quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Comemorações de Natal até 6 de janeiro em Olhão

Numa iniciativa do secretariado de Olhão da ACRAL e da Associação da Baixa de Olhão, que conta com o apoio do Município de Olhão, esta época natalícia conta com inúmeros eventos ligados à quadra, entre eles o Presépio Vivo.
Já está aberto ao público a habitual atração em que se transformou o Presépio Vivo de Olhão, patente no Largo da Restauração, junto à Igreja Matriz e que, todos os anos, atrai milhares de visitantes. Durante a semana, pode ser visto das 16h00 às 19h00 e aos fins de semana das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00; nos dias 19, 20, 25, 26, 27 e 28 de dezembro e 1 e 2 de janeiro está encerrado). No dia de Reis, 6 de janeiro, pode ser apreciado das 10h00 às 19h00. Outra atividade a não perder, é a Feira de Artes Artesanato e Sabor de Natal, que se realiza pelo segundo ano consecutivo e conta com o apoio da Associação Árvore de Culturas. A feira decorrerá entre 15 de dezembro e 6 de janeiro, na Avenida da República, todos os dias entre as 10h00 e as 20h00, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, em que encerra às 16h00 e nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, quando estará encerrada. No dia 6 de janeiro acontece o desfile dos Reis Magos, que se farão deslocar com camelos e cujo trajeto do cortejo inclui várias ruas de Olhão: inicia-se na rotunda do cubo pelas 10h00, descendo a Avenida Bernardino da Silva e passando pela Rua Vasco da Gama, Largo do Mercado e Rua do Comércio, chegando depois ao Presépio Vivo pelas 19h00. A recriação do nascimento do Menino Jesus resulta de um trabalho de equipa, que conta com a participação e o entusiasmo de figurantes trajados à época, os quais dão vida às figuras do presépio. Com estas ações, a ACRAL pretende preservar as tradições natalícias e cimentar o espírito de paz, fraternidade e amor ao próximo, contagiando locais e visitantes, bem como trazer o maior número de pessoas à baixa da cidade, no que conta com o total apoio do Município de Olhão.

Novo ano arranca com a construção do Lar de Balurcos

A Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos, responsável pela obra, assinou esta semana contrato com a construtora, assegurando o início da obra no mês de Janeiro.
Lembre-se que o lar terá capacidade para 30 camas e vai incluir os serviços de centro de dia e apoio domiciliário. A construção desta infraestrutura vem ajudar a colmatar a carência de equipamentos sociais de apoio à população idosa, um dos grandes problemas dos concelhos envelhecidos.
O custo total da obra é de 1.950.582, 36 euros, comparticipando a autarquia alcouteneja 1. 114.872, 96 euros e o POPH (Programa Operacional de Potencial Humano) 835. 709, 40 euros.
Com a construção do Lar de Balurcos, a longa lista de espera para entrada no Lar de Alcoutim será atenuada. O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, manifesta preocupação com a desistência de muitas candidaturas já aprovadas no âmbito do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), dada a dificuldade das IPSS em conseguirem financiamento para executar a obra. O autarca alerta para a necessidade de mais equipamentos sociais de apoio ao idoso, face ao envelhecimento da população portuguesa, que se tem acentuado nos últimos anos.

CFC apresenta Moção na AM de Faro para suspensão das portagens na Via do Infante

O CFC – Movimento Autárquico Independente “Com Faro no Coração”, "como forma de luta contra as portagens", agendou uma Moção na Assembleia Municipal de Faro em que, "por imperativo regional e nacional e perante a situação de emergência e estrangulamento que já se vive na Algarve após a introdução de portagens na Via do Infante, propõe que seja deliberado apelar ao Governo para desencadear o processo da sua suspensão, para evitar maiores sacrifícios e perda de vidas".
A reunião do órgão supremo da democracia em Faro realiza-se no dia 15, "fundamentando o CFC a proposta com o fato das portagens e respetivo custo estarem a estrangular a vida e economia do Algarve, lançando a população no desespero e obrigando-a a utilizar em massa a sinistra e demorada EN125", destaca o CFC. Na Moção, acrescenta-se que "a circulação sem custos na Via do Infante é indispensável para o dia a dia dos algarvios nas deslocações entre os Concelhos de residência e os Concelhos em que trabalham e para as atividades económico-empresariais da região". O CFC considera que "as autarquias e autarcas podem e devem assumir um papel fundamental na luta democrática contra as portagens, sobretudo quando também já são bem visíveis os seus efeitos nefastos na redução das vitais entradas dos espanhóis de Andaluzia e turismo em geral". A Moção é para ser enviada ao Primeiro-Ministro.

Freguesias de Tavira merecem outra consideração

A Secção Concelhia de Tavira do Partido Socialista manifesta a sua profunda preocupação com as notícias vindas a público que anunciam uma fusão das freguesias de Santa Maria, Santiago e Santa Luzia, no contexto da reforma do mapa administrativo do País. O PS-Tavira considera importante melhorar a gestão autárquica, adequando-a aos desafios dos tempos difíceis que atravessamos e dotando-a dos meios e recursos indispensáveis para fazer frente às dificuldades das famílias e das empresas, tornando-a mais eficaz e eficiente e capaz de prestar de forma mais rigorosa e transparente os serviços prestados às populações.
Porém, não concordamos que uma reforma desta importância seja feita nas costas das populações e dos seus legítimos representantes, sem considerar a identidade, a cultura e o património histórico de cada população e lançando-se irresponsavelmente atoardas para os jornais sem qualquer fundamentação para desestabilizar órgãos autárquicos no exercício de funções para as quais foram democraticamente eleitos. O PS-Tavira manifesta a sua profunda discordância com a proposta de fusão das freguesias de Santa Maria, Santiago e Santa Luzia, por tal não respeitar as diferenças culturais e especificidades que estiveram na origem da sua fundação e por significar a criação de uma autarquia com mais de metade da população e da área territorial do concelho, em tudo maior do que alguns municípios do Algarve e sem que se adivinhem quaisquer ganhos na gestão dos meios e recursos actualmente disponíveis.
Estamos abertos a soluções que visem a eliminação de estruturas administrativas duplicadas e que garantam um aprofundamento da proximidade entre eleitos e eleitores, de reforço do poder local democrático e dos mecanismos de associativismo inter-freguesias permitindo-lhes servir melhor as suas populações. Neste contexto, saudamos a iniciativa do Presidente da Assembleia Municipal de Tavira que propôs a criação de um grupo de trabalho para reflectir sobre as diversas vertentes da reforma administrativa da gestão territorial e apresentar uma proposta representativa dos interesses do concelho de Tavira, propondo que o mesmo seja presidido pelo respectivo Presidente e composto por representantes de todas as forças políticas representadas naquele órgão autárquico e pelos Presidentes de Junta de Freguesia, a qual foi aprovada por maioria na sessão ordinário realizada nesta segunda-feira.

GNR faz Detenções por Furto de Metal

Pelas 11h30 de 12 de Dezembro, uma Força da GNR de Loulé deteve, em flagrante delito, quatro indivíduos pelo crime de furto de metal.
Os indivíduos, todos de nacionalidade portuguesa e com idades compreendidas entre os 25 e os 39 anos, encontravam-se a furtar tubos de ferro galvanizado, usados em sistema de rega, dentro uma propriedade privada, nos arredores da cidade de Loulé, onde se introduziram depois de arrombarem o portão de entrada. Estes já estavam referenciados pela prática deste tipo de crime, sendo que um já cumpriu pena de prisão por tráfico de estupefacientes.
Foi recuperado todo o produto do furto e foram apreendidas as ferramentas utilizadas no corte, bem como a viatura ligeira de mercadorias na qual se preparavam para transportar o material, avaliando-se os bens apreendidos em cerca de 10.000€ Dois dos indivíduos ainda tentaram colocar-se em fuga a pé mas foram capturados logo de seguida. Os detidos, 3 deles residentes no concelho de Faro e um no concelho de Loulé, foram presentes no Tribunal de Loulé, para aplicação das medidas de coação.

Portagens: CFC Condena Vandalismo

"CFC é pela luta contra as portagens, mas condena em absoluto o vandalismo", afirma o movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo antigo autarca farense, Jose Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra:
"Como é público, o CFC sempre contestou as portagens na Via do Infante, e porque não as aceita, lutou para as evitar e agora lutará pela sua anulação. Mas como o CFC também já tornou público, nada pode ser feito fora do quadro legal e sem dignidade, não podendo ser feitos apelos à desobediência civil ou instigando a atos revolucionários. Por isso o CFC condena em absoluto o vandalismo contra um dos pórticos das portagens, sendo indispensável apurar responsabilidades. Há crise e as portagens vão agravá-la, mas seja como for e ao contrário de alguns que já disseram publicamente compreender o ato, a violência e desobediência à lei não podem ser tolerados", conclui o documento CFC.

Protocolo de colaboração entre autarquia e ADS de Alcoutim salvaguarda postos de trabalho em risco

O Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS) de Alcoutim “encontra-se numa situação extremamente melindrosa”. É assim que o seu presidente, Dr. Paulo Pina, descreve a situação provocada pela incapacidade financeira da Direção-Geral de Veterinária em cumprir com o protocolado para 2011 e para o futuro.
O ADS de Alcoutim foi criado há 23 anos com o objetivo de prevenir e/ou combater doenças que possam ser transmitidas dos animais para as pessoas e doenças dos animais que prejudiquem a rentabilidade económica de uma exploração pecuária. Para garantir o cumprimento dos objetivos referidos, foi criada uma infraestrutura na aldeia de Giões, com equipamento adequado, e foram reunidos oito colaboradores, que não recebem vencimento há 10 meses.
Perante a gravidade da situação social, provocado pelo incumprimento dos compromissos governamentais em termos de financiamento, a Câmara Municipal de Alcoutim transferiu, através de um protocolo aprovado hoje em reunião de câmara, 15.000 euros para a instituição. A ADS de Alcoutim compromete-se a cumprir com as suas funções ligadas à Saúde Pública no concelho de Alcoutim. A intervenção autárquica era imprescindível, uma vez que, segundo o presidente da ADS de Alcoutim, a “conjuntura económica de recessão com uma crise instalada e uma descapitalização de todo o sector primário” tornam difícil, senão impossível, “o aumento da comparticipação dos associados nos custos de funcionamento da ADS”.