quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dias Medievais em Castro Marim - Uma viagem na máquina do tempo

Quem disse que as viagens apenas se podiam fazer no espaço? De 25 a 28 de Agosto viaje até à Idade Média, à descoberta da mais longa e fascinante época histórica da humanidade. Deixe o telemóvel, o computador e o stress da vida contemporânea em casa e entre na máquina do tempo, em direcção a Castro Marim.

A história deste concelho, um dos mais antigos do Algarve, perde-se nas brumas do tempo e remonta à época em que romanos, celtas e árabes a ocuparam, tendo construído fortalezas e castelos para defender a terra. Lugar de indescritíveis encantos, beleza e histórias, o concelho de Castro Marim foi há muito eleito reino encantado.

O castelo de Castro Marim, guardião da paisagem, foi cenário de actos heróicos e trágicos. Erguido pela vontade de um rei, as suas pedras mudas resistiram ao olhar do tempo e as paredes silenciosas ainda guardam o eco de batalhas sangrentas.

Classificado como monumento nacional, situa-se num ponto cimeiro da vila e todos os anos, na última semana de Agosto, é palco dos Dias Medievais, o­nde os mais de 50 mil visitantes podem conhecer a vida quotidiana de então, recriada com todo o rigor mas muita imaginação.

Neste evento, já na sua 14ª edição, o variado programa cultural, lúdico e gastronómico promete divertir miúdos e graúdos. Durante quatro dias e noites plenos de mistério e magia, o passado medieval da vila de Castro Marim vai ganhar vida e forma dentro e fora das paredes ancestrais do castelo.

Temíveis guerreiros com armaduras reluzentes, misteriosos engolidores de fogo e encantadores de serpentes, bobos bem humorados, altivos reis e rainhas, belas princesas e poderosos nobres, inspirados trovadores e enigmáticos malabaristas vão desfilar por este sonho com tempo e lugar marcados.

Nesta verdadeira aula de História ao vivo, os emotivos torneios a cavalo e as provas de falcoaria vão deixar todos com os olhos abertos de espanto. A exibição dos instrumentos de punição e tortura no paiol do castelo vai provocar em todos um arrepio e uma sensação de conforto por se viver numa época civilizada. A animação de rua com almocreves, trovadores, cuspidores de fogo, espadachins e contorcionistas promete momentos de magia e os irresistíveis e longos banquetes servidos com iguarias da época, ao som de música, farão esquecer o fast food num instante.Na feira e mercado medievais, dezenas de artesãos vão recriar ao vivo os ofícios e profissões da época, como o de padeiro, farmacêutico, boticário, tosador, barbeiro, ferreiro, peleiro e tecedeira.
Nesta fascinante viagem pela Idade Média, também conhecida como uma longa noite de mil anos, é de olhos bem abertos que se começa a sonhar. No último dia, todos os participantes despedem-se da Idade Média, para regressarem, com alguma pena, ao século XXI e à realidade.

Futsal: SONÂMBULOS F. L. A., INICIARAM PREPARAÇÃO


Os Sonâmbulos F. L. A., iniciaram a preparação da equipa sénior que vai disputar o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão.


Nuno Xabregas, treinador da equipa, começou por referir que os cinco reforços são mais que suficientes. “São pessoas que conheço e alguns já trabalharam comigo. Esta época, vamos estar mais equilibrados, ter mais soluções, para os momentos em que há lesões, castigos, abaixamento de forma ou por motivos profissionais. Este ano, vamos treinar muito neste início de época. Para ter uma ideia, vamos fazer até ao início do campeonato – 9 ou 10 de Outubro – trinta treinos e dez jogos. Dá muito trabalho. É preciso ter uma atitude que só com trabalho é que se consegue ganhar e chegar ao que nós queremos e acho que os atletas vão corresponder. Quanto ao público. É o nosso sexto jogador. Só quem viu, no final da Taça, aquela bancada cheia com as bandeiras, sabe a força que nos deram”.

Presente na apresentação, esteve o Vereador do Pelouro do Desporto, José Manuel Guerreiro que começou por dar os parabéns pela obtenção do Taça do Algarve. “Os tempos não estão fáceis, mas o Município de Tavira tem vindo a cumprir os contratos-programa com os clubes. Penso que seja o único que neste momento tem a situação mais ou menos regularizada – éramos para ter feito já a primeira tranche, mas ainda o não fizemos – vai ser feita em breve. Damos apoio no que podemos, além disso, os Sonâmbulos, olhando esta belíssima obra, com o trabalho que têm feito, justifica plenamente o investimento,
Vocês representam o concelho de Tavira a nível nacional. O trabalho feito nas escolas é muito importante. É nisso que apostamos. Quero desejar-vos muitos sucessos desportivos na próxima época”.


- RUI CORREIA, SONHAMOS FAZER MELHOR

A Rui Correia, Presidente da Direcção, perguntámos qual o objectivo para este ano.
“É um objectivo de contenção a nível logístico. A nível desportivo, nós temos os nossos sonhos como toda a gente tem e acreditamos que podemos fazer melhor que a época anterior. Os cinco reforços, são todos de alto gabarito o que a juntar aos que já tínhamos penso que podemos fazer uma grande surpresa este ano”.
- Há falta de apoios financeiros. As escolas vão continuar em todos os escalões?
- As escolas são a nossa base. Temos de fazer homens e atletas. Setenta por cento do nosso plantel foi aqui formado. Enquanto eu cá estiver as escolas não vão acabar.
- A construção da sede como está?
- É uma dor de cabeça muito grande. Está na última fase que é a abertura do concurso. Todo o processo está resolvido. Agora penso que em Setembro o concurso será lançado numa plataforma, como é dinheiro público e como é uma obra que ultrapassa os cento e cinquenta mil euros. Se tudo correr bem e não houver mais contratempos até final do ano a obra será iniciada.
O plantel é constituído por:
Da época anterior: Bruno Ramos (capitão), Marafona, Rosinha, Miguel Iria, Filipe, Miguel Pereira, Cabido, Andrézinho, Alexandre e André.:
Reforços: Délio (júnior), Manu, Honorato e Flávio (ex-Stº. Estêvão). Bica (ex-Intervivos) e Diego (ex-Louletano).
Treinador: Nuno Xabregas. Adjunto: Nuno Rodrigues.
Rui Correia, Presidente; João Machado, director e Vítor Correia, delegado.

Geraldo de Jesus-t e f