terça-feira, 2 de novembro de 2010

Crias de Capivara no Zoo de Lagos


Pela primeira vez nasceram no Zoo de Lagos crias de Capivara. Os três novos habitantes são fruto de um casal que chegou há cerca de dois anos ao parque. As três crias nasceram dia 1 de Novembro.
Mais uma vez, toda a equipa do Zoo de Lagos congratula-se com este sucesso de reprodução, que nesta espécie é inédito.
A Capivara mede entre os 106-150 cm e o seu peso varia entre os 34 e os 68 kg. Alimentam-se de fruta, erva plantas aquáticas e vegetais. Vivem em cativeiro entre os 8 e os 10 anos. O seu habitat natural é junto aos rios, lagos e terrenos inundados, na América do Sul e na América Central. Ao longo dos rios, lagos e terrenos inundados.
As capívaras atingem a maturidade sexual aos 18 meses. Acasalam na água e reproduzem-se durante todo o ano, também na água. O período de gestação é de 130 a 150 dias e têm ninhadas de 4 crias, podendo ter entre 2 a 8 crias numa ninhada. Com uma semana, as crias comem erva, mas continuam a ser amamentadas por qualquer fêmea do grupo até serem desmamadas com 16 semanas. Estas três crias, as primeiras da espécie a nascer no Zoo de Lagos, vão agora começar o seu percurso junto dos adultos.
A Capívara é o maior roedor do Mundo.