quarta-feira, 9 de junho de 2010

Município de Vila do Bispo volta hastear Bandeira Azul


No próximo dia 16 de Junho, o município de Vila do Bispo vai hastear 9 Bandeiras Azuis e uma Bandeira “Praia Acessível – Praia para todos”.
A cerimónia está marcada para as 10h00, na Praia do Burgau, seguindo-se as restantes praias galardoadas; Cabanas-Velhas, Salema, Zavial, Ingrina, Martinhal, Mareta, Castelejo e Cordoama com a Presença de representantes da Câmara Municipal, PNSACV, Capitania do Porto de Lagos e da ARH.
A candidatura a este galardão apresentado pela autarquia é voluntário e representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente pela Comissão Europeia da Bandeira Azul às praias portuguesas que cumpram um conjunto de critérios respeitantes á informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.
A Praia da Salema viu-lhe também ser atribuído o galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”. Esta distinção prova que a praia cumpre os requisitos necessários para receber utentes com dificuldades de mobilidade, ou seja: acesso pedonal; estacionamento ordenado e reservado; de um acesso à zona de banhos; de passadeiras no areal; de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso; de serviços de primeiros socorros e de nadadores-salvadores com formação especifica.
Trata-se de uma distinção que representa o esforço do concelho em melhorar as infra-estruturas e serviços de apoio aos veraneantes, eliminando as barreiras arquitectónicas nos equipamentos colectivos e na via pública.
A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, conta com o apoio da Comissão Europeia e tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.

Refira-se que desde 2007 que a Câmara Municipal de Vila do Bispo não se candidatava a este galardão.

GNR APREENDE CARRINHA COM OBJECTOS FURTADOS


A Guarda Nacional Republicana de Albufeira, ontem 08 de Junho de 2010, apreendeu uma carrinha de marca Ford, modelo Transit, por suspeita dos seus ocupantes terem participado num furto a residência, praticada no dia anterior, 07 de Junho de 2010, na localidade de Paderne.
A referida viatura foi referenciada na Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira, quando circulava de direcção à Marina de Albufeira, após ter saído das traseiras do supermercado LIDL.
A GNR de Albufeira de imediato procurou interceptar a viatura suspeita, vindo a se detectada num acampamento de indivíduos de etnia cigana, situado nas traseiras do Clube de Pesca, na Orada – Albufeira.
Ao ser abordada, a viatura estava parada, com as portas abertas, o rádio ligado e a chave na ignição e com o motor ainda bastante quente.
Como ninguém compareceu junto da viatura, a mesma foi removida para as instalações da GNR de Albufeira, por existirem alguns objectos no seu interior da carrinha que se suspeita provenientes de furtos.
Do interior da viatura foram apreendidos vários objectos, entre os quais, uma chave de fendas de cabo amarelo e um gerador que se suspeita furtados no dia anterior numa residência de Paderne, bem como outros objectos que foram prontamente identificados pelo seu proprietário e que confirmou terem sido furtados por dois indivíduos de etnia cigana, que se presume serem os condutores da viatura agora apreendida.
Na viatura foram ainda apreendidos os vários materiais: cento e quarenta e cinco (145) camisolas de manga comprida, vinte e sete (27) parcas de adulto, dezassete (17) parcas de criança, doze (12) vestidos de criança, Uma (01) boneca, Um (01) gerador de marca Honda, um (01) pa¬r de luvas de cor preta e cinza, um (01) pa¬r de óculos de sol, dois (02) CD’s de jogos para consola Playstation e uma (01) chave de fendas com 28 cm de comprimento que se encontrava dissimulada detrás do banco do condutor.
Por se suspeitar que alguns dos materiais aprendidos e de se desconhece a sua proveniência, sejam furtados, a GNR vai proceder a investigações no sentido de apurar a sua proveniência e identificar os autores desses furtos.

Albufeira: ARQUIVÍSTICA EM DEBATE



Genealogia do Algarve reúne atenções dos participantes

O Presidente da Câmara de Albufeira deu ontem as boas vindas às II Jornadas de Arquivo, que estão a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Município de Albufeira desde ontem e até ao final do dia de hoje. O tema destas jornadas é “Perspectivar o Futuro”.

Estas II Jornadas pretendem trazer à luz da discussão, problemáticas actuais intrínsecas à Arquivística. Em debate estão questões que envolvem os arquivos electrónicos, a actual reforma da administração pública e consequente modernização administrativa, e o futuro dos arquivos históricos. Estão a participar cerca de uma centena de profissionais vindos de todo o país.

Segundo Dália Paulo, da Direcção Regional de Cultura do Algarve, “os arquivos eram encarados como lugares sem vida e só tinham valor para os estudiosos. Nos dias de hoje, os arquivos assumem um papel social importante; não têm só como missão principal o seu espólio. Actualmente, os documentos em papel tendem a desaparecer para dar lugar ao digital. Para os arquivos este é um problema actual, uma vez que é preciso saber como fazer e qual o seu custo.”

Por seu turno, Desidério Silva reforçou que, “As memórias e tradições de um povo devem ficar registadas com qualidade. É preciso salvaguardar a cultura numa altura em que a informação é cada vez mais um assunto delicado na chamada era global “.

O último painel será dedicado à Genealogia do Algarve. Este projecto consiste numa base de dados onde são colocados registos paroquiais, processos de inquisição e processos de habilitação de todos os nascidos, casados ou falecidos no Algarve, criando assim árvores genealógicas globais.

Esta base de dados é composta por 120.000 pessoas, o que corresponde a um total superior a 600.000 dados, maioritariamente nascidas entre 1500 e 1900, uma vez que a lei relativa à protecção de dados pessoais impede a pesquisa de documentos com menos de 100 anos.

KIMERAA inicia-se no Algarve: Projecto Europeu vai Criar Rede para o Cluster do Mar no Espaço Atlântico



Projecto Europeu vai Criar Rede para o Cluster do Mar no Espaço Atlântico A Universidade do Algarve (UAlg) acolheu, nos dias 1 e 2 de Junho, a reunião de lançamento do projecto KIMERAA - Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Área, que visa construir mecanismos de transferência de conhecimento entre empresas e organizações científicas, focando em particular as ciências e actividades económicas ligadas ao mar. O projecto procurará consolidar nichos de excelência da economia marítima e contribuir para a inovação, competitividade e desenvolvimento nas regiões do Espaço Atlântico.
O primeiro dia deste kick-off meeting, que decorreu na Sala de Seminários da Reitoria no Campus de Gambelas da UAlg, foi dedicado à interacção e conhecimento mútuo, através das apresentações institucionais das organizações parceiras do KIMERAA e com a exposição das metas do projecto. Portugal está representado no KIMERAA pelo CRIA, Divisão de Empreendedorismo e da Transferência de Conhecimento da Universidade do Algarve, e pela UPIN, Universidade do Porto Inovação. O MIK, Mondragon Ikerketa Kudeaketan (País Basco) e a Universidad de Huelva (Andaluzia) representam Espanha. O Reino Unido é representado pela Cardiff University do País de Gales e a Irlanda pelo Ionad Forbartha Gno t/a WESTBIC.
A tarde foi encerrada com uma visita de estudo a diversas empresas e locais relevantes que exemplificam as potencialidades de afirmação do cluster do mar no Algarve. A empresa Necton apresentou à comitiva internacional os seus processos produtivos no âmbito das micro-algas e da flor de sal, partilhando com os visitantes os desafios de construção e afirmação internacional de uma empresa no sector da biotecnologia localizada região algarvia. O percurso continuou na cidade de Olhão, onde se focaram o sector piscatório, a indústria de conservas e o eco-turismo. Foi ainda efectuada uma visita pela Ria Formosa, com a Natura Algarve, ilustrativa da centralidade deste recurso como atracção turística e como laboratório natural para a investigação científica no domínio das ciências marinhas. A visita de estudo terminou na Ilha da Culatra.
O segundo dia marcou o início das actividades específicas do projecto, em particular o lançamento de uma rede atlântica para o desenvolvimento do cluster do mar, onde a transferência de conhecimentos entre as entidades dos sistemas científicos e tecnológicos e as empresas possa ser mais efectiva. Para o cumprimento deste objectivo, a primeira grande tarefa do KIMERAA será a realização de um estudo inter-regional sobre a avaliação do cluster do mar nas regiões participantes. Este estudo está a ser coordenado pelo Professor Phil Cooke, do Centre for Advanced Studies in Social Sciences da Cardiff University, reputado especialista na área do desenvolvimento de Clusters e um dos criadores da noção de Sistema Regional de Inovação.
O projecto KIMERAA, liderado pela UAlg e desenvolvido entre 2010 e 2012, é co-financiado pelo programa europeu de cooperação INTERREG Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.

Milene Nobre volta a dar cartas na cozinha



Milene Nobre, uma jovem de 23 anos, residente em Tavira, foi a vencedora do Concurso Inter-Escolas 2010, que reuniu toda a rede escolar do Turismo de Portugal na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A finalista da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António apresentou como entrada: Bombom de camarão sobre cremoso de alho francês e ar do mesmo e como prato principal: Lombo de bacalhau confitado com escamas de chouriço, coentrada de batata e couli de pimento.

Este prémio concedeu o passaporte a esta jovem cozinheira para o concurso europeu, Euroskills Competitions Technical Outline ES2010 - 6060 Cook & Serve, bem como um curso na Noruega com o conceituado Chefe Geir Skeie, chef do restaurante Midtåsen Solvold e vencedor do Bocuse d’Or da Europa 2010.

Este concurso teve como objectivos principais estimular a criatividade dos jovens durante o seu percurso formativo, potenciar a sua realização e desenvolver os seus valores de qualidade, autonomia e trabalho de equipa.

Para além das provas de cozinha, este concurso contemplou todas as áreas e componentes vocacionais, nomeadamente de serviço de restaurante, bar, pastelaria, vinhos, alojamento hoteleiro e turismo, e ainda a concepção de um itinerário turístico.

Circuito Ibérico de Windsurf Proam 2010


Estrelas do windsurf na Praia de Alvor

Entre 10 e 13 de Junho, Portimão acolhe aquela que para muitos é a prova mais emocionante do Circuito Ibérico de Windsurf Proam, e que vai ter lugar no campo de regatas localizado na Praia de Alvor.

A competição, organizada pela MPE Eventos com o apoio do Município de Portimão, integra o calendário do programa Allgarve e vai contar com a participação dos melhores atletas ibéricos, com destaque para o português Miguel Martinho (campeão mundial de Formula Windsurfing) ou o espanhol Augusto Garcia (ex campeão olímpico), mas também referências do windsurf mundial como o norte-americano Monty Spindler ou o francês Ludo Jossin, entre outros.
Os dois primeiros dias de prova vão ser dominados por regatas de longa distância entre Alvor e a Ponta da Piedade, em Lagos, com ida e volta. Nos dias seguintes, o Slalom é a modalidade que irá por à prova os windsurfistas e proporcionar um espectáculo de cor ao público que se deslocar à praia de Alvor.
Portimão volta, assim, a ser o incontornável ponto de encontro de windsurfistas para um fim-de-semana prolongado que promete grande competitividade e muita animação dentro e fora de água.

PAVILHÃO DESPORTIVO DE ALBUFEIRA INAUGURADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA





Cerca de 1.200 pessoas presentes na Inauguração do Pavilhão Desportivo Autarquia concluiu o projecto “Cidade Desportiva” com a Inauguração do novo Pavilhão Desportivo, no valor de 5 milhões de euros.
Saiba mais e veja a nossa foto-reportagem na edição semanal de Algarve Press em www.algarvepress.com

No passado Sábado, dia 5 de Junho, Albufeira viveu um dia de festa, com a inauguração do Pavilhão Desportivo, presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
“Com imenso gosto decidi associar-me à inauguração deste magnífico pavilhão desportiva. Está é uma a prova de que as autarquias estão atentas aos problemas das populações, criando condições para hábitos de vida mais saudáveis”, salientou o Chefe de Estado.
Este complexo desportivo de cerca de 5 milhões de euros, encerra assim o projecto da “Cidade Desportiva de Albufeira”, onde se encontram o Estádio Municipal, os Campos Sintéticos, as Piscinas Municipais e os Parques Radical e da Alfarrobeira, e uma ciclovia, servindo milhares de munícipes nas diversas vertentes desportivas.
Constituído por dois pisos, o Pavilhão Desportivo de Albufeira dispõe de uma área de aproximadamente 6000m2 e contempla um campo de jogos que permite a prática de todas as modalidades indoor. Com uma lotação para cerca de 1.200 pessoas no recinto principal, o pavilhão inclui ainda diversas salas multiusos, um ginásio equipado para atletas de alta competição e o futuro Centro de Avaliação e Recuperação Funcional de Atletas, onde os desportistas do concelho, de todas as idades, poderão monitorizar e tratar a sua condição física.
Visivelmente satisfeito com a presença do Presidente da república e com a adesão dos munícipes à Cerimónia, Desidério Silva salientou que “nos últimos sete anos, foram gastos nestas obras um valor superior a 18 de milhões de euros”, sendo que o novo pavilhão “concretiza uma aspiração de há anos para os albufeirenses”.
Segundo o autarca, trata-se de “um equipamento estruturante que representa o novo paradigma de cidade, com desenvolvimento económico e social e que é vivida pelas pessoas”.
“Antes, em Albufeira, só se pensava no turismo. Agora, pensa-se nas pessoas”, reforçou, em jeito de conclusão, Desidério Silva.
A propósito de Turismo, um dos sectores económicos mais significativos para o país, Cavaco Silva exortou na sua mensagem a que os portugueses fizessem férias “cá dentro”, dando Albufeira como um dos bons exemplos para o efeito.
Refira-se que antes do momento da palavra das entidades, houve um desfile de representantes de clubes desportivos do município, assim como demonstrações desportivas a cargo do Grupo de Ginástica da Luel, Academia de Dança Imortal Desportivo Clube, Grupo da Escola Secundária de Albufeira e ainda uma demonstração de mini-basket do Imortal e do Clube de Basquete de Albufeira. O resto da tarde prosseguiu com 1 jogo de futsal entre iniciados do Bellavista Desportivo Clube e do Albufeira Futebol Clube.

CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ É A MELHOR DO PAÍS EM TERMOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL




Mundial do Ambiente assinalado em Loulé com apresentação de projectos e anúncio de distinção ECO XXI

Loulé foi o município português que obteve melhores resultados no que respeita às boas práticas ambientais, de acordo com a avaliação das candidaturas ao galardão ECO XXI e que lhe valeu a atribuição da Bandeira Verde.

Esta distinção foi anunciada pelo executivo municipal no passado sábado, Dia Mundial do Ambiente, durante uma cerimónia onde, para além da apresentação ao público e à Comunicação Social dos indicadores que estiveram na base deste prémio, foi dado a conhecer também o projecto “Mancha Branca”.

Dinamizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o Galardão “Município ECO XXI” tem como principal objectivo galardoar municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo numa série de 23 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais, alicerçadas em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. As candidaturas foram avaliadas por um júri composto por entidades e personalidades especialistas em cada uma das áreas que compõem cada indicador (ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente, CCDR’s, IEFP, INAG, Sociedade Ponto Verde, Turismo de Portugal, entre outras).

Este projecto teve início em 2005/2006, com a participação de 38 municípios e, apesar de nesta fase inicial não terem sido atribuídos galardões, Loulé obteve um resultado acima dos 55%. Em 2006/2007, posicionou-se em 15º lugar, em 2007/2008 em 12º, e em 2008/2009, em 4º lugar. Este ano, alcançou o 1º lugar, com uma média de resultados obtidos nos diferentes parâmetros de 74%.

A Educação Ambiental foi um dos indicadores decisivos para o posicionamento de Loulé no topo do ranking nacional. O vereador do Ambiente, Aníbal Moreno, salientou o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área junto das escolas, particularmente pela da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sobretudo no Centro Ambiental da Pena, ao longo de todo o ano, e no Centro Azul de Quarteira, durante o Verão.

Também as acções de sensibilização, os seminários ligados às alterações climatéricas, à prevenção de fogos florestais, à eficiência energética, acções comemorativas de efemérides como o Dia da Floresta, o Dia Europeu sem Carros, Dia Nacional do Mar ou o lançamento de percursos pedestres na Rocha da Pena e Fonte da Benémola têm contribuído para esta educação ambiental “norteada pela Estratégia de Sustentabilidade do Concelho e que é assumida no Projecto Educativo Municipal”.

Também a implementação da Campanha Bandeira Azul foi um factor da escolha de Loulé como o município com melhores práticas ambientais. Neste momento, são 7 as praias do Concelho que têm Bandeira Azul mas, segundo Aníbal Moreno, prevê-se que para o ano passem para 9 as praias distinguidas com este galardão, o que perfaz o pleno em termos das praias louletanas. “As outras duas praias só não têm Bandeira Azul por questões ligadas às concessões mas estamos a trabalhar para ter a totalidade das bandeiras”, explicou este responsável.

Em termos de informação aos munícipes, para além das publicações temáticas como a Revista “Sinal Verde”, também o site da Autarquia e recém-criado Portal do Munícipe constituem ferramentas importantes para dar a conhecer todas estas acções. Em relação ao Portal, Anibal Moreno anunciou que, em breve, está previsto a introdução do serviço “Factura Electrónica”, que permitirá também uma redução em termos de papel.

No que concerne à cooperação com a sociedade civil, é de destacar as parcerias do Município de Loulé com 8 parcerias com Organizações Não Governamentais de Ambiente, 3 parcerias com ONGs de Desenvolvimento e 84 parcerias com Organizações Sócio-Culturais. Também a certificação em sistemas de Gestão de Qualidade (14 dos serviços municipais, 3 das empresas municipais e 40 de empresas fornecedoras de bens e/ou serviços) mereceram uma nota positiva por parte do júri do ECO XXI.

Em termos da conservação da Natureza, é de registar a existência de várias zonas de grande interesse ambiental, com especial destaque para a Fonte da Benémola e Rocha da Pena. De referir que, neste momento, está em discussão pública o regulamento destas zonas como Áreas Protegidas. “Enquanto parceira do ICN, a Câmara tinha pouca intervenção nestas zonas. Mas a partir de agora iremos intervir mais nestes dois locais”, adiantou o vereador do Ambiente.

Também os elevados índices da qualidade de água para consumo humano (98,43%), da população servida por sistemas de abastecimento de água (99%) e por sistemas de drenagem e tratamento de água (96%) e o aumento da recolha selectiva de resíduos tiveram peso na distinção do Concelho no âmbito do ECO XXI relativo a 2009/20010.

Já o Programa Racional de Energia desenvolvido pela Câmara que passa, por exemplo, por auditorias energéticas aos edifícios municipais, medidas de utilização racional de energia, painéis solares em edifícios públicos, a instalação de equipamento redutor de fluxo de alimentação à instalação de iluminação pública em alguns troços do Concelho, ou pela recolha de óleo alimentar para produção de biodiesel, foi tido em conta na avaliação do Concelho.

Outro dos itens avaliados diz respeito à Mobilidade Sustentável. Nessa matéria, o Concelho tem feito uma aposta na oferta de transportes públicos e acessibilidade aos mesmos, bem como nas zonas pedonais e acessibilidades. Em 2009, Loulé recebeu a Bandeira de Prata da Mobilidade e, neste momento, 100% das escolas são acessíveis, 88% de edifícios municipais são acessíveis, bem como 4 praias do Concelho. Em termos de ciclovias, o Concelho tem neste momento uma rede de 39 km mas, para breve está previsto também a implantação de novas ciclovias, nomeadamente em Almancil e na avenida nascente de Loulé.

Finalmente, mereceram a atenção do júri do ECO XXI as 5 explorações de agricultura biologia, a aposta na valorização dos produtos de qualidade e do artesanato (16 artesãos e Unidades Produtivas Artesanais reconhecidas e 3 produtos de qualidade) e também o turismo em espaço rural (9 estabelecimentos, 1034 camas), os projectos de recuperação do património para fins turísticos como foram os casos do Mercado Municipal de Loulé ou das aldeias de Querença e Alte, a criação/apoio ao desenvolvimento de trotas ou percursos turísticos e a dinamização e apoio a eventos.

Em suma, Aníbal Moreno salientou que, dada a extensa área territorial do Concelho, com zonas distintas que vão do litoral à fronteira com o Alentejo, “a aposta tem sido não em investir apenas numa zona mas criar iniciativas ao longo de todo o Município, em várias áreas”.

Já o vice-presidente da Câmara de Loulé, José Graça, referiu que este é um esforço que a Autarquia tem vindo a desenvolver há alguns anos, de uma forma mais sistemática e orientada “há cinco anos, depois da discussão da Estratégia de Sustentabilidade do Concelho de Loulé que, com medidas pontuais em várias áreas temos vindo a melhorar o nosso ambiente”.

“Depois de um quarto lugar que já era para nós muito honroso, este prémio é uma prova que este esforço vale a pena. Pretendemos melhorar o nosso ambiente, a nossa qualidade que é para isso que cá estamos e é para isso que os munícipes pagam os impostos”, concluiu José Graça.

“Mancha Branca” entra em acção esta semana

Quarteira vai ser o ponto de partida da mega operação “Mancha Branca”, uma iniciativa conjunta da Câmara de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira e que conta como parceiro privado Empreendimento Four Seasons Vilamoura, com o apoio das Tintas NEUCE, que irá estender-se ao resto do Concelho.

A ideia é contribuir para a melhoria da imagem das localidades, através da pintura dês espaços públicos, sobretudo edifícios degradados ou vandalizados, bem como remoção dos grafitis que aí existem.

Esta acção contará também com o envolvimento de voluntários, associações e escolas. Serão igualmente distribuídas tintas e outros materiais (pincéis, rolos, trinchas, etc.) a famílias carenciadas, para a pintura exterior das suas habitações.

Simultaneamente, será celebrado um protocolo com o Grupo Policromia, uma associação de jovens que fazem “arte grafiti” para a utilização de espaços específicos em Quarteira para que os jovens possam mostrar os seus grafitis. “Não temos nada contra os grafitis, só contra o vandalismo. Os jovens vão ter espaços próprios para puderem fazer essa arte. Fora desses espaços, a trincha e o papel é que serão os artistas”, disse Aníbal Moreno.

José Graça reforçou esta ideia referindo que muitos edifícios são progressivamente alvo dessa prática que desvirtua a sua imagem. “Todos se lembram como estavam os estádios municipais de Quarteira e Loulé aquando a intervenção que fizemos nos locais. Tornámos branco aquilo que de branco já não tinha nada. Alguns meses depois esses espaços começaram a ser aparecer grafitos. Este protocolo será importante pois é uma tentativa de envolver jovens que também controlam e sabem quem pratica estes actos”, explicou o vice-presidente.

Neste envolvimento como os privados, Joaquim Eusébio, responsável da Four Seasons, acrescentou que “um dos problemas do turismo algarvio é a degradação dos edifícios e o vandalismo que existe pois de nada vale mostrar um hotel de 5 estrelas se tudo à volta não é de 5 estrelas”.

Da parte da Junta de Quarteira, Carlos Catarino manifestou a preocupação crescente do executivo com esta matéria na cidade de Quarteira e, nessa medida, a “Mancha Branca” será um passo para “dar outra imagem a quem nos visita”.

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve servem almoço ao Presidente da República


650 convidados no âmbito das comemorações do Dia de Portugal

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foi escolhida para servir o almoço ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e a mais 650 convidados no dia 10 de Junho, no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se realizam na capital algarvia.
No total, estarão envolvidos 144 alunos e 12 monitores e formadores, que orientarão e acompanharão todas as acções, desde o acolhimento até às refeições a servir.
Os alunos de Operações Turísticas e Hoteleiras estarão a assegurar os serviços de recepção e acompanhamento, ao passo que os de Restauração e Bebidas garantirão o serviço de bar e mesa e os de Cozinha/Pastelaria, asseguram a produção das refeições.
O convite à Escola para esta organização partiu da Câmara Municipal de Faro, que vai oferecer o almoço a mais de seis centenas de personalidades nacionais e regionais em dois espaços da Escola de Hotelaria e Turismo - no claustro da Escola (onde estará instalada a mesa da Presidência) e no restaurante-bar do edifício -, numa área total de 750 metros quadrados.
Será servida ao almoço uma ementa com fortes influências algarvias, tanto nas técnicas gastronómicas utilizadas como nos ingredientes escolhidos, onde constam a flor de sal, o azeite algarvio, a galinha do campo, o xarém (papas de milho), a amêndoa, o poejo, a laranja ou a alfarroba.
A escolha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve para a realização do almoço das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas constitui um reconhecimento acrescido da capacidade de organização e trabalho dos seus alunos e profissionais e da rede de 16 Escolas que o Turismo de Portugal gere em todo o País. Recentemente, as Escolas de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Lisboa e Santa Maria da Feira também estiveram directamente envolvidas na organização de eventos que contaram com a presença do Presidente da República.
É a primeira vez que Faro é escolhida como capital das Comemorações do Dia de Portugal, cujas cerimónias oficiais decorrem em 9 e 10 de Junho.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

Com 44 anos de experiência, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – Faro conta com mais de 280 alunos e 13 formadores e 34 professores, que leccionam os cursos de especialização tecnológica de Gestão e Produção de Cozinha e Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas (para alunos com o 12.º ano); os cursos on job Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas (para alunos com o 11.º ano).
Dispõe de 16 salas de aula e de três cozinhas pedagógicas, além de um restaurante-bar e de um hotel de aplicação. No Algarve, o Turismo de Portugal gere ainda as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portimão e de Vila Real de Santo António.
A partir de 15 de Junho, as 16 Escolas da rede abrem inscrições a alunos para o ano lectivo 2010/11. Mais informações podem ser obtidas no site das Escolas na internet em http://escolas.turismodeportugal.pt/.

O almoço em números:- 650 convidados;
- 750 metros quadrados de área, distribuída por dois espaços (claustros e restaurante-bar da Escola)
- 53 mesas;
- 144 alunos e 12 monitores/formadores envolvidos;
- 15 anos a 24 anos – idade dos alunos;
- 29 anos a 63 anos – idade dos monitores envolvidos.

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Almoço organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – Faro

Ementa
Couvert
Pão, tostas, flor de sal, azeite algarvio e enchidos regionais

Sopa
Sopa de galinha do campo com farinha de trigo “sarraceno”, aromatizada com hortelã

Prato Principal
Lombo de Bacalhau com molho verde, “xarém” de enchidos e legumes salteados

Sobremesa
Torta de amêndoa com gelado de poejo, sobre biscoito de coentros e crocante de laranja

Bebidas
Água, Sumo de laranja natural, Vinho Regional Algarvio branco e tinto (Foral de Portimão)
Café e Bolinhos de Alfarroba

“PORTIMÃO, ARTE EM ESPAÇO RURAL”, em Alcalar



De 11 de Junho a 11 de Julho

Entre os dias 11 de Junho e 11 de Julho, a arte volta a marcar uma presença especial na freguesia da Mexilhoeira Grande, com a 2ª edição de “Portimão, Arte em Espaço Rural” que leva ao interior do concelho, artes plásticas de expressão contemporânea, exposições, concertos de música clássica, master classes de música e Workshops, lançando o convite para uma visita cultural ao meio rural.
Num conceito inovador de expor obras de arte, a Exposição “Ruralidades”, traz até ao meio rural artistas contemporâneos com múltipla disciplinariedade e diferentes formas de expressão, numa abrangência de estilos livres, do figurativo ao abstracto, da pintura à escultura, passando pela gravura.
Este ano será apresentada uma inédita exposição de Land Art, um tipo de arte em que o artista intervém directamente no terreno utilizando os materiais que a própria natureza oferece como pedras, plantas, terra, ramos, numa verdadeira forma de transmitir mensagens e despertar consciências. Outra novidade é a apresentação de obras de Vídeo-instalação, uma expressão de arte-contemporânea onde se junta a disciplina de vídeo e composição musical, alusiva ao mundo rural.
Participam nesta exposição vários artistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente: Ana Bernardino, Fernando Pereira, Fernando Veloso, Franco Charais, Joana Florêncio, Kristina Pantelic, Luciana Rosado, Martins Leal, Maureen Booth, Sofia Barreto, Stella Barreto, Vila na Pintura; Alberto Coudel, Arlindo Arez, Carlos Bajouca, Diogo Rosa, Filomena Almeida, Miguel Isla, Moisés P. Paulo, Nicolau Campos, Paulo Quaresma e Vesna Pantelic, na Escultura; Arlindo Arez, Bertílio Martins; Filomena Almeida; Paulo Quaresma na Land Art; Márici Costa e Rui Bentes na Vídeo Instalação; Inês Silva na Instalação.
De entrada livre, esta exposição está patente até dia 11 de Julho, na Aldeia de S. José e no Atelier “Oficina de Escultura” em Alcalar, das 15h00 às 19h00, de Quarta a Domingo, e no Centro Interpretativo de Alcalar, de Terça a Sábado, no horário das 10h30 às 13h00 / 14h00 às 18h30.
A Música Clássica tem também lugar neste espaço”rural” com concertos agendados para dia 26 de Junho com a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve (Pólo da Mexilhoeira Grande) na capela da Aldeia de S. José, pelas 17h30; e no dia 11 de Julho, com o Quarteto Concordis, pelas 21h30, na Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande. Estes concertos têm entrada livre.
Esta iniciativa tem também uma forte componente de formação, reforçada nesta edição com um crescente número de Workshops e de Master Classes de Música, orientados por formadores de reconhecido mérito,vertente nesta iniciativa que inclui no seu programa, a realização de um conjunto do Workshops e de Master Classes de Música no Atelier “Oficina de Escultura”, em Alcalar.
Com o intuito de fomentar o conhecimento artístico ao nível das técnicas de gravura e escultura serão dinamizados Workshops de Gravura Solar, nos dias 11, 12 e 13 de Junho, sob a orientação de Maureen Booth, e Escultura em Pedra, nos dias 18, 19 e 20 de Junho, pelo formador Miguel Isla. Por Fim, sob a orientação de Augusto Leite e Hélder Correia, terá lugar, nos dias 10 e 11 de Julho o Wokshop de Xadrez.
Estas actividades destinam-se a jovens estudantes de artes ou amadores interessados em qualquer uma das expressões artísticas e têm uma carga horária variável, consoante o workshop (inf: cuneo.sularte@gmail.com ou www.cm-portimao.pt). As inscrições podem ser feitas até dois dias antes daquelas datas.
Especialmente destinadas a músicos e estudantes de música, estão agendadas as seguintes Master Classes de Música: Introdução ao Jazz, nos dias 19 e 20 de Junho, sob a orientação de Pedro Louzeiro; Guitarra Clássica, nos dias 25, 26 e 27 de Junho, com a formação de Piñeiro Nagy; Piano, nos dia 2, 3 e 4 de Junho que conta com Teresa Brandão como directora artística e do Maestro Álvaro Teixeira Lopes. Estas Master Classes, têm uma carga horária de 12 horas (horários no folheto específico às Master Classes) e a inscrição deverá ser feita até dois dias antes de cada Master Class.
Portimão, Arte em Espaço Rural é uma iniciativa organizada pela associação cultural Cuneo Sularte, e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Portimão.
O convite está lançado para partir à descoberta do mundo das artes no meio rural da Mexilhoeira Grande.