quinta-feira, 5 de agosto de 2010

140 FAMILIAS DO CONCELHO CONTAM JÁ COM APOIO AO ARRENDAMENTO


Valores podem atingir os 450 mil euros até final do ano
Em vigor desde Julho de 2009, o Programa de Apoio ao Arrendamento beneficia actualmente 140 famílias do concelho. Os munícipes com maiores dificuldades económicas contam com o apoio da Autarquia para pagar a sua habitação. Um investimento que, no final deste ano, atingirá valores próximos dos 450 mil euros.
O Programa de Apoio ao Arrendamento promovido pelo Município de Albufeira está em vigor desde Julho de 2009. Trata-se de um instrumento de apoio social definido em função da actual situação sócio-económica e direccionado aos agregados familiares residentes no concelho. Através deste programa, as famílias de Albufeira podem ter acesso a uma comparticipação da autarquia no pagamento das suas rendas.

A medida, que constitui um complemento à habitação social municipal, apoia aqueles que se encontram numa situação de maior fragilidade económica e contribui para a dinamização do mercado de arrendamento, também ele afectado pela conjuntura actual. Actualmente, são já 140 as famílias que têm acesso a este apoio.

Com um valor mensal médio superior a 200 euros por família, a comparticipação da autarquia tem contribuído para que os agregados familiares assegurem os seus compromissos relativos aos contratos de arrendamento da habitação. O investimento neste Programa poderá atingir valores próximos dos 450 mil euros, no final de 2010.

As famílias que residem no concelho há, pelos menos, três anos, e que vivem em precariedade habitacional poderão candidatar-se ao Programa de Apoio ao Arrendamento. A autarquia disponibiliza um apoio até 60% do valor da renda mensal, até ao limite máximo de 250 euros.

A comparticipação financeira é atribuída pelo período de um ano, podendo ser renovada até cinco anos. Refira-se que o Programa prevê ainda medidas de carácter excepcional para apoio a famílias que, embora não preencham as condições para acesso ao apoio, se encontrem temporariamente em situações de grave carência, por razões imprevistas.

FEIRA DO LIVRO E ARTESANATO EM QUARTEIRA



De 11 a 22 de Agosto, o Calçadão de Quarteira volta a ser palco de mais uma Feira do Livro e do Artesanato que integra o programa da animação de Verão nesta cidade.

Aliando expositores em representação das mais importantes editoras e livreiros com o que de melhor há para oferecer em termos de artesanato nacional e alguns produtos agro-alimentares, esta iniciativa pretende proporcionar actividades culturais a todos aqueles que se encontram na região e simultaneamente estimular a leitura durante o período de férias.

Destacam-se diversas actividades paralelas, entre elas sessões de autógrafos e encontros com escritores e iniciativas dirigias aos mais novos, que são promovidas pela Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.

O horário de funcionamento é o seguinte: domingo a quinta-feira, das 19h00 às 00h00, e à sexta-feira e sábado, das 19h00 às 1h00.

A entrada é livre.

“VAIVÉM OCEANÁRIO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MOVIMENTO” VISITA QUARTEIRA


Para assinalar o dia Mundial do Mar (25 de Agosto), inserido no Programa Bandeira Azul e no âmbito de uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Loulé e o Oceanário de Lisboa, a cidade de Quarteira irá receber, de 24 a 29 de Agosto, a visita do Vaivém Oceanário.

Dirigindo-se a públicos de todas as idades, o Vaivém Oceanário, projecto do Oceanário de Lisboa, é composto por uma viatura dotada dos mais modernos equipamentos áudio, vídeo e de um quiosque multimédia que recria os ambientes marinhos e transporta a cultura do Oceanário até junto da população, com o objectivo de o dar a conhecer e sensibilizar para a protecção dos oceanos.

O Vaivém Oceanário estará estacionado no Calçadão de Quarteira (Zona Nascente) e poderá ser visitado nos seguintes horários: das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 19h30 (dias úteis), das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 19h00 (sábado) e das 10h00 às 13h00 (domingo).

Patinagem de Velocidade: ELISABETE BATALIM BRONZE NOS 500M JUNIORES FEMININOS


CAMPEONATOS EUROPEUS DE CADETES / JUNIORES / SENIORES - ITÁLIA 2010

Portugal conquistou a sua primeira medalha nos Campeonatos Europeus de Cadetes, Juniores e Seniores que se disputam até ao próximo dia 7 de Agosto em San Benedetto del Tronto Itália.
Na prova de 500m em Juniores Femininos a patinadora algarvia, do Roller Lagos C.P., surprendeu as adversárias, qualificando-se das eliminatórias para os quartos de final, destes para as meias finais e finalmente na final, onde foi a terceira mais rápida entre as quatro finalista. Vitória e título europeu para Katarina Rumpus Alemanha, para outra patinadora alemã e bronze para a protuguesa de dezassete anos de idade Elisabete Batalim.

Outros atletas portugueses com resultados bastante positivos:

Juniores Masculinos - João Pinho - 5º 200m contra relógio
Germano Seabra - 5º 500m
Jesus Oliveira - Cadetes Masculinos - 8º 200m c/r e 9º nos 5Km a eliminar

Fotogramas no Convento em Lagoa


A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa irá realizar uma exposição de Fotogramas, de 7 de Agosto a 11 de Setembro de 2010, nas Celas Conventuais, do Convento S. José (Lagoa).
Esta exposição reunirá vários trabalhos realizados pelos formandos dos workshops de Fotogramas (dirigidos por Maria Dulce Margarido), realizados na Ideias do Levante, na primeira metade de 2010. Segundo a formadora, "os workshops permitiram aos participantes entrar no mundo mágico da imagem, através da abordagem do contexto histórico da fotografia, colocando em prática o uso do diafragma, obturador, fotometria, composição e enquadramento, ampliador e técnicas de laboratório". O objectivo da realização deste tipo de workshops passa por desenvolver nos participantes a compreensão dos princípios básicos da luz, e a sua importância nos fundamentos da Fotografia.
Maria Dulce Margarido é professora de Artes Visuais. Membro do IPF – Instituto Português de Fotografia. Membro da APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica. Leccionou cursos de fotografia na Escola Garcia da Horta (Castelo de Vide), na Escola Prof José Buisel (Portimão), no CLCC –Centro de Linguas Cultura e Comunicação (Portimão), no ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão). Participou em júris de concursos de fotografia e organizou exposições em Lisboa.
A entrada para exposição é gratuita, sendo sugerido contactar, o número 282380434 (Convento S. José) para mais informações.

De 11 a 15 de Agosto: MARINA DE ALBUFEIRA CAPITAL DAS DUAS E QUATRO RODAS NO ALGARVE


A MotorExpo Algarve 2010 é uma exposição que decorrerá de 11 a 15 de Agosto na Marina de Albufeira, tendo como tema o mundo das duas e quatro rodas.
A exposição decorrerá em paralelo com a IV Mostra de Artesanato da Marina de Albufeira e com o Modalfa Fashion Show, permitindo assim que um público mais abrangente visite a exposição. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento será entre as 19 horas e as 01 horas do dia seguinte.
Confirmadas estão já as presenças dos dois maiores grupos empresariais do sector no Algarve, a FIAAL, com a Ford, Volvo, Mazda, Jaguar e Range Rover e a MSCAR, com a Abarth e a Suzuki. Confirmada está também a presença da Lacocar, com a Volkswagen, Audi e Skoda.
Entre outros expositores destacam-se ainda a Olimotor, importador para Portugal da motos Keeway, Benelli, Leonard e quads Aeon, a Fronteira Radical, com os seus buggies, a Península Motorsport, representante dos automóveis Radical, a NRT Tuning, uma das mais representativas empresas do Tuning no Algarve, a Loja Auto, especializada no Comércio de Automóveis em Albufeira e a Thermo Shield Portugal, representantes da Vulcanet.
No plano do Desporto estarão presentes o fabuloso Aston Martin da equipa Vodafone, O BMW X5 e o camião 6x6 de Ricardo Leal dos Santos, o Mitsubishi Lancer do sempre espectacular piloto Algarvio Ricardo Teodósio, a Pick Up de Miguel Farrajota e os carros de competição do Campeão Regional de Ralis 2009, Nuno Pinto, o Lancer da Roady Competition de Bruno Andrade, e os carros de Luís Mota, antigo Campeão Regional de Ralis, entre muitos outros.
Assim, tudo se conjuga para que a Marina de Albufeira seja de 11 a 15 de Agosto a capital das duas e quatro rodas no Algarve.

FOLCLORE E TRADIÇÕES EM ALTE


A 14 de Agosto, sábado, a típica aldeia de Alte acolhe mais uma edição do Festival de Folclore integrado no programa de animação de Verão. A cerimónia tradicional de Casamento com Boda é um dos momentos marcantes da festa, mas a gastronomia é também um dos motivos para visitar Alte neste dia.
Às 18h00 tem início a Boda, na Fonte Grande. Da ementa da festa fazem parte pratos típicos da cozinha algarvia que podem ser apreciados pelos “convidados” – grão com borrego, jantar de feijão com couve, salada de polvo, salada de orelha, pipis, papas com sardinhas, carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho e bolos caseiros.
Às 21h00 começa o desfile após o “Casamento”, com início junto à Casa do Povo. E após o desfile, e já na Fonte Grande, a animação começa com um momento de iniciação à dança com a Escolinha de Folclore de Alte.
Depois da saudação aos noivos e “bailo”, arranca o Festival de Folclore, com a actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Rancho Folclórico Recreativo e Cultural “As Florinhas de Rio Meão” (Santa Maria da Feira), Rancho Folclórico de Praias do Sado (Setúbal) e Grupo Folclórico da ACDR de Meão de Baixo (Meãs do Campo).
A entrada é livre.
Numa altura em que são muitos os turistas que se encontram na região, esta iniciativa promovida pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, é uma oportunidade para mostrar aquelas que são os grande atractivos da serra algarvia – a hospitalidade das suas gentes, a gastronomia e as tradições que nestas paragens são revividas de uma forma muito especial.

“2ª Edição do 3º Torneio de Golf – Algarve - SPEM”




A Delegação Distrital de Faro da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, vai realizar a 2ª Edição do 3º Torneio de Golfe, no próximo dia 12 de Agosto, evento que contará com a colaboração da Quinta do Vale, Castro Marim.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica degenerativa do Sistema Nervoso Central de causa desconhecida, caracterizada por apresentar áreas de desmielinização no Sistema Nervoso central, com início na adolescência tardia ou no jovem adulto (20-40 anos), progredindo geralmente por surtos, sendo a sua evolução caracterizada pela
grande variabilidade de alterações neuromotoras, com tendência à incapacidade progressiva.
Este Torneio tem como objectivo a angariação de fundos que permitam uma acção mais
eficaz na nossa Instituição, no apoio prestado aos associados, nomeadamente a aquisição de algumas ajudas técnicas (cadeiras de rodas, cadeira de banho, cama articulada, canadianas, andarilhos) e ainda a aquisição de algum material necessário às diversas actividades e serviços prestados: Apoio Psicológico; Convívio/Actividades
Lúdicas; Aulas de Hidroterapia; Conferências, bem como para a construção de uma
nova Delegação Distrital de Faro da SPEM.
Todas estas iniciativas e outras que se seguirão nunca são demais para ajudar na
promoção da qualidade de vida dos nossos associados, nunca esquecendo a realidade
e necessidades daqueles que justificam a nossa existência.
Para colaborar neste Evento, deverá efectuar a sua inscrição na Delegação Distrital de Faro da SPEM, através dos contactos 289829268 / 926005845 ou por e-mail: faro@spem.org

«Algarve Vintage – Desafio Fotográfico»: JOSÉ DE GUIMARÃES INTEGRA JÚRI DO PASSATEMPO


Foto Algarve Press

O artista plástico José de Guimarães integra o júri do passatempo «Algarve Vintage – Desafio Fotográfico», que irá eleger as três melhores imagens do Algarve tiradas há mais de 40 anos. Telma Veríssimo, Marie Huber, Miguel Gonçalves Mendes e Nuno Aires compõem o grupo que tem até agora mais de 100 fotografias do antigamente para escolher.
O passatempo do Turismo do Algarve decorre até 31 de Agosto e pretende tirar das prateleiras os álbuns antigos de família, incentivando «o envolvimento do público com a região», pode ler-se no regulamento disponível no blogue http://blog.turismodoalgarve.pt. Aqui são publicadas as imagens candidatas, numa galeria virtual que tem 156 acessos por dia e que desde 1 de Junho já registou mais de 3 mil visitas.
Como era a doca de Faro em 1967? Como se transportavam os veraneantes até à Praia da Rocha nos anos 40 do século passado? E como desfilavam os foliões no Carnaval de Loulé em 1956? As fotografias mostram. E todas habilitam os participantes a prémios aliciantes: viagem e estada para duas pessoas num dos Hotéis Real do Algarve durante cinco ou três noites (1.º e 2.º lugares) ou apenas estada (3.º lugar).
Mas há novidades entre os prémios. Os concorrentes que residam na região podem trocar a oferta das «mini-férias» no Algarve por uma viagem para duas pessoas – só deslocação – para um dos destinos internacionais operados pela companhia Ryanair a partir de Faro.
E para ganhar é fácil. Tudo o que os interessados têm de fazer é enviar para o endereço de correio electrónico algarve.vintage@turismodoalgarve.pt fotografias originais tiradas no Algarve antes de 1970. As 40 melhores vão à final, na qual o artista José de Guimarães, a fotógrafa Telma Veríssimo, o realizador Miguel Gonçalves Mendes, a directora do Centro Cultural São Lourenço, Marie Huber, e o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires, elegerão as três vencedoras. Serão depois anunciadas a 27 de Setembro, no Dia Mundial do Turismo.