sábado, 20 de novembro de 2010

Hospitais devem 528 milhões de euros em dispositivos médicos


A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) divulga os resultados obtidos no inquérito relativo ao terceiro trimestre do ano que revelam que a dívida dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) às empresas de dispositivos médicos é actualmente de 528 milhões de euros, que corresponde a um prazo médio de pagamento de 310 dias.
“Perante os últimos dados que dispomos, relativos ao inquérito trimestral que efectuamos às empresas de dispositivos médicos nossas associadas, conseguimos identificar que o prazo médio de pagamento dos hospitais do SNS aos fornecedores de dispositivos médicos é agora de 310 dias, e que a dívida total ao sector de dispositivos médicos pode ser estimada em 528 milhões de euros”, refere Humberto Costa, Secretário-Geral da APORMED.
O sector de dispositivos médicos é caracterizado por empresas que investem regular e fortemente na inovação, de forma a permitir a redução do peso económico da doença. Actualmente, estão disponíveis mais de 10 mil famílias de dispositivos médicos em todo o mundo, entre equipamento hospitalar, cateteres de diagnóstico e de intervenção, válvulas cardíacas, estimuladores cardíacos (pacemakers e desfibrilhadores), próteses para coluna e ortopedia, sistemas de alimentação parentérica, bombas de insulina, seringas, compressas, instrumentos e materiais de diagnóstico e intervenção médica.
A APORMED, a maior associação nacional das empresas que actuam no sector dos dispositivos médicos e tecnologias para a saúde, foi fundada em 1990 e conta actualmente com 45 empresas associadas que representam mais de 50% do total do mercado de dispositivos médicos em Portugal, ou seja, 365 milhões de euros.

VRSA será uma “Cidade Amiga dos Idosos”




Projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António é uma das sete cidades portuguesas integradas no projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, que tem como intuito a promoção, nas localidades, da adopção de medidas que atendam às necessidades dos idosos, com o intuito de contribuir para a melhoria das suas condições de vida.
Com a participação neste projecto, o concelho de Vila Real de Santo António irá candidatar-se à certificação de “Cidade Amiga dos Idosos”, atribuída pela Organização Mundial de Saúde.
Vila Real de Santo António junta-se, assim, às 35 cidades que, em 22 países, tentam cumprir a missão de se tornarem cidades mais amigáveis para a idade sénior, num projecto que teve origem em 2005, no 18º Congresso Mundial de Gerontologia, ocasião em que surgiu a ideia da implementação de “Cidades Amigas dos Idosos”.
Com uma duração prevista de dois anos, este projecto passará por várias etapas: por um lado serão identificadas as dificuldades que os idosos possam ter na concretização das suas rotinas diárias, eventuais alterações que possam melhorar o dia-a-dia dos idosos, e formas de combater o isolamento dos idosos; por outro lado, serão elaborados planos de acções para minimizar as dificuldades, concretizar as alterações e promover a reintegração dos idosos na sociedade.
A participação nesta iniciativa, promovida em Portugal pela Associação Vencer o Tempo, surge no seguimento do extenso trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia de Vila Real de Santo António na área da acção social, e em especial no que diz respeito aos idosos.
O município tem vindo a adoptar uma série de medidas e a implementar iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos do concelho, das quais são exemplo: o Cartão VRSA Social, que proporciona benefícios a todos os seniores do Concelho; a Casa do Avô, um centro de actividade sénior na área de desenvolvimento de competências; a iniciativa VRSA Amiga, um serviço de reparações domésticas e de entrega e colaboração domiciliárias; o serviço Telealarme, destinado a pessoas que no seu domicilio careçam de apoio, nomeadamente em situação de dependência e/ou isolamento; o autocarro social; o rastreio auditivo gratuito; os tratamentos oftalmológicos em Cuba; bem como diversas actividades lúdicas e sócio-culturais.
Como afirma Luís Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “os idosos são, hoje em dia, uma parte considerável da população. Como tal, é um dever das autarquias criar condições para que o dia-a-dia desta população seja vivido da melhor maneira possível. A nossa candidatura a este Projecto, e a sua aceitação, é mais um passo em frente na nossa política de apoio a esta faixa etária, e sentimo-nos orgulhosos por fazer parte desta rede internacional e por poder proporcionar melhores condições de vida aos idosos do nosso concelho”.

MUNICÍPIO DE LOULÉ SENSIBILIZA PARA A PREVENÇÃO DE RESÍDUOS


A Autarquia de Loulé irá promover, na semana de 20 a 27 de Novembro um conjunto de acções inseridas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2010, iniciativa a que tem como objectivo consciencializar a sociedade para a importância da prevenção de resíduos.
Esta iniciativa, comum a todas as regiões e países participantes nesta Semana Europeia, e que tem como objectivo chamar a atenção para a problemática dos resíduos e sua prevenção, será levada a cabo pelo Grupo de Percussão “Os Stompitos”, constituído por alunos do 3º ano da Escola EB1 Mãe Soberana, e a cargo dos Professores Antonieta Semedo e Rui Machado.
Durante a semana de 20 a 27 de Novembro, estará patente no Mercado Municipal, uma exposição sobre Prevenção de Resíduos.
A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas que mais impacte causa no ambiente, devido não só ao aumento da sua produção, como também ao tipo de resíduos produzidos e aumento da sua perigosidade. Contudo, apesar da produção de resíduos ser inevitável, existem formas de a minimizar e de tornar mais sustentável e menos nociva a sua gestão e é para essa questão que o Município pretende sensibilizar o público em geral.

Albufeira: CANTINA SOCIAL VAI FUNCIONAR COM VOLUNTARIADO


Abertas inscrições para participação em projecto de solidariedade
Albufeira vai passar a dispor de uma cantina social, com vista a apoiar as famílias mais carenciadas. O projecto, assente no voluntariado, conta com a colaboração da população no apoio a esta causa solidária.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Albufeira, com o apoio da Cooperativa de Consumo e Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal, encontram-se a criar uma Cantina Social.
A funcionar na Cantina Municipal, este novo equipamento pretende fazer face às crescentes carências das famílias com menos recursos económicos.
Para avançar com o projecto, é necessária a colaboração de voluntários que podem efectuar a sua inscrição na Divisão de Acção Social do Município. O regulamento do “Albufeira Voluntária” encontra-se disponível no sítio da autarquia (http://www.cm-albufeira.pt/portal_autarquico/albufeira/v_pt-PT/menu_municipe/consultas_online/regulamento/
Os voluntários irão assegurar o cumprimento de várias tarefas, desde o controlo de entradas, orientação de equipas de escalonamento de tarefas, controlo e aprovisionamento de dispensa, supervisão de cozinha, entre outras.
Esta é uma oportunidade de se juntar a uma causa solidária e ajudar quem mais precisa, no combate à fome, à pobreza e à exclusão social.

Albufeira: ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA


A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve com o intuito de dotar os empresários de Albufeira de conhecimentos básicos na detecção e na forma de agir quando confrontados com um assalto está a organizar duas Sessões de Sensibilização de Segurança.
Estas acções de sensibilização serão realizadas em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e o Destacamento Territorial de Albufeira da GNR - Guarda Nacional Republicana e terão lugar nos próximos dias 23 e 30 de Novembro pelas 15h00 na Biblioteca Municipal de Albufeira.
Nestas acções de sensibilização os presentes irão receber conselhos muito úteis que poderão utilizar no dia-a-dia de forma a proteger o seu estabelecimento comercial contra potenciais assaltos.
Esclarecimentos para os contactos: Tel: 289 887 130 / Fax: 289 804 173 / email: acral@acral.pt

PS propõe Compromisso Geracional em VRSA


O Serviço Público exige planificação e rigor na gestão financeira municipal

O PS acaba de propor ao executivo da câmara municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) que apresente, concomitantemente com o Orçamento e o Plano de Actividades para 2011, um Documento de Responsabilidade Geracional onde exponha todas as responsabilidades financeiras de curto, médio e longo prazo – integrando a empresa municipal (SGU) – e a prospectiva de impacto no quadro orçamental da autarquia.
O PS considera que no quadro actual projecta-se sobre a classe política uma responsabilidade acrescida sobre as novas gerações, devendo ser-lhes garantida a possibilidade de definir o seu próprio destino, sem que os compromissos financeiros actualmente assumidos impossibilitem a concretização das suas iniciativas futuras.
O PS defende que o exercício de poderes em nome do povo implica especiais deveres, responsabilidades, exigências e, até, sacrifícios, não sendo compatível com decisões irresponsáveis de curto prazo cujo único objectivo seja retirar dividendos imediatos de carácter eleitoralista, mal gastando recursos financeiros autárquicos e hipotecando património, com inegáveis reflexos negativos na gestão municipal das gerações vindouras.

ARTE TOP NA BAIXA DE FARO


O Centro Cultural São Lourenço (CCSL) com o apoio da Câmara Municipal de Faro e a Associação para o Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação de Comércio da Baixa de Faro), promovem a apresentação deste projecto. A cerimónia terá lugar no dia 24 de Novembro, pelas 18:30, no Clube Farense, através de uma conferência de imprensa onde estará o Presidente da Câmara Municipal de Faro, a D. Marie Huber do CCSL, representantes da Associação de Comércio da Baixa de Faro e das lojas intervenientes.
Lojas participantes: Ana Salazar; António Manuel; Catwalk; Margarido Joalheiros: Óptica Graça; Paulo Miranda Joalheiro; Space Invaders e Via Valadim.
Serão apresentadas obras de artistas portugueses: João Cutileiro, José de Guimarães, Gervásio e Nuno Santiago assim como de artistas estrangeiros: Jean Marie Boomputte, Igor Oleinikov e Alfredo Garcia Revuelta, entre outros.
A inauguração da exposição terá lugar dia 24 de Novembro de 2010 em todas as lojas em simultâneo, das 18:30 às 21:00, com pequena recepção/beberete.

Museu de Portimão ganha candidatura para elaboração de website


O Museu de Portimão foi um dos 2 museus algarvios a ter a candidatura ao Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – Promuseus aprovada.
O Museu “Prémio Conselho da Europa 2010” solicitou apoio na área da divulgação para a elaboração de um sítio da internet.
Este apoio foi considerado de total pertinência, tendo em conta os objectivos de divulgação deste equipamento cultural e de comunicação com potenciais públicos, tendo o júri decidido aprovar esta candidatura a qual será co-financiada por aquele Programa, em 50% do valor global.
A formalização deste apoio terá lugar segunda-feira, 22 de Novembro, no Museu Municipal de Coimbra, numa cerimónia pública que vai contar com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e de todos os representantes dos projectos nacionais contemplados.

Dia da Memória: Governadora Civil de Faro pede "paz nas estradas" do Algarve


“Espero que os ventos que sopram da Igreja de Nª Senhora da Piedade, transportem uma mensagem de paz nas nossas estradas, para que, todos juntos, possamos realmente travar o flagelo da sinistralidade rodoviária na nossa região”, disse hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante as cerimónias do Dia da Memória dedicado às vítimas de acidentes.
Isilda Gomes, que durante a cerimónia realizada na igreja dedicada à Mãe Soberana, em Loulé, agradeceu a colaboração da Diocese do Algarve, das autarquias e dos motociclistas da região, nas acções de homenagem promovidas pelo Governo Civil no Distrito de Faro, salientou a importância de uma participação colectiva no combate a uma luta que tem de ser permanente.
“Façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para que não volte a ocorrer nem mais uma morte nas nossas estradas, para que esta seja uma guerra ganha e a dor não continue a fazer parte do nosso dia-a-dia”, apelou a Governadora Civil, salientando mais uma vez a necessidade de uma maior consciencialização por parte dos mais jovens sobre as consequências dos acidentes rodoviários.
“A sinistralidade rodoviária é uma das principais causas de morte de cidadãos com menos de 30 anos, que estão no auge da vida, que têm ainda tudo para dar a esta sociedade, por isso não podemos ficar indiferentes a este drama que afecta anualmente milhares de famílias”, frisou Isilda Gomes, recordando que, desde Janeiro deste ano, o número de vítimas mortais na região atinge as cerca de meia centena.
Vítimas que foram evocadas por um igual número de velas depositadas no altar da Mãe Soberana, onde o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, assinalou o Dia da Memória com a celebração de uma missa, tendo apelado à responsabilização colectiva para travar o que considera “uma verdadeira calamidade”.
“Não podemos ficar indiferentes ao elevado número de pessoas que perdem anualmente a vida nas estradas”, referiu D. Manuel Neto Quintas, para observar que, quanto mais a estrada for encarada como um meio de partilha, menos acidentes e mortes se verificarão nas vias rodoviárias.
Durante a cerimónia, que teve inicio com um desfile entre o Governo Civil de Faro e a ermida da Mãe soberana, pela EN 125, a Governadora Civil elogiou ainda o “espírito cívico” dos Clubes, Associações e Grupos de Motards da região algarvia, nomeadamente pela sua colaboração nas campanhas de prevenção da sinistralidade rodoviária, tendo realçado que a mudança de comportamentos na estrada constitui um factor determinante no combate ao flagelo.
“Os despistes e as colisões representam a esmagadora maioria dos acidentes, mas está nas nossas mãos a erradicação definitiva dos comportamentos de risco que levam à tragédia”, sublinhou Isilda Gomes, para quem, “enquanto houver uma morte nas estradas será sempre uma morte a mais”.
Após o desfile de motards e a celebração da missa evocativa pelo Bispo do Algarve, durante a qual foi guardado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos acidentes rodoviários, o Dia da Memória foi assinalado ainda com uma largada de pombos pela Columbófila de Loulé, junto à ermida da Mãe Soberana.
As acções realizadas pelo Governo Civil de Faro no âmbito do Dia da Memória, contaram este ano, pela primeira vez, com a colaboração da Diocese do Algarve, bem como da Câmara Municipal de Loulé. Participaram na iniciativa, para além das várias dezenas de motociclistas da região que integraram o desfile, os Presidentes das Câmaras de Faro e de Loulé, vereadores da autarquia de Loulé e diversas entidades regionais, nomeadamente os membros do Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária Distrital.