quarta-feira, 14 de abril de 2010

Campeonato Nacional Karate, Infantis, Iniciados e Juvenis




jovens atletas do Quarteirense, do Karate Clube Albufeira e do Karate Clube Loulé em destaque
Os jovens atletas do Quarteirense, do Karate Clube Albufeira e do Karate Clube Loulé, participaram no passado Sábado, 11 de Abril, em Montemor-o-Velho, no Campeonato Nacional de Karate de Infantis, Iniciados e Juvenis.
Este Campeonato da responsabilidade da Federação Nacional de Karate - Portugal foi organizado pela Associação de Karate de Montemor-o-Velho e juntou todos os atletas apurados nas diversas fases regionais, para disputar o Titulo de Campeão Nacional nas várias categorias dos diversos escalões.
O Professor Daniel M. Coelho, acompanhou os atletas da Usrp que deram o seu melhor nas provas a que se apresentaram.

Na lista abaixo seguem os atletas que mais se destacaram na classificação e seus clubes:


QUARTEIRENSE

Dorin Gujuman – 3º Kumite Juvenil -45 kg

KARATE CLUBE ALBUFEIRA

Bruna Terlica – 3ª Kumite Juvenil -55 kg


KARATE CLUBE LOULÉ


Gustavo Garcia – 5º Kumite Juvenil -45kg

7º Kata Juvenil

Daniel M Coelho

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Alcoutim e “Galos na Arte Popular”, em exposição em Alcoutim


O Município de Alcoutim comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no próximo dia 18 de Abril, com uma visita guiada às Igrejas de Alcoutim e uma palestra pelo Professor Doutor Horta Correia.

Para este ano a proposta é uma visita guiada às Igrejas da Vila Histórica de Alcoutim, sob o tema “Tesouros artísticos de Alcoutim”. Para encerrar o dia terá lugar uma palestra proferida pelo Professor Doutor Horta Correia sobre a “Igreja Matriz de Alcoutim no contexto do 1º renascimento algarvio – A obra de André Pilar”.

Com esta actividade pretende-se divulgar as Igrejas de Alcoutim, como ícones da arquitectura monumental religiosa local, com todo o seu recheio histórico / artístico, a sua riqueza cultural e importância como património histórico e monumental, valorizando as nossas raízes e promovendo a auto estima e o orgulho dos alcoutenejos.

“Galos na Arte Popular” é a exposição agora patente no Centro de Artes e Ofícios de Alcoutim.
Esta mostra, resultado de uma acção conjunta entre o Município de Alcoutim e a Associação José Afonso, oferece-nos uma incursão pelas memórias portuguesas relacionadas com o galo, animal tão comum no quotidiano, histórias, canções, lendas e tradições portuguesas.
A exposição “Galos na Arte Popular” permanece no Centro de Artes e Ofícios até ao dia 28 de Maio e pode ser visitada de Segunda a Sexta-Feira, das 09.00h às 17.30h.

Loulé: “Música.com” - “UM VIOLONCELO PORTUGUÊS”



A 24 de Abril, pelas 16h30, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe mais um concerto comentado integrado no ciclo “Música.com”. Esta tarde musical vai ter como mote “Um Violoncelo Português”.

Muito pouco conhecida do público em geral, a música portuguesa é rica em belíssimas e tocantes páginas musicais. Em qualquer dos períodos da história da música encontramos obras de altíssimo nível musical.

Neste concerto vai ser dedicada especial atenção à música portuguesa para violoncelo e piano do final do século XIX e século XX. O programa inclui obras de Frederico de Freitas, David de Souza, Alfredo Keil, Augusto Machado, Júlio Almada e Eurico Carrapatoso.

A música passa pelo registo declaradamente romântico, atravessando por vezes os cenários discretos do impressionismo francês.

Obras de grande diversidade musical e estilística dão corpo a um programa que pretende ser demonstrativo da qualidade da música portuguesa.

A violoncelista Teresa Rombo vai interpretar os temas, acompanhada ao piano por António Ferreira, que fará também os comentários ao concerto.

A entrada é livre.

VR Stº. António: Exposição "Plantas que curam. Usos e saberes na medicina popular"


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, preside à inauguração da exposição “Plantas que curam. Usos e saberes na medicina popular”, que se realizará no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, localizado na Antiga Escola Primária de Santa Rita, na próxima sexta-feira, dia 16 de Abril pelas 18.00. Estarão presentes o ervanário Mestre Salgueiro, a benzedeira D. Toletina Pereira e outros elementos da comunidade local.
Existiu até há bem pouco tempo, nos meios rurais, um saber empírico, transmitido de geração para geração, sobre as propriedades medicinais das plantas. Gentes do campo e do mar acudiam a curandeiros ou a endireitas, em busca de benzeduras de afitos ou de nervos torcidos, dos quebrantos com maus-olhados ou das curas dos ouvidos, numa altura em que a crença era parte do remédio. É este o mote para uma nova exposição “Plantas que curam. Usos e saberes na medicina popular” no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela. Serão abordadas as antigas utilizações terapêuticas que as populações rurais têm vindo desenvolver em torno das plantas, tendo-se para o efeito recolhido testemunhos de ervanários, curandeiras e benzedeiras que ainda hoje detêm estes valiosos saberes. Será ainda recriada uma antiga ervanária com as várias ervas utilizadas para a preparação dos tratamentos, e uma casa de fogo – o local onde muitas das mezinhas eram preparadas e aplicadas.
A exposição nasce na sequência do projecto educativo “Para que servem as plantas? Usos antigos da flora algarvia”, desenvolvido pelo CIIPC com a comunidade educativa do concelho de 2008-2010 e poderá ser visitada no edifício do CIIPC, localizado na Antiga Escola Primária de Santa Rita, durante os dias da semana, das 9h00 às 17h00 até Outubro de 2010.

Loulé: FASE DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA FOI UM SUCESSO





A Biblioteca Municipal de Loulé recebeu na passada segunda-feira, dia 12 de Abril, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, apurando assim os melhores leitores do distrito de Faro, que vão representar o Algarve na final nacional em Lisboa.

Este concurso tem o objectivo de estimular o prazer de ler e da leitura autónoma entre os jovens do 3º Ciclo e Ensino Secundário, mediante o lançamento de provas de leitura para apurar os melhores leitores.

As provas do secundário decorreram no período da manhã, ficando apuradas, em primeiro lugar, Joana Filipa Morgado Guerreiro, em segundo lugar, Catarina Dias Bento da Ponte, ambas da Escola Secundária de Albufeira, e em terceiro lugar (suplente), Ophélie Claudine Sandrine Ramos Pereira, da Escola Secundária Tomás Cabreira, de Faro.

Ao nível do 3º Ciclo, vencedora foi Beatriz Vicente Santos da Escola EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco de Portimão. O segundo lugar foi extremamente disputado e foi necessário recorrer a provas de desempate (de natureza escrita e oral) para apurar a segunda classificada. Após seis provas de desempate, que duraram quase noventa minutos, o segundo lugar foi atribuído a Letícia Thomaz, da Escola EB 2,3 Jacinto Correia, de Lagoa. Margarida Henriques, da Escola EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, de Portimão, ficou em terceiro, permanecendo como suplente.

Caso algum das duas primeiras classificadas não consiga levar a cabo a sua participação, as suplentes de cada categoria irão substituí-las.

Neste concurso, é de realçar o empenho e mérito dos concorrentes, mas também ao trabalho desenvolvido pelos docentes que os incitaram a participar e às escolas de proveniência destes alunos.