encontro de Cantares na Casa do Povo da Freguesia. Já na 23.ª edição, este evento irá contar com a presença do Grupo Desportivo dos Machado “Charolas”, de Santa Catarina da Fonte do Bispo; Grupos de Cantares de Janeiras “A Força da Tradição” e “A União Faz a Força”, de Paderne; o Grupo de Cantares da ACRODA, de Olhos de Água; Grupo de Cantares do Parchal; Grupo de Cantares da LUEL; Grupo “Tarde Piaste”, da Guia; e “Os Janeireiros” de Boliqueime.
A ASCRATIA vai também organizar o Encontro de Janeireiros, no dia 15 de Janeiro, em Ferreiras, enquanto a ACRODA escolheu o dia 16 para levar a cabo o 3º Encontro de Janeiras na Junta de freguesia de Olhos de Água.

Na ANMP: SAÚDE E TURISMO A CARGO DE DESIDÉRIO SILVA


Na distribuição acordada pelos membros do Conselho Directivo da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, Desidério Silva, edil albufeirense, partilha a responsabilidade das áreas de Saúde e Turismo, respectivamente com os autarcas de Castelo Branco e Lagoa (Açores).
No passado dia 15 de Dezembro, a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses procedeu à distribuição das várias áreas temáticas pelos dirigentes empossados no início do mês, aquando do XVIII Congresso da Associação.

A Desidério Silva, Presidente da autarquia albufeirense e vogal do conselho directivo da ANMP, foram atribuídas as “pastas” da Saúde e do Turismo. A primeira será partilhada com Joaquim Mourão, Presidente do Município de Castelo Branco, enquanto o Turismo ficará também a cargo de João Ponte, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Açores.

O autarca mostrou-se satisfeito com as funções que lhe foram confiadas, referindo que “a ANMP ocupa um papel fundamental na vida pública portuguesa” e que “enquanto autarca sinto-me motivado para defender o meu concelho mas também o poder local no seu todo, por ser aquele que mais próximo se encontra das pessoas”.

DANÇA CONTEMPORÂNEA NO TEATRO DAS FIGURAS




“INFERNO” DA COMPANHIA OLGA RORIZ

No próximo Sábado, dia 9 de Janeiro às 21h30, a Companhia Olga Roriz regressa ao Teatro das Figuras com “Inferno”, um espectáculo pluridisciplinar, com referências ao género musical, no qual os bailarinos desempenham o papel de intérpretes totais. Este trabalho surge na continuidade de “Paraíso”, espectáculo apresentado no Teatro das Figuras em 2008.
Fundada em 1995 com o apoio financeiro do Ministério da Cultura / Instituto das Artes e dirigida pela coreógrafa Olga Roriz, a Companhia Olga Roriz tem sido ao longo de quase quinze anos uma referência de qualidade profissional e artística no panorama nacional e internacional da dança contemporânea portuguesa.
O que caracteriza e diferencia esta Companhia das demais está indissociavelmente relacionado com o facto de ser uma Companhia de autor e de esse autor, ao longo de 30 anos, ter criado uma vasta obra com um perfil, um estilo, uma fonte energética e imaginativa diversificada e incomparável.
Uma das características mais marcantes do trabalho da Companhia é a sua vertente pluriartística. Embora o corpo surja invariavelmente como expressão máxima do seu trabalho, aí se cruzam elementos de diferentes áreas artísticas. Os espectáculos da Companhia são o resultado de um intenso processo criativo eivado de referências ao universo teatral, literário, cinematográfico, fotográfico e outros que parecem ser tangenciais à arte mas que actuam igualmente como fonte inspiradora e instrumentos de trabalho.
Os bilhetes para o espectáculo têm o preço de doze euros para a primeira plateia e dez euros para a segunda plateia, com descontos de 25% para maiores de 65 anos e preço único de cinco euros para menores de 30 anos.


SINOPSE:

Inferno é um lugar onde se descansa por fim a tristeza e se cansa o corpo dançante pelo puro prazer de o fazer.
Um espaço de libertação e tranquilidade incontida que predispõe ao arrebatamento.
Contradizendo o título, aqui o pecado não é punido. A maldade não é punida. A fraqueza também não.
Inferno é um caminho interior e iniciático, polvilhado de tristezas, ironias e reconciliações.
A ideia de musical, como em Paraíso, continua presente mas com um olhar ainda mais distante.
Várias são as formas de expressão. As vozes unem-se em hino ou em canções de amores solitárias. Os anjos transformam-se em bobos que dançam e falam sobre alguns de nós.
Tudo o resto é para ser descoberto a cada passo, em casa palavra, em cada som…

Loulé: SONS DO MAGREBE E MÉDIO ORIENTE NO ARRANQUE DO X FESTIVAL DE MÚSICA AL-MUTAMID


A cidade de Loulé volta a estar na rota do Festival de Música Al-Mutamid e este ano o evento arranca mesmo no Convento de Santo António, dia 16 de Janeiro, pelas 21h30, com um espectáculo do grupo Beth Nahrin, que irá trazer músicas do Magrebe e Médio Oriente.

Mesopotâmia (do antigo arameu Beth Nahrin “Entre rios”) é o nome pelo qual é conhecida a Zona do Próximo Oriente entre os rios Tigre e Eufrates e que coincide aproximadamente com as áreas não desérticas do actual Iraque. Beth Nahrin é também o nome de um grupo de música que tem como referência o laudista e cantor iraquiano – Khalid Kaki.

Khalid e o grupo Beth Nahrin apresentam um programa baseado na música tradicional de Iraque que se inspira em poemas místicos da tradição árabe, persa e curda. Khalid Kaki (oud árabe e voz) far-se-à acompanhar por Jawad Ibix (violino), Salagh Sabbagh (darbouka e deff), Luis Aalae (deff) e Sonia Alejandre (dança oriental).

Refira-se que o Festival de Música Al-Mutamid, que assinala dez anos de existência, pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andaluz após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides e recluído em Agmat, a sul de Marrakech onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz.

Excelente poeta, “Al-Mutamid foi o mais lberal, magnânime e poderoso de todos os taifas de Al-Andaluz. O seu palácio foi a pousada dos peregrinos, o ponto de reunião de todos os engenhosos, o centro a donde se dirigiam todas as esperanças…” (Ibn Jaqan).

A música e a poesia acompanhavam em Al-Andaluz qualquer festejo. Os habitantes do sul de Al-Andaluz, em particular de Sevilha, eram elogiados pela sua habilidade na interpretação de vários instrumentos: o alaúde, a cítara, a harpa, a guitarra e as flautas.

Durante as festas nocturnas organizadas em Silves, Sevilha e outras cidades, oferecia-se aos convidados um espectáculo de canto e baile, ao som de uma orquestra formada por homens e mulheres.

Deste modo, o que se pretende com este Festival é dar a conhecer ao espectador o que foi a música andalusa, com actuações de grupos que se especializaram no resgate dos sons de Al-Andaluz: música árabe, em especial de Marrocos, e grupos que interpretam com esmero a rica tradição do oriente muçulmano, bem como peças do medievo e renascimento europeus.

Esta iniciativa visa resgatar e divulgar a música e a poesia que durante séculos inundou bazares, medinas e palácios, mas também responder a uma oferta turística dotada de peso cultural, complemento das ofertas tradicionais, dando a conhecer povoações e outros lugares de interesse que, por diversas razões, estão ligadas à civilização andalusa.

RYANAIR LEVANTA A MORAL COM A OFERTA “REGRESSO AO TRABALHO”


1 MILHÃO DE LUGARES A €4 PARA VIAJAR EM FINAL JAN & FEV

Ryanair, a favorita mundial entre as companhias aéreas, anunciou que a partir da meia-noite (24:00hrs) de segunda-feira, 4 de Janeiro, irá levantar a moral de todos aqueles que regressam ao trabalho depois do interregno Natalício, ao disponibilizar 1 milhão de lugares “regresso ao trabalho” a €4. Estas tarifas a €4 “tudo incluído” estão disponíveis para mais de 400 rotas europeias da Ryanair mas deverão ser reservados em www.ryanair.com antes da meia-noite (24:00 hrs) de quinta-feira (7 de Janeiro).
Esta oferta a €4 da Ryanair inclui todas as taxas e encargos; como tal, todos os passageiros que decidam evitar as despesas opcionais, ao efectuarem o pagamento com o Cartão Pré-Pago amplamente disponível da MasterCard, transportando só a mala de mão e não optando pelo embarque prioritário, poderão viajar à tarifa publicitada de €4.

Chuva intensa leva ao corte de estradas e pontes no Algarve




O mau tempo chegou ao Algarve com chuva intensa esta noite que levou ao corte na região de Tavira de algumas estradas e pontes, enquanto a linha de caminho de ferro esteve interrompida entre Olhão e a Fuzeta. Uma situação que poderá ser resolvida já ao final da manhã quando chegar a baixa-mar.Chuva intensa leva ao corte de estradas e pontes no Algarve
A situação parece ser normal quando chove muito, o que aconteceu esta madrugada na região do Algarve, com destaque para Tavira onde duas pontes, a de São Domingos e a de Almargem, foram cortadas ao trânsito cerca das 4 horas.
A ponte de São Domingos é atravessada pela estrada que liga Tavira a Cachopo e a ponte de Almargem pela estrada que liga Tavira às Quatro Estradas do Prego.
Além das pontes, o mau tempo obrigou ainda ao corte ao trânsito de três estradas: a Estrada Municipal que liga Tavira a Cachopo, a estrada de Almargem e a estrada de Asseca.
Segundo o comandante dos bombeiros locais tratam-se de "zonas baixas e ribeirinhas e, por isso, sempre que chove a opção é de condicionar o trânsito para evitar problemas", afirmou Miguel Silva.
Também devido ao mau tempo que se registou na região a linha de caminho de ferro esteve interrompida entre Olhão e a Fuzeta já que devido ao deslizamento de terras caíram algumas pedras para a linha.

Deitar cedo protege jovens da depressão



Um estudo, realizado pelo Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, concluiu que dormir cedo protege adolescentes da depressão e de pensamentos suicidas.

Foram analisados, de acordo com a BBC, adolescentes entre os 12 e os 18 anos, sendo que aqueles que se deitam depois da meia-noite têm mais 24% de hipóteses de ter depressão do que os que vão dormir antes das 22hs.

Nos jovens que dormem menos de cinco horas por noite, a hipótese de depressão aumenta 71% em relação aos que descansam oito horas.

A pesquisa, que analisou dados de 15,5 mil adolescentes recolhidos na década de 90, foi publicada na revista especializada "Sleep".

Um em cada 15 jovens analisados estava deprimido.

Para além do risco mais elevado de depressão, aqueles que se deitam após a meia-noite apresentavam mais 20% de hipóteses de pensar em suicídio do que os adolescentes que iam para a cama antes das 22hs.

Entre os adolescentes que repousavam menos de cinco horas por noite, o risco de pensamentos suicidas aumentava 48%.

A depressão e os pensamentos suicidas também foram mais frequentes em raparigas, jovens mais velhos e entre os que tinham uma menor percepção do quanto os pais se preocupavam com eles.

Nove distritos em alerta amarelo


Instituto de Meteorologia alerta para chuva e vento forte, principalmente em Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Viseu.
A chuva está para continuar. O Instituto de Meteorologia prevê, para hoje, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.
Esta previsão, aliada ao vento forte, fez com que a fosse estabelecido o alerta amarelo em nove distritos: Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Viseu; assim como no arquipélago da Madeira.
Há também previsão de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Operação Ano Novo da GNR: Ano novo negro



A operação da GNR registou mais acidentes, mais feridos graves e mais vítimas mortais do que no mesmo período em 2008.

De 30 de Dezembro até à madrugada de hoje a operação Ano Novo da GNR contabilizou oito vítimas mortais. Valor superior ao registado no mesmo período no ano passado (sete).

Este foi um começo de ano negro, dado que se registaram mais acidentes (116), mais vítimas mortais (uma) e mais feridos graves (20) do que em 2008.

Feitas as contas, a Operação Ano novo 2010 registou 1259 acidentes, dos quais resultaram oito mortos, 28 feridos graves e 396 feridos ligeiros.

170 mil desempregados sem subsídios



A comparação entre os números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) com os disponibilizados pela Segurança Social, revela que cerca de 170 mil desempregados não recebem qualquer apoio.

Em Novembro o número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu para 523.680 indivíduos, mais 28,2% que há um ano. Destes, apenas 353.387 recebiam subsídio desemprego, mais 99 mil em relação ao ano passado, um incremento de cerca de 39%.


As mulheres compõem a maior parcela dos beneficiários, aproximadamente 52 por cento, mais de 183 mil. Parte significativa deste contingente é de operárias não qualificadas, de indústrias tradicionais, como o têxtil e o calçado. Os homens que são beneficiários, aproximadamente 170 mil, são maioritariamente da faixa etária entre os 45 e os 64 anos, facto que preocupa particularmente pela dificuldade na reinserção laboral destes trabalhadores.


A região norte continua a concentrar a maior parte dos beneficiários, com 128 mil pessoas a receber subsídios. Porto, com 78.661 beneficiários, e Aveiro, com 36.626, concentram a maior parte dos indivíduos que recebem subsídios.

Os novos pedidos de subsídio dão o tom da deterioração no mercado de trabalho português. Passado o período dos empregos de verão os novos pedidos de subsídio de desemprego não pararam de crescer, só em Novembro foram deferidos 24.125 pedidos, mais 9,8% que no mesmo mês de 2008.

PS ALGARVE REALIZA JANTAR PARA ASSINALAR ANO POLÍTICO DE 2010


Miguel Freitas vai abordar as preocupações do PS para a região

O PS Algarve realiza hoje, dia 4 de Janeiro, segunda-feira, um
jantar para assinalar o início do ano político de 2010, durante o qual
o Presidente da Federação, Miguel Freitas, irá abordar as principais
questões que marcam a agenda do Partido para a região.

Miguel Freitas considera que 2010 deve ficar marcado pela recuperação
e o relançamento da economia, mas salienta que este esforço só terá
resultados concretos num ambiente de estabilização política, que
garanta a confiança dos cidadãos e em particular dos agentes económicos.

A importância dos grandes investimentos públicos para o Algarve e a
necessidade de acelerar o ritmo da sua implementação na região, será
outra questão abordada pelo Presidente da Federação do PS Algarve, que
fará referência ainda ao PIDDAC 2010, cujo quadro de preparação deve
ser pautado pelo espírito de inter-ajuda regional e capacidade de
comunicação, garantido assim o rigor das propostas e a coerência dos
respectivos objectivos para a região.