segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Olhão: Cerro da Cabeça é candidato a Maravilha de Portugal


O concelho de Olhão é um dos candidatos às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Integra a candidatura conjunta da Ria Formosa, através do programa Polis e, em nome individual, apresenta-se com o sítio classificado do Cerro da Cabeça.

O Cerro da Cabeça, com 249m de altitude é a elevação mais oriental da Serra de Monte Figo, no concelho de Olhão. Sítio de elevado valor paisagístico e científico, está integrado na rede natura 2000 e no projecto Corine/Biótipos. É considerado pelos geólogos um monumento natural, devido ao valor das suas formações cársicas.
A sua superfície, ocupada pelo maior lapiás do sul do país, e as suas grutas, têm um elevado valor ambiental, servindo de abrigo a diferentes espécies de morcegos. O seu património botânico encontra-se revestido pelo maquis, típico do Barrocal algarvio.
Excelente miradouro de onde se vislumbra o litoral algarvio, esta é uma das 49 candidaturas validadas na região algarvia.

CLUBE BTT TERRA DE LOULÉ JÁ TEM NOVA SEDE




Foram inauguradas na passada sexta-feira, 15 de Janeiro, as novas instalações do Clube BTT Terra de Loulé, num espaço que foi cedido pela Câmara Municipal de Loulé.

Localizada junto ao quartel da GNR de Loulé, esta sede social pretende ir ao encontro dos objectivos do clube, nomeadamente nas vertentes da formação e competição. Foi de resto esta a ideia bem expressa no discurso do responsável máximo da colectividade, Leonel Ventura, que falou da história e do percurso deste clube de BTT nestes anos de existência, mas também das novas perspectivas que se abrem agora com este novo espaço de trabalho.

Da parte do Município louletano, o presidente Seruca Emídio realçou a importância de um clube debicado à modalidade, no contexto da cidade e do Concelho, com uma forte tradição nas diversas vertentes do ciclismo.

O edil deixou claro que, mais do que ao clube, este apoio destina-se sobretudo aos praticantes da modalidade e ao desporto enquanto prática de actividades que contribuem para o bem-estar da comunidade.

Trabalhadores portugueses são dos que menos recebem à hora


Os dados revelados pelo gabinete de Estatística da União Europeia apontam para uma média de sete euros por hora. A média europeia é de 13,99 euros.

Portugal é o terceiro país da zona Euro em que os trabalhadores a tempo inteiro ganham menos à hora. A receber menos está a Eslováquia, onde o salário bruto de um trabalhador nas mesmas condições é de 3,10 euros por hora, e na Eslovénia, onde cada hora de um trabalhador vale de 6,75 euros em média, segundo o Eurostat.

As horas mais bem pagas da zona Euro acontecem na Irlanda, onde se ganha 20,83 euros. Logo a seguir vêm o Luxemburgo (19,19 euros) e a Bélgica (17,45 euros). os números são relativos a 2006.

Se a comparação for feita com os países nórdicos, com salários médios por hora próximos do intervalo entre os 23 e os 24 euros, a média da zona Euro parece ainda mais debilitada.
msn

Portugal com risco de pobreza superior à média da UE


Portugal mantém valores de pobreza acima dos 27 países membros da União Europeia, segundo um relatório da Eurostat relativo ao ano de 2008.

Com a média europeia a situar-se nos 17%, Portugal encontra-se acima com 18% de população em risco de pobreza, sendo apenas ultrapassado pela Bulgária, com 21%, Roménia, com 23% e Letónia, com 26%. As faixas etárias mais expostas a este risco são as crianças e os idosos, com 33% e 22% de percentagem de risco, respectivamente.

Ainda segundo o Eurostat, cerca de 35% dos residentes no nosso país não conseguem manter o aquecimento suficiente nas habitações, valor que ultrapassa os 10% de média na Europa. O relatório dá ainda conta de que cerca de 4% da população não consegue fazer uma refeição de carne, peixe ou vegetariano, pelo menos dia sim dia não. Aqui, a média europeia é bem mais elevada, com 9% da população a ter dificuldades financeiras para se alimentar.
msn

FORÇA CONJUNTA EXPULSA ESTRANGEIROS DE PORTUGAL





A GNR levou a efeito uma operação na noite de sábado e madrugada de domingo (das 22H00 às 04H00), no concelho de Loulé (Vilamoura, Quarteira, Almancil e Loulé), tendo por objectivos o combate ao tráfico de estupefacientes, fiscalização de estabelecimentos de diversão nocturna e fiscalização rodoviária.
Participaram 43 militares da GNR, 10 inspectores do SEF, 4 inspectores da DGAIEC e 4 inspectores da ASAE.
Foram identificados 160 cidadãos estrangeiros, tendo sido detectados 12 em situação irregular no país, 1 conduzido ao aeroporto de Faro para expulsão, 6 notificados para abandono voluntário do país, 1 notificado de decisão de expulsão, 2 notificados para prestar declarações para processo de expulsão e 2 notificados para comparências no SEF para regularização de processos pendentes.
Na sequência das acções de fiscalização, em Almancil foi detido um cidadão romeno de 22 anos de idade por tentativa de agressão a militar da GNR, em consequência de pedido de identificação e revista.
No dia de ontem, no Algarve, na zona de acção da GNR, em acções de policiamento foram detidos: 8 indivíduos por condução sob efeito do álcool: 3 na zona de Loulé ( portugueses de 20; 30 e 49 anos de idade , com 1,49, 1,70 e 1,35 de TAS), 1 na zona de Portimão (ucraniano de 43 anos com 2,23 TAS) e 4 na zona de Silves ( ucraniano de 36 com 2,0; moldavo de 32 anos com 2,11; português de 44 anos com 1,26 e português de 31 anos com 2,18 ).
Foram fiscalizados 99 veículos e elaborados 7 autos de contra-ordenação por infracção à legislação rodoviária e detidos dois indivíduos: 1 por condução sob efeito do álcool (TAS1,45g/l) e um por desobediência (condução com carta aprendida).
Foram fiscalizados 22 estabelecimentos de diversão nocturna, tendo sido elaborado 1 auto de encerramento de estabelecimento por falta de condições de funcionamento, e 5 autos de contra-ordenação por infracção á legislação de funcionamento.

Albufeira: SEGURANÇA SOCIAL TEM NOVAS INSTALAÇÕES







Resultado de parceria entre Municipio de Albufeira e Ministério do Trabalho
A inauguração deste novo equipamento decorreu no passado Domingo e contou com a presença, entre outros, da Ministra do Trabalho, Helena André, e do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva. Melhores condições de trabalho e um mais fácil acesso por parte de toda a população são as vantagens deste novo local.
Estão inauguradas as novas instalações do Serviço Local da Segurança Social de Albufeira. Localizado na Urbanização Habijovem, este novo espaço vem aumentar significativamente a qualidade de acesso aos serviços que aqui podem ser encontrados.

A Cerimónia contou com a presença da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, do Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa e do Chefe de Gabinete do Governo Civil de Faro, Carlos Jorge Silva Gomes, bem como de várias associações e demais entidades do concelho.

Este é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Albufeira e o Governo Central, tendo a Autarquia cedido o espaço para a implementação do Serviço Local por parte da Segurança Social. A nova sede dos serviços passa, a partir desta Segunda-feira, a receber os utentes na Quinta da Palmeira com mais dignidade.

O Presidente da Câmara, Desidério Silva, manifestou o seu agrado por esta inauguração, referindo que “se trata de uma parceria muito objectiva entre autarquia e poder central, e uma prova de que é possível trabalharmos em conjunto com vista à melhoria da qualidade do atendimento aos munícipes”. O autarca recordou que “as anteriores instalações eram já obsoletas face às necessidades do concelho e a autarquia demonstrou, desde o início do processo, um forte interesse em contribuir para que este serviço sofresse melhorias quer em termos de localização, quer em termos da qualidade das instalações”