quarta-feira, 27 de abril de 2011

CUCA ROSETA E JOANA AMENDOEIRA FADISTAS DA NOVA GERAÇÃO EM TAVIRA


JOANA AMENDOEIRA

CUCA
As vozes das fadistas Cuca Roseta e Joana Amendoeira irão marcar presença, em Tavira, nos dias 30 de Abril e 07 de Maio, pelas 21h30, no Cine-Teatro António Pinheiro.
Cuca Roseta assinala o encerramento do I Concurso “Ah Fadista!” da Associação Almadrava, no dia 30 de Abril, o qual contará com a participação de doze finalistas: Emanuela Furtado, Mayte Salgueiro, Luís Moreno, Inês Gonçalves, João Limpo, César Matoso, Rui Encarnação, Susel Caetano, Patrícia Serra, Aurora Gonçalves, Vera Cristina e Joana Cota.
Os bilhetes terão um custo de 5 euros e estão à venda nas juntas de freguesia de Santa Luzia, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santa Maria, Santiago, Cabanas, assim como na sede da Associação Almadrava e no próprio dia, no local do espectáculo.
Joana Amendoeira apresenta, no dia 07 de Maio, o trabalho “Sétimo Fado”. A fadista, ao lado de Pedro Pinhal e Filipe Raposo, assina a produção e concepção musical do trabalho, reunindo nomes como João Fezas Vital, João Monge, Vasco Graça Moura, Rosa Lobato Faria, José Luís Peixoto, Pedro Tamen, Fernando Girão, Amélia Muge, Tiago Torres da Silva, Helder Moutinho, Pedro Assis Coimbra e Pedro Rapoula.
Para além dos fados tradicionais, este álbum integra composições de Bernardo Sassetti, Pedro Pinhal, Paulo Paz, Pedro Amendoeira, Fernando Girão, Filipe Raposo, Davide Zaccaria e a própria Joana Amendoeira.
Os bilhetes estarão à venda, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria e no Cine-Teatro António Pinheiro, pelo valor de 10 euros.

Meio milhar de participantes no Torneio Internacional de Ginástica Rítmica de Portimão

Entre 28 de Abril e 1 de Maio, Portimão reafirma o seu estatuto de capital mundial da ginástica rítmica com a realização da 25ª edição do Torneio Internacional que tem sido organizado ininterruptamente pela Federação de Ginástica de Portugal e pela Câmara Municipal de Portimão desde 1987, com a presença de aproximadamente 500 participantes, entre ginastas, treinadores e juízes, de 35 países.



Pela sua dimensão e qualidade, este evento passou em 2006 a ser incluído no circuito da “Taça do Mundo de Ginástica Rítmica” da Federação Internacional de Ginástica, prova restrita a ginastas seniores da elite internacional.
Ambas as competições reunirão as melhores ginastas da actualidade e proporcionarão uma oportunidade ímpar para o público assistir ao vivo – e com entrada livre - às exibições de alto nível das estrelas desta disciplina olímpica, podendo ainda aplaudir as primeiras exibições dos conjuntos mais jovens em preparação para o Europeu de 2011.
Além de procurarem obter os pontos e o ‘prize-money’ em disputa, as ginastas encontram-se em preparação para grandes competições internacionais como o Campeonato da Europa e os Campeonatos do Mundo, marcados para França e onde em Setembro será decidido o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2012.
Ao espectáculo desportivo estarão ainda associadas as cerimónias de abertura e encerramento, havendo espaço para a Gala Anual da Ginástica que este ano se realizará em Portimão para homenagear os 25 anos da mais antiga prova internacional de ginástica que se realiza em Portugal.

6ª Taça do Mundo de Ginástica Rítmica

O circuito da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica passa por Portimão anualmente desde 2006 (altura da primeira edição que serviu de pano de fundo para a inauguração do Portimão Arena) e cedo se assumiu como uma prova de referência quer pelas condições deste pavilhão, quer pelas condições naturais e logísticas inerentes à cidade.
A Taça do Mundo, disputada nas vertentes individual e de conjuntos. irá acolher 52 ginastas de 34 países que lutam pelos títulos e os pontos em disputa, com destaque para as presenças da campeã olímpica, do mundo e da Europa, a russa Eugenia Kanaeva e da sua compatriota (e estrela em ascensão) Daria Kondakova.
De referir ainda a presença da maioria das ginastas que ocupam os primeiros lugares do rankings 2011 da Federação Internacional de Ginástica, entre elas Aliya Garayeva (Azerbeijão), ou de Liubov Charkashyna e Melitina Staniouta (ambas da Bielorrússia), entre muitas outras.
Estes circuitos das Taças do Mundo de Ginástica Rítmica disputam-se desde o ano 2000 e em 2009 assumiram em definitivo o actual formato: disputadas anualmente tendo sido suprimidas do modelo anterior que culmina com a presença nas super-finais disputadas de dois em dois anos (entre os Campeonatos do Mundo) dos oito melhores ginastas do ano.

25º Torneio Internacional de Portimão

A edição de aniversário deste evento fica marcada pela presença de 12 conjuntos europeus, incluindo Portugal, todos com o objectivo de preparar o Europeu da disciplina que se disputa dentro de um mês na Bielorrússia, em Misnk.
Portugal apresenta-se em Portimão com o novo conjunto que já deu boa conta de si na etapa italiana em Pesaro onde ficou na 7ª posição, acalentando esperanças para uma presença na final do torneio algarvio.
Estas provas são organizadas pela FGP e pela Câmara Municipal de Portimão, sendo que a prova da Taça do Mundo é da responsabilidade da Federação Internacional de Ginástica que atribuiu à Federação de Ginástica de Portugal/Câmara Municipal de Portimão a organização de dois dos eventos mais aguardados do calendário anual da modalidade.

Farense conta com o apoio do público: PORTAS ABERTAS NO ÚLTIMO JOGO DA ÉPOCA




Um empate é suficiente, mas a equipa de Faro espera oferecer a todos os que vão estar presentes no próximo Sábado, no S. Luís, a vitória.
O jogo que pode garantir a manutenção do Sporting Clube Farense na II Divisão Nacional, que se realiza no próximo Sábado, às 16 horas no Estádio de S. Luís, frente ao Reguengos, vai ter entradas livres para todos.
O clube espera assim contar com o apoio dos farenses que nas horas mais necessárias souberam sempre estar com a equipa dando todo o seu apoio.
Durante a semna irão ser distribuidos convites nas escolas e ATLS da cidade, no intuito de levar os mais novos “``a bola”.

PSD Algarve "condena veementemente atentado feito às estruturas das portagens na Via do Infante "


A Comissão Política Distrital do PSD Algarve quer tornar pública a sua "total condenação do atentado feito às estruturas das portagens na Via do Infante. Nada justifica os actos que foram praticados na passada madrugada de segunda-feira. São absolutamente inqualificáveis e não são compagináveis com o facto de discordarmos com o actual modelo para portajar a Via do Infante".
"O folhetim a que se tem assistido, com varias manobras políticas de desculpabilização, atrasos e aproveitamentos, na implementação das referidas portagens tornou este assunto uma matéria essencial de discussão na nossa região, com impactos inestimáveis na economia e desenvolvimento regional. Na verdade, este assunto tornou-se uma arma de um joguete político, com a instrumentalização da comissão de utentes, incitando a atitudes menos próprias de um país civilizado", sublinha o PSD Algarve.
E continua em tom crítico: "Os responsáveis morais por este episódio, que se movem por interesses eleitoralistas, deveriam hoje retratar-se pelo que sucedeu. A gravidade de tal farsa é maior, quando os mesmos, de uma forma encapotada, querem ser os mais altos representantes do Algarve nas instâncias superiores deste país, na Assembleia da República.
Lançamos o repto a todas as forças partidárias e seus candidatos nas próximas legislativas, para que comentem os acontecimentos de destruição das estruturas das portagens na Via do Infante e clarifiquem, se repudiam ou não, tais actos".
“A política não pode, nem deve, ser uma actividade onde vale tudo. Temos todos que assumir as nossas responsabilidades”, disse Luís Gomes, Presidente do PSD Algarve.

Atletismo: ANA CABECINHA MARCHA EM MILÃO



A marchadora Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão, participa no próximo dia 1 de Maio no GP Sesto San Giovanni (Milão), prova integrada no Circuito da Associação Europeia de Atletismo (EAA) de do Challenge Mundial de Marcha (IAAF).
Depois da participação no GP Internacional de Rio Maior no início do mês de Abril, a atleta “pechanense” volta a competir desta vez nos arredores da cidade milanesa (Sesto San Giovanni), a participação da Ana Cabecinha visa ganhar ritmo competitivo para as próximas competições internacionais, nomeadamente a Taça da Europa de Marcha a 21 de Maio em Olhão e para o principal objectivo da presente época o Campeonato do Mundo em Agosto (Deagu - Coreia).
Ana Cabecinha viaja directamente de Madrid para Milão, a atleta encontra-se neste momento em Estágio em Altitude (Ptº de Navacerrada), ai vai permanecer até ao dia 6 de Maio, regressando de seguida com vista à preparação e participação na Taça da Europa de Marcha (21 de Maio em Olhão).

Cinema: NUNO MALÓ nomeado para prémio de COMPOSITOR REVELAÇÃO DO ANO



O compositor português NUNO MALÓ, radicado em Los Angeles, acaba de ser nomeado para o prémio COMPOSITOR REVELAÇÃO DO ANO no âmbito do Festival de Música de Cinema, a atribuir no próximo mês de Julho em Ubeda, Espanha.
Nuno Malo surge ao lado de Trent Reznor (The Social Network), Daft Punk (Tron), Matthew Margeson (Skyline), Pinar Toprak (The Lightkeepers) e Arnau Bataller (La Herencia Valdemar)
O compositor português, com origem familiar em Silves, no Algarve, venceu recentemente o Prémio REVELAÇÃO da IFMCA: International Film Music Critics Associations, pela banda sonora do filme "AMÁLIA".
Nuno Maló estudou em Londres e radicou-se posteriormente em Los Angeles a partir de onde tem desenvolvido a sua carreira de compositor.

Vilamoura: Violência Doméstica em debate




O seminário/debate com o tema “Violência Doméstica, causas e consequências e uma luta pelos Direitos Humanos”, terá lugar no próximo dia 29 de Abril, sexta-feira, pelas 18h00m, no Hotel Hilton, em Vilamoura.
Esta iniciativa, no âmbito das actividades de Responsabilidade Social da Inframoura, pretende ser um alerta na consciência de cada um de nós e, ao mesmo tempo, dá-nos a possibilidade de conhecer e ouvir vários pontos de vista sobre o tema.
Porque a lotação é limitada,a organização do evento solicita a confirmação de presença até ao dia 27 de Abril, pelas 16h00m.
Esta conferência terá a participação de João Redondo, Psiquiatra e Coordenador do Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Sobral Cid, em Coimbra, e membro fundador do projecto “Violência online” http://www.violencia.online.pt/ , Marina Caldas, Jornalista de Saúde há duas décadas. Pivot do canal TV Medicina durante quatro anos. É considerada a mais experiente jornalista de saúde em Portugal. Editora da revista Gestão Hospitalar, apresentadora do Haja Saúde, na RTP2, editora e apresentadora do magazine semanal Mais Saúde, na RTP N, e apresentadora do Vida Positiva, na RTP, e Daniela Machado, Psicóloga na ARS Algarve – Administração Regional de Saúde.