quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Albufeira: AUTARQUIA ASSEGURA ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR


Iniciativa repete-se pelo 4º ano consecutivo e abrange 2350 crianças do concelho
Os alunos do 1.º ciclo do concelho voltam a ter à sua disposição, já no início do ano lectivo, diversas actividades de enriquecimento curricular. Inglês, música, informática ou expressões artísticas são algumas das opções para os cerca de 2350 estudantes abrangidos por esta iniciativa.
Com a aprovação dos respectivos Protocolos de Cooperação na passada Reunião de Câmara, está assegurada a continuidade das Actividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas de 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
Os Agrupamentos Verticais das Escolas de Albufeira, Albufeira Poente, Paderne, Professora Diamantina Negrão e Ferreiras vão ver implementados nos respectivos estabelecimentos de ensino várias actividades como inglês, expressões artísticas, divulgação científica, música, actividades lúdicas, educação física, informática, entre outras.
A Câmara Municipal fica encarregue de desenvolver o programa de generalização do ensino das diferentes actividades, bem como de proceder ao recrutamento e colocação dos respectivos professores. Este ano lectivo, o município irá recrutar 82 docentes para assegurarem as diferentes acções.
Cerca de 2350 jovens irão beneficiar desta medida já no início do ano lectivo 2010/11. A frequência é gratuita.
Recorde-se que o Município de Albufeira foi pioneiro na organização destas actividades, sendo este o quarto ano lectivo consecutivo em que se promove o ensino de diversas disciplinas complementares ao programa curricular. O objectivo passa por enriquecer os conhecimentos das crianças e incutir-lhes o gosto pelas diferentes matérias.

13ª Edição dos Dias Medievais em Castro Marim




De 26 a 29 de Agosto Castro Marim Regressa à Idade Média

GASTRONOMIA | ANIMAÇÃO | ARTESANATO | ACTIVIDADES | DESFILE | BANQUETE MEDIEVAL

Venha fazer uma viagem inesquecível à Idade Média, esse período de mil anos que habita o imaginário da civilização contemporânea.
Em Castro Marim, durante quatro dias e quatro noites, a vila dá vida a personagens mitológicas desta época povoada de cavaleiros e damas, monstros e mistérios, reis e rainhas, guerras e punições, grandes serões no Castelo. Os cenários multiplicam-se e a Idade Média revive-se no Castelo e na Vila de Castro Marim, no Forte de São Sebastião e na Biblioteca Municipal.
Venha viver de perto emotivos torneios de cavalaria, tiro com arco e falcoaria e assista a espectáculos de teatro e música cheios de magia.
Não perca a demonstrações das artes e ofícios de então, a exibição de instrumentos de tortura e punição e as exposições e conferências sobre a cultura medieval. Descubra as iguarias da gastronomia de então nos banquetes, feira e mercado eleve um pedaço de magia deste mundo muito distante, mas final tão próximo, de regresso ao século XXI e a casa.
Para mais informações contacte o Gabinete de Apoio ao Munícipe através do número 281 510 778 ou por e-mail através gam@cm-castromarim.pt.

2º Torneio do Starwood Charity Golf Tour no Sheraton Algarve foi um sucesso






“4 Eventos, 1 Causa” é o lema dos quatro torneios que se vão realizar até Outubro, em mais uma iniciativa da Starwood Hotels & Resorts em Portugal com a UNICEF.
O segundo torneio do Starwood Charity Golf Tour teve lugar no sábado, dia 21 de Agosto, no Pine Cliffs Golf Course & Country Club, no Sheraton Algarve, em Albufeira, com a participação de 36 jogadores.
Ben McCarthy foi o vencedor nos homens, com 42 pontos. Nas mulheres, Jane Wood ganhou o primeiro prémio, com 31 pontos, mas o torneio, que esteve esgotado, contou com a curiosa participação de um Júnior de 9 anos, Martin Baptista, que obteve um resultado de 32 pontos, ficando classificado acima do meio da tabela.
A actriz Paula Neves esteve também presente no Pine Cliffs Golf Course & Country Club, onde falou sobre a “Road To Awareness”, uma causa da UNICEF que tem por objectivo angariar fundos para a construção de escolas na África do Sul.
Este foi o segundo de um total de quatro torneios promovidos pela Starwood Hotels & Resorts em Portugal, no âmbito da iniciativa de solidariedade “4 eventos, 1 Causa” que pretende angariar fundos para as crianças mais vulneráveis em todo o Mundo. O primeiro torneio realizou-se no Sir Henry Cotton Championship Golf Course, no Meridien Penina, em Portimão, e contou com a participação de 70 jogadores.
No dia 24 de Setembro, o Estela Golf Course, no Sheraton Porto, recebe o terceiro torneio desta iniciativa. E a grande final da Starwood Portugal Charity Golf Tour 2010 está marcada para o dia 15 de Outubro no Sheraton Lisboa (Quinta da Peru Golf Course), com a cerimónia de entrega do cheque, no total do valor angariado, à representante da UNICEF.

Comércio tradicional de Portimão volta a estar em festa




Arranca hoje a quarta edição da Semana do Comércio, que vai decorrer até 4 de Setembro com diversas iniciativas ligadas à moda e à actividade comercial, colocando o comércio local no centro de todas as atenções, com muita música e animação para toda a família.
O evento tem a chancela da marca “Comércio de Portimão no Centro da sua Vida”, realiza-se no âmbito das actividades promovidas pela Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio (UAC) e tem início a partir desta quinta-feira com a Stock-Out – 4ª Feira do Retalho, que pode ser visitada até 29 de Agosto na Zona Ribeirinha da cidade.
Os visitantes poderão adquirir muitos artigos de marca a preços de ocasião em 115 stands (o dobro da edição anterior), numa iniciativa promovida em prol da reabilitação urbana e comercial da cidade e que decorre quinta-feira e sexta-feira das 19h00 às 24h00 e no sábado e domingo entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre,
A música marca presença diária, a partir das 22h00, com o seguinte alinhamento: dia 26 – Cuba Libre; dia 27 - Triutos; dia 28 – Lucky Duckies; e dia 29 – Voodoo Marmalade.
A iniciativa “Choose Your Look”, que tem lugar nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro na Praça Manuel Teixeira Gomes, é um verdadeiro show de penteados, onde os interessados poderão receber conselhos sobre como melhorar a sua imagem, com o apoio de profissionais de cabeleireiro e estilismo.
As crianças dos 4 aos 12 anos são convidadas a participar no casting “Mini Look Fashion”, agendado para 30 de Agosto, a partir das 21h30, na Praça Manuel Teixeira Gomes, junto à Casa Inglesa. No dia 2 de Setembro, às 21h30, decorrerá no mesmo espaço o casting “Juniores”, aberto a raparigas dos 14 aos 20 anos e a rapazes entre os 16 e os 22 anos.
Cerca de 100 crianças e jovens irão desfilar no show de moda infantil “Mini Look Fashion”, que a partir das 21h30 de 3 de Setembro, na Alameda da Praça da República, revelará as propostas de oito lojas de Portimão para a nova estação, com apresentação de Dália Madruga, repórter do programa da RTP “Isto só Visto”. A animação estará a cargo da jovem cantora local Maria do Mar e da Classe de Ballet Municipal de Portimão.
No dia 4 de Setembro, os dois juniores seleccionados subirão a passarela no “Portimão Look Fashion” marcado para as 21h30, na Alameda da Praça da República, em plena zona comercial de Portimão, onde serão apresentadas as propostas de mais de duas dezenas de lojas da cidade.
Este elegante espectáculo de moda encerra o programa e será apresentado por Cristina Ferreira, animadora do programa da manhã da TVI “Você na TV”, com a participação dos conhecidos manequins Rita Pereira, Carla Matadinho, Vikky, Ricardo Guedes, Valter Carvalho, Tierry e Afonso Vilela, entre outros. A animação musical estará a cargo de Wanda Stuart & Dance Stars.
A UAC, que promove esta Semana do Comércio em Festa, engloba a ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, a ACP – Associação Comercial de Portimão e a Câmara Municipal de Portimão.