sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Miguel Freitas reconhece 2001 como ano muito exigente para o Governo e apela ao consenso regional em defesa do Algarve




Este é o ano para o Partido Socialista (PS) e o Governo darem provas de eficácia, tanto nas respectivas opções, como na capacidade de concretização política, considerou hoje o Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas que, durante o jantar tradicional de inicio de ano, apontou duras críticas à oposição e reclamou maior seriedade por parte dos dirigentes regionais do PSD em matérias de interesse estratégico para a região, como a regionalização, portagens, economia e desemprego.
“Este ano o PS está à prova, tanto nas suas opções, como sua capacidade de concretização política, pois são precisos resultados, sem nenhuma margem de erro”, referiu o líder do PS Algarve, para quem, mais do que uma prova de eficácia, o PS e o Governo enfrentam em 2011 uma prova de enorme resistência, perante “uma direita cujo único objectivo é chegar ao poder e uma esquerda que protesta apenas para capitalizar dificuldades e descontentamentos”.
“A tudo isto, o PS tem de resistir, sempre com os olhos postos no País”, frisou Miguel Freitas perante várias dezenas de dirigentes socialistas reunidos num encontro onde, apesar de reconhecer as dificuldades actuais com que o País e a região se defrontam, apelou à coesão de esforços vindos dos mais diversos quadrantes políticos e sociais, que permita aplicar um verdadeiro choque de adrenalina ao Algarve.

Regionalização: um apelo ao consenso
Acção é aliás a palavra-chave para um ano que se apresenta “exigente no que concerne à actividade política, económica e social”, tendo o líder socialista e também Deputado, apontado a regionalização como uma das questões capitais para o desenvolvimento concertado do Algarve, reiterando a sua posição quanto à realização de um referendo. Matéria em que, admite, o próprio PS não tem uma posição “totalmente esclarecida”.
“O PS não pode continuar enredado num equívoco constitucional. É verdade que na sua proposta limpou o duplo referendo e retirou o cariz vinculativo da consulta. Fez avanços muito consideráveis. Mas creio que o referendo à regionalização inscrito na constituição não tem sentido. Esperamos que esta revisão constitucional seja o ponto de partida para a concretização da regionalização”, frisou Miguel Freitas, para quem, nesta matéria “o Algarve tem uma palavra a dizer”.
Apesar de reconhecer a existência de um forte consenso regional em torno desta questão, o Deputado algarvio receia a “falta de preparação e de conhecimento” sobre a matéria revelados pelo Líder do PSD, que poderá sugerir uma mudança de abertura, tendo reafirmado por isso que a regionalização traz racionalidade nos serviços e na despesa pública.
“Pode-se fazer mais com menos dinheiro. É uma questão de opção. Regionalizar e reformar a administração são processos convergentes e Pedro Passos Coelho deveria saber e defender isso”, criticou Miguel Freitas, para quem a regionalização é o “caminho mais rápido para o País responder à crise social e ao desemprego”, preconizando por isso a reunião de forças, argumentos e vontades dos algarvios em torno desta questão.

Portagens: sem alternativa não deve haver portagens em pleno
Um entendimento geral que deve estender-se também à discussão sobre a introdução de portagens na Via do Infante, outra questão que, segundo o líder regional dos socialistas, marcará a agenda política e a vida dos algarvios em 2011.
Rejeitando os “joguinhos de sombras” protagonizados pela Distrital do PSD, Miguel Freitas reconhece que a decisão sobre esta medida foi “difícil” para o PS Algarve, mas prefere pagar o respectivo custo a manter o discurso da hipocrisia, tendo apelado ao consenso regional para que o pagamento de portagens por parte de residentes e empresas algarvias seja adiado até à conclusão das obras de requalificação da EN 125.
“Enquanto não houver alternativa plena, não deve haver portagens em pleno. É possível ser sério e defender o adiamento do pagamento de portagens”, defendeu Miguel Freitas, sublinhando que uma posição regional daria força ao esforço que o PS Algarve tem feito nesse sentido junto do Governo.
“Estamos disponíveis para discutir esta questão com as forças políticas e sociais, pois temos coisas a ganhar neste processo”, referiu, para defender a requalificação da própria Via do Infante, através de um programa de investimentos que garanta a melhoria da plataforma e das condições de segurança, comprometendo a respectiva concessionária com a realização destas obras.
Apontando o Hospital Central do Algarve como outra questão que dominará a agenda política na região, Miguel Freitas garantiu que o Governo “está absolutamente determinado” na sua construção, estando cumpridos todos os procedimentos concursais para o efeito, faltando fechar o processo e aguardar pela resposta positiva do Banco Europeu de Investimentos para o seu financiamento.

Economia e situação social: a criação de uma plataforma regional
Salientando que 2011 será ainda um ano em que as fragilidades estruturais da economia regional ganharão ainda maior expressão, sobretudo ao nível do desemprego, Miguel Freitas lembrou que em Dezembro de 2010 os desempregados inscritos na região atingem os cerca de 28.000, tendo sido pagos subsídios de desemprego durante o ano mais de 100 milhões de euros, valor que, em apenas dois anos, duplicou no Algarve.
“São números que nos devem fazer reflectir sobre a capacidade actual da economia regional para crescer e gerar emprego bem remunerado. É necessário rigor para olhar para esta terrível realidade e procurar soluções”, preconiza o Presidente do PS Algarve, para quem esta é uma região endividada e dependente dos choques cíclicos sobre o sector do turismo, bem como do investimento externo e do Estado, com uma economia anémica e de fracos investimentos público, central e local.
“O Algarve tem de reagir. Inicia-se agora a discussão da futura política de coesão e de desenvolvimento regional e não podemos ficar de fora do essencial dos fundos comunitários que chegarão a Portugal em 2013 até 2020”, frisou Miguel Freitas, para defender um conjunto de soluções que mobilizem as forças internas da região.
Miguel Freitas preconiza a criação de uma “plataforma regional” que reúna partidos políticos, organizações autárquicas, empresariais, sindicais e sociais, bem como instituições de ensino superior e formação profissional, para promover uma reflexão profunda sobre o presente e o futuro do Algarve, num compromisso sério de todos, reunidos num esforço de diálogo, mas acima de tudo de acção.

Presidenciais: o apoio a Manuel Alegre
No âmbito nacional, a necessidade de uma capacidade de resposta aos compromissos internacionais e a libertação da pressão dos mercados financeiros, para fazer crescer e dar uma dimensão cada vez maior à capacidade exportadora da economia constituem, para Miguel Freitas, os principais desafios que se colocam ao País, cuja credibilidade, na opinião do líder regional, depende da estabilidade e da maturidade democrática.
“O PS tem mandato para uma legislatura e não será por nós que haverá uma crise política. Assumiremos a nossa responsabilidade com determinação e tudo faremos para manter um apoio político na Assembleia da República e um apoio social às difíceis medidas que têm de se implementar”, garantiu o Deputado algarvio que, realçando a importância da figura do Presidente da República na persecução destes objectivos, questionou as verdadeiras intenções de Cavaco Silva quanto à sua participação numa eventual crise política e apelou a um apoio incondicional à candidatura de Manuel Alegre.
“Temos de eleger outro Presidente da República e Manuel Alegre será, certamente, o candidato da estabilidade, aquele que tem valores democráticos mais arreigados, não foge às questões incómodas, não esconde o que não concorda e com grande sentido institucional defende os valores da esquerda moderna e da economia social de mercado”, defendeu Miguel Freitas, sustentando que o candidato apoiado pelo PS é o único capaz de derrotar Cavaco Silva, sendo por isso necessário “ir à luta”.

"Câmara desleixada deixa degradar a Ilha de Faro e o Concelho" - CFC


Segundo uma nota de imprensa, que transcrevemos, do movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-presidente da Câmara, José Vitorino, "Ilha cheia de areia e buracos nas vias de todo o Concelho, provocam graves prejuízos na imagem da capital e muitos problemas e danos".
"Pelo que temos observado e protestos que nos têm chegado nos últimos tempos, CFC vem fazer eco público da falta de respeito de uma Câmara desleixada pelos munícipes, deixando chegar a Ilha de Faro e vias rodoviárias do Concelho a um lastimável estado de degradação de que não há memória recente.
O acesso à Ilha e estrada interior estão degradados e os passeios, largos, rotundas e a própria estrada e acessos às casas, têm permanecido com muita areia, nalguns casos amontoada há largo tempo; na Cidade e resto do Concelho, são em grande número as estradas, ruas e caminhos com buracos, piso irregular com desníveis muito perigosos e piso e bermas degradadas .
Há casos de grandes buracos abertos durante meses, que só as notícias nos jornais obrigaram a Câmara a tapar. Outros, ainda se mantêm.
É uma situação que entristece e envergonha os munícipes farenses, causa graves prejuízos à imagem da capital e provoca danos e problemas a automobilistas, peões e empresários.
Quanto aos semáforos, uns estão avariados e muitos descontrolados.
No caso particular da Ilha, é certo que houve temporais, mas a solução era uma intervenção rápida para retirar a areia, em vez da degradação e abandono, desrespeitando os residentes e provocando uma imagem vergonhosa de uma zona que na época do fim de ano e Ano Novo é frequentada e visitada por milhares de residentes e turistas nacionais e estrangeiros.
Além disso, há na Ilha de Faro, além de um Hotel, alguns dos melhores Restaurantes do Concelho e também Bares , que são prejudicados pelo desleixo da Câmara.
Num ato de muita má gestão, a Câmara contratou os serviços de limpeza, à FAGAR, EM, por um valor superior em cerca de 6 milhões de € (no mandato), em relação ao que a Câmara suportaria se executasse directamente o serviço. Agora, o resultado é ser muito mais caro e com este descalabro", conclui o documento CFC.

PS ALGARVE REALIZA JANTAR PARA ASSINLAR ANO POLÍTICO DE 2011


O PS Algarve realiza hoje, dia 7 de Janeiro, o tradicional jantar para assinalar, com dirigentes e militantes do Partido, o início do novo ano político, durante o qual o Presidente da Federação, Miguel Freitas, abordará as principais questões que marcam a actualidade política nacional e regional, avançando com propostas de acção.
Para Miguel Freitas, este será um ano em que, tanto o Governo como o Partido Socialista “estarão à prova”, tanto em matéria de opções como de capacidade de concretização política, num período decisivo para o próprio País no que diz respeito ao fortalecimento das relações económicas com o exterior, à estabilidade e à maturidade democrática.
Sem deixar de reconhecer as dificuldades actuais com que o País e a região se defrontam, Miguel Freitas reitera a necessidade de um forte apoio à candidatura de Manuel Alegre para viabilizar a eleição de um novo Presidente da República capaz de garantir estabilidade.
O líder regional do PS defende a criação de uma plataforma regional que reúna partidos políticos, organizações autárquicas, empresariais, sindicais e sociais, bem como instituições de ensino superior e profissional, para promover uma profunda reflexão sobre o presente e o futuro do Algarve, que conduza a um esforço concertado para o desenvolvimento da região.
A marcar o inicio de um ano exigente, no que concerne à actividade política, mas também económica e social, Miguel Freitas coloca em cima da mesa questões como a regionalização, a introdução de portagens na Via do Infante e as fragilidades estruturais da economia regional e ainda a premente solidariedade social para com os mais necessitados.
Estas constituem, segundo Miguel Freitas, matérias cruciais para o Algarve, a exigirem novo “choque de adrenalina” para ultrapassar a actual dependência e endividamento da região, caracterizada por uma “economia anémica” e um investimento público, central e local insuficientes para “puxarem pela carroça”, defendendo uma maior articulação para ultrapassar os problemas sociais.
O líder do PS Algarve preconiza por isso um compromisso sério de todos os quadrantes políticos e sociais da região, reunidos num esforço de diálogo, mas sobretudo de acção, em torno de objectivos definidos e assumidos por partidos políticos, agentes económicos e sociais, que não admitem espaço para equívocos e sem os habituais “joguinhos de sombras” que retiram ao Algarve massa crítica e capacidade reivindicativa.

Albufeira: MAIOR RALLY HUMANITÁRIO DO MUNDO CONTA COM O APOIO DA AUTARQUIA




Equipa de Albufeira participa no rally Budapest-Bamako 2011
O município de Albufeira associa-se à sexta edição do maior rally humanitário realizado em continente africano. A equipa portuguesa liderada por algarvios prepara-se para percorrer cerca de 18 mil quilómetros em mais de 15 dias, levando ajuda às comunidades carenciadas da Mauritânia e do Mali.
No dia 15 de Janeiro de 2011 terá início a sexta edição do maior rally humanitário do mundo: o Budapest-Bamako. Portugal vai estar representado por uma equipa de Albufeira, que se propõe atravessar os perto de 18 mil quilómetros que ligam a Europa a África.
Com patida de Budapeste, na Hungria, as cerca de 250 equipas em prova irão percorrer 8570 quilómetros até Bamako, em Mali, num total de dez países. “Para nós será quase o dobro!”, refere António Vilela, piloto de uma das viaturas em prova da AfroTeam. “Vamos sair do Algarve no dia 8 de Janeiro, conduzir até Budapeste para iniciar o rally, e passadas duas semanas o final em Bamako. Depois o regresso a casa... são quase 18 mil quilómetros. Acima de tudo vai ser uma aventura única!”, salienta.
Para além da componente desportiva, este rally Trans-Sahariano destina-se a prestar ajuda humanitária aos países mais pobres de África, em especial à Mauritânia e ao Mali. “O valor das inscrições irá reverter para as ONG’s que estão a desenvolver trabalho nestes dois países e todas as equipas irão levar bens e equipamentos, desde vestuário a material escolar, equipamento médico, brinquedos e ferramentas. Vamos ainda prestar cuidados de higiene dentária junto especialmente de crianças”, explica António Vilela.
Para além da ajuda humanitária directa que a organização do rally se encarrega de gerir, os portugueses irão subir a fasquia ao criar a AfroTeam Development. Nas palavras de Nuno Assunção, consultor para o desenvolvimento da AfroTeam, “Sabemos que a entrega de ajuda directa é óptima e bem-vinda junto das comunidades, mas identificar necessidades e desenvolver projectos sustentáveis que venham a servir muitas mais pessoas, é para nós um objectivo fundamental”. A realização de análises e tratamento de água e a colocação de painéis solares são as acções em foco.
Refira-se que, em 2009, o evento angariou mais de 700 mil euros e, em 2010, a ajuda traduziu-se em 25 toneladas de mantimentos. “Esperamos atingir um milhão de euros nesta sexta edição”, anseia António Vilela.
A AfroTeam Algarve, de Albufeira, é a única equipa portuguesa a integrar a prova internacional. Composta por cinco elementos e duas viaturas, vai participar com o todo-o-terreno mais antigo em competição. “Recuperámos este Land Rover de 1973 e queremos marcar pela diferença. Trata-se de uma prova vocacionada essencialmente para a orientação, em que a velocidade não é um factor determinante, o que nos permite participar com este veículo clássico”, explica o piloto.
O município de Albufeira é um dos parceiros da equipa algarvia, que se associa a esta prova desportiva internacional de carácter social. “Procuramos apoiar as associações locais na realização das suas actividades e projectos, especialmente quando estão em representação do concelho e do País. Sabemos que, pelo seu cariz humanitário, esta é uma iniciativa de relevo que merece o nosso apoio. Por outro lado, o mediatismo associado à prova permite levar Albufeira além fronteiras”, afirma Desidério Silva, presidente da Câmara Municipal.
De salientar que a equipa foi, ontem, recebida pelo executivo e que as viaturas em prova estiveram em exposição no Largo dos Paços do Município até ao final do dia.

APAL promove Albufeira como um dos melhores destinos Europeus para a Prática Desportiva



O Campeonato da Europa de Corta Mato SPAR 2010, disputado em Albufeira, no passado dia 13 de Dezembro, revelou-se um verdadeiro sucesso, tendo o Presidente da Associação Europeia de Atletismo, Sr. Hansjörg Wirz, considerado que este campeonato foi um dos melhores de sempre, dado o alto nível organizativo do evento, a afluência de público, as excelentes condições e qualidade da pista de Corta Mato de Albufeira, tanto em termos técnicos como a nível competitivo.
Acrescido a estas excelentes condições de Albufeira para a pratica desportiva, associa-se um clima com temperaturas amenas e estáveis, pouca pluviosidade e um parque hoteleiro de grande qualidade, tendo os responsáveis pela Associação Europeia de Atletismo, lançado o desafio ao Município de Albufeira e à Federação Portuguesa de Atletismo para a organização do Campeonato do Mundo de Corta-Mato de 2013, em Albufeira.
A APAL – Turismo de Albufeira, consciente da projecção internacional que a organização deste evento teve a nível promocional para o destino, tendo colocado Albufeira na ribalta das televisões e imprensa nacional e internacional, desenvolveu uma campanha online junto dos operadores desportivos, nos principais mercados emissores para o reforço da comunicação e posicionamento de Albufeira como um destino privilegiado para a pratica desportiva.
O objectivo é aproveitar a notoriedade que o destino alcançou a nível internacional com a excelente organização do Campeonato da Europa de Corta Mato SPAR 2010, para apresentar o destino e as suas magnificas condições não só para a prática do corta-mato, mas também noutras modalidades desportivas, como o atletismo e o futebol, por forma a se potenciar um maior número de estágios desportivos no concelho e assim de uma forma muito concreta, numa parceria entre hotéis e o Município, poder-se rentabilizar um vasto conjunto de equipamentos desportivos públicos, tendo sempre por objectivo final, criar e desenvolver um produto que possa contribuir para o esbatimento da sazonalidade na época baixa.

Faro a Andar - à descoberta do Concelho


A Câmara Municipal de Faro, numa iniciativa da Divisão de Desporto e Juventude em colaboração com o Museu Municipal de Faro e em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, pretende, com este projecto, desenvolver estratégias de sensibilização e dinamização dos percursos pedestres junto da população do município, criando um conjunto de caminhadas guiadas, que privilegiam o contacto com a natureza e o meio rural, pelas seis freguesias do concelho de Faro - Montenegro, São Pedro, Sé, Conceição, Santa Bárbara de Nexe e Estoi.
Assim, a autarquia convida à terceira caminhada deste ano desportivo! Percurso Pedestre do Malhão (J. F. Estoi), dia 16 de Janeiro (3.º Domingo do mês, no Largo da Liberdade (Igreja Matriz)e partida ás 10:00h. A inscrição, gratuita, deve ser feita até 4 dias antes da caminhada, nas Juntas de Freguesia da Área de Residência.

Olhão: Márcio Alexandre apresenta "O Guardião das Conchas"


O artista brasileiro Márcio Alexandre apresenta, no próximo dia 14 de Janeiro, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão, a obra O Guardião das Conchas. O romance, que nos conduz por uma viagem ao Algarve no tempo dos fenícios e cónios, é uma óptima sugestão de leitura para quem gosta de conhecer a história da região nos tempos idos.
Entre 1200 aC a 800 aC não havia força militar expressiva na Mesopotâmia. Assim, pequenas nações podiam prosperar. Principalmente a Fenícia que tinha os melhores construtores navais da época, chamados de atadores. Queria explorar o mais temido lugar: a lendária ilha de Parvaim. Mas dependia do conhecimento dos Cónios, antigo povo que habitou o sul de Portugal.
Racam, embora fosse de uma tradicional família de atadores, abandonou os estaleiros para se aventurar no mar. Conheceu Addi, um cónio que procurava o pai, e juntos descobriram um importante segredo dos reis e mercadores. Logo receberam uma importantíssima missão: viajar para o lugar mais remoto de sempre. Pela força do destino, chegaram a uma ilha chamada Ruairak, habitada por um povo muito primitivo. Racam queria regressar a Tiro, mas o encontro com alguém especial poderia mudar toda a sua vida e até mesmo os seus sonhos…
Márcio Alexandre nasceu no Brasil e iniciou-se na música como pianista e corista, mas foi nas artes plásticas que primeiro viu o seu trabalho reconhecido, conquistando vários prémios. Mudou-se para Londres, onde preparou os seus primeiros ensaios de literatura. Vive actualmente em Faro e faz parte do projecto Sulscrito – Círculo Literário do Algarve.

Loulé: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PARTICIPANTES NA IN FORMA’11 - FORMAÇÃO, EMPREGO E EMPREENDEDORISMO


Já estão abertas as inscrições para as empresas/entidades interessadas em participar na IN FORMA'11 - Formação, Emprego e Empreendedorismo, que decorre nos dias 7, 8 e 9 de Abril, na EXPOALGARVE - Loteamento Industrial de Loulé.
Os interessados deverão preencher uma ficha disponível em www.cm-loule.pt e enviá-la para o fax 289 400 912 ou e-mail sustentabilidade@cm-loule.pt
Para esclarecimentos complementares, deverá ser contactada a “Equipa de Projecto Sustentabilidade do Município de Loulé”, pelo telefone 289 400 829, fax 289 400 912, para o e-mail referido ou no site da Autarquia de Loulé.
A IN FORMA’11 pretende promover o encontro entre expositores (empresas, escolas, instituições universitárias, entidades formadoras, entidades de apoio e enquadramento nas áreas do emprego e da formação profissional) e o público destinatário (alunos, desempregados, activos em busca de qualificação e empresários), em torno de um programa diversificado de conferências, workshops e acções de animação para os quais os próprios expositores são convidados a contribuir.
Esta iniciativa, que surgiu no âmbito da Estratégia de Sustentabilidade do Concelho de Loulé e do Projecto Educativo Municipal, visa aproximar e incentivar e cooperação entre entidades fundamentais para o desenvolvimento económico e social do Concelho e da região (empregadores, formadores e empreendedores), propondo-se, entre outros objectivos, divulgar e promover oferta formativa e de reconhecimento, validação e certificação de competências, existentes nas escolas, nas entidades formadoras, nas universidades e nos centros de novas oportunidades; dar a conhecer ofertas de emprego existentes no IEFP e nas entidades empregadoras, junto de desempregados e jovens à procura de emprego; divulgar programas e iniciativas de apoio à criação de emprego e à criação e consolidação da actividade empresarial; divulgar programas e iniciativas destinadas à requalificação e qualificação de activos; disponibilizar informação sobre oferta e procura de estágios; capacitar desempregados na procura de emprego e na construção de projectos de vida profissional; promover o empreendedorismo e a inovação através da divulgação de iniciativas empresariais, institucionais ou individuais; e dinamizar e qualificar o tecido empresarial, divulgando e promovendo áreas de negócios com potencial e condições logísticas favoráveis à sua instalação.
A organização da IN FORMA’11 é, mais uma vez, da responsabilidade de uma parceria constituída pela Câmara Municipal de Loulé, IEFP, IP - Delegação Regional do Algarve, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e Direcção Regional de Educação do Algarve.

STOCK OUT – FEIRA DE SALDOS DE FARO – 2.ª EDIÇÃO



Tem lugar nos próximos dias 7, 8 e 9 de Janeiro, na Praça da Pontinha, em Faro, a 2.ª edição da Stock Out – Feira de Saldos de Faro organizada pela ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve com o apoio da Câmara Municipal de Faro e co-financiado pelo MODCOM, Ministério da Economia e Inovação, IAPMEI, DGAE – Direcção Geral das Actividades Económicas.
Este evento que tem entrada gratuita possibilita a todos os visitantes a oportunidade de adquirirem os melhores produtos do Comércio Local de Faro a preços baixos. Presentes nesta Feira estarão 42 stands, das respectivas lojas.

Os horário serão os seguintes:
Dia 7 – 18:30h às 23h;

Dia 8 – 15h às 23h;

Dia 9 – 15h às 22h.

Loulé: PALESTRAS SOBRE MÚSICA CLÁSSICA REGRESSAM EM FEVEREIRO



“Passeios no Jardim Harmónico”
A partir do dia 2 de Fevereiro e até 15 de Junho, José Carlos Fernandes está de volta com mais um ciclo de palestras de música clássica, que terão lugar todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, na sala polivalente da Alcaidaria do Castelo de Loulé.

“Passeios no Jardim Harmónico” é o mote para esta série de 20 conversas em torno da História da Música. Sem entrar em análises musicológicas nem em detalhes técnicos, será proposto fazer uma viagem ao longo de dez séculos de história da música, ouvindo curtos trechos das obras que ficaram como marcos, tentando entendê-las à luz do contexto histórico e social em que surgiram e da trajectória da vida dos seus criadores, sempre numa perspectiva de troca de ideias e discussão, não de lição escolar.

José Carlos Fernandes, natural de Loulé, é editor da secção de música clássica & jazz da revista Time Out Lisboa desde o seu aparecimento em 2007 e colabora na mesma secção da Time Out Porto.