segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Faro recebe Congresso de Oncologia Integrativa

A Associação Oncológica do Algarve (AOA), Instituição Particular de Solidariedade Social, de luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico, única no Algarve, irá realizar em Faro, nos dias 3, 4 e 5 de Novembro próximo, um encontro científico intitulado "Congresso de Oncologia Integrativa", no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.
Uma vez que, como se sabe, não existe actualmente uma "fórmula mágica" para tratar o cancro, torna-se cada vez mais importante dar a conhecer a doentes e público em geral as diferentes, mas complementares, abordagens terapêuticas ao tratamento da pessoa com cancro. Tal como o próprio nome indica, pretende-se que este seja um espaço multidisciplinar de partilha de conhecimentos entre profissionais da medicina convencional, e que também permita uma discussão séria, crítica e construtiva, à volta do papel das terapias “não -convencionais”, em oncologia. Importa aqui realçar que não iremos falar de “tratamentos alternativos”, mas sim de “terapias complementares” de apoio ao tratamento médico convencional.
Num mundo global, em que o conhecimento científico se multiplica a cada dia, manter-se a par dos últimos desenvolvimentos em oncologia pode ser um autêntico desafio. Pretende-se, assim, que os trabalhos deste Congresso decorram sobre o lema "integração e complementaridade" e que as comunicações apresentem o rigor e a exigência científica que este tema deve merecer. Qualquer profissional de saúde com experiência ou conhecimento académico nas diferentes áreas que irão ser abordadas pode enviar uma proposta de comunicação para apresentar no congresso. O evento é dirigido a profissionais, estudantes, doentes, familiares e público em geral. Inscreva-se e participe! Para mais informações, visite a nossa página, em www.aoa.pt

LOULÉ FOI PALCO DE HOMENAGEM AOS BOMBEIROS PROFISSIONAIS

Miguel Macedo anuncia 21 milhões de euros para 37 candidaturas de estruturas de bombeiros no Dia do Bombeiro Profissional A Praça da República, em Loulé, recebeu ontem mais de 300 bombeiros vindos de vários pontos de país, numa cerimónia solene presidida pelo Ministro da Administração Interna que pretendeu assinalar o Dia do Bombeiro Profissional. A sociedade civil e os mais altos representantes das forças da protecção civil reuniram-se em frente aos Paços do Concelho para se associar a uma homenagem nacional aos “heróis dos novos tempos”, como referiu o responsável governamental. Neste reconhecimento público a todos os bombeiros portugueses, Miguel Macedo falou da área da protecção civil como um bem de interesse público. “A Segurança é um elemento básico e decisivo na vida de um Estado”, sublinhou este responsável.
O Ministro reportou-se depois à questão dos incêndios, uma das áreas de maior intervenção por parte dos bombeiros portugueses, referindo que este ano (até ao final de Agosto) houve uma “diminuição” das ocorrências relativamente a 2010. “Este ano registaram-se 15.181 ignições, tendo ardido cerca de 34.006 hectares, menos 2.232 ignições que em 2010 e uma redução de 91.219 hectares de área ardida”, disse Miguel Macedo. “Quero elogiar a rapidez, a capacidade, o profissionalismo na intervenção dos bombeiros e de todo o sistema de protecção civil no combate aos incêndios. Todos – Governo, autarcas, bombeiros e cidadãos, teremos de tirar ilações sobre o caminho que temos de trilhar e as estratégias que temos de prosseguir e adoptar para o futuro”, salientou. Referindo as “reformas que têm sido feitas ao longo dos últimos anos, ao nível da protecção civil para agilizar a capacidade de intervenção, disponibilizar mais e melhores meios de prevenção e combate”, o responsável da Administração Interna disse ser necessário “continuar a reforçar e a reformar o sistema em várias frentes”. Apesar de referir os contratos de financiamento para várias instituições de bombeiros, assinados em finais de Julho, cujo valor total ascendeu a 13 milhões de euros, e de anunciar que este mês serão assinados outros contratos de financiamento, cujo montante global ultrapassa os 21 milhões de euros e abrange 37 candidaturas de estruturas de bombeiros, Miguel Macedo falou da necessidade de “escolher prioridades”. “Importa nesta época escolher bem essas prioridades, gerir bem esses recursos, ser extremamente exigente na racional aplicação desses dinheiros públicos, de forma a garantir que todo o dispositivo possa beneficiar desses recursos e que, em conjunto, possa alcançar uma melhor resposta a todas as situações de protecção civil. A situação económica do país exige esse rigor e também a maior das transparências na aplicação dos recursos que disponibilizamos neste sector”, afirmou ainda. Por último, o responsável pela pasta disse ainda “ser possível, com o dinheiro e os meios, com maior racionalidade, conseguir tão bom ou melhor resultado do que aquele que temos conseguido até agora”.
Já o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, falou na “imprescindível aposta neste sector” enquanto “mais-valia no presente e no futuro no que respeita à salvaguarda das populações, da nossa floresta, e ainda na prevenção que se exige, cada vez mais, em todos os sectores e essencialmente na área da protecção civil”. Este responsável abordou as principais preocupações dos bombeiros profissionais, nomeadamente no que concerne a assistência médica/medicamentosa, progressão na carreira, seguros de acidentes pessoais, horário de trabalho, acesso à carreira, criação de um código deontológico e implementação da carteira profissional, a celebração de um Acordo Colectivo de Trabalho para os bombeiros profissionais da Força Especial de Bombeiros – FEB ou a criação das Áreas Metropolitanas/Inter-Municipais, integradas na estrutura administrativa do Estado.
Fernando Curto falou ainda da necessidade de serem contempladas dotações orçamentais com verbas para este sector, nomeadamente através das Câmaras Municipais que possuem bombeiros profissionais, numa rubrica própria destinada aos bombeiros e consequentemente para os Serviços Municipais de Protecção Civil. A criação de uma taxa municipal destinada exclusivamente aos bombeiros e protecção civil “que permita um maior investimento por parte das Câmaras Municipais na salvaguarda da vida e haveres das populações” foi outra das ideias apresentadas pelo presidente da ANBP.
Autarca de Loulé medalhado No dia em que se assinalou também o 10º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, em Nova Iorque, nos quais falecerem 343 bombeiros, foram homenageados todos os bombeiros portugueses que faleceram ao serviço da causa pública. Nesta sessão solene que decorreu em Loulé, seguiu-se a atribuição da Medalha de Mérito da Associação Nacional de Bombeiros (ANBP) Profissionais ao presidente da Câmara Municipal de Loulé, e a atribuição de medalhas a bombeiros aposentados e no activo, de várias corporações do país. Nesta ocasião foi ainda celebrado um protocolo entre a ANBP e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, no âmbito do RVCC. No seguimento da distinção ao autarca de Loulé, o presidente da ANBP sublinhou o trabalho feito neste Concelho e a preocupação permanente do executivo municipal, nomeadamente através da reestruturação do Corpo de Bombeiros Municipais que veio “trazer mais-valia operacional e corrigir situações para todos os bombeiros profissionais que estão ao serviço dos louletanos”. Quanto à acção da Autarquia em matéria de protecção civil, particularmente dos Bombeiros, Seruca Emídio falou da construção do actual Quartel dos Bombeiros de Loulé, inaugurado em 2004, criação do Heliporto Municipal, que vai entrar em obras de requalificação e de readaptação, reequipamento do Corpo de Bombeiros, particularmente com a aquisição de viaturas, e reorganização dos serviços locais, com a resolução de situações respeitantes à profissionalidade dos homens e das mulheres que compõem o Corpo de Bombeiros. O presidente da Câmara de Loulé reiterou ainda a ideia do presidente da ANBP relativamente à necessidade de financiamento dos Bombeiros Profissionais. “É do conhecimento público que alguns Municípios têm vindo a criar a chamada taxa de protecção civil. Seria interessante que o Governo se debruçasse sobre esse facto e, eventualmente, ponderasse a sua aplicação num quadro mais geral de participação das comunidades, instituições e empresas na sustentabilidade dos seus serviços de protecção e socorro”, disse ainda o autarca.

Museu de Portimão em destaque no fórum internacional The Best in Heritage

Seminário “Redes e parcerias entre museus europeus: o projecto Taste of Europe” marcado para 30 de Setembro O Museu de Portimão vai ter honras de destaque na 10ª edição do fórum internacional The Best in Heritage, que entre 22 e 24 de Setembro reunirá na cidade croata de Dubrovnik todos os museus e projectos de conservação e património premiados em 2010.
De acordo com o programa, o Museu de Portimão será apresentado em pormenor no dia 23 de Setembro, através de uma comunicação onde serão focados os principais aspectos deste equipamento cultural distinguido com o Prémio Museu Conselho da Europa 2010, uma estátua de bronze do artista catalão Joan Miró, intitulada “La femme aux beaux seins”. Mais informações em: http://www.thebestinheritage.com/. Por outro lado, o Museu de Portimão recebe no dia 30 de Setembro o seminário “Redes e parcerias entre museus europeus: o projecto Taste of Europe”, que terá lugar entre as 10h00 e as 17h00.
Os participantes no seminário reflectirão sobre todas as fases do trabalho de concepção, investigação, produção e divulgação da exposição internacional “A Taste of Europe – Sabores da Europa”, abordando ainda a gestão e articulação de conteúdos entre os nove museus europeus participantes e respectivas metodologias adoptadas tendo o Museu de Portimão participado com a criação da exposição “Azeite, Saberes com Sabor”, que representou Portugal no projecto. Este encontro surge do ciclo que a Rede Portuguesa de Museus tem vindo a promover, com o objectivo de dar visibilidade a boas práticas e a experiências de referência no panorama museológico do país, reflectindo sobre potencialidades, dificuldades, metodologias e processos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 23 de Setembro, através dos e-mails rec.museu@cm-portimao.pt e info@rpmuseus-pt.org.

Hospital de Faro reduz 2, 5 milhões de euros na despesa através da utilização da capacidade instalada em Cirurgia Cárdio-Torácica do SNS

Na sequência da recomendação da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, datada de 17 de Agosto de 2011, o Serviço de Cardiologia do Hospital de Faro, EPE, passou a referenciar desde o passado dia 5 de Setembro todos os doentes do Algarve que carecem de cuidados no âmbito da especialidade de Cirurgia Cardio-Torácica para os Hospitais de Santa Marta – Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC, EPE), Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE (CHLN, EPE), e Hospital de Santa Cruz - Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO, EPE), e que até aqui eram referenciados por este Hospital para a unidade de cirurgia cardio-torácica do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa
Esta recomendação operacionalizada e desenvolvida pelo Conselho de Administração do Hospital de Faro, EPE, com a colaboração e ação conjunta dos Conselhos Diretivos das ARS do Algarve e de Lisboa e Vale do Tejo e do Coordenador Nacional para as Doenças Cardiovasculares, permitirá ao Conselho de Administração do Hospital de Faro reduzir até ao final do ano de 2011 a despesa com o tratamento daqueles pacientes em cerca de 600 mil euros, prevendo-se que para o ano de 2012 o impacto se traduza numa redução de despesa de 2 milhões e 500 mil euros.
Esta medida faz parte dos compromissos assumidos pelos Hospitais do Algarve e pela ARS Algarve, IP, no Plano de racionalização organizativa dos Hospitais do Algarve e dá cumprimento às orientações do Ministro da Saúde com o objetivo de garantir os compromissos assumidos no Memorando de Entendimento estabelecido com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.

Rota do Petisco de Portimão

A Rota do Petisco de Portimão é o primeiro projecto de cariz cultural e recreativo realizado pela Associação Teia D’impulsos, em parceria com o Município de Portimão, cuja primeira edição teve início no dia 3 de Setembro e prolongando-se durante cerca de um mês, até 2 de Outubro. A Teia D’Impulsos, associação social, cultural e desportiva sem fins lucrativos recentemente criada em Portimão, conta com a parceria da Câmara Municipal de Portimão para levar a cabo a organização desta iniciativa.
São de salientar ainda as colaborações da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Quinta do Morgado da Torre, da Quinta da Penina, da Quinta dos Vales, da Única – Adega Cooperativa do Algarve e da Quinta do Francês que contribuíram de forma importante com o seu apoio para a realização deste roteiro gastronómico, que vai decorrer num total de 31 espaços de restauração do centro de Portimão e da Praia da Rocha. Tendo como objectivos a promoção e divulgação da gastronomia e dos espaços de restauração da cidade, a Rota assenta num conceito ainda pouco conhecido no nosso país, mas que já tem alguns anos de sucesso na vizinha Andaluzia, onde são vários os locais que promovem anualmente as suas rotas de tapas. Para além dos proveitos económicos e culturais na divulgação da gastronomia local, estes projectos caracterizam-se também por contribuir para a animação social dos centros das localidades, pois os participantes são incentivados a circular entre os diversos espaços que integram o evento.
De facto, os participantes na Rota do Petisco de Portimão são convidados a percorrer os diversos estabelecimentos aderentes, guiados através de um passaporte, no qual estão identificadas todas as paragens da rota e a respectiva ementa especial confeccionada para o efeito. Ao petiscar nos locais aderentes, os participantes recebem um carimbo no passaporte. O intuito é incentivá-los a conhecerem outros restaurantes ou pastelarias, de forma a reunirem o maior número de comprovativos. É, pois, um desafio lançado a todos os que visitam a cidade para apreciaram a boa mesa de Portimão, mas que também irá possibilitar aos portimonenses conhecerem melhor alguns dos espaços locais de restauração.
Está ainda prevista a entrega de duas entradas para o Museu de Portimão a todos os que percorrerem, pelo menos, 12 paragens da Rota, ao passo que os participantes que coleccionarem um mínimo de 24 carimbos no passaporte habilitam-se a um prémio, num total de dez a sortear entre os candidatos. O prémio consiste numa visita e prova de vinhos para duas pessoas em adegas locais designadas pela Comissão Vitivinícola do Algarve. Em ambos os casos, os Passaportes deverão ser apresentados na recepção do Museu de Portimão. Integram esta primeira edição da Rota do Petisco de Portimão um total de 31 estabelecimentos: em 23 deles, o participante poderá provar os melhores petiscos da gastronomia local, e nos outros oito irá adoçar o paladar com a doçaria regional (ver listagem em anexo). Os estabelecimentos foram seleccionados pela organização da Rota do Petisco de Portimão, que teve como critérios a qualidade, a preocupação pela divulgação dos produtos locais e da gastronomia tradicional e a adequação das suas características ao conceito da Rota. Desta forma, foi tomada a opção de concentrar a selecção dos estabelecimentos apenas ao centro de Portimão e à Praia da Rocha, de forma a permitir que os participantes possam percorrer os diversos locais de forma pedonal. Da selecção inicial efectuada pela Teia D’Impulos, resultou um total de 31 espaços de restauração, entre restaurantes, casas de petiscos e pastelarias, que decidiram abraçar este projecto e converteram-se em paragens da nossa Rota.

POLIS/PESCADORES: "REPÚDIO PELA "TRAIÇÃO" MACÁRIO/PS A FARO; LAMENTO PELA "BÊNÇÃO" DA MINISTRA" - CFC.

"Raízes cortadas": decretaram a expulsão da Ilha de quem a povoou há um século". Através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, "o CFC contesta e repudia a "traição" feita pelo Eng. Macário Correia e pelo PS à história do Concelho e aos homens do mar no Dia de Faro, ao decretarem a expulsão da Ilha dos que a povoaram há mais de um século. Por outro lado, o CFC lamenta que a Srª Ministra desse a "bênção" ao mau Polis e a fundamentalistas "alucinados" esbanjadores de milhões e que desrespeitam a própria lei e as pessoas. O Movimento Autárquico Independente CFC expressa a mais veemente contestação e repúdio pelo fato de ontem no "Dia de Faro" (que simbolicamente deve ser o mais importante do ano, reforçando a nossa identidade e projectando o futuro), o Presidente da Câmara tenha cometido uma "traição" à história de Faro e aos homens do mar, ao assinar Protocolos que decretam a expulsão da Ilha de Faro de quem a povoou há mais de um século. Viverem lá é um direito natural, seja onde estão ou, eventualmente, noutra zona da Ilha.
Estas e outras barbaridades do Polis são capitaneadas pelo Eng. Macário Correia e pelo PS, que têm mentido aos que querem expulsar e à população em geral. Mentem, dizendo que a saída das famílias será voluntária, quando os querem obrigar a fazê-lo. E mentem, quando dizem que todos vão para a Urbanização do Montenegro, sendo o número de casas inferior às famílias que querem expulsar!...
Dizem que são medidas muito boas para as pessoas, mas a prova de que estão a forçá-las ficou ontem mais uma vez demonstrada pela não presença maciça dos envolvidos. Ou foram desrespeitados, não sendo convidados; ou foram convidados, mas não compareceram. Sem prejuízo do respeito pessoal e institucional que a Srª Ministra que tutela o Ambiente nos merece, o CFC lamenta que se tenha deslocado a Faro para "dar a bênção" a um mau Polis que não resolve os grandes problemas e também aos fundamentalistas "alucinados" esbanjadores de milhões, que têm cometido e têm em curso ilegalidades, graves atropelos e usurpação de direitos da população farense. Salvaguarda-se como positiva a requalificação de uma pequena parte da zona ribeirinha, mas está muito atrasada pois já devia estar concluída.
Quanto ao Polis para Faro, o CFC relembra que não inclui: a retirada da linha férrea pesada da zona ribeirinha, doca de recreio e parque ambiental do Pontal, recuperação do porto comercial e cruzeiros, etc. Pelo contrário, querem dar como certos: 20 milhões de euros para demolições; mais empréstimos a contrair pela Câmara; ponte nova só com uma faixa e não permitindo a livre circulação de barcos; proibição de entrada de veículos na Ilha durante 4 meses de verão; centenas de milhares de euros a pagar pela autarquia à Parque Expo; etc. Nos atropelos e ilegalidades sobressaem as manobras em que o Presidente da Câmara tem participado sobre o Plano de Pormenor da Ilha, proibição da entrada de carros e abertura de Concurso para a nova ponte, tudo à margem da autarquia. Sobre a Sessão Solene o CFC associa-se à atribuição das Medalhas de Mérito atribuídas a: Eng. Tito Olívio Henriques, Fernando Sousa Inês, António Grelha de Matos, Dr. João Goulão, e Alfredo de Sousa Barão (a título póstomo). Justifica-se, no entanto, que tornemos pública uma saudação especial ao Eng. Tito Olívio e António Matos, como membros do CFC", conclui o documento.

AÍ ESTÃO AS PORTAGENS NA VIA DO INFANTE

Meios de pagamento de portagens para veículos estrangeiros disponíveis na A 22 e A 23, informa a EP
A Estradas de Portugal (EP) informa que, a partir de hoje, segunda-feira, dia 12 de setembro, "na área de serviço da A23, em Abrantes, ao km 44, passa a ser possível aderir aos meios de pagamento de portagens para veículos de matrícula estrageira que circulem nas ex-SCUT. A partir de terça-feira dia 13, este serviço estará também disponível na área de serviço da A22, em Olhão ao km 97.
Os veículos de matrícula estrangeira que circulem nas ex-SCUT podem optar pela aquisição de títulos pré-pagos com validade limitada temporalmente mas sem a obrigatoriedade de possuir um dispositivo eletrónico, ou então comprar ou alugar um dispositivo eletrónico no qual é possível fazer pré-carregamento ou optar pelo débito direto na conta bancária. Recorde-se que para os veículos de matrícula estrangeira não está disponível a modalidade pós-pagamento. Para informações detalhadas sobre formas de aquisição e modalidades de pagamento disponíveis, consulte as páginas das entidades de cobrança http://portagens.ctt.pt e www.viaverde.pt. Mais informações e esclarecimentos sobre o sistema de portagens eletrónicas, estão disponíveis no portal de tráfego da Estradas de Portugal, em http://www.estradas.pt/portagensfaq", conclui a nota de imprensa da EP.