terça-feira, 24 de novembro de 2009

Espectáculo de beneficência para construção de Centro Regional de Cuidados Continuados em Tavira




No próximo Sábado, dia 28 de Novembro, pelas 21h30, o Teatro das Figuras, em Faro, é palco de um Espectáculo de Beneficência, para a construção do Centro de Cuidados Continuados do Algarve para Doentes de Parkinson e Alzheimer, em Tavira, com um concerto da Orquestra do Algarve.

O espectáculo é promovido pela Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, com o alto patrocínio de Sua Excelência Dr.ª Maria Cavaco Silva.

Esta associação decidiu avançar com a criação deste centro, com o objectivo de proporcionar um espaço de qualidade a todos aqueles que necessitam de um tratamento continuado, com especial incidência nos portadores das doenças de Parkinson e Alzheimer.

Para a concretização desta obra, a Câmara Municipal de Tavira cedeu um terreno à associação, no sítio da Picota, em Tavira.

Os bilhetes para o espectáculo estão à venda no Teatro das Figuras e através dos telefones: 281 323 131, 964 636 947 e na sede da associação, sita na Rua da Azinheira, em Quarteira. Os mesmos têm um valor de 10 euros.

Crianças aprendem noções de dança no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão


A Black Box do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe entre 26 e 28 de Novembro o espectáculo/atelier “Uma Bailarina no Teatro”, produzido pela coreógrafa Aldara Bizarro e inserido no programa da Oficina do Espectador.

Aberta a escolas nos dias 26 e 27, às 09h30 e às 14h00, e dedicada a famílias no dia seguinte, às 16h00, esta produção foi concebida para ser apresentada a crianças dos 7 aos 12 anos em contexto escolar ou familiar.

Num formato que reúne aspectos inerentes ao espectáculo de dança e aspectos pertencentes à oficina de dança, procura proporcionar novas leituras do espectáculo, suscitando a reflexão sobre matérias relacionadas com o corpo, enquanto objecto de saber e de sentir diferente do corpo habitual, dado no contexto escolar.

As crianças são convidadas a ver uma dança executada por uma bailarina, que nessa aula toma o lugar de professora, acabando por todos (alunos e bailarina) fazerem a dança dos músculos.

No que toca ao bilhete para o espectáculo dedicado às famílias, custa 2,50 euros para as crianças dos 7 aos 12 anos, sendo de 5 euros para o restante público. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, que disponibiliza os seguintes números para informações e reservas: 282 402 475 /961 579 917.

Praia da Manta Rota distinguida com primeiro lugar


Prémio “Praia Mais Acessível”

A praia da Manta Rota obteve o 1º lugar do Prémio anual “Praia Mais Acessível”, levado a cabo pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, pelo Instituto da Água e pela Fundação Vodafone Portugal, que considerou esta praia um modelo a seguir em termos de requalificação e acessibilidade.

Este Prémio, que teve a sua primeira edição este ano, no âmbito do projecto “Praia Acessível – Praia para Todos”, pretende reconhecer as praias que, durante a época balnear, se venham a distinguir ao nível de boas práticas instituídas na área das acessibilidades.

Inaugurada em 2007, a requalificação da Praia da Manta Rota, no Concelho de Vila Real de Santo António, permitiu oferecer aos seus visitantes condições consideradas exemplares para uma deslocação à praia. Para além da reformulação da circulação automóvel e da criação de uma nova zona de estacionamentos, recuperou-se a zona dunar e renaturalizaram-se áreas que estavam degradadas. Foram, ainda, construídos passadiços sobrelevados de acesso à praia, bem como uma vasta área de lazer e de recreio.

Todas estas intervenções tinham sido já reconhecidas pelo projecto “Praia Acessível − Praia para Todos”, no âmbito do lançamento do Prémio, ocasião em que a Praia da Manta Rota foi apontada como um exemplo de boas práticas a ser seguido pelas zonas balneares de todo o país.

Alcoutim: Alcaria Cova tem novo açude

A reconstrução do açude de Alcaria Cova, freguesia do Pereiro, já foi terminada. A obra custou à Câmara Municipal de Alcoutim cerca de 150.000 euros.

A reconstrução do açude, situado junto à ponte de Alcaria Cova, estabelece um pequeno reservatório de água que facilita a rega de pequenas explorações agrícolas existentes nas margens da Ribeira da Foupana e a preserva as espécies ribeirinhas durante o período estival, quando, normalmente, a ribeira não possui qualquer caudal.

O açude constitui ainda uma mais-valia na recarga dos aquíferos, onde se encontram diversas captações de água (furos e poços), algumas delas fundamentais no abastecimento às populações.

Dentro de pouco tempo, a autarquia dará início à construção de açudes nas localidades de Bentos, Fernandilho, Galaxos e Várzea.

O espaço envolvente deste espelho de água será aproveitado como zona de lazer, estando prevista a construção de uma praia fluvial e de um parque de merendas.

PEDRO FIGUEIRA VENCE CONCURSO LITERÁRIO TIA ANICA DE LOULÉ


Já é conhecido o vencedor do Concurso Literário Tia Anica de Loulé, uma iniciativa de escrita literária criativa, organizada pela Câmara Municipal de Loulé, tendo em vista a ilustração e publicação do melhor trabalho realizado por alunos do 1º ciclo (dos 8 aos 12 anos).

Após análise dos vários trabalhos, por parte do júri, o vencedor desta iniciativa foi Pedro Antunes Figueira, aluno da Escola EB1 Mãe Soberana, em Loulé, aquando do lançamento do concurso mas que actualmente frequenta o 5º ano da Escola EB 2,3 Engº Duarte Pacheco. O seu texto será ilustrado e publicado brevemente.

Recorde-se que os trabalhos participantes neste concurso teriam de abordar de forma livre, criativa e original, a história da Tia Anica de Loulé – Mana Anica da Fuzeta, um ícone da tradição algarvia.

Segue-se o texto vencedor:

«Tia Anica Mana Anica

Esta história muito antiga
E de poucos conhecida
Eu na sala ouvi falar
E a todos vou contar

Dona Ana Cheta
Em Loulé morava
e seu marido
cá trabalhava

Manel Cheta, artesão
Gorpelhas fazia à mão
E a palma utilizava
Para a sua construção

Da Fuzeta a Loulé
Pescadores vinham visitar
E, ao senhor Cheta
As gorpelhas comprar

Senhor Cheta um dia disse:
Ana, para Fuzeta
Iremos morar
Lá e melhor trabalhar

E lá foram eles felizes
Sua nova vida construir
Amigos e vizinhos
Começaram a sorrir

Dona Ana Cheta
Foi à ribeira da Fuzeta
Lavar a sua roupa
E a saia da barra preta

Com grande surpresa
A saia da barra preta
E o lenço de caichené
Desapareceram, pois é?

Triste ficou Ana Cheta
Por ter perdido peças de estimação
Chorava sentada na pedra
Era de partir o coração

Então Gaifona apareceu
E a todos surpreendeu
Com uma moda
Que ali mesmo nasceu

A moda da senhora Cheta
Tia Anica de Loulé
Mana Anica da Fuzeta»

Hospital de Faro presta homenagem aos seus voluntários




O Serviço Social do Hospital de Faro associa-se às comemorações do Dia Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro) promovendo um conjunto de actividades que têm como objectivo homenagear o excelente trabalho desenvolvido pelos voluntários em prol dos utentes nesta instituição de saúde.

As actividades têm início logo no dia 4 de Dezembro, a partir das 12:00 horas, com um almoço de confraternização entre os profissionais do Serviço Social e os 67 voluntários. A partir das 14:30 horas tem lugar no auditório do hospital uma sessão pública de entrega de diplomas aos voluntários com mais anos de actividade, a apresentação do novo logótipo do Voluntariado do Hospital de Faro, bem como a entrega de novos crachás identificativos.

XXV Festival de Bandas Civis Cidade de Tavira


No dia 1 de Dezembro, Terça-feira, a Banda Musical de Tavira assinala o seu 84.º aniversário com a realização do XXV Festival de Bandas Civis Cidade de Tavira, no qual participarão a Sociedade Filarmónica Silvense (Silves), a Sociedade Filarmónica Portimonense (Portimão), a Banda Musical Castromarinense (Castro Marim) e a Banda Musical de Tavira.

O Festival inicia-se, pelas 9h30, com as arruadas das bandas participantes, seguindo-se, o hastear das bandeiras, pelas 10h00, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, tocado pela Banda Musical de Tavira, e da execução conjunta da “Marcha do Concelho de Tavira”.

Pelas 10h20, decorre o desfile pelas artérias da cidade, e, pelas 11h15, a música chega às freguesias da Luz de Tavira, Cabanas, Conceição, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santiago, Santiago e Santa Maria.

Depois do almoço de confraternização, o Cine-Teatro António Pinheiro abre as portas, pelas 15h00, para que todos aqueles que gostam de música possam assistir, gratuitamente, aos concertos por artistas que, sendo amadores, têm a qualidade de verdadeiros profissionais.

Provedores dos Media na UAlg

Paquete de Oliveira, Provedor do Telespectador na RTP, Adelino Gomes, Provedor do Ouvinte na RDP e Joaquim Vieira, Provedor dos Leitores no jornal Público, vão estar na UAlg, no próximo dia 26 de Novembro, para participarem num seminário subordinado ao tema Os Provedores dos Media como factores de literacia dos Media.

O seminário, promovido no âmbito da disciplina Literacia dos Media, do 3.º Ano do Curso de Ciências da Comunicação, tem início marcado para as 15h00, no Anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico, no Campus da Penha, e é aberto a toda a comunidade.

Para mais informações, contactar o responsável pela disciplina:
Prof. Doutor Vítor Reia-Baptista: 289 800 100 (Ext. 6230).

Estradas de Portugal abre Centro de Atendimento em Faro


A Estradas de Portugal abriu hoje mais um Centro de Atendimento ao Utente (CAU). Localizado na Delegação Regional de Faro da EP, na Rua do Alportel, nº 104, este CAU insere-se no contexto do novo modelo organizativo das estruturas descentralizadas da EP, que prevê a abertura de um CAU por cada Distrito.
O novo espaço presta serviços de qualidade aos utentes, garantido uma maior eficiência na gestão de processos, possibilitando um melhor interface dos cidadãos com a EP.
O Centro de Atendimento está dotado de três técnicos especializados e está aberto todos os dias úteis das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Além de informações gerais sobre a rede EP, neste Centro de Atendimento são prestados serviços de carácter mais técnico, instrução de pedidos de licenciamento, autorizações e pareceres, bem como processo expropriativos.
Com estes novos Centros de Atendimento, a Estradas de Portugal aproxima a sua organização dos seus utentes, melhorando os serviços que presta e servindo a Comunidade com uma nova atitude de proximidade.


Sobre a EP:
A EP - Estradas de Portugal, é uma sociedade anónima de capitais públicos que tem como missão a prestação, em regime de serviço público, do financiamento, conservação, exploração, requalificação e alargamento das vias que integram a Rede Rodoviária Nacional e ainda a concepção, projecto, construção, financiamento, conservação, exploração, requalificação e alargamento das vias que se integram no desenvolvimento e expansão desta Rede.

DEMOLIÇÕES SÃO “CASOS PONTUAIS” – Valentina Calixto





Pescadores, mariscadores e viveiristas das ilhas barreiras da Ria Formosa encheram, esta segunda-feira, o auditório do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), na Quinta de Marim, em Olhão, para participarem num debate público patrocinado pela Sociedade Polis, dirigida por Valentina Calixto, e questionaram esta segunda-feira aquela responsável e os técnicos que a acompanhavam (ICN) e empresa (Nemus) que ganhou o concurso para realizar os estudos de reabilitação ambiental na Ria, sobre quais as casas a demolir, mas Valentina Calixto remeteu para o futuro as informações sobre "casos pontuais".
Perante uma catadupa de questões dos moradores, profissionais e associações das ilhas, a que se juntaram intervenções de políticos locais do Bloco de Esquerda, a responsável pela execução do programa assumiu que “as demolições são uma das acções que estão previstas no Polis, mas que hoje (segunda-feira) não era o dia indicado para falar de casos pontuais, mas sim de fazer sugestões ao nível geral”
Sob um `fogo cruzado´de críticas e questões dos profissionais da Ria Formosa e moradores nas ilhas barreiras, que acusaram o Polis de ser "um relatório técnico e rebuscado”, com as “demolições escondidas pelo nome de renaturalização,”, Valentina Calixto teve de intervir em autêntico auxílio do técnico da empresa Nemus, que às questões sobre os estudos de perigo de galgamentos oceânicos, a ponto de se ditar a renaturalização de alguns locais das ilhas para as proteger desse perigo, admitiu que “não há estudos profundos sobre a estabilidade da Culatra e dos Hangares”.
Até em relação às dragagens na Ria e na barrinha de S. Luís, na zona nascente da Ilha de Faro, necessárias para a oxigenação da Ria Formosa, Valentina Calixto voltou a sublinhar que “não era o momento para falar sobre que canais iam ser dragados, acrescentando que actualmente o Polis está na fase da avaliação dos resultados dos inquéritos”.Perante as diversas insistências sobre as casas que vão ser demolidas, Valentina Calixto acabou por reconhecer que, também nessa área, “o Polis é um programa que terá de dar cumprimento ao que está determinado pelo POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira”.
Recordemos que o "Polis Litoral Ria Formosa" é um plano de requalificação da Ria Formosa, que está em consulta pública até ao próximo dia 27 de Novenbro (sexta-feira), cujo investimento total ascende a 87 milhões de euros, com obras previstas até 2012.
ESDTUDO PREVÊ “CONTESTAÇÃO NO MOMENTO DAS DEMOLIÇÕES” Por seu turno, Pedro Bettencourt, da Nemus, empresa responsável pela realização do plano de reabilitação ambiental para a Ria, nas explicações do relatório ambiental preliminar à plateia dos estudos realizados, admitiu igualmente a possibilidade de “contestação no momento das mais de 700 demolições, nomeadamente quando estiver em causa o realojamento de famílias com primeira residência”.Como consequência do plano de demolições é também salientado o “eventual desaparecimento de micro e pequenas empresas e postos de trabalho associados”, bem como a “dificuldades em depositar convenientemente os resíduos provenientes das demolições e da limpeza dos terrenos”. Na sua dissertação aquele técnico explicou: Como o plano global do PEIRVRF aponta apenas uma única visão estratégica que pretende fazer da Ria Formosa uma zona de sustentabilidade, coube à avaliação ambiental agora em consulta a equação de três cenários alternativos de desenvolvimento. 1 - A hipótese de manter tudo como está foi considerada como cenário zero, embora fosse desde logo classificada como «insuficiente». 2 – A segunda hipótese traça um cenário reactivo em que a Sociedade Polis não interviria na coordenação e os projectos seriam concretizados pelas entidades com responsabilidades na gestão do litoral.
Por último, o terceiro cenário foi o escolhido. Considerado proactivo, corresponde à total execução do Plano por parte da Sociedade Polis Ria Formosa, constituída pelo Estado e pelos municípios de Loulé, Faro, Olhão e Tavira. Por ser o mais ambicioso, é sobre o terceiro cenário que incide boa parte das mais de trezentas páginas do relatório ambiental e onde estão centradas centenas de recomendações.