terça-feira, 20 de setembro de 2011

"PSD é comissão liquidatária da Câmara de Vila Real de Santo António"

"Despesismo crescente e gastos descontrolados têm preço elevado" "A Câmara de Vila Real de Santo António, presidida por Luís Gomes, prosseguindo uma política de venda ao desbarato do património do município põe à venda de uma assentada o que ainda resta com algum valor, o Parque de Campismo, o terreno frente ao Hotel Vasco da Gama e a Escola da Manta Rota tudo num valor total de 32,4 Milhões de euros", critica o PS de VR Stº. António, através de nota de imprensa que transcrevemos na íntegra.
"A venda ao desbarato é uma evidência, já que a avaliação feita por empresas credenciadas para este conjunto de terrenos perfaz 49 Milhões de euros e a proposta de venda apresentada pela Câmara para venda destes terrenos é na sua globalidade de 32.4 Milhões de euros. 16.6 Milhões de euros, valor que o Município de Vila Real de Santo António desbarata neste negócio. Anos de irresponsabilidade política na gestão financeira da câmara de VRSA a qual foi modelo de governação, governar na despesa e governar na contracção de dívida, inevitavelmente conduziu a Câmara de Vila Real de Santo António para o abismo. Luís Gomes recebeu o Município com uma divida de 7,7 Milhões de euros e após mandato e meio a dívida disparou para 112 Milhões de euros. É importante recordar que ainda este ano a Câmara de Vila Real de Santo António solicitou um empréstimo de 50,8 Milhões e recentemente vendeu outro terreno em Monte Gordo no valor de 8 Milhões de euros.
Infelizmente esta divida monstruosa não foi resultante de investimentos reprodutivos, isto é, investimentos que contribuam para o crescimento económico do concelho trazendo mais emprego e bem-estar às famílias. O PS opôs-se à venda da Escola Primária da Manta Rota pelo que representa enquanto património de várias gerações, considera que aquele espaço deveria ser requalificado e revitalizado enquanto equipamento social de apoio a crianças, jovens e restante população da Manta Rota dado que, o crescimento urbano verificado não acautelou este tipo de equipamento constatando-se que Manta Rota é uma justaposição de loteamentos onde o imobiliário é o denominador comum. O PS discordou do destino a dar ao terreno frente ao Vasco da Gama em Monte Gordo, construção de mais fogos para habitação, na medida em que apenas fomentará o aumento de segundas e terceiras habitações e a especulação imobiliária, não potenciando o emprego a médio e longo prazo. O PS defende que, devido à localização do terreno, primeira linha frente de mar, este terreno deveria ser destinados à instalação de nova unidade hoteleira de qualidade, de forma a fomentar o crescimento económico e o emprego sustentado. Finalmente o PS, reafirma o seu protesto pela gestão desastrosa que o PSD pratica na câmara de VRSA, liderada por Luís Gomes, pois caso o negócio se venha a concretizar, lesa os cofres da Câmara em 16.6 Milhões de euros neste negócio!", conclui o documento do PS.