quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ALBUFEIRA HOMENAGEIA BEATO VICENTE


Festejos religiosos, de 3 a 5 de Setembro
A Festa de Beato Vicente de Albufeira regressa ao concelho, de 3 a 5 de Setembro. O Beato é relembrado, todos os anos, numa celebração de carácter religioso, em tributo à sua obra evangelizadora por terras orientais.
De 3 a 5 de Setembro, a cidade mergulha num programa religioso que presta homenagem a Beato Vicente, numa iniciativa da Paróquia de Albufeira com a colaboração da Câmara Municipal.
O Museu de Arte Sacra abre as portas (das 10h30 às 16h30 e das 20h00 às 24h00) da exposição sobre a vida e obra missionária do Beato, em Nagasaki.
No dia 3, pelas 18h00, a Igreja Matriz acolhe uma Missa Festiva e no dia 5, à mesma hora, será palco de uma Missa Solene, seguida da tradicional procissão pelas ruas da cidade que junta dezenas de populares. No decurso da procissão, os jovens e crianças da catequese paroquial irão realizar uma representação teatral no Largo de São Sebastião, em frente da Ermida, a evocar a vida do mártir. Os festejos encerram com uma sessão de fogo-de-artifício, às 24h00.

Recorde-se que Beato Vicente foi vítima de perseguição e morte, em Nagasaki, no século XVII. A sua fé levou-o a peregrinar pelo Oriente, mais precisamente pelo Japão. Ao que reza a lenda, faleceu erguendo um crucifixo, imagem representada na Estátua em sua homenagem, situada no Largo Jacinto de Ayet, em Albufeira.

Este ano, a Festa do Beato Vicente e as Festas do Pescador irão decorrer na mesma data. O programa de animação será, assim, comum a ambos os eventos.

MENDES BOTA: GOVERNO PRETENDE CENTRALIZAÇÃO ABSOLUTA DA PROMOÇÃO TURÍSTICA EXTERNA


O deputado algarvio Mendes Bota rejeitou hoje, em declarações a diversos órgãos de comunicação social, “a intenção governamental de centralizar em absoluto as decisões sobre a contratualização das acções de promoção turística no exterior, reduzindo o papel das Entidades Regionais de Turismo, das Agências Regionais de Promoção Turística e dos próprios privados, a meros executores de um Plano de Marketing Nacional que colocará nas mãos do Turismo de Portugal todo o poder de decisão”.
Será um “profundo golpe na já de si reduzida autonomia regional das estruturas turística”, por parte de um governo que se reivindica adepto da Regionalização” – afirmou Mendes Bota.
“Na base desta intenção está um estudo encomendado à Roland Berger Strategy Consultants onde, certamente não por acaso, pontifica o ex-Ministro da Economia, Manuel Pinho, que monitorizou o actual modelo de contratualização das acções de promoção turística externa que envolve as ARPTs, os privados e o Turismo de Portugal, e apresenta propostas que representam um recuo de muitos anos em matéria de centralismo decisório.
Não deixa de ser curioso que o governo tenha começado por monitorizar a acção promocional das entidades regionais, quando seria prioritário avaliar os resultados das suas próprias campanhas promocionais em torno da marca Portugal, nas quais se têm desbaratado montantes muito mais significativos, com muito ego e pouco nexo.
A serem adoptadas as propostas da Roland Berger, o instituto do Turismo de Portugal passa a ter poderes totais e absolutos na definição e na decisão sobre as orientações acerca da elegibilidade das iniciativas a apoiar. Será o Turismo de Portugal a definir os orçamentos dos planos de promoção regionais, linha a linha, iniciativa a iniciativa, por instrumento e por mercado, e serão excluídas todas as acções promocionais que não estejam alinhadas com as opções do tal Plano de Marketing Nacional.
Ou seja, trata-se de centralizar e burocratizar toda a promoção externa no Turismo de Portugal, e reduzir as entidades regionais eleitas democraticamente, e um papel de meros executores das orientações dadas em Lisboa.
Isto é inaceitável, e apelo aos autarcas, às ERT’s e ARPTs, bem como às associações empresariais do sector a rejeitarem tais intenções do governo.
Mesmo que com algumas fragilidades, o actual sistema de contratualização tem permitido alguma autonomia às regiões turísticas, uma maior eficiência dos agentes privados e um maior rigor na aplicação dos recursos financeiros. Se houve pouca coordenação nacional, foi o Turismo de Portugal quem falhou. Se houve desempenhos diferentes, isso também é natural, pois as regiões têm diferentes pesos turísticos.
No recomeço dos trabalhos parlamentares (a 15 de Setembro próximo) endereçarei ao Governo um conjunto de perguntas sobre esta matéria, onde se inclui um desafio para que tenha a coragem de mandar auditar por entidade independente os gastos e os resultados das campanhas internacionais da sua responsabilidade.”

LIVRO EM BD SOBRE JOSÉ MENDES CABEÇADAS JÚNIOR


No âmbito da exposição “Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve”, vai ser lançado no próximo dia 8 de Setembro, quarta-feira, pelas 18h00, no Convento de Santo António, em Loulé, um livro de banda desenhada de José Carlos Fernandes e Roberto Gomes intitulado “José Mendes Cabeçadas - Um espírito indomável”.

Esta obra, com desenhos de um dos mais prestigiados ilustradores portugueses – José Carlos Fernandes - , pretende dar a conhecer a vida deste oficial algarvio envolvido nos acontecimentos da implantação da República e que posteriormente ocupou cargos de relevância na vida política portuguesa.

Mendes Cabeçadas (1883-1965) foi um dos ilustres cidadãos nascidos no Concelho de Loulé, que teve o privilégio de ocupar o mais alto cargo da República, ainda que por curto período e num contexto difícil. Para além de ter sido militar, envolveu-se na política, nos negócios, civicamente empenhado, regionalista e opositor ao regime salazarista.

Envolve-se na vida política activa, ainda durante a vigência do regime monárquico, tornando-se republicano. Participa nas conspirações para derrubar o regime. Contacta também as sociedades secretas, como era habitual na época, onde se desenvolviam algumas das conspirações que abalaram Portugal.

Personalidade controversa, um dos aspectos aliciantes da sua vida foi o facto de ter sido um dos responsáveis pelos acontecimentos que levaram à Implantação da República em 1910, mas, ao mesmo tempo, ter participado nas conspirações para derrubar a mesma República, integrando o triunvirato que provocou o golpe de 28 de Maio de 1926.

Cruzeiro da Conceição de Faro – Conservação e restauro


No âmbito da política de conservação e restauro do Município de Faro, durante os meses de Junho e Julho de 2010 decorreu o tratamento de conservação e restauro do Cruzeiro da Conceição de Faro, datado do séc. XVI.
O pároco da freguesia, que alertou os serviços da C.M.F. para o mau estado de conservação desta peça escultórica, não queria sair da sua paróquia sem ver realizada a promessa que fez à população: a conservação e restauro do cruzeiro. Com o intuito de dignificar este compromisso, a Câmara através da equipa de conservação e restauro do Museu Municipal de Faro, preparou a intervenção para estar concluída antes de Setembro, data da sua transferência.
A peça escultórica foi alvo de desinfestação, limpeza via húmida e mecânica, tratamento de elementos metálicos, colagens, reconstituição volumétrica, tratamento de juntas de união e aplicação de produto desinfestante com carácter preventivo.
As pernas do Cristo, sensivelmente no final dos anos 90 do séc. XX, foram mutiladas, facto que causou grande perturbação junto dos crentes. Nesse sentido, as pernas também serão reconstituídas em pedra, após consenso, entre os técnicos da autarquia e o pároco, ficando deste modo a imagem completa.
O património escultórico da cidade de Faro é uma das preocupações da autarquia. Nesse sentido iniciou-se, através equipa de conservação e restauro do Museu Municipal de Faro, um processo de limpeza e conservação da estatuária da cidade.
No passado mês de Junho o busto de João de Deus, localizado no Jardim Manuel Bívar, foi alvo de limpeza e desinfestação do suporte pétreo, estabilização e protecção das ligas metálicas.
No dia 17 de Agosto, iniciaram os trabalhos de conservação da estátua do Bispo D. Francisco Gomes do Avelar, sita no Largo da Sé, cuja intervenção incidirá na limpeza via húmida e química do suporte pétreo, estabilização e protecção das ligas metálicas, preenchimento e tratamento de juntas e fissuras. A conclusão dos trabalhos está prevista para início do mês de Setembro.
O tratamento de conservação e restauro do monumento ao pintor Lyster Franco, sito na praceta com o mesmo nome, será iniciado em seguida.

Câmara Municipal de VRSA iniciou a entrega de 434 fogos


Habitação a Custos Controlados - Autarquia responde a PS
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António já iniciou a entrega de 434 habitações a custos controlados, existindo agregados já a residir nas mesmas.
Consciente das necessidades habitacionais do concelho de Vila Real de Santo António, o actual executivo camarário procederá, também, à entrega dos 40 fogos, já construídos para arrendamento em Monte Gordo, logo que estejam ultimados todos os detalhes do processo de entrega.
Adicionalmente a Câmara Municipal aguarda resposta, ao pedido de financiamento solicitado ao abrigo do programa Prohabita, para a aquisição de mais 40 fogos que serão disponibilizados, a custos controlados, aos munícipes.
Relativamente às recentes afirmações do Partido Socialista, exigindo a entrega imediata dos 40 fogos em Monte Gordo, Luís Gomes, enquanto Presidente da Câmara de Vila Real de Sto António, exprime a sua indignação relativamente a esta exigência, uma vez que “quando o PS esteve à frente da autarquia apenas construiu 160 fogos para atribuição aos munícipes, sendo que os mesmos foram construídos no ano de 2001 e apenas entregues no ano de 2004”.
Para além disso, Luís Gomes afirma que este tema sempre foi uma preocupação sua e que, como tal, foi durante o seu mandato que mais fogos foram construídos – cerca de 474 - para combater a precariedade de habitação no concelho.
O PS afirma ainda que a autarquia deverá aumentar o número de habitações a atribuir à população. Relativamente a esta questão o actual Presidente da Câmara “concorda e afirma que é de extrema importância o reforço desta necessidade, dada a situação precária que é vivida por alguns dos cidadão Vila-realenses. No entanto, não se entende a actual preocupação do PS uma vez que foi o Governo deste partido que recentemente reprovou o financiamento do aumento de casas para arrendamento. A questão que se coloca é: Porque razão o mesmo partido, que considera importante aumentar significativamente o número de fogos a atribuir à população inscrita, chumbou o financiamento do acréscimo de casas?”.
O Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António realça ainda que “o Partido Socialista, quando perdeu o mandato na autarquia para a CDU em 1993, deixou 72 fogos por acabar no concelho, estando o actual executivo a saldar as dívidas contraídas há 17 anos para o efeito”.

O Turismo e a Administração Electrónica em debate na Câmara Municipal de Lagos


Estudo sobre a imagem de Lagos enquanto destino turístico apresentado na mesma ocasião
No mês em que se assinala o Dia Mundial do Turismo, o Município de Lagos propõe uma reflexão sobre a aplicação das novas tecnologias de informação ao Sector do Turismo.
Será no próximo dia 20 de Setembro que o Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, da Câmara Municipal de Lagos, acolhe esta iniciativa, da responsabilidade da autarquia, da Agência para a Modernização Administrativa e do Turismo de Portugal I.P. Durante o Seminário, a decorrer entre as 14h30 e as 17h00, serão abordados temas como “As Tecnologias de informação na hotelaria e as suas vantagens competitivas” e “Serviços electrónicos para empresas - Portal da Empresa e Balcão Único”, estando prevista, igualmente, a apresentação do caso prático do Grupo de Hotéis Vila Galé.
O convite é dirigido a gestores, responsáveis de comunicação e marketing e responsáveis de tecnologias de informação, bem como ao público em geral que se interesse pelo Turismo, principal actividade económica de Lagos e da região.
O tema Marketing das Cidades complementa esta jornada de reflexão. No final dos trabalhos será, ainda, dado a conhecer o estudo “A Imagem de Lagos enquanto destino turístico: perspectiva de turistas versus perspectiva de residentes”. Da autoria de Dora Agapito, bolseira da Câmara Municipal de Lagos, este trabalho de investigação promove uma análise comparativa entre as percepções dos turistas e dos residentes de Lagos, procurando detectar os atributos comuns que influenciam a formação da imagem deste destino, aspectos determinantes na definição de uma estratégia de marketing turístico.
As inscrições para participação neste Seminário são gratuitas, mas obrigatórias. Os interessados deverão fazer a sua confirmação de presença até dia 15 de Setembro, para cristina.costa@cm-lagos.pt ou pelo telefone 282 780 914.

Albufeira: FIM-DE-SEMANA DESPORTIVO NA PRAIA DOS PESCADORES

Chegou ao fim mais uma edição do Verão Desportivo em Albufeira. A marcar o encerramento das actividades que animaram esta época balnear, estiveram as Finais dos Torneios de Futevólei e Voleibol de Praia. Centenas de espectadores juntaram-se na Praia dos Pescadores, nos dias 28 e 29 de Agosto, para assistirem à exibição das melhores duplas regionais.




Futevólei e Voleibol de Praia encerraram 12ª Edição do “Verão Desportivo Albufeira’10
A Praia dos Pescadores serviu de cenário, no último fim-de-semana de Agosto, a mais um evento desportivo que reuniu centenas de jovens. As finais do Torneio Campeão da Praia, em Futevólei, e do Circuito de Voleibol de Praia, ambas inseridas na 12ª Edição do “Verão Desportivo Albufeira’10”, foram disputadas por um total de 18 duplas de participantes que, ao longo dos meses de Julho e Agosto, mostraram as suas qualidades nas diferentes modalidades.
No Futevólei, o triunfo acabou por sorrir à dupla Bruno Xavier e Alexandre, seguida de Hernâni e Calita. Em terceiros classificados ficaram Gamito e Viana.
No Voleibol de Praia, o par José Lopes e Renato ocupou o primeiro lugar do pódio, revalidando o título conquistado no ano passado. A segunda posição coube a Adriano Cardoso e André Costa, deixando o terceiro lugar para André Santos e André Ramos.
Os Torneios contaram com a participação de cerca de 300 jogadores, provenientes de várias localidades do Algarve e alguns turistas estrangeiros.
Sob o lema “Albufeira vive o Desporto”, a Câmara Municipal promoveu diversas iniciativas durante este Verão. Aulas de Fitness e Hidroginástica, acções com insufláveis para usufruto dos mais novos, torneios de Futevólei e Voleibol de Praia, Danças ao Luar e Caminhadas Nocturnas foram algumas das modalidades de mais uma edição do “Verão Desportivo”.

CLASSIFICAÇÕES
Final “Torneio Campeão da Praia de Futevólei 2010”
Praia dos Pescadores -28 Agosto
1.º Bruno Xavier/ Alexandre
2.º Hernâni / Calita
3.º Gamito / Viana
4.º Luís Brites / Nelson Brites

Final “Circuito de Voleibol de Praia 2010”Praia dos Pescadores -29 Agosto
1.º José Lopes/ Renato
2.º Adriano Cardoso/ André Costa
3.º André Santos / André Ramos
4.º Antony / Hernan

CATAPLANA EXPERIENCE EM VILAMOURA


A segunda edição da Cataplana Experience leva à Marina de Vilamoura, entre 1 e 5 de Setembro, aulas de cozinha e um show cooking, além das novas aplicações na utilização da cataplana pelas mãos dos melhores chefs da actualidade a trabalhar em Portugal. Vitor Sobral, José Avillez e Luís Baena são alguns dos nomes que participam neste evento.
Em paralelo, os restaurantes da Marina de Vilamoura aderentes ao evento vão incluir nas ementas um menu específico de pratos elaborados na cataplana.
O festival é integrado no programa Allgarve Gastronomia, e conta com o apoio da Autarquia de Loulé, a produção da Essência do Vinho e a coordenação de Bertílio Gomes, programador de Gastronomia do Allgarve.
Galardoado pela Academia Internacional de Gastronomia com o Prix Chef de l’ Avenir 2009, Bertílio Gomes é hoje uma figura incontornável do mundo gourmet em Portugal, tendo passado por restaurantes como Bica do Sapato, Faz Figura e Vir’gula.

No Hospital de Faro: Balanço sobre Curso Pediátrico e divulgação dos números de afogamentos no Verão de 2010


A Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros e o Hospital de Faro realizam, no próximo dia 2 de Setembro, pelas 10h30m, no Auditório do Hospital de Faro, uma conferência de imprensa para dar a conhecer os números de afogamentos ocorridos no Verão de 2010 na região. Recorde-se que em 2009, de acordo com dados divulgados pelo Hospital de Faro, registaram-se 13 acidentes por afogamentos em crianças, dos quais resultaram duas mortes.
Na sessão será feito um balanço do Primeiro Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o Hospital de Faro e a Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros. Ao longo de dois meses, foram realizadas 9 acções de formação contando com dezenas de pais oriundos de várias partes do país. Recorde-se que o curso foi ministrado por enfermeiros e teve por objectivo capacitar os pais com filhos até aos 8 anos, de procedimentos a realizar em caso de afogamento.
Para esta sessão está confirmada a presença da Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, Ana Paula Gonçalves, da Enfermeira Directora do Hospital de Faro, Filomena Martins e ainda do representante da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros, Alexandre Tomás.

Derby's de Atrelagem na Zona Sul


O Clube de Atrelagem do Algarve realiza, no próximo fim de semana, dois Derby's de Atrelagem, sendo um para treino e outro para o Campeonato Regional de Derby's de Atrelagem da Zona Sul.

DERBY TREINO
Local: Feira do Cavalo de Estoi
Data: 04.Setembro.2010
16h30 - reconhecimento do percurso
17h30 - início do derby

DERBY DO CAMPEONATO REGIONAL DA ZONA SUL
Local: Almodôvar
Data: 05.Setembro.2010
16h30 - reconhecimento do percurso
17h30 - início do derby

Os Derby's estão abertos às Classes de Póneis, 1 Cavalo e 2 Cavalos. No Campeonato Regional de Derby's de Atrelagem da Zona Sul a Classe de 1 Cavalo está a ser disputada até ao último Derby visto que estão 3 concorrentes com o mesmo número de pontos.
No final do Campeonato Regional serão apurados os 5 melhores classificados em cada Classe para disputarem o Campeonato Nacional de Derby's de Atrelagem que se realizará em Novembro na Feira do cavalo da Golegã.