segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rota do Petisco de Portimão

A Rota do Petisco de Portimão é o primeiro projecto de cariz cultural e recreativo realizado pela Associação Teia D’impulsos, em parceria com o Município de Portimão, cuja primeira edição teve início no dia 3 de Setembro e prolongando-se durante cerca de um mês, até 2 de Outubro. A Teia D’Impulsos, associação social, cultural e desportiva sem fins lucrativos recentemente criada em Portimão, conta com a parceria da Câmara Municipal de Portimão para levar a cabo a organização desta iniciativa.
São de salientar ainda as colaborações da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Quinta do Morgado da Torre, da Quinta da Penina, da Quinta dos Vales, da Única – Adega Cooperativa do Algarve e da Quinta do Francês que contribuíram de forma importante com o seu apoio para a realização deste roteiro gastronómico, que vai decorrer num total de 31 espaços de restauração do centro de Portimão e da Praia da Rocha. Tendo como objectivos a promoção e divulgação da gastronomia e dos espaços de restauração da cidade, a Rota assenta num conceito ainda pouco conhecido no nosso país, mas que já tem alguns anos de sucesso na vizinha Andaluzia, onde são vários os locais que promovem anualmente as suas rotas de tapas. Para além dos proveitos económicos e culturais na divulgação da gastronomia local, estes projectos caracterizam-se também por contribuir para a animação social dos centros das localidades, pois os participantes são incentivados a circular entre os diversos espaços que integram o evento.
De facto, os participantes na Rota do Petisco de Portimão são convidados a percorrer os diversos estabelecimentos aderentes, guiados através de um passaporte, no qual estão identificadas todas as paragens da rota e a respectiva ementa especial confeccionada para o efeito. Ao petiscar nos locais aderentes, os participantes recebem um carimbo no passaporte. O intuito é incentivá-los a conhecerem outros restaurantes ou pastelarias, de forma a reunirem o maior número de comprovativos. É, pois, um desafio lançado a todos os que visitam a cidade para apreciaram a boa mesa de Portimão, mas que também irá possibilitar aos portimonenses conhecerem melhor alguns dos espaços locais de restauração.
Está ainda prevista a entrega de duas entradas para o Museu de Portimão a todos os que percorrerem, pelo menos, 12 paragens da Rota, ao passo que os participantes que coleccionarem um mínimo de 24 carimbos no passaporte habilitam-se a um prémio, num total de dez a sortear entre os candidatos. O prémio consiste numa visita e prova de vinhos para duas pessoas em adegas locais designadas pela Comissão Vitivinícola do Algarve. Em ambos os casos, os Passaportes deverão ser apresentados na recepção do Museu de Portimão. Integram esta primeira edição da Rota do Petisco de Portimão um total de 31 estabelecimentos: em 23 deles, o participante poderá provar os melhores petiscos da gastronomia local, e nos outros oito irá adoçar o paladar com a doçaria regional (ver listagem em anexo). Os estabelecimentos foram seleccionados pela organização da Rota do Petisco de Portimão, que teve como critérios a qualidade, a preocupação pela divulgação dos produtos locais e da gastronomia tradicional e a adequação das suas características ao conceito da Rota. Desta forma, foi tomada a opção de concentrar a selecção dos estabelecimentos apenas ao centro de Portimão e à Praia da Rocha, de forma a permitir que os participantes possam percorrer os diversos locais de forma pedonal. Da selecção inicial efectuada pela Teia D’Impulos, resultou um total de 31 espaços de restauração, entre restaurantes, casas de petiscos e pastelarias, que decidiram abraçar este projecto e converteram-se em paragens da nossa Rota.