terça-feira, 12 de julho de 2011

Faro: Associação Alzheimer Portugal no Espaço Saúde em Diálogo

A Associação Alzheimer Portugal marca presença, de 25 a 28 de Julho, no Espaço Saúde em Diálogo, em Faro, com a promoção de acções gratuitas de informação, workshops e atendimentos de Serviço Social e Psicologia.

Informação, workshops e atendimentos gratuitos em Faro

Às 17h do dia 25 de Julho tem lugar, no auditório do Hospital de Faro, uma sessão de informação, aberta ao público em geral, para sensibilização relativamente à doença de Alzheimer e seus principais sintomas, implicações na vida da pessoa com demência e dos seus cuidadores, apoios sociais existentes e dicas práticas para o dia-a-dia.
No dia 26 de Julho, também no auditório do Hospital de Faro, realiza-se um workshop para técnicos e ajudantes de acção directa, para abordagem dos temas “Demências e Doença de Alzheimer” (14h), “Abordagem Centrada na Pessoa e Estratégias para maior bem-estar” (14h30), “Implicações Psicológicas” (16h) e “Apoios Sociais” (17h).
Nos dias 27 e 28 de Julho são ainda realizadas sessões de atendimento de Serviço Social e Psicologia, nas instalações do Espaço Saúde em Diálogo.
O Espaço Saúde em Diálogo funciona junto ao Hospital de Faro e é destinado a doentes crónicos, formando parcerias em benefício dos associados no sentido da promoção de sessões de informação e formação em saúde para doentes, profissionais de saúde e população. O objectivo é constituir um centro de informação de referência para os doentes crónicos e disponibilizar aconselhamento personalizado. Esta iniciativa da Plataforma Saúde em Diálogo é co-financiada pelo Alto Comissariado da Saúde e conta com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Hospital de Faro.

Faro com II ROTEIRO SOCIAL

A Rede Social de Faro (CLASF) tem agendado para hoje, dia 13 de Julho, o II Roteiro Social. Esta actividade desenvolve-se no âmbito da estratégia de valorização da comunicação entre as Instituições do concelho que operam na área social e a própria autarquia.

Conta-se assim dar mais um impulso para que em 2011 no ciclo de circuitos inter-institucionais que, embora de pequenas dimensões, têm por objectivo estimular o conhecimento e fomentar o diálogo e a articulação estreita entre as mesmas.
O II Roteiro Solidário vai passar pela Casa de Santa Isabel, pela AEDMADA e pelo ACES Central (Centro de Saúde de Faro) e estima-se que acompanhem esta visita aproximadamente 30 representantes/técnicos por instituição parceira da Rede Social, que tenham procedido a inscrição prévia.

Programa do II Roteiro Solidário

09h15 - Ponto de Encontro (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve)
09h30 - Casa de Santa Isabel
10h15 - AEDMADA
11h00 - ACES – Centro de Saúde de Faro
12h15 - Regresso ao Ponto de Encontro (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve)

Museu de Portimão e Casa Manuel Teixeira Gomes têm horários de Verão

Durante o período de Verão, o Museu de Portimão e a Casa Manuel Teixeira Gomes têm horário alargado, para melhor servir todos quantos pretendam visitar dois dos principais espaços de cultura da cidade.

Situado na antiga fábrica de conservas La Rose, o espólio do Museu de Portimão inclui património industrial, naval, arqueológico, etnográfico e subaquático, arquivos documentais/fotográficos e ainda testemunhos orais e histórias de vida.

Um dos mais premiados do país, o Museu de Portimão venceu este ano a primeira edição do DASA - Prémio do Mundo do Trabalho 2011, tendo sido distinguido em 2010 com o prémio Museu Conselho da Europa, além de outros galardões recebidos, como o prémio Turismo de Portugal em 2009 e uma menção honrosa na categoria Melhor Museu Português, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia.
O Museu exibe actualmente as exposições “Portimão – Território e Identidade”, "Arte Submersa", "Sabores da Europa" e "Azeite - Saberes com sabor", funcionando entre 15 de Julho e 31 de Agosto o seguinte horário de funcionamento: terça-feira - 19h30 às 23h00; quarta a domingo - 15h00 às 23h00.
Quanto à Casa Manuel Teixeira Gomes, onde viveu o ilustre escritor portimonense e Presidente da República, combina sala multiusos, fundo documental e centro virtual, entre outras valências.
Este equipamento municipal promove regularmente actividades culturais e artísticas, abrindo até final de Setembro as portas de segunda a sexta-feira entre as 10h00e as 23h00, enquanto ao sábado funciona das 16h00 às 23h00.

Loulé: CONCURSO DE FOTOGRAFIA “O MAR – HISTÓRIA E RECURSOS”

A Câmara Municipal de Loulé, através da Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos, está a promover o Concurso de Fotografia “O Mar – História e Recursos”, e que surge no âmbito do Programa Bandeira Azul 2011 e da actividade “Promoção do Ambiente Marinho e Costeiro”.

Este concurso é aberto a todos os cidadãos, que poderão inscrever-se, de forma gratuita, até ao dia 19 de Agosto (Dia Mundial da Fotografia).
As fotografias a concursos podem ser imagens de superfície ou subaquáticas, e devem ser inéditas.

O júri irá avaliar os trabalhos tendo em conta três critérios: enquadramento no tema proposto, originalidade e qualidade técnica da imagem.
A entrega dos Prémios será efectuada no dia 3 de Setembro, em Quarteira, por ocasião da Acção de Limpeza Subaquática, devendo os trabalhos seleccionados pelo Júri serem previamente expostos na “Noite Branca”, em Loulé, a 27 de Agosto.

Os trabalhos podem ser entregues pessoalmente na Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos do Município, ou ser enviados por correio postal ou electrónico: daeu@cm-loule.pt. O Júri anunciará a sua decisão até ao final do mês de Agosto, no site da Autarquia www.cm-loule.pt
Redescobrir e dar a conhecer os recursos inesgotáveis que o Mar tem para oferecer, assim como estimular o interesse pelos ecossistemas marinhos enquanto fonte de vida, mantendo viva a chama da sua história, que é a nossa própria história são os principais objectivos desta iniciativa.
Portugal tem uma história intimamente ligada ao Mar, sendo testemunho disso os feitos dos grandes navegadores e os descobrimentos que proporcionaram um novo conhecimento e um infinito florescer de contactos entre povos e gentes. Tem uma faixa costeira que ultrapassa os 1000 km e uma das maiores zonas económicas exclusivas da Europa, que atinge cerca de 18 vezes o tamanho da sua área territorial.
A importância que o Mar continua a exercer tem assentado na sua capacidade de gerar novas actividades e de permitir a evolução de outras. Qualquer que seja a actividade ou a área, das potencialidades energéticas às ciências e à investigação, das profissões e do emprego às tradições e às artes, do recreio e desportos náuticos ao turismo e à gastronomia, dos sistemas ecológicos aos perigos da poluição e das alterações climáticas, tudo poderá ser um “mar” de oportunidades e de riqueza, se assegurarmos a sua sustentabilidade.

Praia do Martinhal recebe 5ª Prova do Campeonato Nacional de Windsurf

A 5ª e última prova do HYUNDAI WINDSURF POR 2011 realiza-se de 29 a 31 de julho na praia do Martinhal, em Sagres.

As previsões prometem ser óptimas, na melhor conjugação de praia e campo de regatas, com o habitual convívio noturno na vila de Sagres. A APWind espera reunir novamente uma grande frota FUN, pelo legado deixado nas regatas da MP Eventos. A expectativa é grande pois será nesta última etapa que serão decididas as classificações finais dos rankings nacionais, em grande disputa entre o atual Campeão Nacional Miguel Martinho, o Italiano radicado em Portugal Francesco Orsi, Rui Silva e Pedro Soares.

A organização do evento espera uma grande afluência de velejadores amadores da classe fun; classe esta que é sempre um grande acréscimo de boa disposição e colorido na Praia. Esperando ainda que seja uma grande festa do windsurf Nacional que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Hyundai Portugal, com a organização dos meios de água a cargo do Clube de Vela de Lagos, e apoio logístico da First Aid, Lda e do Martinhal Resort.
fotos google

Teatro: ACTA apresentou “O Primeiro” no Centro Cultural de Vila do Bispo

No passado dia 9 de julho, a Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) apresentou o espetáculo “O Primeiro”, no Centro Cultural de Vila do Bispo.

Com texto de Israel Horovitz e encenação de Elisabete Martins, a peça teve a duração de 1h10m, e contou com a participação dos atores Luís Vicente, Bruno Martins, Glória Fernandes e atores estagiários do Curso de Artes do Espetáculo – variante Interpretação da Escola Secundária de Albufeira: Júdice Neto, Luís Marreiros.
Durante o espetáculo os atores formam uma fila a partir de uma linha colocada no chão. O confronto divertido mas contundente que então acontece consiste em cada uma das personagens querer ser o 1º nessa fila que formam para NADA.
No plano filosófico, a peça desnuda o ridículo da aparente substância de alguns confrontos que acontecem entre indivíduos em sociedade.
Tratou-se de mais uma iniciativa de índole cultural apoiada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Nanook no Cantaloupe Café nos Mercados de Olhão

No próximo dia 17 de Julho (domingo), Nanook vai animar o “Domingo ao pôr do sol” promovido pelo Cantaloupe Café, nos Mercados de Olhão.

Nanook é um cantautor português sediado em Faro, ele descreve a sua música como um produto que assenta em influências de Bob Dylan, Tom Waits, Beatles e Rolling Stones entre outros. “Encontra-se na música que pratica, uma mistura de reggae, blues, rock e folk sem nunca perder as raízes da música tradicional portuguesa O Fado.

Nanook apresenta-se em palco a solo ou com banda e até à data participou em vários festivais do País em palcos secundários. Em 2007 lançou o seu álbum de estreia "Step by step" e apresentou-o nas principais cidades portuguesas e espanholas, como Lisboa, Faro, Porto, Coimbra, Granada, Sevilha ou Barcelona e em outros países da Europa como Croácia, Eslovénia e Itália. Ao vivo poderá esperar a magia do blues misturada com estilos como o reggae, o folk ou o rock'n'roll...
Domingos ao Pôr-do-sol” decorre semanalmente a partir das 18 horas e prolonga-se até finais do mês de Setembro.
A entrada é livre.