terça-feira, 20 de setembro de 2011

LOULÉ PROMOVE PROJECTO DE UNIFORMIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO TURÍSTICA E EMPRESARIAL

Vai arrancar em breve o projecto de uniformização da informação turística e empresarial no Concelho de Loulé, uma iniciativa da Autarquia que pretende, ao mesmo tempo, legalizar toda a publicidade e sinalização direccional. Reforçar a sinalização indicativa das localidades, direccional, no início e no fim, legalizar placas de sinalização direccional dos estabelecimentos e empresas, segundo um modelo uniforme para todo o Concelho, e remover toda a publicidade e sinalização direccional não legalizada são as directrizes em que assenta esta acção. Assim, os interessados em legalizar a sua sinalização direccional deverão apresentar na Câmara Municipal de Loulé um requerimento para legalização de publicidade, o qual será analisado pelos serviços e deferido desde que haja disponibilidade na localização pretendida e cumpra os seguintes requisitos.
Cada entidade poderá legalizar até 3 placas de sinalização direccional, mas posicionadas num raio inferior a 2 kms do estabelecimento anunciado. O número máximo de placas em cada suporte é de 5, sendo estabelecidos requisitos obrigatórios das placas de sinalização direccional. Para o licenciamento das placas de sinalização direccional aplica-se o Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças Municipais da Câmara Municipal de Loulé (Aviso n.º 22742/2009, DR 2ª Série, nº 243, de 17/12/2009). Os requerentes deverão mencionar nos respectivos requerimentos, para além dos elementos habituais, as coordenadas da georreferenciação e anexar a documentação indicada na minuta do requerimento. Qualquer placa de sinalização direccional só poderá ser colocada após deferimento e sob a coordenação dos serviços da Autarquia. De acordo com os responsáveis municipais: “a imagem do Concelho de Loulé necessita ser melhorada, para que confira melhor qualidade de vida aos residentes e seja turisticamente mais atractiva. A sinalização existente na rede viária não contribui actualmente para uma efectiva e útil informação aos visitantes. A publicidade existente no Concelho tem, nalguns locais, uma densidade excessiva, prejudicando a imagem turística da região. Uma informação clara e objectiva sobre a localização dos estabelecimentos, é fundamental para dinamizar a actividade económica”.

CIRCUITO DO ALGARVE DE ESCALADA DE DIFICULDADE

No próximo dia 24 de Setembro de 2011, a Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve organiza a 1ª prova do Circuito Regional do Algarve de Escalada de Dificuldade, que irá decorrer na Parede de Escalada do Pólo da Penha da Universidade do Algarve – Faro, inserida nas actividades do Faro Activo – Feira de Desporto e Juventude 2011.
Partindo do êxito do Circuito Regional de Escalada de Dificuldade realizado no ano transacto, este ano é novamente proposta a realização de um mínimo de 2 provas, que no seu conjunto apurarão os respectivos campeões nos diferentes escalões. A competição realizar-se-á sob a égide da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (aplicando-se o regulamento em vigor) e irá decorrer entre as 9h30 e as 18h, com escalões de Infantis a Seniores, na vertente de Escalada de Dificuldade, sendo as eliminatórias constituídas por 2 vias em sistema de à vista (ou em sistema de “flash” se assim o for indicado no dia da prova) e nas finais uma via em sistema de “à vista” (finais apenas para os escalões de Juniores e Seniores). De salientar que a realização deste Campeonato não seria possível sem o apoio/patrocínio das seguintes Entidades/Empresas: Câmara Municipal de Faro, Associação Académica da UAlg, FPME, HidroEspaço. Fonte: AMEA - Luís Nadkarni

Olhão: CãoPaper III

Depois do sucesso do ano passado, o CãoPaper está de volta. Diversas atividades envolvendo cães e seus donos estão programadas para o dia 2 de outubro (domingo), às 10h00, no Jardim Pescador Olhanense, numa organização da ADAPO (Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão), com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.
Este ano haverá ainda mais jogos e premios. É obrigatório o uso de trela e boletim sanitário do animal com as vacinas em dia. As inscrições têm o valor simbólico de 1 euro e podem ser efetuadas até o dia 29 de setembro, nas clínicas veterinárias da cidade de Olhão, ou através do e-mail: caopaper@hotmail.com, enviando os seguintes dados: Nome do dono (que vai participar) - Nome do cão (que vai participar) - Nome da equipa (Opcional) - E-mail número de telefone - Mais informações podem ser obtidas através do telefone 911915257 ou pelo e-mail: caopaper@hotmail.com

ARQUIVO MUNICIPAL: MOSTRA “PROJECTO DE IMPLEMENTAÇÃO DE ÁGUAS NA VILA DE LOULÉ”

De 23 a 30 de Setembro, o Arquivo Municipal de Loulé recebe a Mostra “Projecto de Implementação de Águas na Vila de Loulé”, na década de 20 do século XX. Esta iniciativa inserida na programação das Jornadas Europeias do Património pode ser visitada das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, nos dias úteis.
Recorde-se que o tema lançado este ano nestas Jornadas será “Património e Paisagem Urbana”, e pretende sensibilizar os cidadãos europeus para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo. Em Loulé a efeméride é assinalada também com visitas guiadas ao Cemitério de Loulé, enquanto “Lugar de Culto e de Cultura”, e que serão orientadas por Luís Guerreiro e Luísa Martins, ambos investigadores da História e Cultura local.

Faro acolhe a Volta do Voluntariado

A Volta a Portugal do Voluntariado é uma iniciativa da representação da Comissão Europeia em Portugal, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa (AEV), tendo como objectivo apresentar e debater localmente a temática e estimular o envolvimento em acções de voluntariado. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e o Centro Europe Direct do Algarve associam-se à iniciativa trazendo a Volta ao “Faro Activo - Feira de Juventude e Desporto”, que terá lugar no Parque de Lazer das Figuras. frente ao Fórum Algarve, nos próximos dias 24 e 25 de Setembro, a partir das 10h00.
O Stand AEV terá à disposição dos visitantes da Feira material informativo e promocional, audiovisuais e jogos. Pelas 12h30 do dia 24 está prevista, na tenda principal, uma sessão comemorativa do AEV, com a presença da Dra Gemma Sanchez-Gracia, da Representação da Comissão Europeia em Lisboa, da Dra Fernanda Freitas, Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Voluntariado e da Engª Catarina Cruz - Directora do Centro Europe Direct do Algarve. Será ainda proposto aos visitantes a participação na iniciativa “Voluntário por um,a hora”, que conta com o apoio da ARH - Administração da Região Hidrográfica do Algarve, da FAGAR – Gestão de Águas e Resíduos e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. Os interessados poderão escolher a acção em que pretendem participar, devendo fazer a sua inscrição por e-mail ou no local da Feira.

Indústrias Criativas lideram investimento do Algarve

As Indústrias Criativas lideram investimento do Algarve - 9 milhões para 10 novas empresas. Novos investimentos no valor de 9 milhões de euros representam mais de 50% das aprovações no QREN em 2011 O sector das Indústrias Criativas liderou, em número de projectos e em volume de investimento, a lista de iniciativas empresariais seleccionadas para financiamento pelo Sistema de Incentivos à Inovação do QREN, aprovados recentemente pela CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. A Comissão de Selecção aprovou, em Agosto, um total de 9 projectos de investimento, dos quais cinco (55%) são no sector das Indústrias Criativas, um no Turismo, dois na Indústria e outros no sector dos Serviços.
Os projectos aprovados correspondem a investimentos aproximados de 4,5 milhões de euros na área da Produção de Cinema, Aluguer de Equipamentos e Produção de Eventos, localizadas em Portimão, Albufeira, Lagos e Olhão que, no seu conjunto, irão contar com incentivos no valor aproximado de 3 milhões de euros. Este foi o segundo concurso consecutivo do QREN no Algarve em que as actividades ligadas às Indústrias Criativas lideraram as opções de Investimento. Já anteriormente, em Maio, a CCDR tinha apoiado um conjunto de investimentos neste domínio. O balanço até ao momento dá uma clara liderança a este sector, com um total de 10 candidaturas em 21 aprovadas (parcela superior a 50%). O investimento conjunto dos 10 projectos aprovados ultrapassa os 9 milhões de euros que terão perto de 6 milhões de incentivos canalizados através do QREN. Para a Algarve Film Commission, “este dado vem confirmar que existem empresas e empresários motivados para investir nas Indústrias Criativas, sector que poderá contribuir para a mudança do perfil da economia da Região a médio e longo prazo. A criatividade é hoje reconhecida, a nível internacional, como uma força motriz da economia e da sociedade, determinante na geração de riqueza e emprego, incorporando as mudanças tecnológicas e promovendo a inovação e o reforço da competitividade das cidades e regiões”.
A Associação ALGARVE FILM COMMISSION, que tem como visão central “dinamizar a economia do cinema e audiovisual” da Região, foi constituída em Maio de 2006, tendo o lançamento público decorrido em Outubro desse ano, com o “apadrinhamento” do actor português Joaquim de Almeida, residente em Hollywood. Em menos de 5 anos, a FILM COMMISSION captou e acompanhou localmente a produção de cerca de 60 projectos audiovisuais nacionais e internacionais, essencialmente na área do Cinema, Televisão e Publicidade. As produções registadas na região têm origem em países tão distintos como a Alemanha, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suécia, entre outros, o que confirma as potencialidades da FILM COMMISSION contribuir para a promoção e internacionalização da Região. A ALGARVE FILM COMMISSION é a única representante nacional na EUFCN – European Film Commission Network, com base em Bruxelas e na AFCI – Association of Film Commissions International, com sede nos Estados Unidos.

"PSD é comissão liquidatária da Câmara de Vila Real de Santo António"

"Despesismo crescente e gastos descontrolados têm preço elevado" "A Câmara de Vila Real de Santo António, presidida por Luís Gomes, prosseguindo uma política de venda ao desbarato do património do município põe à venda de uma assentada o que ainda resta com algum valor, o Parque de Campismo, o terreno frente ao Hotel Vasco da Gama e a Escola da Manta Rota tudo num valor total de 32,4 Milhões de euros", critica o PS de VR Stº. António, através de nota de imprensa que transcrevemos na íntegra.
"A venda ao desbarato é uma evidência, já que a avaliação feita por empresas credenciadas para este conjunto de terrenos perfaz 49 Milhões de euros e a proposta de venda apresentada pela Câmara para venda destes terrenos é na sua globalidade de 32.4 Milhões de euros. 16.6 Milhões de euros, valor que o Município de Vila Real de Santo António desbarata neste negócio. Anos de irresponsabilidade política na gestão financeira da câmara de VRSA a qual foi modelo de governação, governar na despesa e governar na contracção de dívida, inevitavelmente conduziu a Câmara de Vila Real de Santo António para o abismo. Luís Gomes recebeu o Município com uma divida de 7,7 Milhões de euros e após mandato e meio a dívida disparou para 112 Milhões de euros. É importante recordar que ainda este ano a Câmara de Vila Real de Santo António solicitou um empréstimo de 50,8 Milhões e recentemente vendeu outro terreno em Monte Gordo no valor de 8 Milhões de euros.
Infelizmente esta divida monstruosa não foi resultante de investimentos reprodutivos, isto é, investimentos que contribuam para o crescimento económico do concelho trazendo mais emprego e bem-estar às famílias. O PS opôs-se à venda da Escola Primária da Manta Rota pelo que representa enquanto património de várias gerações, considera que aquele espaço deveria ser requalificado e revitalizado enquanto equipamento social de apoio a crianças, jovens e restante população da Manta Rota dado que, o crescimento urbano verificado não acautelou este tipo de equipamento constatando-se que Manta Rota é uma justaposição de loteamentos onde o imobiliário é o denominador comum. O PS discordou do destino a dar ao terreno frente ao Vasco da Gama em Monte Gordo, construção de mais fogos para habitação, na medida em que apenas fomentará o aumento de segundas e terceiras habitações e a especulação imobiliária, não potenciando o emprego a médio e longo prazo. O PS defende que, devido à localização do terreno, primeira linha frente de mar, este terreno deveria ser destinados à instalação de nova unidade hoteleira de qualidade, de forma a fomentar o crescimento económico e o emprego sustentado. Finalmente o PS, reafirma o seu protesto pela gestão desastrosa que o PSD pratica na câmara de VRSA, liderada por Luís Gomes, pois caso o negócio se venha a concretizar, lesa os cofres da Câmara em 16.6 Milhões de euros neste negócio!", conclui o documento do PS.

em Portimão: Vai e Vem actualiza tarifários

67% dos utilizadores vão pagar mais 5 cêntimos por viagem. Será discutido amanhã, dia 21 de Setembro, em reunião de câmara, a actualização do tarifário nos Transportes Públicos Urbanos - Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão que entrará em vigor a partir de 1 de Outubro de 2011. A proposta de actualização pressupõe um aumento médio de 13%, valor inferior ao definido pelo Governo para os transportes públicos urbanos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A última actualização do tarifário datava de Abril de 2010.
A proposta prevê um aumento de 16% nos bilhetes comprados a bordo, vulgarmente utilizados pelos turistas, de 13% no caso dos bilhetes pré-comprados (utilizadores não regulares) e 10% nos passes mensais (que são os mais utilizados pela comunidade local). Refira-se que 67% dos utilizadores do Vai e Vem utilizam passe pelo que o aumento de 10% no valor mensal representa um custo adicional por viagem de 5 cêntimos.
Esta actualização do tarifário tem em conta a actual taxa de cobertura (percentagem do custo que é coberto pela receita) da rede do Vai e Vem que apesar de ser progressivamente optimizada, com ajustes nas frequências do Vai e Vem, ainda se encontra na ordem dos 44%. O novo tarifário pretende ainda estimular nos utilizadores de títulos pré-comprados, e que viajam com mais regularidade, a aquisição dos títulos por assinatura (poupança mensal de 47%), aumentando também a sua fidelização, ao mesmo tempo que procura motivar nos clientes ocasionais a apetência pela compra do bilhete diário (poupança de 25%). O Vai e Vem tem actualmente 18 linhas, 561 paragens, percorre todas as freguesias do concelho, numa extensão de 159 km e no primeiro semestre de 2011 o Vai e Vem transportou mais 1 milhão e trezentos mil passageiros.

Células estaminais permitem retardar os sintomas de Alzheimer

No âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer, que se celebra a 21 de Setembro, a BEBÉ VIDA, banco familiar de criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical, relembra que estão em curso vários estudos que demonstram que a utilização de células estaminais do sangue do cordão umbilical pode reduzir a progressão da doença de Alzheimer.
A doença de Alzheimer resulta de lesões em grupos de determinadas células no cérebro. Segundo a Dra. Sílvia Martins, Administradora do Laboratório BEBÉ VIDA «São muitas as pesquisas em curso com células estaminais do sangue do cordão umbilical no que concerne ao potencial destas em medicina regenerativa. Esperamos que no futuro esses estudos possam contribuir para uma melhoria significativa da qualidade vida de pessoas que padecem de Alzheimer”. A investigação sobre as células estaminais oferece aos pacientes, bem como os familiares das pessoas diagnosticadas com a doença de Alzheimer, uma esperança para o futuro, o impulso para continuar a pesquisar e desenvolver tratamentos, procedimentos e protocolos que acabarão por encontrar uma cura para uma das doenças mais devastadoras da humanidade. Para mais informações, consulte www.bebevida.pt Sobre a doença de Alzheimer A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que afecta o cérebro e começa com uma destruição lenta e progressiva das células nervosas. Na sua fase inicial, manifesta-se por sintomas como a redução da memória e do sentido de orientação. As faculdades mentais do doente vão-se deteriorando à medida que a doença vai progredindo. Depois de alguns anos, o doente perde a capacidade para realizar as tarefas diárias.