quarta-feira, 27 de abril de 2011

Meio milhar de participantes no Torneio Internacional de Ginástica Rítmica de Portimão

Entre 28 de Abril e 1 de Maio, Portimão reafirma o seu estatuto de capital mundial da ginástica rítmica com a realização da 25ª edição do Torneio Internacional que tem sido organizado ininterruptamente pela Federação de Ginástica de Portugal e pela Câmara Municipal de Portimão desde 1987, com a presença de aproximadamente 500 participantes, entre ginastas, treinadores e juízes, de 35 países.



Pela sua dimensão e qualidade, este evento passou em 2006 a ser incluído no circuito da “Taça do Mundo de Ginástica Rítmica” da Federação Internacional de Ginástica, prova restrita a ginastas seniores da elite internacional.
Ambas as competições reunirão as melhores ginastas da actualidade e proporcionarão uma oportunidade ímpar para o público assistir ao vivo – e com entrada livre - às exibições de alto nível das estrelas desta disciplina olímpica, podendo ainda aplaudir as primeiras exibições dos conjuntos mais jovens em preparação para o Europeu de 2011.
Além de procurarem obter os pontos e o ‘prize-money’ em disputa, as ginastas encontram-se em preparação para grandes competições internacionais como o Campeonato da Europa e os Campeonatos do Mundo, marcados para França e onde em Setembro será decidido o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2012.
Ao espectáculo desportivo estarão ainda associadas as cerimónias de abertura e encerramento, havendo espaço para a Gala Anual da Ginástica que este ano se realizará em Portimão para homenagear os 25 anos da mais antiga prova internacional de ginástica que se realiza em Portugal.

6ª Taça do Mundo de Ginástica Rítmica

O circuito da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica passa por Portimão anualmente desde 2006 (altura da primeira edição que serviu de pano de fundo para a inauguração do Portimão Arena) e cedo se assumiu como uma prova de referência quer pelas condições deste pavilhão, quer pelas condições naturais e logísticas inerentes à cidade.
A Taça do Mundo, disputada nas vertentes individual e de conjuntos. irá acolher 52 ginastas de 34 países que lutam pelos títulos e os pontos em disputa, com destaque para as presenças da campeã olímpica, do mundo e da Europa, a russa Eugenia Kanaeva e da sua compatriota (e estrela em ascensão) Daria Kondakova.
De referir ainda a presença da maioria das ginastas que ocupam os primeiros lugares do rankings 2011 da Federação Internacional de Ginástica, entre elas Aliya Garayeva (Azerbeijão), ou de Liubov Charkashyna e Melitina Staniouta (ambas da Bielorrússia), entre muitas outras.
Estes circuitos das Taças do Mundo de Ginástica Rítmica disputam-se desde o ano 2000 e em 2009 assumiram em definitivo o actual formato: disputadas anualmente tendo sido suprimidas do modelo anterior que culmina com a presença nas super-finais disputadas de dois em dois anos (entre os Campeonatos do Mundo) dos oito melhores ginastas do ano.

25º Torneio Internacional de Portimão

A edição de aniversário deste evento fica marcada pela presença de 12 conjuntos europeus, incluindo Portugal, todos com o objectivo de preparar o Europeu da disciplina que se disputa dentro de um mês na Bielorrússia, em Misnk.
Portugal apresenta-se em Portimão com o novo conjunto que já deu boa conta de si na etapa italiana em Pesaro onde ficou na 7ª posição, acalentando esperanças para uma presença na final do torneio algarvio.
Estas provas são organizadas pela FGP e pela Câmara Municipal de Portimão, sendo que a prova da Taça do Mundo é da responsabilidade da Federação Internacional de Ginástica que atribuiu à Federação de Ginástica de Portugal/Câmara Municipal de Portimão a organização de dois dos eventos mais aguardados do calendário anual da modalidade.