segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Deitar cedo protege jovens da depressão



Um estudo, realizado pelo Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, concluiu que dormir cedo protege adolescentes da depressão e de pensamentos suicidas.

Foram analisados, de acordo com a BBC, adolescentes entre os 12 e os 18 anos, sendo que aqueles que se deitam depois da meia-noite têm mais 24% de hipóteses de ter depressão do que os que vão dormir antes das 22hs.

Nos jovens que dormem menos de cinco horas por noite, a hipótese de depressão aumenta 71% em relação aos que descansam oito horas.

A pesquisa, que analisou dados de 15,5 mil adolescentes recolhidos na década de 90, foi publicada na revista especializada "Sleep".

Um em cada 15 jovens analisados estava deprimido.

Para além do risco mais elevado de depressão, aqueles que se deitam após a meia-noite apresentavam mais 20% de hipóteses de pensar em suicídio do que os adolescentes que iam para a cama antes das 22hs.

Entre os adolescentes que repousavam menos de cinco horas por noite, o risco de pensamentos suicidas aumentava 48%.

A depressão e os pensamentos suicidas também foram mais frequentes em raparigas, jovens mais velhos e entre os que tinham uma menor percepção do quanto os pais se preocupavam com eles.