quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CFC; "práticas ilegais de Macário Correia/PS no Ministério Público"

"Inspecção da Administração Local enviou práticas ilegais de Macário Correia/PS para o Ministério Público", informa o movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), através de nota de imprensa, que transcrevemos: "Queixa do CFC trava ilegalidades e política errada do betão e sem transparência, que agravariam o caos urbanístico. Na sequência das queixas apresentadas pelo CFC por práticas da maioria "Faro com Macário" e do PS (na Câmara e Assembleia Municipal) que são ilegais, sem transparência e com errada política do betão que agravariam o caos urbanístico e a qualidade de vida da população, a IGAL (Inspeção Geral da Administração Local) deu um Despacho "repudiando" o aumento do número de pisos sem respeito pela legislação e considerando "inválidas" e "ilegais" essas práticas. Em conformidade, a Inspeção remeteu o processo para o Exmo. Procurador da República, junto do Tribunal Administrativo e Fiscal.
Infelizmente, estas e outras ilegalidades, bem como práticas e atos condenáveis, tornaram-se correntes pelo poder público municipal, como o CFC tem denunciado. O que a maioria "Faro com Macário" e o PS pretendiam (sempre com o voto contra do CFC) era com meros Estudos de Conjunto executar práticas incentivadoras da especulação imobiliária e que poderiam abrir a porta a "negociatas e compadrios". Um dos exemplos, é o supercongestionado Largo Dr. Francisco Sá Carneiro (Mercado), em que queriam autorizar prédios de 8 e 7 pisos em quase todo o espaço, sem o obrigatório Plano de Pormenor e os inerentes cálculos de índices de ocupação, estudos de tráfego, ruído, espaços verdes, equipamentos coletivos, etc., essenciais à defesa do ambiente e da qualidade de vida. No Despacho da IGAL enviado ao CFC, de entre outras posições, pode ler-se expressamente "... o que repudiamos é que sob essa mesma figura (Estudos de Conjunto) subtraída que se encontra ao catálogo típico dos instrumentos de gestão territorial (PDM, PU e PP) e ao catálogo típico dos procedimentos que o legislador do RJIGT (Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial) desenhou para guiar a dinâmica (elaboração, alteração, correção material, retificação, revisão e suspensão) desses mesmos planos, se pretendam definir aspetos de natureza marcadamente regulamentar, como aliás sucede com o que se relaciona com a cércea máxima". Perante as muito más práticas do poder público municipal em Faro, o CFC estando fora de quaisquer jogos político-partidários ou de grupos de interesses ilegítimos, nunca desistirá da sua luta pela qualidade de vida e justiça social ao lado das pessoas, com exigência da transparência e demais normas do Estado de Direito Democrático", conclui o documento CFC.

GNR FAZ VÁRIAS DETENÇÕES

DETENÇÃO DE INDIVÍDUO PELA GNR DE PORTIMÃO, POR SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGA No âmbito de uma investigação que o Destacamento da GNR de Portimão tinha em curso, foi desencadeada na madrugada de quarta-feira uma operação policial de combate ao tráfico de estupefacientes, nos acessos à cidade de Portimão, que culminou com a detenção de um cidadão de nacionalidade cabo-verdiana, de 47 anos de idade, residente no Concelho de Albufeira.
Em resultado da acção da GNR que contou com a presença de militares do Núcleo de Investigação Criminal, do Posto de Portimão e binómios de detecção de droga, foram apreendidas uma quantidade de cocaína suficiente para cerca de 1600 doses individuais, 10 doses de heroína, diversos telemóveis utilizados na actividade criminosa, um veículo automóvel de alta cilindrada e uma elevada quantia de dinheiro. Este foi o resultado de uma investigação que decorria há mais de 2 meses, tendo o arguido após apresentação ao Tribunal de Portimão, recolhido ao estabelecimento prisional de Silves, onde aguardará em prisão preventiva a conclusão da investigação, acreditando-se ser este um dos principais fornecedores de droga da cidade de Portimão. DETENÇÃO DE DUAS MULHERES DE NACIONALIDADE UCRANIANA PELA GNR DE LOULÉ, POR SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGA E PERMANÊNCIA ILEGAL EM PORTUGAL Também esta quarta-feira, pelas 07:00 horas, efectivos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Loulé, levaram a efeito uma busca domiciliária no âmbito de diligências de inquérito em Processo-Crime por suspeitas de Tráfico de Estupefacientes, numa residência sita em Quarteira.
Em resultado da acção, foram apreendidos nove pés de plantas Cannabis e uma máquina fotográfica, tendo sido detidas duas cidadãs de nacionalidade ucraniana, de 29 e 20 anos de idade, a primeira por suspeita de tráfico de estupefacientes e a segunda por permanência ilegal em território nacional. Foi ainda constituído arguido um cidadão ucraniano, de 34 anos, também suspeito de tráfico de estupefacientes. As detidas foram presentes Tribunal Judicial de Loulé, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência. (Junta-se fotografia das plantas de cannabis apreendidas)

Piscinas Municipais de Faro com horário alargado

Com o início da época desportiva 2011/ 2012, as Piscinas Municipais de Faro retomam hoje, dia 15 de Setembro, os serviços de piscinas interiores com horário alargado. Após um Verão repleto de animação (média de 2 000 utilizações/ mês), em que várias parcerias com o tecido associativo e empresarial permitiram a realização de actividades como spinning, hidroginástica, ginástica, entre outras, as Piscinas Municipais de Faro retomam já a partir do dia 15 de Setembro o serviço de Utilização Livre e, a partir de 1 de Outubro, as aulas da Escola de Natação (620 consumidores), Actividades Aquáticas (492 consumidores), Sénior Activo (561 consumidores), Saber Nadar (900 consumidores), etc.
Durante o período de Verão foi também realizado um conjunto de intervenções com o objectivo da melhoria dos serviços e condições oferecidas nesta instalação, destacando: (1) Colocação de sistema ultra-violeta para prevenção da “legionella pneumophila”; (2) Melhoramento do sistema de tratamento de águas quentes sanitárias; (3) Optimização do sistema de aquecimento das águas quentes sanitárias; (4) Alteração do sistema de duches masculinos e femininos e; (5) Melhoramentos ao nível da rede de saneamento. Distinguimos ainda o início da elaboração de um projecto de requalificação da instalação (cobertura da piscina exterior de lazer, reformulação dos balneários de apoio, alteração da zona de recepção e gabinetes de apoio), que permitirá, no médio prazo, oferecer uma resposta efectiva à vasta lista de espera que condiciona a participação. Apesar da conjuntura difícil em que o país e o Município de Faro se encontram, vincamos o nosso compromisso inequívoco no sentido de oferecer as melhores condições de acesso da população aos diversos espaços e infra-estruturas municipais. Horário Piscinas Interiores • Segunda a Sexta – feira 7h00 às 21h00 • Sábado 8h00 às 20h00 • Domingo 8h00 às 14h00 • Domingos à tarde e Feriados Encerra Recepção • Segunda a Sexta – feira 7h00 às 21h00 • Sábado 8h00 às 20h00 • Domingo 8h00 às 14h00 • Domingos à tarde e Feriados Encerra

Vila do Bispo duplica a Vigilância Florestal

Com o intuito de prevenir os incêndios florestais (silvicultura preventiva) e aumentar a vigilância da floresta do concelho, a Câmara Municipal de Vila do Bispo duplicou as Equipas Municipais de Intervenção Florestal (EMIF). A nova equipa, composta por dois elementos, encontra-se operacional desde o final de Junho do corrente ano, pelo prazo de 1 ano, tendo sido a primeira iniciativa do género a implementar-se no Algarve. A sua ativação coincidiu, após a formação inicial, com o início da fase "Charlie" a 1 de Julho, época mais crítica em incêndios, que se prolonga até ao próximo dia 30 de Setembro.
Esta ação integra-se no protocolo que visa o envolvimento dos desempregados inscritos nos centros de emprego em ações de prevenção de incêndios florestais, de reflorestação e de vigilância das florestas, assinado em 2010 pelo Ministério da Administração Interna (MAI), o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS), ao abrigo da Portaria n.º 128/2009 de 30 de Janeiro, com a redação dada pela Portaria n.º 294/2010, de 31 de Maio. A integração destes desempregados faz-se através do Serviço Municipal de Proteção Civil, com formação teórica e prática, pretendendo-se que na fase de Silvicultura Preventiva trabalhem em conjunto com a referida equipa de Sapadores Florestais, assegurando vigilância fixa nos marcos geodésicos de Vale de Boi e Torre de Aspa (dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina). A definição diária da localização da equipa faz-se em articulação com o setor de vigilância dos Sapadores, criando-se a triangulação de Vigilância entre a Torre de Vigia de Monteiros, a EMIF e os Sapadores Florestais.

Noite dos investigadores anima Olhão

A Comissão Europeia (Programa Marie Curie) promove desde 2005 na quarta sexta-feira de Setembro, o evento «Noite dos Investigadores». Por toda a Europa, o objectivo da iniciativa é aproximar os investigadores do público em geral. Este ano o evento tem data marcada para o dia 23 de Setembro, dia do equinócio de Outono.
Em Olhão, no Ria Shopping, a ALGAR, empresa responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Algarve, vai marcar presença na «Noite dos Investigadores» com o seu Veículo de Educação Ambiental. O veículo ALGAR, que alia aprendizagem e entretenimento, dando a conhecer os principais aspectos da recolha e valorizção de RSU através de material multimédia e jogos dedicados aos mais jovens, vai estar aberto ao público entre as 9h00 e as 18h00. A «Noite dos Investigaores» realiza-se em todos os países europeus e tem como objectivo ultrapassar alguns preconceitos sobre a ciência, e aproximar mais o público do mundo da investigação. Pretende-se, assim, possibilitar a interacção com investigadores num ambiente agradável para passar uma mensagem séria: a profissão de investigador é fundamental para a sociedade. No Ria Shopping, além de poder obversar cientistas em acção (das 10h00 às 24h00) haverá ainda lugar para a peça de teatro O Varredor de Marés às 11h00 e uma tertúlia com cientistas às 21h00. A «Noite dos investigadores» decorre a 23 de Setembro das 10h00 às 24h00 no Ria Shopping, destina-se ao público de todas as idades e tem entrada livre.

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNÓNIO ASSINALADAS COM VISITAS GUIADAS AO CEMITÉRIO DE LOULÉ

A Câmara Municipal de Loulé volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, e nos próximos dias 23 e 24 de Setembro, vai promover visitas orientadas ao Cemitério de Loulé. “Património e Paisagem Urbana” é o tema lançado em 2011 nesta iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo. “O património e a paisagem urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflecte todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitectónicos e arqueológicos que aí se encontram. O património e a paisagem urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades.
As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a sua descaracterização”. (IGESPAR) No caso específico do Concelho de Loulé, o programa irá debruçar-se sobre o Cemitério de Loulé enquanto “Lugar de Culto e de Cultura”. As visitas orientadas por Luís Guerreiro e Luísa Martins, ambos investigadores da História e Cultura local, visam ir além da ideia do cemitério enquanto espaço de pesar pelo desaparecimento de alguém. Constituem, também, fonte riquíssima de informações das localidades e das pessoas, para além da parte arquitectónica, da estatuária e obras de arte que integra. No caso de Loulé, aqui jazem figuras proeminentes da cultura local como o poeta António Aleixo ou o político e comerciante José da Costa Mealha. Durante estas visitas guiadas será feita uma alusão à vida e obra destes louletanos. Aliás, cada vez mais, um pouco por toda a Europa, os cemitérios adquiriram também esta vertente aliada ao turismo e um dos casos mais emblemáticos é o Cemitério Père-Lachaise, em Paris, que recebe diariamente muitos turistas. Refira-se que o Cemitério de Loulé foi inaugurado em 1918, por altura da pneumónica que atingiu Loulé e vitimou muitos louletanos e, também por este facto, constitui um elemento importante do património histórico concelhio e do conhecimento do passado. Os interessados em participar nestas visitas orientadas deverão fazer uma inscrição prévia, através da Divisão de Cultura e Museus, dcm@cm-loule.pt ou telefone 289 400 885.

Faro recebe «Comunicar em Tempos de Crise»

O Capítulo Português do Fórum Ibero-Americano de Estratégias de Comunicação promove no próximo dia 7 de Outubro o seu primeiro Seminário intitulado «Comunicar em Tempos de Crise». O evento, que decorre no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, pretende debater o papel da comunicação no atual panorama de crise financeira quando os imperativos se centram na redução de custos, racionalização de recursos e otimização das estratégias de comunicação adotadas.
Aberto a todos os interessados, o seminário prevê uma ampla adesão de pessoas do meio académico e empresarial, integrando uma componente prática, no período da tarde, sob a forma de workshops temáticos que fornecerão algumas orientações relativamente à forma como planear e desenvolver estrategicamente ações de comunicação eficazes. Com início pelas 9h30, o programa do Seminário conta com quatro grandes temas: “Para uma Economia da Comunicação: O Papel das Tecnologia da Informação e da Comunicação”, proferido por Francesco Berrettini, Director da Inesting; “Comunicação e Publicidade: Despesa ou investimento?”, por Ronaldo Schütz, membro da Direção do Mestrado em Marketing da Universidade do Algarve; “Now Media: Comunicação Integrada”, com Carla Machado da Direção do Gabinete Académico de Investigação e Marketing; e ainda “As Redes Sociais e o Financiamento Cooperativo”, tema trazido a discussão por Gabriela Marques, Co-Fundadora da plataforma Massivemov. Relativamente aos dois workshops agendados para o período da tarde, a partir das 14h30, estará em debate o “Marketing nas Redes Sociais”, tema conduzido por Bernardo Brandão da Breef.me, uma empresa de soluções criativas online, encerrando-se o evento com a presença de Cláudia Fonseca da agência de comunicação e publicidade Nata Design que trará o tema “Soluções Low Cost para uma comunicação eficaz?”. Para inscrições e mais informações, os interessados poderão contactar através do email fisec.capituloportugues@gmail.com ou aceder a www.fisecportugal.blogspot.com. Esta é uma iniciativa promovida pelo Capítulo Português do Fórum Ibero-Americano Sobre Estratégias de Comunicação, uma estrutura associativa dedicada ao debate técnico-científico em torno das Estratégias de Comunicação, quer no plano académico e científico, quer no meio empresarial.

Passeio de Kayak na Ria Formosa

Integrado nas comemorações do 94º. aniversário do Sport Faro e Benfica (SFB), realiza-se, no próximo domingo, dia 18, um Passeio de Kayak na Ria Formosa. Aos diversos participantes neste passeio de kaiyak, o organizador, Michael Ferrada, programou uma viagem até à Barrinha de S. Luís, na zona nascente da Praia de Faro.
Aliás, no próximo domingo será o último Passeio deste (verão) na Ria Formosa, prevendo-se um óptimo tempo para pagaiar, com correntes favoráveis e temperaturas agradáveis. Assim, ás 10:15 de domingo próximo o encontro está marcado para o Posto Naútico do SFB e a saída às 10:30.
Dada a limitação do material existente (Kayaks, pagaias e coletes), a organização pede ainda aos interessados neste passeio diferente que se inscrevam com antecedência, até porque é intenção aproveitar a maré enchente, que dará um "empurraõzinho " aos Kayaquistas até à Praia de Faro, pois à partida o 1º. a chegar à Barrinha paga a 1ª Imperial (sem alcool). No regresso, está igualmente prevista uma escala no Havana, onde o João Pedro tratará todos com a habitual hospitalidade Cubana e oferecer una "Cañita" por cuenta de la casa!
Os sócios do SFB não pagam, mas os não sócios - 2 erozes por participante. Michael Ferrada recorda aos participantes que "Esco(u)teiros = cortesia!; e não se esqueçam da roupa banho, toalha, chapéu, xinelo, protector solar, petisco e mákina fotos, e ... aquela boa disposição do costume!". A volta a Faro está prevista para as 18:00.