terça-feira, 2 de novembro de 2010

Crias de Capivara no Zoo de Lagos


Pela primeira vez nasceram no Zoo de Lagos crias de Capivara. Os três novos habitantes são fruto de um casal que chegou há cerca de dois anos ao parque. As três crias nasceram dia 1 de Novembro.
Mais uma vez, toda a equipa do Zoo de Lagos congratula-se com este sucesso de reprodução, que nesta espécie é inédito.
A Capivara mede entre os 106-150 cm e o seu peso varia entre os 34 e os 68 kg. Alimentam-se de fruta, erva plantas aquáticas e vegetais. Vivem em cativeiro entre os 8 e os 10 anos. O seu habitat natural é junto aos rios, lagos e terrenos inundados, na América do Sul e na América Central. Ao longo dos rios, lagos e terrenos inundados.
As capívaras atingem a maturidade sexual aos 18 meses. Acasalam na água e reproduzem-se durante todo o ano, também na água. O período de gestação é de 130 a 150 dias e têm ninhadas de 4 crias, podendo ter entre 2 a 8 crias numa ninhada. Com uma semana, as crias comem erva, mas continuam a ser amamentadas por qualquer fêmea do grupo até serem desmamadas com 16 semanas. Estas três crias, as primeiras da espécie a nascer no Zoo de Lagos, vão agora começar o seu percurso junto dos adultos.
A Capívara é o maior roedor do Mundo.

AMPLIAÇÃO DO CEMITÉRIO DE BOLIQUEIME INAUGURADA NO DIA DOS FINADOS



No dia em que, segundo a tradição católica, se presta homenagem a todos os que já partiram, a Câmara Municipal de Loulé inaugurou esta manhã a obra de ampliação do Cemitério de Boliqueime, numa cerimónia de bênção conduzida pelo pároco local, Padre César Chantre.
Paredes-meias com o antigo cemitério, surge agora um espaço com uma estética moderna, equipado com as novas tecnologias, e que pretende ser um contributo para dar uma maior dignidade à última morada da população de Boliqueime.
Com a implantação num terreno com cerca de 3985m2, a nova área é constituída pelas seguintes zonas: zona de enterramentos – 204 sepulturas (1243m2), zona de ossários – 1241 ossários (137m2), zona de gavetões – 224 gavetões (126m2), zona de jazigos - 10 jazigos (86m2) e edificado de apoio (220m2).
A plataforma de ligação ao antigo cemitério é composta por zona de ossários, zona de enterramentos estruturados por quatro talhões, zona de jazigos e capela, limitados a Sul por um espelho de água efémero.
A capela é composta por paredes de vidro e integra uma zona para colocação da urna que dará apoio à realização da cerimónia de despedida e também permitirá o seu transporte para a zona inferior, para que o corpo possa ser tratado ou depositado nos gavetões.
O edifício de apoio é composto por dois corpos arquitectónicos unidos por uma praceta interior de distribuição do fluxo inferior cemitério: o corpo poente, é composto por uma área de depósito de resíduos; o corpo nascente, com características sociais, e integra o elevador.
As circulações são em pedra de calçada miúda com o objectivo de salvaguardar a infiltração das águas pluviais no terreno e estabelecer uma continuidade tectónica com o tecido urbano de Boliqueime.
Os acessos à zona inferior são garantidos por rampa, escada e elevadores eléctricos de maneira a garantir uma perfeita mobilidade por toda a zona de intervenção, a todos os cidadãos.
Esta intervenção foi pontuada por amendoeiras, de maneira a reconstituir a paisagem que pertence à memória colectiva algarvia.
Em termos de mobiliário urbano, o equipamento da zona de apoio ao cemitério é composto pelo incinerador pirolítico, estufas para desumidificação de ossadas e todos os outros elementos necessários e compatíveis com as necessidades da intervenção.
“Este é, seguramente, um espaço único no Algarve e no País”, sublinhou o presidente da Autarquia, Seruca Emídio, que considerou que “as obras não devem ser só feitas em referência aos vivos, mas os mortos também merecem dignidade, respeito, memória”.
O autarca falou ainda do trabalho que tem sido feito na área dos cemitérios em todo Concelho, “depois de muitos anos de abandono”. “São obras que dignificam os que cá estão mas que valorizam também a nossa História”, afirmou.
A par desta empreitada, estão neste momento em curso obras de ampliação e reabilitação nos cemitérios de Salir, Almancil e Loulé.
Em relação a Boliqueime, a obra significa um investimento de mais de 1,2 milhões de euros.

Albufeira: “ENCARNADOS” VENCEM IX SUPERTAÇA EM BASQUETEBOL

Com lotação esgotada, o derby mais emocionante do desporto português deu a vitória ao Benfica por uma margem de escassos 3 pontos: os 66-63 do marcador final mostram bem que o FC Porto vendeu cara a derrota. Um jogo emocionante que envolveu ainda Bombeiros Voluntário. As receitas de bilheteira e bar – quase 3 mil euros – reverteram a favor desta Associação.







Pavilhão de Albufeira lotado recebeu derby emocionante
O Pavilhão Desportivo de Albufeira esteve ontem ao rubro, com a Supertaça masculina de basquetebol, que opôs o Benfica frente ao FC Porto. No final, os “encarnados” sagraram-se campeões por 66-63, naquela que foi a nona edição da Supertaça.
Ao longo de 40 minutos, transmitidos em directo pela Sport TV, as bancadas vibraram de entusiasmo, num jogo que se pautou por equilíbrio e espírito “desportivista”.
O Benfica passou assim a deter nove títulos, o que posiciona a equipa como a que mais troféus conquistou nesta Supertaça. A equipa dos “dragões” detém quatro.
No final do encontro, e em declarações à imprensa, o técnico do Benfica, Henrique Vieira, salientou que esta “foi a vitória do sacrifício. Fizemos um trabalho intensivo sem alguns jogadores preponderantes da equipa e surtiu efeito”. Por seu turno, o técnico do FC Porto, o espanhol Moncho Lopez, referiu que a última jogada foi a mais complexa, até porque foi devido a “um erro defensivo”, que o Benfica “alcançou um triplo”.
Destaque ainda neste jogo para a performance do norte-americano Ben Reed, eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da partida, com 22 pontos e sete ressaltos, seis dos quais defensivos.
Refira-se que os espectadores deste jogo foram convidados a participar numa campanha de recolha de fundos para os Bombeiros Voluntários de Albufeira, através de um donativo no valor de três euros, situação que se saldou bastante positiva. O Bar de apoio ao recinto foi também cedido a esta Associação que encaixou uma receita de cerca de 3 mil euros nesta operação.
Este foi o primeiro grande evento realizado no Pavilhão Despotivo de Albufeira, equipamento inaugurado em Junho deste ano.