quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vila Real de Santo António acolhe escultura de Yoan Capote



No seguimento do projecto Bienal Portugal Arte 10
O Concelho de Vila Real de Santo António, no seguimento da sua integração no projecto Bienal Portugal Arte 10, acolhe a escultura de Yoan Capote denominada “Stress 2010”, que será exibida por um período de 6 meses na Avenida Ministro Duarte Pacheco, junto ao farol.
Esta escultura, com cerca de 17 toneladas, representa uma metáfora do mundo de hoje. As utilizações de formas geométricas, do ambiente urbano, aplicadas a uma parte específica do corpo (dentes de bronze), referem-se ao controle, ao desgaste e à fragilidade a que o indivíduo pode ser submetido nas grandes cidades de hoje.
De acordo com Luis Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “a participação neste projecto cultural assume para Vila Real de Santo António uma importância muito grande, especialmente por podermos ter no nosso Município uma das muitas obras que fizeram parte desta Bienal Portugal Arte 10. Esta mostra da escultura de Yoan Capote, para além de simbolizar uma característica muito comum do mundo actual - stress que se vive, nos nossos dias - é uma forma inovadora e criativa de poder proporcionar a todos os Vila-realenses e visitantes, de forma descentralizada, o acesso e apreciação da arte contemporânea.”





Sobre Yoan Capote:

Yoan Capote vive e trabalha em Havana, tendo nascido em 1977 na província de Pinar del Rio. Completou os seus estudos no Instituto Superior de Arte (1991-1995), Havana, onde iniciou o ensino de Arte Visual. Recebeu o prémio UNESCO durante a 7ª Bienal de Havana (2000). Recebeu diversas bolsas, incluindo Vermont Studio Center Clube (2002); Brownstone Fundação de Residência, Paris (2003), Fábrica de colchões de Residência, Pittsburgh (2004); cubano Artistas Fundo Grant e companheirismo, New York (2004), Pollock-Krasner Foundation Award, New York (2005) e John Simon Guggenheim Memorial Foundation Fellowship, em Nova Iorque (2006). Como exposições individuais: exposições individuais incluem Capote ANIMICA, George Adams Gallery, Nova York (2004) e Pensamentos Paralelos, Havana Galerie, Zurique (2006). Como exposições colectivas incluem Body Language, George Adams Gallery, Nova York (2005); Art Forum Berlin (2006) e Estudos de Casos: Arte em uma valise, Katonah Museum of Art, Nova Iorque (2006).

Em Nanta Rota: Festas de Sâo João da Degola


A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António organiza o Banho Santo, inserido nas comemorações das Festas de São João da Degola, que terá lugar no dia 29 de Agosto (domingo) pelas 11h00 na Praia da Manta Rota e concentração às 10h00 junto ao Centro d’ Artes e Ofícios.
A aldeia da Manta Rota, um dos centros turísticos do concelho de Vila Real de Santo António, celebra de 26 a 29, as Festas de São João da Degola.
O tradicional "Banho Santo", um encontro que se realiza religiosamente no dia 29 de Agosto de cada ano, será o ponto alto das celebrações assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.
Ponto alto das festas é igualmente o Festival de Folclore da Praia da Manta Rota a realizar no sábado, dia 28, evento que, para além do grupo organizador - o Rancho Folclórico da Praia da Manta Rota - contará ainda com a participação de mais três ranchos convidados.
A animação nocturna com baile com acordeonistas ou conjuntos musicais e espectáculos de variedades fazem destas festas um salutar convívio.

Autarquia anuncia que "Câmara apoia associações"


"A Câmara deliberou, em reunião realizada no dia 25 de Agosto, a cedência de um espaço para instalação do G.A.T.O. – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes. Esta instituição desenvolve meritórias acções nas áreas da prevenção primária, tratamento e reinserção social, pois, entre outras actividades, procede ao acompanhamento de 250 beneficiários da medida de combate à pobreza “ Núcleo do Rendimento Social de Inserção”, fomentando a autonomia, sentido de responsabilidade e inserção social", anuncia a autarquia através de nota de imprensa.
"Trata-se de um projecto com grande alcance social que a autarquia não poderia desamparar.
A autarquia deliberou, por outro lado, atendendo a que a Escola do Medronhal foi desactivada para o vindouro ano lectivo por decisão do Ministério de Educação, ceder esse espaço para a instalação da sede social do Grupo Motard “ Os Indomáveis”. Esta decisão tem como finalidade a prossecução da política de reconversão de espaços desocupados a benefício das associações do concelho, que cronicamente se debatem com a falta de locais adequados para desenvolverem as suas actividades", lê-se no documento da Câmara de Faro.
.

Autarquia quer "Faro melhor ordenado"


"A Câmara deliberou, em reunião realizada a 25 de Agosto, apreciar o Plano de Urbanização do Vale da Amoreira, o Estudo de Conjunto do Largo das Mouras Velhas e aprovar os regulamentos dos trens turísticos e das zonas pedonais da baixa de Faro", anunciou a autarquia em nota de imprensa, que transcrevemos:
"Nos dois primeiros casos, está em causa a necessidade imperiosa, desde há muito sentida, da autarquia assumir plenamente as funções de planeamento, gestão e controlo das actividades com reflexos na ocupação, uso e transformação do solo. Não o fizemos como deveríamos no passado e o resultado está à vista de todos.
Nesse sentido, de modo estruturado e coerente, estão a ser preparados mais de uma dezena de planos com vista a proceder à concepção e execução coordenada dos instrumentos de gestão urbanística, pondo cobro ao arbítrio pernicioso e decisões avulsas que foram factores potenciadores do crescimento desordenado e desconexo que desclassificou a paisagem urbana da cidade.
Os planos são vitais para a dinâmica económico-social, valorização do espaço urbano e desenvolvimento harmonioso, pelo que com os quadros de referência ora aprovados para o Vale da Amoreira e o Largo das Mouras Velhas fica clara a visão de planeamento formulada pela autarquia que promove a qualidade do espaço público.
Por outro lado, a aprovação dos regulamentos referidos, tem como desígnio preservar as zonas pedonais do centro da cidade, disciplinar os casos em que é admitida a circulação de veículos e as operações relativas a cargas e descargas, e enquadrar a exploração de circuitos turísticos por trens que poderão constituir uma alternativa de lazer que valorize o núcleo histórico da cidade", conclui o documento emanado pela Câmara de Faro.

The Legendary Tiger Man na Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande


A música e o desporto dominam o programa da 11ª Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande, que decorre entre 27 Agosto e 4 Setembro, numa iniciativa da Comissão de Jovens da Mexilhoeira Grande que conta com apoio da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia local.
No dia 27, o programa abre com o Jantar da Juventude, agendado para as 20h00 na sede do Futebol Clube Mexilhoeira Grande, a que se segue o sorteio das equipas para o IV Torneio Quadrangular de Futebol “João Barata”, que começa no dia seguinte no Pavilhão Gimnodesportivo da localidade.
Ainda no dia 28, às 21h30, realiza-se mais uma edição do “Peddy das Tascas”, com começo no Polidesportivo da Figueira, para o qual os interessados devem inscrever-se até ao dia anterior na sede da Sociedade Recreativa Figueirense.
Em 30 e 31 de Agosto decorre na mesma colectividade, a partir das 21h00, o Torneio de Poker Alternativo, uma iniciativa sem custos de inscrição ou prémios monetários.
Quanto aos dias 1 e 2 de Setembro, a partir das 21h00, realizam-se no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande os Jogos Alternativos, ao passo que no dia seguinte as instalações do Polidesportivo da Figueira são palco, a partir das 21h30, para a Summer Party, com o grupo Boca Doce. A entrada é livre.
A vertente musical dominará também o dia 4, com os grupos The Legendary Tiger Man, Livin’Paradies e Chocaise. O concerto, de entrada livre, tem início às 21h30 e também se realiza no Polidesportivo da Figueira.
O programa completo da 11ª Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande pode ser consultado em www.cm-portimao.pt.

ARRAIAIS DO MUNDO 2010 – DE 3 A 5 DE SETEMBRO EM TAVIRA




Do Baile Mandado ao Tango, é só um passo de Estravanca: esta luta coreografada
transforma-se em Setembro num grande arraial!
Há varias abordagens para trabalhar as tradições musicais e coreográficas hoje em dia.
No âmbito do Festival Arraiais do Mundo, a Associação PédeXumbo, em colaboração com a
Câmara Municipal de Tavira, apresenta uma nova criação artística, resultado de uma
residência franco-portuguesa a decorrer em Cachopo neste mês de Agosto: o projecto
Extravanca! dedicado ao repertório algarvio. Sob a direcção artística de Pascal Seixas, só será necessário um passo de Estravanca para nos levar para novos caminhos musicais, entre o jazz e a música tradicional.
À criação, junta-se a apresentação de um trabalho de investigação sobre o repertório
coreográfico português.
Sem esquecer que um festival é um momento de transmissão e de partilha entre o público e os artistas, estão ainda programados durante 3 dias: oficinas de dança e canto, concertos - bailes.
TEMA 2010
Este ano, o FOLE estará em destaque com a programação nocturna. Concertina, acordeão ou bandoneão, todos funcionam do mesmo modo: fazer vibrar o ar, juntando e afastando, como um exercício de respiração, como uma dança de sedução...
As tradições podem ser globais sem perder as suas referências: o Tango foi assimilado e enriquecido em todo o mundo. Não há paragem no tempo nem fronteiras, é isso que se quer mostrar nos Arraiais do Mundo.
Bandas Convidadas: FOL&AR (Portugal), EXTRAVANCA! (França-Portugal), TANGOMANSO
ORQUESTA INESTABLE (Portugal)
O Festival Arraiais do Mundo é organizado pela Associação PédeXumbo em parceria com a
Câmara Municipal de Tavira. É co-financiado pelo Algarve 21, QREN, União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Todas as informações em www.pedexumbo.com

A Câmara de Faro e o "Encerramento do Café Aliança"



O Café Aliança, sediado num edifício cuja traça é de qualidade assinalável, foi um dos mais eminentes palcos de cultura, convívio e confraternização dos farenses no último século e, por isso, tem um sentido histórico notável pelo qual a autarquia manifesta particular apreço e reconhecimento.
Todavia, após vistoria realizada no mês passado por uma comissão de peritos nomeada para o efeito, concluiu-se que o edifício não reúne condições de segurança e salubridade correndo risco de desmoronamento. Tal resulta da realização de obras ilegais levadas a cabo no seu interior, com a colocação de lajes de betonilha sobre soalhos de madeira nas quais assentam paredes sem suporte adequado, que põem em causa a solidez estrutural do edifício.
Por outro lado, já a ASAE, em recente acção de fiscalização, aludia à inexistência de condições higío-sanitárias para a confecção de alimentos no estabelecimento em causa. Também a autarquia não licenciava a esplanada, desde 2004, porque se suscitavam dúvidas sobre a resistência das paredes adjacentes.
Deste modo, em cumprimento da lei e visando zelar pela segurança de pessoas e bens, a autarquia procederá ao encerramento imediato do Café Aliança.
A Câmara informa que, para além de reuniões realizadas na autarquia afim de promover uma solução, já notificou os proprietários para a elaboração de projecto e realização de obras de conservação. Estas obras são indispensáveis para possibilitar a reabertura do espaço, garantir a segurança de pessoas e bens, bem como para restaurar a dignidade e distinção de um edifício que diz muito a todos nós.

"Música de Pais para Filhos" em Portimão


3.º Ciclo de Concertos "Música Pais para Filhos"

Sábado, dia 04 de Setembro de 2010, PAULO GIRÃO (Flauta Transversal) estará no 3.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" em Portimão, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, com sessões às 11h00 e 12h00.
As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas para o seguinte contacto: 282480490 (Divisão da Acção Cultural da Câmara Municipal de Portimão).
O 3.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" é uma organização do Município de Portimão e produção da Associação Cultural Música XXI.

Albufeira - INVESTIMENTO DE 250 MIL EUROS EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR




Município promove alimentação saudável entre os mais novos
Para o ano lectivo 2010/11, a autarquia prevê despender cerca de 250 mil euros no fornecimento de diversos alimentos para as cantinas das Escolas Básicas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância do concelho. Uma alimentação saudável e adequada aos mais pequenos é o objectivo.
Cerca de 250 mil euros é o que a autarquia de Albufeira se prepara para investir directamente no abastecimento das 17 cantinas escolares existentes no concelho. O investimento prevê o fornecimento contínuo de frutas, produtos hortícolas, carnes e enchidos para as cantinas de Albufeira, Guia, Vale Parra, Vale Rabelho, Sesmarias, Caliços, Cerro do Ouro, Fontainhas, Vale Carro, Olhos de Água, Brejos, Ferreiras, Correeira, Vale Pedras, Jardins de Infância de Albufeira, de Vale Serves e de Vale Carro.
Este investimento vai ao encontro do projecto “Saber Comer para Melhor Crescer”, iniciado pela autarquia há cerca de 5 anos. Trata-se de um plano de combate à obesidade infantil, através da introdução de uma alimentação mais saudável nas escolas do concelho. Com o início do referido projecto, todos os estabelecimentos de ensino passaram a ter uma ementa equilibrada, elaborada por uma nutricionista de acordo com as normas gerais de alimentação dos refeitórios. As cantinas adoptaram processos de confecção mais saudáveis e o menu semanal intercala pratos de peixe e de carne, sem esquecer a sopa e a fruta como complemento da refeição.
Ainda em matéria de Nutrição, o Município dispõe de um Gabinete de Psicopedagogia, Nutrição e Saúde Escolar (GPNSE), cujo principal objectivo passa pela intervenção em Saúde Escolar. Sedeado no Parque Lúdico, este Gabinete desenvolve várias acções com a comunidade educativa dos Jardins-de-Infância e Escolas Básicas do 1.º ciclo do concelho. Saúde alimentar, insucesso escolar, higiene e segurança no meio escolar, saúde mental, consumos nocivos e violência nas escolas são algumas das temáticas abordadas pela equipa de profissionais que faz parte deste projecto. Refira-se que para além das diversas acções de promoção da saúde, o GPNSE presta ainda apoio psicológico e psicopedagógico, intervindo ao nível das problemáticas relacionadas com o percurso escolar das crianças.