quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Museu de Portimão abre apetite para os “Sabores da Europa”




Projecto comunitário sobre hábitos alimentares
O Museu de Portimão apresenta entre 26 Janeiro e 31 Julho as exposições “Sabores da Europa” e “Azeite - Saberes com sabor”, que resultam de um projecto europeu do qual fazem parte este equipamento cultural e outros oito museus do Velho Continente.
“Sabores da Europa” (“A taste of Europe”) debruça-se sobre a questão “porque comemos o que comemos”, fazendo uma reflexão em diversos níveis como a ecologia, a tradição ou a indústria, entre outros, tendo o Museu de Portimão contribuido com o tema “Azeite - Saberes com sabor”, que foca um produto característico de Portugal, não só a nível gastronómico, considerando a sua utilização na indústria das conservas e como produto integrante da dieta mediterrânica, mas também nas implicações que sempre teve em termos sociais e na saúde.
O projecto “A taste of Europe” (http://www.atasteofeurope.eu/) envolve museus da Suécia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Portugal, Escócia e Eslovénia, desenvolvendo uma exposição e actividades educativas sobre a produção e consumo alimentar na Europa e contando para o efeito com o apoio do Programa “Culture 2007 - 2013”, da União Europeia.
Construída a partir dos nove produtos alimentares, escolhidos por cada museu, a exposição transita do Arbetets Museum (Museu do Trabalho) da cidade sueca de Norrköping, realça diferenças e semelhanças na alimentação de cada país e visa estimular o conhecimento e a reflexão sobre a alimentação, o património, o ambiente, a produção e o consumo diário, especialmente entre os jovens europeus.

“Portimão nos Alvores do Século XX”


Devido ao grande interesse suscitado junto do público, a mostra “Portimão nos Alvores do Século XX” prolonga pela segunda vez o seu período expositivo e poderá ser vista até 30 de Abril próximo na sala de exposições temporárias do Museu de Portimão, com entrada livre.
A exposição apresenta alguns dos principais aspectos da evolução da antiga Vila Nova de Portimão no primeiro quartel do século XX, durante a transição da monarquia para o regime republicano, focando as mais significativas alterações realizadas nessa época.
Também patente ao público continua a exposição permanente "Portimão - Território e Identidade", estruturada em três percursos: "A Origem e Destino de uma Comunidade", "A Vida Industrial e o Desafio do Mar" e "Do Fundo das Águas", síntese da história do concelho.
Todas estas exposições podem ser vistas às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Município de Lagos atribui Bolsas de Estudo


A Câmara Municipal de Lagos já fez publicar as listas ordenadas provisórias dos candidatos a bolseiros para o ano lectivo 2010/2011.
Ao todo, entre os que já auferiam deste apoio financeiro e os novos candidatos, serão apoiados cerca de 60 estudantes, que passam a receber mensalmente, ao longo de 10 meses do ano lectivo, um valor na ordem dos 237,50€.
A atribuição de bolsas de estudo, por concurso público, a estudantes residentes na área do Município de Lagos que frequentem o ensino superior público, particular ou cooperativo (Bacharelato, Licenciatura e Mestrado), decorre anualmente, conforme o Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo e de Investigação.
No âmbito do mesmo concurso público, são também atribuídas no máximo duas bolsas de investigação, por ano, a estudos e projectos de investigação que se revelem de interesse científico e académico, preferencialmente, sobre o Município de Lagos ou sobre a sua história.
A Câmara Municipal de Lagos, ciente das dificuldades vividas pelas famílias, instituiu as bolsas de estudo como forma de apoio aos jovens que não possuam recursos económicos que lhes possibilitem a prossecução dos estudos ao nível do ensino superior, apostando desde modo na promoção e desenvolvimento educacional da sua população, de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e social do concelho.

Lagos: Artistas em Residência - LAC DIA ABERTO


No dia 7 de Janeiro, a partir das 18h, o LAC abre as suas portas para mais um LAC DIA ABERTO, um evento ímpar na cidade de Lagos, que pretende dar a conhecer ao público, a dinâmica da associação e o trabalho criativo desenvolvido pelos Artistas em Residência.
O LAC DIA ABERTO tem como programa, exposições colectivas e individuais, instalações, performances e concertos dos artistas em residência.
Sexta-feira e Sábado a partir das 18H00 e Domingo das 16H00 às 20H00
Exposições/ Instalações permanentes dos Artistas em Residência
A. Pedro Correia
Hélder Cavaca
Henrique Pereira
Joana Melo
Jorge Pereira
Raymond Dumas
Sofia Fortunato

Sexta- Feira (7 de Janeiro
)
19H00 Projecção vídeo de Pedro Glória
22H00 Performance de Kleber Lourenço (PRALAC – projectos de curta duração)
22H30 “Divagando pelas sonoridades” – Marco Reis

Sábado (8 Janeiro)
21H30 Concertos das Bandas em Residência
Livin’Paradies
Projecto 103
The Quest

Domingo (9 de Janeiro)
Instalação sonora – Pedro Glória
16H30 Aulas Abertas dos Cursos Anuais dirigidos a toda a População
Zazen
Expressão Plástica
Dança
O LAC é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura e Direcção Geral das Artes.

PROJECTO DE EXECUÇÃO PARA REQUALIFICAÇÃO DA ZONA COSTEIRA ENTRE QUARTEIRA E VILAMOURA


A Câmara Municipal de Loulé aprovou a aplicação de um ajuste directo para a contratação do projecto de execução para a requalificação urbanística da Zona Costeira de Quarteira-Vilamoura à empresa PROAP – Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, Ldª.
É dado, assim, mais um passo em frente num processo que teve início em Setembro de 2007, altura em que a Autarquia lançou o Concurso Público de Ideias para a Zona Costeira Poente de Quarteira – Vilamoura, que tinha por objectivo seleccionar as melhores propostas de ideias, a nível de estudo prévio, para a reconversão/requalificação urbanística para esta área da cidade de Quarteira, numa intervenção feita em 17,7 hectares. Os aspectos que as equipas teriam de levar em consideração nas suas propostas passavam sobretudo pela criação do Mercado Municipal e estacionamento subterrâneo, a criação de um passeio marginal entre o Largo das Cortes Reais e Vilamoura e a resolução do problema da Vala Real, com a sua cobertura parcial.
Apresentaram-se ao concurso público, sob anonimato, cinco concorrentes cujo nome só foi conhecido após a hierarquização das propostas, sendo que o júri nomeado pela Câmara para analisar as propostas apresentadas incluía dois representantes do Município, um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve, um representante da Ordem dos Arquitectos e um representante da Associação de Arquitectos Paisagistas.
O primeiro prémio foi atribuído à PROAP, sendo que as três propostas estiveram patentes ao público, na Praça do Mar, numa exposição intitulada “Novos Olhares sobre Quarteira”, que decorreu de 29 de Julho a 7 de Agosto de 2008.
Após este concurso de ideias, a Câmara Municipal desenvolveu um conjunto de acções para criar as condições necessárias para adjudicar o projecto de requalificação urbanística à equipa vencedora, nomeadamente em termos de soluções para a Vala Real, reuniões com as entidades com jurisdição nesta matéria e com os promotores do empreendimento localizado a norte da Vala Real, remoção das barracas existentes e a aquisição por parte da Autarquia de terrenos na área de intervenção para permitir a execução do projecto.
A adjudicação à PROAP para a realização deste estudo prévio terá um custo de 181.531,00€ acrescido de IVA.

Portimão: Alunos da ESGHT promovem acção de solidariedade


Grupo de alunos do 4º ano da Licenciatura em Assessoria de Administração da ESGHT, do Pólo de Portimão, organiza acção de solidariedade, cuja beneficiária destinatária será a Casa da Nossa Senhora da Conceição.
No âmbito da disciplina de Relações Públicas integrada no 4º ano da Licenciatura em Assessoria de Administração, da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo (Universidade do Algarve – Pólo de Portimão), está a decorrer uma Acção de Solidariedade cujos beneficiários serão as crianças e jovens que habitam a Casa da Nossa Senhora da Conceição. Tendo presente todas as necessidades que esta instituição possui, esta acção tem como objectivo, o de proporcionar aos seus beneficiários, uma melhoria das suas condições quotidianas, usufruindo dos bens que lhes serão entregues, os quais englobam géneros alimentares, vestuário, livros, material informático e brinquedos.
A casa da Nossa Senhora da Conceição situada na Rua Bispo Coutinho Nº 5, Coca Maravilhas, em Portimão, é um lar residencial de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos. Funciona como uma extensão alargada da família biológica, sendo que esta instituição procura corresponder aos anseios e desejos das mesmas, as quais, por motivos judiciais alheios à sua vontade, foram privadas de uma vivência familiar normal.
A respectiva entrega terá lugar no próximo dia 8 de Janeiro do ano de 2011, durante o período da tarde.
O grupo de alunos responsáveis por esta iniciativa é constituído por Diana Nicolau, Elisabete Assunção, Miriam Pintassilgo e Noémia Cruz. Para qualquer contacto, telem: 962341846.

Governadora Civil de Faro defende preservação das charolas como património cultural


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, anunciou hoje que vai diligenciar no sentido de vir a ser efectuada uma recolha dos temas tradicionais interpretados pelos grupos de charolas do Algarve, com vista à sua edição, contribuindo assim para a preservação deste património cultural da região.

Isilda Gomes, que hoje assistiu à actuação da Charola da Banda Musical de Tavira no Salão Nobre do Governo Civil, considerou que, pela sua riqueza musical e poética, este registo deve ser preservado, de forma a garantir a sua utilização pelas gerações futuras.

“É um género bastante alegre e único, interpretado sobretudo na zona do Sotavento algarvio, que merece ser preservado, pois contribui para o enriquecimento da cultural e da história do Algarve”, frisou Isilda Gomes, garantindo a realização, em parceria com os grupos de charolas do Algarve, de um levantamento do reportório existente na região com vista à sua publicação.

“É nossa obrigação fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar a cultura da região, da qual nos devemos sentir profundamente orgulhosos, porque só assim será possível transmitir essa riqueza genuína aos mais jovens e garantir a continuidade das nossas tradições”, referiu a Governadora Civil.

Durante a actuação do grupo de Tavira, Isilda Gomes elogiou ainda a forte participação de jovens na Charola da Banda Musical de Tavira, tendo sublinhado a importância destes grupos populares precisamente para a socialização e promoção do encontro de gerações.

Na sua actuação no Salão Nobre, a que assistiram vários funcionários do Governo Civil de Faro, a Charola da Banda Musical de Tavira, constituída por 19 músicos, interpretou um pasodoble (“Floripes”), o “Canto Velho”, uma valsa (“Amor é a música da vida”), o “Canto Novo” e uma marcha (“A Banda”).

Alcoutim e Sanlúcar festejam juntos a tradicional noite de Reis

Sanlúcar del Guadiana transformou-se ontem à noite para receber os reis magos, carregados de prendas para as famílias sanluqueñas e para as crianças de Alcoutim.




A “Festa dos Reis” é uma celebração espanhola, que simboliza a chegada dos reis magos junto ao menino Jesus. Alcoutim decidiu juntar-se à tradição da vila vizinha e há 15 anos que as crianças alcoutenejas atravessam o rio Guadiana e se integram nesta comemoração, recebendo presentes de Natal oferecidos pela autarquia portuguesa.

Segundo a presidente da Câmara de Alcoutim, Francisco Amaral, “assim as nossas crianças aprendem que o Natal pode ser vivido de formas diferentes da nossa, para além de ser uma ótima oportunidade para unir as gentes das duas margens”.

O tradicional cortejo a cavalo, que antecede a entrega dos presentes, percorreu as ruas de Sanlúcar, envolvendo a população numa verdadeira chuva de rebuçados.

A iniciativa, diz o autarca alcoutenejo, deverá manter-se no próximo ano, cultivando as relações interculturais entre as duas margens.

Olhão: Peaceful Retaliation Trio no Cantaloupe Café


LUÍS MIGUEL, sax tenor
O Cantaloupe Café ,apresenta, nos próximos dias 14 e 15 de Janeiro, pelas 22h0, um concerto com o Peaceful Retaliation Trio.
LUIS MIGUEL, SAX Tenor - HUGO SANTOS, Contrabaixo - e FILIPE SEQUEIRA na Bateria.
Luís Miguel começou a sua carreira musical enquanto autodidacta em 2000. Em 2002 dá início à abordagem do seu estudo com músicos e compositores reconhecidos na área do Jazz, como Greg Tardy, Zé Eduardo, Jesus Santandreu, Mário Santos, Michael Lauren, Nuno Ferreira entre muitos outros. Actualmente é aluno sa Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, estudando saxofone jazz. Tocou na Casa da Música, Festival de Jazz de Guimarães, Festival de jazz de Loulé e inúmeros clubes por Portugal. Actualmente toca em diferentes formações, na OJL, Peaceful Retaliation Group e é músico freelancer.

Humor leva milhares a Portimão

Fernando Mendes, Herman José, Ana Bola, Maria Rueff, Nilton e Marco Horácio, entre outros humoristas nacionais, mostraram todo o seu talento no palco da 5ª edição do Festival Solrir, à qual assistiram mais de 9.500 pessoas, entre os dias 1 e 4 de Janeiro, no Portimão Arena, em Portimão.


FERNANDO PEREIRA

BOA ESPERANÇA

ERVILHAS

FERNANDO MENDES E O EDIL MANUEL DA LUZ

VIP MANICURE

HERMAN JOSÉ

MARIA AMÉLIA

ROUXINOL FADUNCHO

SERAFIM
Nos primeiros dias do novo ano, Portimão ganhou outra vida com as gargalhadas provocadas pelos artistas que actuaram no palco do riso. Foi aqui que Herman José estreou o seu “One (Her)Man Show”, “Maria Amélia” de Nilton e Martim apresentou-se ao vivo pela primeira vez, Fernando Pereira regressou, para deleito do público, com “Os Humores da Minha Vida” e Fernando Mendes encerrou em apoteose a última noite do festival com “Especial Ano Gordo”.

O Solrir revelou-se uma vez mais o palco de estreia de novos valores do humor feito em Portugal, desta vez, com a apresentação do portimonense Ervilhas. O talento local integrou, ainda, o cartaz com as actuações do Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande e do grupo Boa Esperança.

Esta é uma iniciativa do município de Portimão, que se realizou pela primeira vez em 2007, tendo-se vindo a afirmar, desde então, como um marco na programação anual da cidade.

Museu do Trajo de São Brás de Alportel em tese de Doutoramento


Fausto Roberto Poço Viana, docente da Universidade de São Paulo, defendeu recentemente a sua tese de Doutoramento na Universidade Lusófona em Lisboa. A investigação pretendeu juntar argumentos de sustentação ao processo de criação do Museu do Teatro da Cidade de São Paulo. Para tal o investigador percorreu alguns países europeus onde visitou os principais museus de moda, teatro e indumentária: o Victoria and Albert Museum de Londres, o Museu del Traje de Madrid, o Centre National du Costume de Scène em Moulins, França, o Palais Galliera em Paris e os Museus Nacionais do Traje e do Teatro em Lisboa. A estes “monstros sagrados do traje europeu”, Fausto Viana juntou ainda os Museus do Traje de Viana do Castelo e de São Brás de Alportel.
Ao longo do seu trabalho, Fausto Viana tece considerações surpreendentes acerca do Museu do Trajo de São Brás de Alportel que considera “a grande surpresa da pesquisa e um ponto de viragem na sua própria forma de ver o mundo da museologia” referindo ainda que este foi “fundamental na elaboração do projeto” do Museu do Teatro da Cidade de São Paulo. “O Museu do Traje de São Brás de Alportel versus monstros sagrados do traje europeu: um caso de sucesso”, assim refere o autor ao museu algarvio.
O autor encontrou em São Brás de Alportel um modelo inovador de gestão, inspirado na Museologia Social, assente na contenção de recursos e com elevados índices de intervenção social, que o levou a considerar que “nenhuma das instituições visitadas superou o pequeno Golias do Algarve”.

Mercado bimensal em V.R.S.António


O mercado que habitualmente se realiza no primeiro domingo de cada mês na Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António, vai ter mais uma edição mensal, realizando-se também ao quarto sábado de cada mês.
A periodicidade bimensal tem início já no corrente mês de Janeiro. Tendo já decorrido o mercado do primeiro domingo, dia 2, o próximo terá lugar em 22 de Janeiro.
Este mercado já se realiza há cerca de dois anos e meio e tem constituído factor de atractividade para o centro da cidade pombalina, podendo aí ser encontrados os mais diversos artigos e produtos tradicionais da região, muito procurados por visitantes portugueses, espanhóis e de outras nacionalidades.
A Associação de Desenvolvimento da Baixa de Vila Real de Santo António (ADB-VRSA), que organiza o evento com o apoio do município local, pretende, com este alargamento da periodicidade do mercado, ampliar a atractividade do centro urbano em complementariedade e de forma a gerar reflexos positivos no comercio e serviços locais.